O Norte de África e o Médio Oriente são duas regiões muito atraentes e interessantes pela sua história, cultura, gastronomia, cidades, paisagens desérticas, montanhas, rios e praias. Viajando para o Médio Oriente ou Norte de África pode explorar as medinas de cidades incríveis, explorar o deserto e as suas dunas, visitar aldeias berberes, fazer compras em bazares, visitar mesquitas, descobrir templos antigos ou perder-se em cidades futuristas e modernas com arranha-céus imponentes no meio do deserto. Por isso, consoante o destino que escolher, a experiência será uma ou outra. Mas onde quer que vá, a experiência será única e inesquecível, pois o Médio Oriente e o Norte de África são duas regiões com uma imensa riqueza natural, cultural, histórica e gastronómica. Alguns dos locais fascinantes que o esperam são a cidade de Marraquexe se viajar para Marrocos, as cidades do Dubai ou de Abu Dhabi na sua viagem aos Emirados Árabes, os monumentos rupestres de Petra se viajar para a Jordânia, as pirâmides de Gizé na sua viagem ao Egito e os locais sagrados na sua viagem a Israel.
Situados na Península Arábica, no Golfo Pérsico, encontram-se os Emirados Árabes Unidos, um país conhecido pelos seus enormes arranha-céus, ilhas em forma de palmeiras, elegantes centros comerciais, praias de areia dourada e paisagens desérticas cobertas de dunas.
Enigmático, curioso e misterioso. Assim é o Egito, um país muito atraente e interessante que cativa e seduz com grande facilidade graças ao seu encanto.
Com uma parte na Europa e a outra na Ásia, a Turquia é um país muito interessante e atrativo com muito para oferecer.
Marrocos, a porta de entrada em África, é um destino muito atraente e interessante nas margens do Oceano Atlântico e do Mar Mediterrâneo.
Situado na Península Arábica, entre desertos, oásis ribeirinhos e a longa costa do Golfo Pérsico, Omã é um país de grande interesse.
A Jordânia é um país de paisagens desérticas que escondem tesouros arqueológicos sob a forma de monumentos talhados na rocha, castelos e anfiteatros romanos.
A Arábia Saudita faz fronteira a norte com a Jordânia, o Iraque e o Kuwait; a leste com o Golfo Arábico, o Barém, o Qatar e os Emirados Árabes Unidos; a sul com o Sultanato de Omã e a República do Iémen; e a oeste com o Mar Vermelho.
Mesquitas fantásticas, mausoléus espetaculares e uma grande herança da Rota da Seda convidam-no a descobrir o Uzbequistão, um país escondido na Ásia Central com muito encanto.
Entre a Europa e a Ásia encontra-se a Geórgia, um destino único e especial para uma experiência inesquecível.
Aninhada nas montanhas do Cáucaso, entre a Europa e a Ásia, encontra-se a Arménia, um país caracterizado pelas suas encantadoras paisagens naturais e locais religiosos.
Entre as montanhas do Cáucaso e o Mar Cáspio, encontra-se o Azerbaijão, um país na fronteira entre a Europa e a Ásia com muito para oferecer.
Entre a Ásia e a Europa encontra-se Istambul, uma cidade turca muito interessante. Separada pelo Estreito de Bósforo, Istambul tem duas zonas claramente diferenciadas, a oriental e a ocidental. Mesquitas, palácios, casas tradicionais, monumentos, souks, ruelas encantadoras, igrejas, obeliscos egípcios? Istambul é uma cidade com muito para oferecer! A Basílica de Hagia Sophia, a Mesquita Azul, o Palácio Topkapi, o Grande Bazar e a Torre Galata são apenas alguns dos sítios que terá a oportunidade de visitar.
Deixe-se levar pelo encanto marroquino com esta viagem organizada em que mesquitas, ruas mágicas, monumentos, fortalezas, palmeirais, paisagens desérticas, aldeias berberes e cidades imperiais esperam por si. Visitará a medina de Marraquexe e sentirá a sua magia, visitará a aldeia de Ouarzazate, entrará no Vale do Dades e nas Gargantas do Todra...¡a não perder!
Convidamo-lo a desfrutar de uma estadia inesquecível em Hurghada, no Egito. Ficará maravilhado com as suas deslumbrantes praias de areia dourada e as águas cristalinas do Mar Vermelho. Terá a oportunidade de explorar os seus fascinantes recifes de coral enquanto pratica snorkelling e mergulho. Para além disso, deliciará o seu paladar com as delícias culinárias da região, enquanto experimenta o calor e a hospitalidade dos seus habitantes.
Doha, capital do Qatar, é uma cidade moderna de arranha-céus imponentes e arquitectura futurista situada no Golfo Pérsico. Emular cidades como o Dubai ou Abu Dhabi, tem um carácter muito mais tradicional. Poderá passear pelos seus encantadores parques urbanos, percorrer o Corniche, visitar algum museu como o Museu de Arte Islâmica, comprar produtos artesanais e especiarias no tradicional mercado Souq.
Imponentes arranha-céus modernos erguem-se numa ilha no Golfo Pérsico, ao largo do continente - Abu Dhabi. A capital dos Emirados Árabes Unidos, aninhada entre o mar e o deserto, tem uma paisagem urbana futurista de torres gigantescas, avenidas largas e elegantes centros comerciais. Outras jóias culturais incluem a Grande Mesquita Sheikh Zayed com as suas cúpulas de mármore branco e os souks tradicionais.
Virado para o mar e rodeado de deserto, o Dubai é uma cidade muito atraente pela sua arquitetura ultra-moderna. A paisagem urbana parece saída de um filme de ficção científica. Os seus arranha-céus imponentes, galerias de arte, restaurantes gourmet luxuosos, centros comerciais, uma vasta gama de instalações de lazer, ilhas artificiais, vistas nocturnas de cortar a respiração e praias de areia dourada fazem do Dubai uma cidade fascinante, fácil de apaixonar e de seduzir.
Convidamo-lo a desfrutar de uma estadia na maravilhosa Sharm el Sheikh, com a sua beleza natural deslumbrante e águas cristalinas do Mar Vermelho. Poderá desfrutar de actividades de snorkeling e mergulho que serão inesquecíveis, os passeios à beira-mar ao entardecer tão mágicos, criarão nas suas férias memórias inesquecíveis deste belo destino turístico.
Marraquexe e a sua encantadora medina, Casablanca e a sua grande mesquita Hassan II, os palácios e mesquitas de Rabat, a antiga e fascinante medina de Fez, a cidade imperial de Meknes, as montanhas do Médio Atlas e as aldeias berberes como Erfoud e Ouarzazate farão da sua viagem a Marrocos uma experiência única e inesquecível. Entre montanhas e desertos, encontrará palácios, mesquitas, monumentos, jardins, fortalezas, o modo de vida berbere, ruelas de sonho...
Explorar Marraquexe e sentir a magia das suas ruas estreitas, fazer um percurso em 4x4 pelas montanhas do Alto Atlas, descobrir a aldeia berbere de Zagora, acampar em haimas no deserto, descobrir Erfoud, admirar o nascer do sol nas dunas do deserto e ver vários tipos de kasbahs são algumas das experiências mágicas e inesquecíveis proporcionadas pela viagem organizada a Marrocos que lhe apresentamos a seguir.
Apresentamos-lhe um pacote turístico para o Dubai, onde o esperam gigantescos arranha-céus modernos, o Burj Khalifa (a torre mais alta do mundo), a Mesquita de Jumeirah, praias de areia dourada, mercados de especiarias e de ouro e uma longa lista de outras jóias. Além disso, irá também explorar o deserto e as suas dunas com um veículo 4x4.
Deixe-se seduzir por Istambul, uma das cidades mais bonitas da Turquia e pelas deslumbrantes paisagens lunares da Capadócia. A Basílica de Santa Sofia, o Hipódromo, a Mesquita Azul, o Corno de Ouro são algumas das joias que você pode visitar nesta cidade incrível. E você também pode visitar uma das maravilhas cheias de cultura e natureza, a Capadócia, onde você pode desfrutar de um espetacular passeio de balão de ar quente e conhecer suas diferentes cidades e vales que o deixarão absolutamente impressionado
Marrakech é uma cidade imperial encantadora em Marrocos com um encanto único e especial. O seu labirinto de ruas estreitas, as suas mesquitas impressionantes, os seus souks, os seus monumentos, os seus palácios, os seus jardins e as suas paisagens desérticas. A praça Yamaa el Fna, os Túmulos Saadianos, o antigo bairro judeu, a mesquita Koutoubia...
Se é apaixonado por história e cultura, terá muitas razões para fazer uma viagem ao Egito, Marrocos, Jordânia ou Israel. Estes destinos oferecem sítios arqueológicos, templos, pirâmides, túmulos faraónicos, mesquitas, monumentos escavados na rocha, locais sagrados, igrejas, aldeias tradicionais, bazares, museus interessantes e uma longa lista de tesouros culturais e históricos que o transportarão para outra era e lhe darão uma visão mais próxima do mundo antigo e das origens da fé. Por outro lado, se o seu desejo é descobrir cidades futuristas, saídas de um conto de fadas de ficção científica, não lhe faltarão motivos para fazer uma viagem aos Emirados Árabes Unidos. O país é o lar de grandes cidades no meio do deserto, com gigantescos arranha-céus de vidro, infraestruturas modernas, jardins urbanos, fontes de água espetaculares, terraços de arranha-céus com vistas panorâmicas de cortar a respiração, uma vida noturna animada graças aos pubs e centros comerciais com marcas de topo. Outras opções no Norte de África incluem uma viagem à Argélia para explorar Argel, com o seu charme colonial e modernista e a sua medina tradicional, bem como parte do deserto do Sara, ou uma viagem a Tunes, onde as areias douradas do Sara, as praias arenosas, o cheiro a jasmim, o labirinto de ruas estreitas da capital e as ruínas romanas o seduzirão e atrairão com grande facilidade. E, finalmente, no Médio Oriente, outras viagens que pode fazer incluem Omã e o Irão. Em Omã, descobrirá a Grande Mesquita de Mascate, aldeias tradicionais encantadoras, montanhas e desertos, enquanto no Irão esperam por si montanhas, desertos, palácios majestosos, o legado de vários impérios, jardins sensacionais, galerias de arte e cafés. Agora a questão é: que viagem quer fazer?
A capital do país é uma das cidades mais antigas do mundo. Destacam-se a Cidadela, a colina onde se encontram as ruínas do Templo de Hércules, e o Museu Arqueológico, com uma interessante seção dedicada aos Nabateus. A não perder o teatro romano, em magnífico estado de conservação, o fórum e a mesquita al Husseini com os seus dois elegantes minaretes otomanos.
Wadi Rum, ou Wadi Rum, é um deserto situado no sul da Jordânia, numa área protegida. É também conhecido como o Deserto Vermelho devido às suas altas montanhas de arenito e arcos naturais. Para além disso, devido aos beduínos que habitaram esta região durante séculos, as inscrições estão preservadas nas grutas e desfiladeiros. Lawrence da Arábia atravessou este deserto, razão pela qual existe uma nascente com o seu nome, pois parece ter-se lavado aí.
Essaouira, ou Esauria, é uma cidade portuária em Marrocos, na costa atlântica, também conhecida como a pérola do Atlântico marroquino. Ao longo da costa encontra-se a sua cidade velha, protegida por muralhas e que constitui a principal atração turística. Para além de passear ao longo da costa, as suas praias também merecem uma visita, onde, para além de um banho relaxante, se podem praticar desportos aquáticos como o surf e o windsurf.
Ouarzazate é uma cidade do sul do Alto Atlas marroquino e a capital provincial da região de Draa-Tafilatet. É a porta de entrada para o deserto do Sara e a sua arquitetura é a mesma dos vales da região, pré-saariana e fortificada, com torres de vigia conhecidas como kasbahs, com vários andares. No interior das muralhas e torres de vigia encontra-se a cidadela, com várias entradas e que contém as casas, a mesquita e a zona de lazer.
A antiga Tebas, o moderno Luxor, são os dois lados de uma cidade mítica, um museu ao ar livre que guarda a memória dos grandes faraós como poucas cidades do Egipto. Numa margem do rio, a vida, os grandes templos de Luxor e Karnak; na outra, o Vale dos Reis e o Vale das Rainhas, a vida do além-túmulo. Para a visita é preciso ter em conta a hora, cada uma destas majestosas construções tem o seu momento, de acordo com a luz do sol. Visitas recomendadas: Templo de Luxor. Mais do que um templo, Luxor era um palácio onde o faraó era adorado como um deus vivo.
Esta é uma cidade incrível, uma das mais modernas e surpreendentes do Golfo Pérsico. Não há lugar para o tédio, a atividade é constante. O viajante que chega ao Dubai deixar-se-á envolver pela atmosfera dos seus mercados, poderá admirar o passeio ao longo do estuário, que se abre para o mar, desde o paredão até à ponte Al-Maktoum, e desfrutar da oferta cultural que transborda desta cidade maravilhosa. Juntamente com o bairro de Deira, Bur Dubai constitui a parte tradicional do Dubai. No lado sul do Dubai Creek, Bur Dubai alberga o souk de tecidos e o bairro Bastakiya com o Museu do Dubai. Deira, situada no lado norte do Dubai Creek, é onde se encontram os tradicionais mercados de especiarias e de ouro. É também aqui que se encontram muitas das empresas e lojas do Dubai. As duas zonas mais modernas e onde se situam os grandes arranha-céus são a Sheikh Zayed Road, onde se encontra a Down Town (o novo centro) e a zona da praia em Jumeirah (Dubai Marina e The Palm).
Erfoud é uma cidade de Marrocos, na região de Draa-Tafilalet. Situa-se no meio de um oásis no meio do deserto do Sara e está dividida em vários bairros: Hay Salam, Hay Jdid, Hay Ziz, Hay el Bathaa, Hay Annahda, Hay el Hamri. Como foi criado pelos franceses no início do século XX, o seu valor histórico e monumental é bastante reduzido. No entanto, possui fósseis de animais extintos, que constituem a sua principal atração.
Tbilisi é a capital da Geórgia e a maior cidade do país. Está situada junto ao rio Kura e ocupa uma área de mais de 700 quilómetros quadrados, pelo que se recomenda um par de dias. Tal como noutras cidades do país, a arquitetura baseia-se nas igrejas ortodoxas, mas também há edifícios soviéticos e de Arte Nova.
Meknes é uma cidade de Marrocos, no norte do país, situada nas montanhas do Médio Atlas, na região de Fez-Mequinez. Juntamente com Rabat, Marraquexe e Fez, é uma das quatro cidades imperiais. Como no resto das cidades, a sua Medina ou cidade velha é a zona de maior interesse. Património da Humanidade, está repleta de lojas e souks onde os habitantes tentam incansavelmente fazer uma venda. Um dos mais impressionantes é o Souk Sebbat, onde o artesanato é abundante. Outro local de visita obrigatória é a Madrasa de Bou Inania.
Casablanca é uma cidade portuária situada no oeste de Marrocos, junto ao Atlântico. É o centro comercial do país e foi em tempos uma colónia francesa, pelo que a sua arquitetura é uma mistura de art déco europeu e estilo mourisco, conhecido como mauresque. O monumento mais impressionante é a Mesquita Hassan II, que é a segunda maior mesquita do mundo depois de Meca, com um minarete de 200 metros de altura.
Uma das grandes metrópoles do mundo islâmico, capital do antigo Egipto. Oferece dois dos locais mais atractivos do país: o complexo arqueológico das Pirâmides de Ghiza e da Esfinge e o Museu de Antiguidades, com o tesouro do Túmulo de Tutankhamon. Na esplanada de Ghiza encontram-se as pirâmides de Quéops, Quéfren e Micerino. A Grande Pirâmide de Quéops é uma das 7 maravilhas do mundo antigo, a única ainda de pé.
A Capadócia é uma região da Turquia, na Anatólia central, conhecida por ser semi-árida e pelas chamadas chaminés de fada, que são formações rochosas cujas pontas terminam num cone. Estas encontram-se no Vale dos Monges, bem como em Göreme e noutros locais. Património Mundial, é uma zona de grande interesse turístico.
Rabat é uma cidade de Marrocos, bem como a sua capital. Está situada no Atlântico, junto ao rio Bu Regreg, que a divide em duas partes. Juntamente com Meknes, Marraquexe e Fez, é uma das quatro cidades imperiais, bem como o centro administrativo e político do país. Foi fundada por Abd al-Mumin, que construiu a fortaleza para lutar contra Espanha, e é precisamente o nome da cidade que significa fortaleza islâmica.
Agadir é uma das cidades costeiras mais turísticas de Marrocos. Situa-se no sul do país, junto às Montanhas Anti-Altas e tem uma população de cerca de 100.000 habitantes. A palavra Agadir é de origem berbere e significa "cidade fortificada", embora apenas restem alguns vestígios da muralha que lhe dá o nome. Em 1960, a cidade foi devastada por um terramoto e Marrocos reconstruiu-a, conferindo-lhe uma modernidade única no país.
Aqaba é uma estância perfeita para a prática de desportos aquáticos. Rodeada de palmeiras e refrescada por uma constante brisa do norte, é também o lar de um deslumbrante mundo subaquático de corais e peixes a poucos metros das praias. Existem também locais de interesse medieval e arqueológico, como o Forte de Aqaba, a antiga cidade islâmica de Ayla e o museu, situado na antiga residência do Xarife Hussein Bin Ali, bisavô do Rei Hussein.
Assuão, também conhecida como Aswan, é uma das cidades mais importantes do Alto Egito, juntamente com Luxor. Destaca-se pelos seus templos faraónicos, mas também pela sua abundante vegetação, onde predominam as palmeiras. À sua tonalidade verde, junta-se a areia dourada do seu deserto e o azul das águas do Nilo, na margem do qual se encontra.
Fez é uma cidade de Marrocos, situada no noroeste do país, e é considerada a capital cultural. É a cidade mais antiga, remontando a 790, quando Idris I a fundou. É uma das cidades imperiais, juntamente com Rabat, Marraquexe e Meknes. Está dividida em duas cidades antigas ou Medinas e um bairro judeu, com ruas labirínticas cheias de souks atmosféricos.
Sharm El Sheikh é uma cidade turística no Egito, a meio caminho entre a Península do Sinai e o Mar Vermelho. A sua principal atração são as praias perfeitas que podem ser confundidas com as praias das Caraíbas, com a sua areia clara, águas azul-turquesa e recifes de coral. De uma pequena aldeia piscatória, passou a ser uma base naval e, finalmente, o destino turístico que conhecemos hoje, com uma miríade de estâncias a pontilhar a costa.
Hurghada é uma cidade do Egito que abrange cerca de 40 km da costa do Mar Vermelho. Esta é a sua principal atração, razão pela qual os turistas se deslocam até aqui com o objetivo de mergulhar nas suas águas, onde se podem observar os recifes da zona. É na costa que se encontra a maior parte das opções hoteleiras e de lazer, incluindo lojas, bares, restaurantes e discotecas.
Foi a capital do Império Romano do Oriente, de Bizâncio e do Império Otomano, mostrando o esplendor de um passado glorioso e um futuro de modernidade. Istambul é a única cidade do mundo que se situa em dois continentes: Europa e Ásia. É onde convergem as civilizações do Oriente e do Ocidente. É esta enorme riqueza e diversidade cultural que fascina o visitante de Istambul.
Marrakech situa-se no centro do país, no sopé da cordilheira do Atlas, o que a torna a principal atração turística do país. Possui o maior mercado tradicional do país e uma das praças mais movimentadas de África, a Djemaa el Fna. Como outras cidades imperiais marroquinas, está dividida em duas partes: o centro com a grande Medina e a cidade nova. O local mais famoso de Marraquexe é a Praça Jama el Fna, situada muito perto da famosa Mesquita Koutubia, no interior da cidade velha. Toda a cidade gira em torno dela e milhares de pessoas reúnem-se ali todos os dias.
Esta antiga cidade romana foi uma das dez grandes cidades do Império, pertencente à Decápolis. Atualmente, é considerada uma das cidades romanas mais bem conservadas do mundo, com o seu arco triunfal, a porta sul, o hipódromo, o templo de Zeus, o fórum e o Cardo Maximus. Esta pequena província no norte da Jordânia viveu o seu apogeu no século I a.C., quando estava sob o domínio romano.
Capital dos Nabateus. Uma majestosa cidade de pedra cor-de-rosa que é considerada uma das maravilhas do mundo. Situa-se entre o Mar Morto e o Golfo de Aqaba, no estreito desfiladeiro do Siq. Este longo desfiladeiro tem pouco mais de um quilómetro de comprimento e protege a cidade com impressionantes ravinas com cerca de 100 metros de altura. O acesso a Petra faz-se a partir de Amã pela Estrada dos Reis ou pela Estrada do Deserto.
Edfu é uma cidade do Egito situada a cerca de 90 km a sul de Luxor, na margem ocidental do rio Nilo. Como muitas outras cidades desta zona, é um vale protegido das águas do rio que sobem, mas com a construção da Barragem Alta, foi também afetada pelas cheias. Reza a história que foi em Edfu que os deuses Hórus e Seth se defrontaram, razão pela qual a principal atração da cidade é o templo dedicado ao primeiro, que é hoje um centro arqueológico e um dos mais bem conservados do país.
Merzouga é uma aldeia no deserto do Sara, a cerca de 20 km da fronteira com a Argélia e a 45 km da cidade de Erfoud. A partir daqui, é possível chegar a Erg Chebbi, uma zona repleta de grandes dunas, a norte de Merzouga, onde, para além de se desfrutar da sua imensidão, já que a sua altura pode atingir os 250 metros, é possível apreciar fantásticos pores-do-sol.