Partida em voo para Havana. Chegada e transfer para o hotel. Alojamento.
Este circuito também pode ser desfrutado com extensões para Cayo Santa María..
A Havana Velha, na capital cubana, e o centro de Trinidad são uma explosão de cor que o convida a passear pelas ruas e a apreciar as casas de estilo colonial espanhol. A nota verde está presente em Viñales. Além disso, lugares fantásticos e especiais como Cienfuegos e o Valle de los Ingenios também esperam por si neste circuito organizado em Cuba. A viagem terminará com uma esplêndida estadia em Cayo Santa María, Cayo Coco ou Cayo Guillermo. Seja qual for o lugar que escolher, as praias de areia branca e as águas cristalinas de cor turquesa acompanhá-lo-ão durante alguns dias de relaxamento e desconexão.
Partida em voo para Havana. Chegada e transfer para o hotel. Alojamento.
Meia pensão. Havana, fundada em 1514 com o nome de Villa de San Cristobal de La Habana, foi a sexta villa da coroa espanhola na ilha. Passeio a pé pelo centro histórico de Havana Colonial, declarado Património Mundial pela UNESCO, repleto de autênticas joias arquitetónicas de diferentes períodos, oferecendo uma das mais completas coleções de edifícios urbanos das Américas, construídos entre os séculos XVI e XIX. Percorreremos o centro histórico, com as suas quatro praças principais; Plaza de la Catedral, Plaza de Armas, Plaza Vieja e Plaza de São Francisco de Assis, visitaremos a Bodeguita del Medio e percorreremos a rua Obispo para finalmente fazer uma paragem no Capitólio. Almoço. Continuação do passeio panorâmico pela Havana Moderna onde veremos a Praça da Revolução e a Universidade de Havana.
Meia pensão. Partida para a província de Pinar del Río, berço do cultivo do tabaco. Percorreremos o Vale de Viñales, declarado Paisagem Cultural Protegida pela UNESCO e Monumento Natural Nacional. Visitaremos a Casa del Veguero, para ver as plantações de tabaco. Chegaremos ao Mirador de Los Jazmines, de onde desfrutaremos de uma bela vista geral do vale. Visita à Cueva del Indio (Gruta do Índio), com um passeio de barco no rio que corre no seu interior. Almoço. Visita ao Mural Pré-histórico. Regresso a Havana.
Pensão completa. Partida para Cienfuegos. Passeio a pé pelos locais históricos e culturais mais importantes da cidade: Parque Marti, Catedral e Palácio de Valle. Almoço. Visita panorâmica de Punta Gorda, antes de continuar para Trinidad. Jantar no hotel.
Meia pensão. Passeio por Trinidad, para visitar a Praça Maior, o Museu Romântico, a Igreja da Santíssima Trindade e o Bar La Canchánchara, com o seu típico cocktail de boas-vindas. Partida para San Isidro de los Destiladeros, situado no Valle de los Ingenios, sendo o engenho de açúcar mais antigo e completo que se conserva até aos nossos dias. Para além da casa de habitação e de uma torre sineira única, existem vários restos dos outros componentes do engenho, sendo um dos sítios de maior valor arqueológico do vale. Continuação para Sancti Spíritus, cidade fundada em 1513 por Diego Velázquez. Almoço. Continuação para Cayo Santa Maria. Alojamento em regime de tudo incluído.
Tudo incluído. Dias livres para aproveitar a praia e o sol.
Desayuno. Día libre hasta el traslado al aeropuerto de La Habana para tomar vuelo de regreso a España. Noche a bordo.
Chegada.
Partidas
Diárias (1 abril - 21 outubro)
Voo de linha regular, classe económica (reservas em classes especiais).
Alojamento e pequeno-almoço em Havana,
4 almoços e 1 jantar (bebidas não incluídas).
Transferes, visitas e excursões em serviço privado com guias locais.
Cayo Santa María: pequeno-almoço, almoço, jantar e bebidas locais com tudo incluído. Consulte outros serviços incluídos de acordo com o hotel selecionado.
Seguro de viagem.
Preço desde baseado na Iberia, classe A, para viagens entre 1 de maio e 14 de julho e entre 25 de agosto e 24 de outubro em hotéis de categoria C.
Taxas aéreas e combustível: IB / UX: 540 €.
IDIOMA
Español
Moeda Standard
MXN
INDICATIVO INTERNACIONAL
+52
Em si mesmo, um continente. E não só pelo seu tamanho e pela enorme variedade dos seus territórios ou pela diversidade climática que se pode encontrar em toda a extensão do país, mas também, e sobretudo, pela incalculável riqueza cultural e humana deste grande país. O México é um grande mosaico que combina belas paisagens naturais, cidades com património pré-hispânico, colonial e moderno, uma grande variedade de iguarias requintadas que deliciam o paladar e tradições fascinantes que cativam o visitante. Da praia à montanha, do deserto à selva, da zona arqueológica à metrópole vibrante, do doce ao picante, da tranquilidade à azáfama das suas festas, o México tem tudo o que o turista procura e é acolhido pela simpatia do seu povo.
Não há limite para a importação de moeda estrangeira. Embora a unidade monetária seja o peso mexicano ($), é preferível transportar dólares (em numerário). Pode efetuar o câmbio de euros ou dólares para pesos mexicanos nos bancos e nas agências de câmbio. Cartões de crédito internacionais: a utilização de MasterCard, Visa e American Express é comum e não constitui um problema. Existem caixas multibanco na maioria das cidades.
Varia consoante a altitude. As zonas costeiras e as terras baixas (tierra caliente) são quentes, com elevados níveis de humidade, enquanto a zona do planalto central tem um clima temperado durante todo o ano, incluindo o inverno. Qualquer altura do ano é uma boa altura para visitar o México, sendo que a época de risco de furacões no Yucatán decorre entre junho e finais de novembro.
Beba sempre água engarrafada, evite a comida de rua e limpe os frutos e legumes com casca. Recomenda-se que leve consigo comprimidos para a diarreia e os medicamentos necessários para uso pessoal, bem como protetor solar e repelente de mosquitos.
O prefixo do México é +52. Para telefonar para o México, marque 00 + 52 + prefixo local + número do assinante.
Visitax: A partir de 1 de abril de 2021, o estado de Quintana Roo aplicará o "Derecho de Aprovechamiento de Bienes de Dominio Público", uma nova taxa para turistas estrangeiros no valor de 271 pesos (aprox. 15 €). Este pagamento é obrigatório e será efetuado diretamente pelo passageiro através do sítio Web: http://www.visitax.gob.mx/, quer no momento da reserva da viagem, quer durante a estadia.
O fuso horário do México é de GMT -5 horas.
A eletricidade é de 110 V.
No México, é costume deixar uma gorjeta como agradecimento aos empregados de mesa, paquetes e outros prestadores de serviços. Nos restaurantes, bares e cafés, é habitual dar uma gorjeta de 10% do total da conta. Alguns restaurantes ou bares incluem a gorjeta na conta final, por isso tenha cuidado para não pagar a mais. A falta de gorjeta é mal vista.
O Estado é oficialmente laico, embora o catolicismo esteja muito difundido.
O espanhol é a língua oficial do México, que evoluiu por direito próprio desde o século XVI, o que explica as diferenças de vocabulário, a predominância da forma "ustedes", a entoação e o ritmo, muito mais vagarosos do que os nossos.
O México é conhecido pelo seu artesanato e pelos seus mercados coloridos, onde é obrigatório regatear. Na região maia, destacam-se as redes de algodão, a cerâmica e as máscaras de madeira de Chiapas. No que respeita aos têxteis, o México conserva uma tradição milenar em que se destacam os típicos "huipiles" (camisas sem mangas) de Oaxaca e Guerrero e os "rebozos" ou xailes de seda de San Luis de Potosí. Além disso, destacam-se a cestaria de Querétaro, as esteiras de Veracruz e as figuras de papel maché de San Miguel de Allende. No estado de Michoacan, destacam-se os objetos lacados ou pintados e os instrumentos musicais. A cerâmica e a olaria encontram-se em todo o país, embora se destaquem locais como Oaxaca (figuras de animais), Michoacan (peças de vidro em tons de verde) e Puebla (louças e azulejos).
Recomenda-se que use roupa confortável e algo mais elegante para os jantares. Chapéu ou boné para se proteger do sol. Camisola ou casaco para as noites mais frescas e o ar condicionado.
Não é necessário vacinar-se se vier de Portugal. Recomenda-se que traga os medicamentos necessários para uso pessoal. Esta informação tem um carácter meramente informativo. Informe-se sempre junto dos Centros Internacionais de Vacinação (https://www.sns24.gov.pt/servico/consulta-do-viajante/).
EMBAIXADA/CONSULADO DE PORTUGAL
Calle Alpes 1370 / Lomas de Chapultepec, Miguel Hidalgo 11000 México, D.F
Tlf: + (5255) 55207897
E-mail (seção Consular): sconsular.mexico@mne.pt
E-mail (Embaixada): mexico@mne.pt
Coordenadas: 19º 24' 40,4" N | 99º 13' 25,99" O
Sítio Internet: https://mexico.embaixadaportugal.mne.gov.pt/
Passaporte com validade mínima de 6 meses a contar da data de entrada no país, os cidadãos portugueses não necessitam de visto.