DESCUBRA RECANTOS INCRÍVEIS
A Área de Conservação de Lewa, fundada na década de 1970, tornou-se um habitat de conservação de rinocerontes de renome mundial, onde vivem mais de 200 rinocerontes pretos e brancos. Este santuário de vida selvagem é o lar de uma variedade de vida selvagem, incluindo leões, leopardos e até cães selvagens. É também o lar da maior concentração de zebras de Grevy no mundo, e é o lar de mais de 450 espécies de aves.
O Quénia é sinónimo de aventura. Este destino africano está repleto de safaris, montanhas, vales, pastagens, planícies, lagos, fauna selvagem... Propomos-lhe uma viagem ao Quénia onde terá as melhores comodidades e facilidades para que só tenha de se preocupar em divertir-se e em ligar-se ao ambiente natural. Viverá experiências únicas e inesquecíveis descobrindo lugares sensacionais como O Parque Nacional de Amboseli, a Área de Conservação de Lewa, o Lago Elementaita e a Reserva Nacional Masai Mara.
Localizado a noroeste de Nairobi, a cerca de 120 km de Nairobi, no Vale do Rift, encontra-se o Lago Elementeita ou Elementaita. Declarado Património Mundial pela UNESCO em junho de 2011, é um dos três lagos protegidos do Quénia. O seu ecossistema especial é o habitat de mais de 400 espécies de aves, especialmente o flamingo, tanto o flamingo comum como o flamingo anão. O lago é geralmente pouco profundo e zebras, gazelas, antílopes e javalis são frequentemente vistos nas suas margens.
O Parque Nacional Aberdare está localizado no Quénia, entre os condados de Nyandarua, Nyeri e Muranga e pertence à região de Ndaragwa. Abrange as áreas superiores das Montanhas Aberdare e sua saliência a leste. Para chegar lá, pode usar três rotas diferentes, uma do oeste e duas do leste, embora também seja possível fazê-lo através do Lago Naivasha.
Mombaça é uma cidade do Quénia, capital do condado de mesmo nome. É a segunda maior cidade depois de Nairobi e é o porto mais importante da África Oriental. Está localizado numa ilha ligada ao continente por várias pontes. É uma cidade muito pitoresca com uma história que remonta ao século XII, altura em que foi fundada por mercadores árabes. Durante séculos foi uma praça muçulmana, até que os portugueses tomaram a ilha durante as suas expedições em busca de novas rotas para a Índia.
Ol Pejeta é uma das mais importantes áreas de conservação e proteção animal da África Oriental, onde os seres humanos e as grandes espécies de animais selvagens vivem em harmonia. Situado na região de Laikipia, a cerca de 200 km de Nairobi, no sopé do Monte Quénia, este antigo rancho colonial foi convertido num refúgio para rinocerontes e chimpanzés.
A Reserva Nacional de Samburu é uma pequena área natural protegida no centro do Quénia, situada a norte do rio Ewaso Ng'iro. Abrange uma área de 168 km², incluindo as montanhas Koitogor e Ololokwe. Está situado junto a dois outros parques, Buffalo Springs e Shaba. O seu nome vem do povo com o mesmo nome, uma tribo aparentada com os Maasai e de origem Paranilótica.
Masai Mara é a Reserva Natural mais importante do Quénia e de toda a África. É um dos locais mais visitados para ver de perto os “cinco grandes”: leão, elefante, leopardo, búfalo e rinoceronte. O melhor é visitar esta zona no verão, entre julho e outubro, pois é nesta altura que ocorre a Grande Migração. O calor leva os animais a deixarem Masai Mara em direção ao Serengeti, na Tanzânia, em busca de água e pastagens frescas. Ficam lá até outubro, quando regressam novamente ao Masai Mara. Durante a Grande Migração, milhares de gnus, antílopes e zebras podem ser vistos durante seu impressionante êxodo.
O Lago Nakuru está localizado no território do Parque Natural do Lago Nakuru e faz parte do Sistema de Lagos do Grande Vale do Rift. O Grande Vale do Rift é uma falha geológica que se estende por 5.000 km. É considerado o berço da humanidade, pois é nesta área onde foram encontrados os restos mais antigos dos ancestrais humanos.
O Parque Nacional Tsavo East é um dos parques nacionais mais antigos do Quénia. Está situado no condado de Taita-Taveta e cobre uma área de mais de 11.000 km². O interior do parque é uma zona semi-árida, que antigamente era um deserto conhecido como Taru. O seu nome deriva do rio Tsavo, que separa o parque do rio Tsavo West.
Nairobi é a capital do Quénia e uma grande cidade africana. É um ponto de ligação para viajantes que fazem safaris pelos diferentes Parques Nacionais do Quénia ou da Tanzânia. Nairóbi é um lugar caótico e perigoso, principalmente para os turistas. Os pontos de interesse estão localizados na periferia. Uma das atrações imperdíveis é a Casa Museu de Karen Bixen, a aristocrata dinamarquesa que escreveu “Out of Africa”. É uma bela fazenda colonial localizada próxima aos picos de Ngong. Outro ponto de interesse é o Orfanato de Elefantes David Sheldrik, que abriga as crias que perderam as suas mães para caçadores furtivos. Quando adultos, são reintroduzidos no Parque Nacional de Tsavo. Existe também um centro de recuperação da girafa Rothschild, espécie que está à beira da extinção.
O Parque Nacional de Amboseli está situado no sul do Quénia, no Vale do Rift, Entonet. Abrange uma área de 392 km² e é conhecido pelas suas manadas de elefantes, bem como pelas suas vistas do Monte Kilimanjaro, que se encontra na vizinha Tanzânia. Tem paisagens áridas aparentemente intermináveis, incluindo oásis com pântanos animados e um lago do Plesitoceno. A vegetação inclui bosques de acácias e matagais rochosos e espinhosos.