Partida em voo para Baku, pela rota escolhida. Chegada e transfer para o hotel. Alojamento.
Rodeado pelo Mar Cáspio e pelas montanhas do Cáucaso, o Azerbaijão alberga vestígios arqueológicos, pinturas rupestres, fortalezas históricas, templos, igrejas, museus, monumentos e muitos outros tesouros. Irá descobrir os recantos mais marcantes e emblemáticos do destino. Entre outros, visitará Baku, o Parque Nacional de Gobustan, Sheki e Ganja.
Partida em voo para Baku, pela rota escolhida. Chegada e transfer para o hotel. Alojamento.
Pequeno-almoço. Partida para o Parque Nacional de Gobustan. A reserva estatal é muito rica em monumentos arqueológicos; possui mais de 600.000 pinturas rupestres, representando homens primitivos, animais, peças de batalha, danças rituais, barcos com remadores, guerreiros com lanças nas mãos, caravanas de camelos.... Continuamos a nossa viagem ao longo da costa até ao deserto para ver os vulcões de lama ativos e os restos de uma povoação de caçadores neolíticos. À tarde, visita da cidade de Baku, começando pela Avenida Memorial dos Mártires, a antiga fortaleza medieval "Icheri Sheher", a Torre da Donzela, o palácio dos Shirvan Shajs e a praça do mercado. Finalmente, faremos um passeio pela Praça Nizami, pelo Beco Torqovaya e pela Praça da Fonte.
Pequeno-almoço. Partida para o subúrbio de Surakhani, situado na Península de Absheron e a cerca de 30 km de Baku. Visita de Ateshgah, o "templo da chama eterna", construído no século XVIII para facilitar o culto zoroastriano das pessoas que viajavam em caravanas comerciais pelo Azerbaijão. Continuaremos a nossa visita à montanha Yanardag, situada a norte de Baku. A paisagem acidentada e monótona da península é interrompida por um curioso fenómeno natural: uma colina em chamas. O gás que flui das colinas tem estado a arder desde tempos imemoriais.
Pequeno-almoço. Partida para Sheki. Durante a excursão, visitaremos a antiga cidade de Shamakha, situada no sopé das montanhas do Cáucaso. Visita ao Mausoléu de Diri Baba em Maraza, à Mesquita de Shamakha-Juma e ao Mausoléu de Yeddi Güimbez, que são os túmulos dos Shajs de Shirvan. Visitas à aldeia de Galagic.
Pequeno-almoço. Começamos as visitas da cidade com o complexo "Yujari Caravan-Saray"; veremos o trabalho dos artesãos locais, a Mesquita Omar Efendiu, a fortaleza medieval e o Palácio dos Jans Sheki. Visita panorâmica da cidade e do Museu de História, visita do templo redondo albanês e da primeira igreja do Cáucaso, uma basílica cristã-albanesa e o Museu de História. Por fim, visita a Kish para admirar a primeira igreja do Cáucaso, uma basílica cristã considerada a mais antiga do Azerbaijão.
Pequeno-almoço. Partida para Gandha, a segunda cidade mais desenvolvida do Azerbaijão. Visita da cidade industrial de Mingachevir, conhecida como a cidade das luzes devido à sua central hidroelétrica no rio Kura, que divide a cidade ao meio. O Kura é o maior rio do Azerbaijão e a barragem de Mingachevir é o maior reservatório do país. Chegada a Gandhaja e visita da cidade com a Mesquita Shaj Abbas, a "Casa das Garrafas", e os banhos medievais.
Pequeno-almoço. Partida para Baku, no caminho visitas ao Mausoléu do grande poeta do século XII Nizami. Chegada a Baku e Alojamento.
Partida em voo de regresso a Portugal, pela rota escolhida. Chegada.
Partidas
Novembro: 3, 17
Dezembro: 1, 15
Partidas 2025:
Marzo 2, 16
Abril: 6, 13, 27
Mayo: 4, 18
Junio: 1, 15
Julio: 6, 20
Agosto: 3, 17, 31
Septiembre: 14, 28
Octubre: 5, 19
Noviembre: 2, 16
Diciembre: 7, 21
Voos em linha regular, classe económica (reservas em classes especiais).
Alojamento e pequeno almoço.
Transfers e visitas, em circuito exclusivo Catai com guia em espanhol.
Seguro de viagem.
Preço baseado na Turkish Airlines, classe V (tarifas dinâmicas), para viagens de 2 de março a 21 de dezembro, para um mínimo de 4 pessoas.
Taxas aéreas incluídas. TK: 350 €.
Fora das capitais, o alojamento não corresponde aos padrões europeus.
Durante as visitas a mesquitas e edifícios religiosos, os joelhos e os ombros devem estar cobertos. Visto obrigatório.
IDIOMA
Azerí
Moeda Standard
AZN
INDICATIVO INTERNACIONAL
+994
Entre a Ásia e a Europa, no coração do Cáucaso, o Azerbaijão é um país ainda por descobrir que surpreende pela modernidade de Baku, a capital, assim como pela riqueza do património de uma história milenar. Sua magnífica cultura, gastronomia e natureza fazem do Azerbaijão um destino muito popular entre os turistas.
A moeda oficial é o manat.
O Grande Cáucaso protege o país da influência direta das massas de ar frio vindas do norte, pelo que o país tem um clima geralmente ameno. Baku tem um clima temperado, com temperaturas que variam entre 4°C em janeiro e 28°C em julho. A precipitação mais intensa ocorre nas montanhas do Cáucaso e na região de Lenkoran, no extremo sudeste.
Primavera: A melhor altura para viajar para o Azerbaijão começa em abril/maio, quando as temperaturas são mais agradáveis para passear pelo país.
Verão: É a melhor altura para fazer trekking nas montanhas do Cáucaso. As zonas costeiras são bastante húmidas. outono: O Azerbaijão é belo no outono, com chuvas frequentes e árvores multicoloridas. As temperaturas são ideais para visitar o país até outubro e início de novembro.
A zona do Azerbaijão tem uma diferença GMT + 4 horas.
A corrente elétrica é de 220 V. O formato dos pinos é o mesmo do europeu.
A gratificação não é obrigatória, mas, regra geral, os guias e os motoristas recebem uma gorjeta se considerarem que fizeram um bom trabalho. Nos restaurantes, é habitual dar uma gorjeta de 5 a 10% do que comeu.
Mais de 95% da população é muçulmana, maioritariamente xiita, mas de língua turca. Existem minorias significativas de cristãos ortodoxos e judeus. Os protestantes e os católicos são uma minoria no país, quase todos eles não nacionais. Trata-se de um Estado islâmico moderado, em que a população apresenta um comportamento muito secular e baixos índices de prática religiosa.
O azeri, também chamado azerbaijanês ou turco azerbaijanês, é a língua oficial. O russo funciona como segunda língua oficial.
As lembranças de Baku são tão brilhantes e coloridas como o próprio Azerbaijão, desde jóias e lenços de seda, à variedade de baklava azeri e chá da montanha, até produtos de tecelagem de tapetes.
Tapeçarias e tapetes
O orgulho nacional do Azerbaijão e o presente mais caro de Baku é um tapete. A arte tradicional da tecelagem de tapetes azeris no Azerbaijão foi incluída na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.
Jóias
Baku é famosa não só pelos seus tecelões, mas também pelos seus joalheiros. A rica herança cultural dos mestres ourives deu origem a duas escolas de joalharia independentes: Shabaka (şəbəkə) e Hatamkarlig (xətəmkərlıq). Recomenda-se que compre jóias em Baku apenas em lojas especializadas, que estão preparadas para fornecer um conjunto completo de documentação de acompanhamento - deve ser verificado na passagem da fronteira.
Um copo em forma de pêra, louça e cerâmica.
Outro cartão de visita do Azerbaijão - "armudu stakan" - é o copo de chá em forma de pêra. Graças ao seu design original, são melhores do que os copos de chá normais: o líquido no fundo ainda está quente e na superfície já está a uma temperatura confortável para beber.
As lojas também oferecem cerâmica local: conjuntos de copos e pratos pintados. Mas a maioria dos turistas compra candeeiros de óleo em cerâmica - chiragui. Esta é uma excelente recordação do rico património cultural do país e um belo presente de Baku.
O Azerbaijão é um país muçulmano muito aberto e as mulheres não usam véu. Embora as tradições animistas ainda estejam presentes na região do Cáucaso, a maioria dos habitantes do país é muçulmana xiita.
No entanto, a capital do país, Baku, decidiu abandonar estas tradições em favor de um estilo de vida mais ocidental. As mulheres andam sem véu e raramente se ouvem muezins a chamar para a oração.Não são necessárias vacinas para viajar para o Azerbaijão.
EMBAIXADA/CONSULADO DE PORTUGAL
Não existe representação diplomática portuguesa permanente.
Os assuntos relacionados com este país são acompanhados pela Embaixada de Portugal em Ankara.
CONSULADO HONORÁRIO
Bridge Plaza, 5th floor
Bakikhanov Street 24
AZ 1065 Baku
Tlf.: +994 12 310 0222
Tlf.: +994 50 211 3332
E-mail: consul@portugal.az
Dependência: Secção Consular da Embaixada de Portugal em Ankara
Passaporte válido durante pelo menos 3 meses após a data de regresso. É necessário um visto para entrar no país. Os passageiros de nacionalidade portuguesa podem obter o visto em linha na seguinte hiperligação: https://evisa.gov.az/en/Os passageiros de outras nacionalidades devem obter o visto nas embaixadas e consulados do Azerbaijão.