:quality(65)/s3/dam/photos/8f/b3/2a/ca/62508d8aee7cf0eb0fd90773c5916bddd539551cffbb59207000aa4f.jpg)
Partida em voo para Havana. Chegada transfer e alojamento.
Uma ilha tão grande para explorar, com tantos tesouros para descobrir! Aldeias únicas para visitar, como Gibara e Baracoa, cheias de história e cultura. Sem dúvida, um passeio excecional. Nesta excursão poderá visitar Havana, com os seus carros clássicos e o Malecon, Santa Clara e a sua história revolucionária, Camaguey e as suas ruas estreitas, Gibara e as suas praias tranquilas, Baracoa e a sua natureza exuberante, Guantanamo, Santiago de Cuba, com ruas cheias de arquitetura colonial e sons caribenhos, Cienfuegos, Trinidad e muito mais.
Partida em voo para Havana. Chegada transfer e alojamento.
Pequeno-almoço. Passeio em carro clássico ao longo do Malecón, do Hotel Nacional e da Avenida dos Presidentes até à Plaza de la Revolución. Contornando o Cemitério de Colon, através da floresta de Havana, chegaremos ao bairro de Miramar e à 5ª avenida. Visite uma fábrica de charutos para ver os habilidosos enroladores de charutos a criar os famosos charutos cubanos. À tarde, transfer para o centro histórico em coco táxi, o tuk tuk de Havana, para percorrer as suas ruas empedradas com a sua gente animada e a sua impressionante arquitetura colonial. Para além das suas praças, visitaremos o Castillo de la Real Fuerza, uma antiga fortaleza que data do século XVI e que era uma parte essencial do sistema de fortificação de Havana.
Pequeno-almoço. Partida para Santa Clara, cidade histórica. Visita do comboio blindado, do Mausoléu do Che e do Parque Vidal com o Teatro la Caridad.
Pequeno-almoço. Partida para Holguín. A sua intensa vida cultural deu origem a conhecidas festas como La Romería de Mayo. Passeio pela cidade até à Loma de la Cruz. Continuação para Gibara, uma pequena aldeia idílica de pescadores junto ao mar, famosa pela sua absoluta serenidade, apenas interrompida pelo Festival Internacional de Cinema Pobre. Nesta cidade, o almirante Cristóvão Colombo avistou terras cubanas. "La Villa Blanca" conserva ainda o centro colonial mais importante desta província.
Meia pensão. Partida para Cueto em direção à Finca Manacas em Biran. Continuação por Moa, uma região famosa pela extração de níquel. Atravessando o Parque Nacional Alejandro Humbolt, uma zona rica em espécies endémicas como a rã e a ave mais pequenas do mundo, percorreremos paisagens espetaculares com baías inexploradas, rios caudalosos e montanhas sempre verdes. Chegada a Baracoa, a primeira aldeia fundada em Cuba. Jantar típico para apreciar a autêntica comida local, rica em ingredientes como o leite de coco e o marisco.
Meia pensão. Baracoa está situada numa paisagem pitoresca, tendo como pano de fundo a montanha El Yunque. A sua exuberante paisagem tropical está repleta de plantações de café, cacau e banana. Visite a Finca Duaba, para aprender sobre o cultivo do cacau. Num pequeno barco, atravessaremos o rio Toa, o maior rio de Cuba. Almoço numa quinta ecológica onde a comida é servida em panelas feitas de elementos naturais. Um passeio pelo centro da cidade levar-nos-á à igreja de Nuestra Señora de la Asunción, onde se conserva a única cruz sobrevivente das viagens de Cristóvão Colombo ao Novo Mundo.
Meia pensão. Partida para Santiago de Cuba pela estrada de La Farola, uma das 7 maravilhas da engenharia civil cubana. Esta é a única estrada onde pode ver tudo, desde florestas tropicais a zonas semidesérticas. Visita da baía com a fortaleza de San Pedro de la Roca, construída no século XVIII e a Casa de Diego Velázquez, a mais antiga da América Latina. Jantar cubano com cerimónia de café no Paladar Compay Ramón.
Meia pensão. Visita panorâmica do quartel de Moncada, do bairro Vista Alegre, da colina histórica de San Juan e do cemitério de Santa Ifigénia. Visitas ao Museu do Rum e ao Museu de História Natural Emilio Bacardi. Almoço. Não se esqueça de apreciar a música tradicional cubana na lendária Casa de la Trova.
Pequeno-almoço. Partida para a Basílica de Nuestra Señora de la Caridad del Cobre. Continuação para Bayamo, a cidade das carruagens puxadas por cavalos, onde começou a luta pela independência da coroa espanhola. Foi também aqui que se compôs o hino nacional. Passeio pela cidade numa carruagem puxada por cavalos. Transfer para Camagüey. Visita de uma galeria local.
Pequeno-almoço. Partida para Trinidad, uma cidade de ruas estreitas e empedradas, com a sua arquitetura colonial única, declarada Cidade Artesanal do Mundo. Visita do Museu Romântico, antigo Palácio Brunet. Terminaremos o dia na praia de Ancon. Tudo incluído.
Tudo incluído. Dia livre para descansar.
Meia pensão. Partida para Cienfuegos, a única cidade de Cuba fundada pelos franceses. Visite o centro da cidade para admirar, entre outros edifícios, o Teatro Tomás Terry. Viagem até Punta Gorda para saborear um delicioso cocktail no emblemático Palácio de Valle, uma joia arquitetónica onde se misturam quatro estilos arquitetónicos. Almoço. Continuação para Havana.
Meia pensão. Partida para Cienfuegos, a única cidade de Cuba fundada pelos franceses. Visite o centro da cidade para admirar, entre outros edifícios, o Teatro Tomás Terry. Viagem até Punta Gorda para saborear um delicioso cocktail no emblemático Palácio de Valle, uma joia arquitetónica onde se misturam quatro estilos arquitetónicos. Almoço. Continuação para Havana.
Pequeno-almoço. Transfer para o aeroporto de Havana para o voo de regresso a Portugal. Noite a bordo.
Chegada.
Partidas
2024
Novembro: 7,21
Decembro:5
2025
Janeiro: 2, 16
Febrero: 6
Março: 13, 27
Abril: 17
Maio: 1, 22
Junho: 12
Julho: 17
Agosto: 14
Septembro: 11
Octubro: 9
Voo de linha regular, classe económica (reservas em classes especiais).
Alojamento e pequeno-almoço./p>
3 almoços e 2 jantares (bebidas não incluídas) e tudo incluído em Trinidad.
Transferes, visitas e excursões em serviço regular (partilhado com outros clientes), com guias locais.
Seguro de viagem.
O preço desde baseado na Iberia, classe A, para viagens entre 20 de abril e 12 de outubro.
Taxas aéreas e combustível: IB/UX: 540 €.
Opção de partidas diárias privadas. Sob pedido.
Alojamento em casas particulares.
As fábricas de tabaco estão encerradas nos dias feriados, domingos, durante as férias e durante a Festa do Habano. Podem encerrar noutros dias sem aviso prévio. Tentaremos organizar outras visitas a uma fábrica numa das outras cidades do circuito.
IDIOMA
Español
Moeda Standard
CUP
INDICATIVO INTERNACIONAL
+53
Cuba é um dos treze países que compõem a América Insular e um dos trinta e cinco do continente americano. É uma das quatro Grandes Antilhas e a maior ilha da região. O arquipélago cubano, constituído pela ilha de Cuba, pela ilha dos Pinheiros e por mais de mil ilhéus e ilhotas, tem uma superfície total de 110.860 km². Está situado no Mar das Caraíbas, à entrada do Golfo do México, a sul da Flórida, a norte da Jamaica, a oeste do Haiti e a leste da Península de Yucatan. Tem 1.250 km de comprimento, 191 km no seu ponto mais largo e 31 km no seu ponto mais estreito. Cuba fez parte da colónia espanhola até 1869 e permaneceu como província espanhola até à Guerra Hispano-Americana de 1898. A sua história, o seu património, a sua cultura, a sua música, a sua riqueza natural, as suas praias de areia branca e fina e a simpatia das suas gentes fazem dela um destino turístico que nunca deixa os visitantes indiferentes.
Atualmente, Cuba tem uma moeda única: o peso cubano (CUP), que não é convertível fora da ilha. Para a sua viagem, recomendamos-lhe que traga euros e que os troque nas Casas de Câmbio (CADECA). Atualmente, a taxa de câmbio oficial é de 120 CUP = 1 €. São também aceites cartões de crédito Visa e MasterCard não emitidos por bancos dos Estados Unidos da América.
O clima em Cuba é um clima subtropical moderado com duas estações distintas; de novembro a abril é a estação seca, menos húmida e um pouco mais fresca, com temperaturas que variam entre 28º e 18º; e de maio a outubro é a estação chuvosa, com maior humidade e temperaturas que variam entre 30º. Dada a sua localização geográfica, a ilha é afetada pela estação ciclónica de junho a novembro, embora a maioria das tempestades ocorram principalmente entre setembro e outubro. Tem uma média de 330 dias de sol por ano, sendo janeiro o mês mais frio (média de 20ºC) e julho o mais quente (média de 27ºC).
É aconselhável beber água mineral engarrafada (embora a água da torneira seja segura para beber), levar um bom repelente de mosquitos e proteger-se do sol. Todos os hotéis da ilha têm um posto médico para emergências, bem como hospitais para turistas em várias partes do país, caso necessite de cuidados especializados.
Recomenda-se que leve repelente de mosquitos e protetor solar.
Qualquer operador com o qual a CUBACEL tenha acordos de roaming ativa automaticamente o serviço à chegada a Cuba (com o serviço de Roaming Internacional ativo). Para telefonar para Cuba, marque 00 +53 (prefixo de Cuba) + prefixo da cidade (7 é o prefixo de Havana).
A zona de Cuba tem uma diferença de GMT + 5 horas.
As gratificações são dadas nas zonas turísticas onde o pessoal turístico tem salários baixos e pode beneficiar deste suplemento, mas são sempre um reconhecimento de um bom serviço e não são obrigatórias.
Em Cuba, 60% da população é católica, uma religião fortemente influenciada pela Santeria. A santeria desenvolveu-se a partir das tradições dos iorubás, um dos povos africanos que foram trazidos para Cuba entre os séculos XVI e XIX para trabalhar nas plantações de açúcar. A Santeria mistura elementos do cristianismo e das crenças da África Ocidental.
O espanhol é a língua oficial. Não existem dialetos
Entre as coisas que deve comprar estão artigos de madeira, metal e couro, cerâmica, pinturas a óleo, e não se esqueça do rum e dos melhores charutos do mundo. Pode exportar livremente até 23 unidades de charutos sem ter de apresentar qualquer documento. Acima desse valor, é obrigatório exigir o original e uma cópia da fatura oficial dos stabelecimentos onde foram comprados e entregar a cópia na alfândega. Para mais informações, consulte o sítio Web oficial: www.aduana.islagrande.cu
O clima cubano é quente durante a maior parte do ano, pelo que é habitual usar roupa fresca e leve, de preferência de algodão ou linho. É aconselhável usar roupa e calçado confortáveis. À noite, nos restaurantes de luxo e nos espetáculos de cabaré, é aconselhável não usar roupa ou calçado informal. Não se esqueça dos óculos de sol.
Não é necessário tomar qualquer vacina se vier de Portugal. Recomenda-se que traga os medicamentos necessários para uso pessoal. Esta informação tem um carácter meramente informativo. Deve sempre consultar os Centros Internacionais de Vacinação (https://www.sns24.gov.pt/servico/consulta-do-viajante/).
EMBAIXADA DE PORTUGAL EM CUBA
Sétima Avenida, Nº 2207 Entre Ruas 22 e 24, esquina com a Rua 24 Miramar – Playa
La HabanaTlf.: 5 372 047 995
Tlf (Embaixada): 5 372 042 871
Telemóvel (Emergência): 53 0 5280 4454
E-mail (Embaixada): havana@mne.pt
E-mail (Secção Consular): sconsular.havana@mne.pt
Coordenadas: 23º 7' 32,12" N | 82º 19' 36" O
Sítio Internet: https://havana.embaixadaportugal.mne.gov.pt/
Todos os visitantes devem ter um passaporte válido ou um documento de viagem emitido em seu nome e o visto ou cartão de turista correspondente. Estes podem ser solicitados nos postos consulares cubanos ou nas agências de viagens. Existem dois tipos de vistos: para turistas individuais ou para turistas que viajam em grupo. Os homens de negócios, os jornalistas em viagem de negócios e os cidadãos cubanos não residentes ou de outra nacionalidade devem obter um visto emitido por um consulado cubano. Para entrar no país, os visitantes portugueses devem ter um passaporte válido e um visto ou cartão de turista, que permite uma estadia máxima de 30 dias na ilha. A Catai Tours fornecer-lhe-á este documento juntamente com os seus documentos de viagem. É proibido importar para Cuba equipamentos de vídeo de qualquer tipo, marca e modelo, jogos de DVD e Play Station, GPS e telefones sem fios que funcionem em bandas diferentes de 40-49 MHz e 2,4 e 5 GHz. Para mais informações, consulte o sítio Web oficial: www.aduana.islagrande.cu