No norte da Europa encontra-se a Finlândia, um país que faz fronteira com a Noruega, a Suécia e a Rússia. Viajar para a Finlândia é viajar para um destino onde encontrará uma combinação perfeita e fascinante da natureza na sua forma mais pura com a modernidade, o design e a tecnologia. Uma verdadeira maravilha. Assim que sair do avião, sentirá a pureza do ar. As suas paisagens naturais, dignas de serem fotografadas ou enquadradas num quadro, são compostas por florestas altas e lagos pitorescos. Pode também aproveitar a sua viagem à Finlândia para fazer caminhadas, andar de caiaque ou canoagem, bem como para observar ursos e alces ou passar a noite em cabanas. Mas uma das experiências mais extraordinárias que uma viagem à Finlândia irá, sem dúvida, oferecer é ver as deslumbrantes Luzes do Norte. E, claro, se viajar no inverno, será presenteado com um cenário de cartão-postal de pinheiros brancos como a neve e lagos congelados. Também pode explorar cidades como a capital, Helsínquia, e descobrir o seu design, a sua arquitetura moderna e elegante, os seus restaurantes requintados e a sua cena musical, ou visitar Tampere e Turku, duas cidades animadas e interessantes.
A Lapónia é, sem dúvida, um dos destinos para os amantes da natureza, das atividades ao ar livre, da neve... mas também tem uma opção para desfrutar de um dos fenómenos mais espetaculares da natureza: a aurora boreal. Para fazer isso, terá a opção de voar para Ivalo ou Kittila e de lá nos mudaremos para Northern Lights Village para desfrutar do incrível espetáculo de luzes que não vai parar de fotografar. Prepare-se para desfrutar de umas férias mágicas que não vai esquecer!
A Finlândia é um destino moderno e elegante no Norte da Europa, fácil de encantar e seduzir. Aqui está uma fascinante viagem de aluguer de automóveis por este belo país de sul a norte, começando pela sua animada capital costeira com grandes áreas urbanas verdes, passando por um labirinto azul de lagos, ilhas e canais intercalados com florestas e cumes, até ao norte mágico, cheio de contrastes e o seu sol da meia-noite. Também ficará alojado em hotéis com instalações de spa para que possa relaxar e descontrair enquanto descobre a Finlândia.
Viajar no verão acima do Círculo Polar Ártico é uma experiência mágica. Dias intermináveis iluminam paisagens de florestas verdes, lagos cristalinos e montanhas majestosas. A cultura Sami e as tradições nórdicas envolvem-no, enquanto se aquece ao calor do sol da meia-noite. Cada canto revela uma beleza serena, convidando-o a explorar e a ligar-se à natureza - uma aventura inesquecível!!
Para os mais viajados e para aqueles que gostam de experimentar e sair dos circuitos habituais, uma destas possibilidades é certamente apelativa: durma num iglu feito de gelo que é construído todos os Invernos e que derrete com a chegada da primavera na Lapónia finlandesa setentrional ou junte-se a um emocionante safari de trenós puxados por cães ou renas. Outras opções neste local idílico incluem um cruzeiro com quebra-gelo ou passeios a cavalo pelo Parque Nacional Oulanka e viver numa cabana na floresta. Se gosta de pesca ao salmão, pode apanhar salmões com peso até 20 quilos no rio Kymi e nos rápidos de Langinkoski, outrora um local de pesca favorito do czar Alexandre III. A agência local Lapptreks, em Inari, oferece-lhe uma viagem combinada atrativa que inclui canoagem, caminhadas e uma experiência única - garimpar ouro no rio - e depois de toda esta aventura e vida selvagem ou primitiva, o seu corpo estará a pedir um pouco de sibaridade. O spa Naantali, no arquipélago de Aland, é um local luxuoso para relaxar e preparar-se.
A Lapónia é a região mais setentrional da Finlândia e faz fronteira com a Suécia, a Noruega, a Rússia e o Mar Báltico. A sua população é muito reduzida, uma vez que a sua natureza é subárctica, com florestas nevadas e fenómenos naturais curiosos, como o facto de o sol nunca se pôr no verão e nunca nascer no inverno, de modo que metade do ano nunca escurece e, na outra metade, o céu adopta uma luz azul peculiar conhecida como kaamos, mas nunca amanhece. Também se podem ver as auroras boreais, que iluminam o céu com cores diferentes e são produzidas porque as partículas carregadas do sol colidem com o campo magnético da terra.
Turku é uma cidade situada na costa sudoeste da Finlândia, junto ao rio Aura. É a cidade mais antiga do país, tendo sido fundada no século XIII. No entanto, um incêndio em 1827 destruiu-a quase por completo, pelo que os seus monumentos não datam dessa altura. Apenas a catedral e o castelo são os únicos sítios onde ainda se pode ver algo da antiga Turku.
Helsínquia é uma cidade no sul da Finlândia, na península do Golfo da Finlândia, e é também a capital do país. A sua arquitetura é uma mistura de edifícios modernos e de origem sueca e russa. Alguns dos mais proeminentes estão localizados na Praça do Senado, na cidade velha. A catedral neoclássica de Helsínquia ou Tuomiokirkko, que tem uma excelente acústica no interior por ter sido esculpida na rocha e é agora utilizada para serviços religiosos, a biblioteca e a casa de pedra Sederholm, que é o edifício mais antigo de Helsínquia.
Em Rovaniemi, pode visitar o Museu Provincial da Lapónia e o Centro de Ciência do Ártico, Arktikum, que explica os fenómenos naturais da região, como as luzes do norte e o sol da meia-noite, bem como o modo de vida dos Sami. Outros museus interessantes incluem a Casa da Cultura Korundi e o Centro de Ciência da Floresta Pilke. Em termos de arquitetura, a rua Hallituskatu é a rua principal, onde se encontra a Biblioteca Municipal ou a Câmara Municipal de Rovaniemi, desenhada por Alvar Aalto. E para a vida selvagem, uma hora de carro para sul leva-o ao Parque de Vida Selvagem de Ranua, onde pode ver lobos, ursos polares, ursos castanhos e linces, entre outras espécies.