Partida em voo com destino a Jeddah. Chegada e assistência do nosso pessoal. Transfer para o hotel e alojamento.
Descubra as paisagens extraordinárias e os tesouros escondidos da Arábia Saudita. Em Riade, descobrirá joias históricas escondidas em palácios antigos e uma cidade movimentada com múltiplas experiências. Al Ula , no meio do deserto, na região noroeste do país, poderá realizar a sua fantasia de ser um intrépido arqueólogo. Jeddah, com o seu impressionante passeio à beira-mar, ou Medina, uma das cidades mais sagradas do Islão, é um destino obrigatório para milhões de peregrinos.
Partida em voo com destino a Jeddah. Chegada e assistência do nosso pessoal. Transfer para o hotel e alojamento.
Pequeno-almoço e manhã livre. Ao fim do dia, passeio pelo centro histórico, mais conhecido por Al-Balad, Património Mundial da UNESCO, com o seu impressionante conjunto de ruelas medievais e casas de coral e varandas de madeira.
Pequeno-almoço. Dia dedicado a conhecer Jeddah. Esta cidade vai surpreendê-lo pelos seus contrastes. Atualmente, uma grande parte da cidade está a ser reconstruída para a transformar numa grande megalópole mundial. Entre outros, destaca-se a Torre de Jeddah, que será o edifício mais alto do mundo, com mais de mil metros de altura. Seguiremos a Corniche, com as suas belas vistas, as suas mesquitas junto ao mar e as suas zonas de lazer. Vemos a Fonte do Rei Fahd, a mais alta do mundo no seu género, os seus jactos de água atingem mais de 300 metros de altura. Paragem no movimentado e pitoresco mercado do peixe. Incluindo a entrada na "Cidade Internacional de Tabeyat", um complexo arquitetónico de grande beleza com os seus museus de história e etnografia. Visita de novo ao centro histórico, entrando por Bab Makkah - o portão mais importante de Jedah. Visita ao interior da elegante casa de Beit Sallum, atualmente um museu. Tempo livre. De tarde, visitas à Mesquita Al Rahma, mais conhecida como a mesquita flutuante, pois está construída nas margens do Mar Vermelho com pilares sobre a água. Apreciaremos também a animada marina, muito próxima das pistas onde se realiza o circuito de Fórmula 1. Regresso ao hotel.
Meia pensão. Partida para o interior da Arábia, grandes autoestradas através de desertos e montanhas conduzem-nos à cidade santa de MEDINA, "a cidade luminosa". Tempo livre. Encontramo-nos num destino histórico imponente, uma das duas cidades mais sagradas do Islão, destino de milhões de peregrinos todos os anos e uma cidade proibida aos não muçulmanos até muito recentemente. É um local sagrado, pelo que é necessário respeitar os seus habitantes e crenças e vestir-se de forma adequada. Percorreremos a imensa Mesquita do Profeta (Al Masjid an Nabawi), uma espantosa e luminosa mesquita de 10 minaretes com capacidade para um milhão de visitantes, construída pelo próprio Profeta e local onde está sepultado. Visitamos a colina de UHUD, onde as forças do Profeta se defrontaram com as tropas de Meca. Percorremos a sua vasta esplanada e subimos a colina, mas lembramo-nos de o fazer em silêncio e de respeitar as centenas de peregrinos que nos vão rodear. Na Mesquita de Quba, no ano 622, o Profeta e os seus seguidores lançaram a primeira pedra daquela que seria a primeira mesquita da história. A partir daqui, caminharemos até ao jardim e ao poço de Ethiq, onde as diferentes tribos da região saíram para saudar e dar água ao Profeta e aos seus companheiros que acabavam de chegar a Medina depois da perseguição em Meca. À noite, voltaremos a sair da mesquita Al Masjid para sentir a emoção de ver os milhares de pessoas que entram à hora da oração e ver as iluminações. Jantar num restaurante. Transfer para o hotel.
Meia pensão. Viajamos para uma das mais belas regiões desérticas do mundo. Nesta zona vulcânica com paisagens de cortar a respiração, visitaremos KHAIBAR, uma região histórica. Foi uma povoação judaica na Península Arábica no século VII e é famosa pela Batalha de Khaibar, que teve lugar em 628 d.C., durante a vida do Profeta. Nesta batalha, as forças muçulmanas lideradas por Maomé derrotaram as tribos judaicas. Visitamos a histórica fortaleza de KHAYBAR e passeamos pelo seu belo oásis (entrada incluída). Por entre paisagens desérticas de cortar a respiração, seguimos para um dos locais mais espetaculares do mundo, a região e oásis de Al-Ula, um verdadeiro museu ao ar livre rodeado pela natureza, onde formações rochosas, desfiladeiros e ravinas competem com os majestosos tesouros esculpidos pelos seus antigos habitantes. Após a chegada, iremos à Rocha do Elefante, "Jabal Al Fil", impressionante fenómeno geomorfológico, rocha de 52 metros de altura com a forma de um elefante. Jantar.
Pensão completa. Na região de Al-Ula, visitaremos o sítio arqueológico da cultura nabateia e Património Mundial da UNESCO de HEGRA (Madain Saleh), "a outra Petra" que nos surpreenderá com os seus túmulos esculpidos na rocha num ambiente desértico cheio de mistério. Almoço. Tempo livre para passear e desfrutar das suas ruas comerciais e do seu magnífico Oásis. No início da tarde continuação para Tabuk, uma cidade com mais de meio milhão de habitantes, capital de província ativa e uma das cidades mais antigas do país. Jantar e transfer para o hotel.
Pequeno-almoço. Transfer cedo para o aeroporto para apanhar o voo para Riade. Chegada e partida do aeroporto para uma visita à impressionante capital da Arábia Saudita. Visita ao Museu Nacional, o maior museu do país, onde aprenderemos sobre a história, cultura e arte do Reino. Continuação para a Fortaleza de Masmak, a antiga fortaleza da cidade, cujo interior nos permite compreender a incrível mudança que ocorreu nesta cidade durante o último século. Tempo livre para passear pelo bairro com os seus souks e vida comercial. No final da tarde, visitaremos a Mesquita Al Rajhi, a maior mesquita de Riade, com a sua arquitetura de estilo andaluz, assistiremos a uma oração e teremos uma introdução ao Islão que certamente nos ensinará algo sobre esta religião. Para terminar o dia, transfer e entrada no Riyadh Boulevard, onde se surpreenderá com a sua vida e atividade, as atrações, os numerosos restaurantes com especialidades de muitos países, os seus espetáculos ao vivo e, especialmente, o espetáculo das fontes coloridas. Tempo livre para desfrutar deste local. Transfer para o hotel.
Pequeno-almoço. Dïa Livre. Possibilidade de realizar visitas opcionais em Riade. Alojamento.
Pequeno-almoço. Na hora prevista traslado ao aeroporto para apanhar o voo com destino a Jeddah. Chegada, traslado ao hotel e alojamento.
Pequeno-almoço. Transfer para o aeroporto e partida do voo de regresso a Portugal. Chegada.
Partidas
Quarta-feira e domingo* de duas em duas semanas
Voo de linha regular, classe económica (reservas em classes especiais).
Alojamento e pequeno-almoço.
3 jantares e 1 almoço.
Transferes e visitas em circuito regular (partilhado com outros clientes) com guia em espanhol.
Voos domésticos Tabuk-Riyadh e Riyadh-Jeddah.
Seguro de viagem.
Preço desde baseado na Saudia, classe V, para viagens de 26 de junho a 11 de dezembro, para um mínimo de 2 pessoas.
Taxas aéreas incluídas. SV: 320 €.
Visto obrigatório, não incluído no preço.
IDIOMA
Arabe
Moeda Standard
SAR
INDICATIVO INTERNACIONAL
+966
O Reino da Arábia Saudita é o berço do Islão. É também conhecido como "a terra das mesquitas sagradas", depois da Grande Mesquita em Meca e da Mesquita do Profeta em Medina, os dois locais mais sagrados do Islão.
Câmbio e transações de moeda: Na Arábia Saudita, o câmbio e as transações são fáceis. A moeda nacional da Arábia Saudita é o Rial Saudita (código: SAR), que está dividido em 100 halalahs. Receberá notas de 5, 10, 50, 100 e 500 riais, e moedas de 1 ou 2 riais e 50, 25, 10, 10, 5 e 1 halalah. Todos os bancos do Reino oferecem serviços de câmbio de moeda. Existem também casas de câmbio nos aeroportos, em alguns centros comerciais e noutros locais do país. Existem também muitas caixas multibanco e os cartões de crédito Visa, Mastercard e American Express são aceites em todo o Reino.
Dezembro a março: Aproveite o maravilhoso clima de inverno saudita para visitar o reino. Os dias amenos e as noites frescas são ideais para acampar, fazer escalada ou explorar as movimentadas cidades e terras altas da Arábia Saudita, de Riade a Jeddah. As temperaturas rondam normalmente os 10°C, mas se tiver sorte, poderá ver neve nas montanhas das regiões do norte e ver o deserto coberto por um manto branco. Não se esqueça de levar um casaco e um creme, pois o inverno é geralmente seco.
Março a Junho: A primavera saudita pode ser fresca, especialmente no norte, onde as temperaturas podem descer abaixo dos 15°C durante a noite. As regiões do centro e do sul são mais quentes, com uma média de 20°C à noite. A precipitação é mais elevada na primavera, especialmente no centro e sudoeste, nas montanhas de Aseer. Não se esqueça de se vestir em camadas: camisolas, cachecóis ou pashminas, mais um casaco impermeável e óculos de sol. junho a setembro: Exceto nas terras altas do sudoeste, no verão as temperaturas sobem em grande parte do país, com uma temperatura média de cerca de 45°C. As manhãs e os finais de tarde são mais amenos. Aproveite a temperatura quente do mar para descobrir os fantásticos locais de mergulho da Arábia Saudita ou para praticar vela e snorkelling. Não se esqueça do protetor solar, do cacau, dos óculos de sol, das botas e de um chapéu para proteger o rosto.
Setembro a dezembro: O outono traz um clima mais agradável e brisas mais frescas nas regiões do norte e nas terras altas do sudoeste do país. O dia é quente, atingindo os 30°C no início do outono, mas a temperatura é mais amena à noite, ideal para desfrutar do ar livre no passeio marítimo de Yida ou visitar as nascentes de Al Ahsa. Não se esqueça das botas de caminhada e de uma camisola para as noites frescas e o ar condicionado.
O fuso horário da Arábia Saudita tem uma diferença horária de GMT +2 horas.
A tensão fornecida pela rede elétrica é de 220 V. Alguns aparelhos elétricos podem necessitar de adaptadores e fichas para funcionarem corretamente.
Algumas lojas fecham durante um curto período de tempo quando é hora de rezar. No Ramadão, o ritmo do país torna-se lento e espiritual, para que o mês sagrado possa ser dedicado em pleno.
O árabe é a língua oficial da Arábia Saudita e a língua mais utilizada em todos os negócios e transações públicas. O inglês é uma segunda língua informal no reino e é falado por uma grande parte da população. Todos os sinais de trânsito estão escritos em árabe e em inglês. A linguagem incorreta, qualquer tipo de comportamento ruidoso e a perturbação dos outros são considerados desrespeitosos. Recomenda-se que se comporte sempre com decoro em público.
A maioria das lojas locais não tem um horário de funcionamento fixo. Normalmente, estão abertas das 9 às 20 horas. Algumas fecham durante um curto período de tempo quando é altura de rezar ou de almoçar. Durante o mês do Ramadão, o horário de abertura pode variar. Como parte da sua hafawah (hospitalidade) saudita, tendem a oferecer aos visitantes o melhor preço possível e a tratá-los como amigos. No entanto, nos mercados tradicionais, o regateio é aceite e até esperado. Entre as recordações típicas da Arábia Saudita contam-se: as tâmaras ajwa, que são um dos produtos básicos da cultura da hospitalidade e um dos mais difundidos em todo o mundo; oud, óleo ou perfume de madeira, outros produtos que são símbolos de hospitalidade; tapetes e especiarias.
O código de vestuário depende do estabelecimento, sendo alguns mais informais e outros mais sofisticados. Nos locais de culto existe um requisito específico de vestuário decente.
EMBAIXADA/CONSULADO DE PORTUGAL NA ARÁBIA SAUDITA
Prince Faisal Bin Sa`ad Bin Abdulrahman Street Al Oruba
Street - AlWorood area Building nr. 56 Riade
11693 Reino da Arábia Saudita
Telefone: +(966)114826964
Telefone (Emergência): +(966) 547 566 139
Correio eletrónico (Secção Consular): sconsular.riade@mne.pt
Correio eletrónico (Geral): riade@mne.pt
Coordenadas: 24º 42' 59,04" N | 46º 40' 37,2
E Sítio Internet: https://riade.embaixadaportugal.mne.gov.pt