DESCUBRA RECANTOS INCRÍVEIS
Os locais de interesse em Santiago de Cuba são a Loma de San Juan, onde se travou uma batalha sangrenta entre os Estados Unidos e Espanha; a Plaza de la Revolución, onde se encontra uma escultura em honra dos heróis cubanos, ou o Cemitério de Santa Ifigénia, onde se encontra o mausoléu de José Martí e os restos mortais de Fidel Castro. No centro histórico, vale a pena visitar o quartel militar onde foi tentado o golpe de Estado, o Parque Céspedes, que é um Monumento Histórico Nacional, a Catedral de Santiago, a primeira igreja da ilha, e o miradouro da Casa Granda. Também é interessante visitar o bairro de Tívoli ou o castelo de San Pedro de la Roca.
Um itinerário para os viajantes mais exigentes que deixará imagens inesquecíveis desta ilha que preserva o mais autêntico dos seus costumes, o seu patrimônio, os seus paraísos naturais e a identidade das suas gentes.
Uma ilha tão grande para explorar, com tantos tesouros para descobrir! Aldeias únicas para visitar, como Gibara e Baracoa, cheias de história e cultura. Sem dúvida, um passeio excecional. Nesta excursão poderá visitar Havana, com os seus carros clássicos e o Malecon, Santa Clara e a sua história revolucionária, Camaguey e as suas ruas estreitas, Gibara e as suas praias tranquilas, Baracoa e a sua natureza exuberante, Guantanamo, Santiago de Cuba, com ruas cheias de arquitetura colonial e sons caribenhos, Cienfuegos, Trinidad e muito mais.
Um cayo é uma formação geológica semelhante a uma pequena ilha de pouca profundidade em relação ao nível do mar. São geralmente formadas por recifes de coral e podem ser encontradas em várias partes das Caraíbas e de tamanhos muito diferentes. Existem mais de 4000 cayos e ilhotas em Cuba, e alguns deles tornaram-se uma verdadeira atração turística. Cayo Coco é a mais famosa da região e possui uma grande infraestrutura hoteleira. Até tem o seu próprio aeroporto. Está sobrelotada, o que significa que tudo foi concebido para oferecer aos visitantes o máximo de prazer. É o lar de uma bela colónia de flamingos cor-de-rosa.
Guardalavaca é uma zona turística situada no município de Banes, na costa norte de Cuba. É o terceiro ponto mais visitado do país e um destino obrigatório. A sua principal atração são as suas grandes praias de areia branca e fina, banhadas por águas calmas, quentes e animadas. É uma zona de recifes de coral que alberga uma grande biodiversidade submarina, tornando-a num enclave de sonho para os amantes do mergulho. As praias mais importantes são Guardavaca, que tem a forma de um lago em arco e está repleta de palmeiras; Esmeralda, cujo nome se refere à cor das suas águas; e a praia de Pesquero, guardada por falésias íngremes e vegetação exuberante. Foi um dos primeiros portos em que Cristóvão Colombo pôs os pés e diz-se que ficou absolutamente maravilhado.
Fundada em 1515 por Diego Velázquez, Havana é uma das cidades mais antigas do Novo Continente. Existem duas zonas principais: Havana Velha, declarada Património da Humanidade pela UNESCO, e Havana Moderna. Havana Velha é um centro cultural por excelência, com a Plaza de Armas, o Castelo do Morro, a Giraldilla, o Museu da Cidade e a Praça da Catedral. Na zona da Havana Moderna podemos encontrar o Malecón (local preferido dos residentes), o Capitólio, a Praça e o Museu da Revolução e o Gran Teatro de la Habana.
Pinar del Rio é o nome de uma cidade e de um município na parte ocidental de Cuba, a cerca de 150 km de Havana. É nesta região que se encontra a maior produção do melhor tabaco de Cuba, o que faz dela o epicentro da indústria. Até 80% da produção de tabaco tem lugar em Pinar del Rio. Neste município pode visitar o Parque Nacional de Viñales, também conhecido como Vale de Viñales, que é uma das paisagens naturais mais impressionantes do país. Este vale foi declarado Património Mundial pela UNESCO em 1999 pela sua geografia peculiar. Está situado na Serra dos Órganos e a sua caraterística mais marcante são os mogotes, pequenas colinas de calcário com topos muito arredondados. Alguns deles podem ser escalados.
Santa Clara é uma cidade no centro de Cuba e também a capital da província de Villa Clara. Para além da longevidade da sua população, é conhecida pelos monumentos relacionados com a revolução cubana, bem como pelo mausoléu de Che Guevara, onde repousam os seus restos mortais juntamente com os de outros combatentes. Nesta praça, há uma estátua em sua memória, na qual ele carrega uma criança nos braços e o livro de Dom Quixote no bolso. A pouca distância fica o Museu Histórico, onde pode mergulhar na história do país.
Trinidad é um município de Cuba, popular por ser a cidade colonial mais bem preservada. Foi fundada em 1514 pela coroa espanhola, e hoje em dia as casas baixas pintadas em tons pastel e as ruas empedradas ainda estão preservadas, combinadas com o filho cubano que toca música em cada esquina.
Varadero é uma cidade balnear situada em Cuba, na Península de Hicacos. A sua costa tem 20 km de comprimento e é banhada pelas águas do Oceano Atlântico. Esta é a sua principal atração, já que a descrição das suas praias se enquadra nas praias paradisíacas de areia fina e clara e águas transparentes com tons turquesa. Desfrutar da tranquilidade é a atividade número um, bem como a prática de desportos náuticos.
Cienfuegos é uma cidade cubana, capital da província com o mesmo nome. Está situada nas margens da Baía de Jagua, na península de Majagua, na costa do Mar das Caraíbas. É também conhecida como a "Pérola do Sul" e é uma das cidades mais bonitas e mais visitadas de Cuba. Foi fundada pelos franceses no século XIX, o que pode ser visto nas suas ruas e nos seus grandes edifícios neoclássicos. O seu centro histórico foi declarado Património Mundial pela UNESCO em 2005.