Partida em voo com destino a Tbilisi, pela rota escolhida. Noite a bordo.
Situada entre a Ásia e a Europa, entre o Mar Negro e as montanhas do Cáucaso, a Geórgia é um país com belas paisagens, um fantástico património arquitetónico e artístico e um grande legado histórico. Descobrirá os seus lugares mais emblemáticos como Tbilisi, Kazbegi, Vardzia e Kakheti.
Partida em voo com destino a Tbilisi, pela rota escolhida. Noite a bordo.
Chegada e alojamento. Pequeno-almoço. Começamos a nossa visita à cidade de Tbilisi, a capital da Geórgia, visitando a Igreja Metekhi, Meteji, situada num penhasco com vista para o rio Mtkvari, a fortaleza defensiva de Narikala, que remonta ao século IV. Podemos descer as escadas da fortaleza e ver a cidade. Visitaremos os banhos de enxofre da antiga Tbilisi, a Igreja Sioni, na margem do rio Mtkvari. No caminho, encontraremos a Igreja Anchisjati, a igreja mais antiga de Tbilisi, que guarda a imagem milagrosa de Jesus Cristo. Passeio pela Avenida Rustaveli, a principal rua da cidade, com visita a um atelier de arte onde podemos conhecer o artesanato tradicional. Tarde libre
Pequeno-almoço. Partida para Kakheti, uma região famosa pelos seus vinhos. Visita ao Convento de Bodbe, onde estão guardadas as relíquias de Santa Nina, atualmente um importante centro de peregrinação. Partida para Signagui, “Cidade do Amor”, uma das mais pequenas cidades da Geórgia, famosa pelos seus vinhos e tapetes tradicionais, pela sua muralha e pelas 23 torres que rodeiam a cidade. Prova de vinhos numa adega local. Regresso a Tbilisi.
Pequeno-almoço. Partida para Mskheta, a cidade mais sagrada da Geórgia e a antiga capital do país. Começaremos a visita subindo à colina onde se encontra uma das três igrejas Património Mundial da cidade: a igreja de Jvari. Vale a pena visitar o local, mesmo que a igreja não esteja lá. Da colina, desfrutamos de uma bela vista de Mskheta e da confluência dos dois rios Mtkvari e Aragvi. Em breve poderá ver a catedral de Svestitskhoveli, que visitará mais tarde. Faremos um agradável passeio (3h aprox.) para visitar a Igreja da Trindade, situada em Guerguetti.
Pequeno-almoço. Partida pela Estrada Militar da Geórgia para Ananuri, para visitar o complexo arquitetónico de Ananuri. O projeto é caraterístico do período medieval tardio e inclui uma fortaleza, duas igrejas, uma antiga torre de vigia, uma prisão e outros edifícios cívicos. Partida para Uplistsije, uma antiga cidade escavada na rocha situada no centro da Geórgia, a cerca de 10 km a leste da cidade de Gori. Possui vários edifícios que datam da Idade do Ferro até ao final da Idade Média e é conhecida pela sua combinação única de vários estilos de culturas rupestres da Anatólia e do Irão, bem como pela coexistência de arquitetura pagã e cristã. Partida para Gori, visitas ao Museu Lenine e à sua casa. Partida para Akhaltsikhe, passando pelo Parque Borjomi para provar a sua famosa água mineral.
Pequeno-almoço. Partida para visitar o Castelo de Rabati, uma fortaleza em Ajaltsije, na Geórgia. Originalmente estabelecido no século IX como o castelo de Lomisa, foi completamente reconstruído pelos otomanos. Paragem para fotografias na fortaleza de Khertvisi. Partida para Vardzia, um complexo de grutas e túneis, praticamente uma cidade. A sua localização única respondeu à necessidade de a defender contra os mongóis. Tinha mais de seis mil quartos em treze andares, bem como uma igreja, uma sala do trono e um sistema de irrigação para as culturas em socalcos. Alberga um excelente exemplo de pintura georgiana medieval. Continue para Tbilisi.
Partida em voo de regresso a Portugal. Chegada.
Partidas
Maio: 3,31
Julho: 5
Agosto: 2,30
Outubro: 4
Novembro: 1
Voo de linha regular, classe económica (reservas em classes especiais).
Alojamento e pequeno-almoço.
Uma prova de vinhos.
Transferes e visitas em circuito regular (partilhado com outros clientes) com guia em espanhol do 2º ao 6º dia do circuito.
Transferes de ida e volta com motorista local (sem guia).
Seguro de viagem.
Preço desde baseado na Turkish Airlines, classe V, para viagens de 1 de maio a 1 de novembro na hotéis categoria C.
Taxas aéreas incluídas. TK: 290 €.
O alojamento e as infraestruturas turísticas da Geórgia não correspondem aos padrões europeus.
Os museus estão fechados às segundas-feiras.
IDIOMA
Georgiano
Moeda Standard
GEL
INDICATIVO INTERNACIONAL
+995
Desde os quatro mil metros dos picos mais altos, passando pelas suas extensas florestas, até às praias selvagens do Mar Morto, a Geórgia oferece centenas de recantos mágicos, ideais para a prática de desportos radicais ou caminhadas tranquilas. A região mais rica do país está localizada entre os rios Rioni e Kura, onde são cultivadas frutas ácidas, chá, uvas e diversos cereais. Sua capital, Tbilisi, é uma das cidades sobreviventes mais antigas do mundo e foi durante séculos um importante centro de rotas comerciais entre a Europa e a Ásia. É um país localizado na fronteira entre a Europa e a Ásia localizado na costa do Mar Negro, ao sul do Cáucaso. Antiga república da antiga União Soviética, faz fronteira com a Rússia ao norte e com a Turquia, Arménia e Azerbaijão ao sul. A sua capital é Tbilisi.
A moeda local é o lari (GEL). A maioria das despesas é feita em dinheiro. Os cheques de viagem são aceitos apenas em grandes hotéis e bancos. Cartões de crédito não serão muito úteis, já que não há multibancos e os estabelecimentos que os aceitam são poucos. As casas de câmbio só aceitam dólares e rublos, da mesma forma, é necessário passar pelos bancos para trocar os euros. Devido às flutuações significativas na moeda legal do lari, é melhor não trocar muito dinheiro de uma só vez. Os bancos estão abertos de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h30.
A leste, a área montanhosa tem um clima rigoroso, enquanto a oeste há um clima subtropical úmido, devido ao Mar Negro. De dezembro a fevereiro faz muito frio. A melhor época para visitar a Geórgia é entre abril e outubro. É bom levar roupas quentes porque as noites são relativamente frescas.
Para ligar para a Geórgia de Portugal: 00+995 (código do país) + código da cidade (32 para Tbilisi) + número do destinatário. Para ligar para Portugal da Geórgia: 00 351 + número do destinatário.
A área da Geórgia tem uma diferença de GMT + 4 horas.
220 V. A energia elétrica pode sofrer cortes entre novembro e março. Leve uma lanterna.
A gorjeta não é obrigatória, mas é amplamente praticada.
A religião maioritária é o cristianismo ortodoxo georgiano.
A língua oficial é o georgiano. O russo é a segunda língua mais falada.
Cerâmica, bordados e bijuterias são os principais produtos artesanais. A exportação de livros antigos, pinturas ou ícones pode levar a grandes problemas na alfândega. Solicite uma autorização de saída ao Ministério da Cultura. As lojas funcionam normalmente das 9h às 18h, de segunda a sábado.
Nos meses de maio a setembro. Roupas de algodão e sapatos confortáveis e roupas leves. Durante o inverno, roupas quentes, guarda-chuva e capa de chuva são recomendados.
Não há vacinação obrigatória. É sempre necessário consultar os Centros Internacionais de Vacinação (https://www.sns24.gov.pt/servico/consulta-do-viajante/)
EMBAIXADA/CONSULADO DE PORTUGAL
Não existe representação diplomática portuguesa permanente.
Os assuntos relacionados com este país são acompanhados pela Embaixada de Portugal em Ankara.
CONSULADO HONORÁRIO
Business Legal Bureau
5/16-18 Marjanishvili Street II Building, 2nd Floor
0102 Tbilisi - Geórgia
Tlf.: +(995) 32 299 97 55
E-mail: sharabidze@blb.ge
Dependência: Secção Consular da Embaixada de Portugal em Ankara
Os portugueses não precisam de visto para estadias inferiores a um ano. O passaporte deve ter uma validade mínima de seis meses.