Partida em voo com destino a Entebbe, pela rota escolhida. Chegada e transfer para o hotel. Alojamento em Entebbe.
O Uganda é um destino africano único e especial, situado na parte oriental do continente, entre as montanhas Rwenzori e o lago Vitória. As Cataratas de Murchinson, Hoima, Fort Portal, o Parque Nacional de Kibale, o Parque Nacional Rainha Isabel, a floresta de Bwindi com os seus gorilas e Entebbe são os lugares que o deixarão sem palavras neste circuito.
Partida em voo com destino a Entebbe, pela rota escolhida. Chegada e transfer para o hotel. Alojamento em Entebbe.
Pensão completa. Partida para noroeste via Masindi para o Parque Nacional das Cataratas de Murchinson, o maior e mais majestoso do país. Paragem no Santuário de Rinocerontes de Ziwa. Inaugurado em 2003, é uma reserva protegida de 70 quilómetros quadrados e tem como objetivo a sua proteção e reintrodução na natureza. Acompanhados por guardas-florestais, teremos a oportunidade de os ver de perto e aprender sobre o seu habitat. Após o passeio, almoço na zona. Continuação para o parque em ferryboat através do rio Nilo. Visitaremos o topo das Cataratas de Murchison, onde o Nilo flui através de um desfiladeiro muito estreito formando uma espetacular e inesquecível queda de água. Chegada ao lodge ao pôr do sol. Jantar no lodge.
Pensão completa. Meio-dia de safari em veículo 4x4 para explorar a savana. Encontrará elefantes, leões, búfalos, girafas, antílopes de água, oribis, leopardos e hienas-pintadas. O parque é densamente coberto de vegetação e oferece uma vista espetacular. Regresso ao lodge para almoço. À tarde, passeio de barco ao longo das margens do Nilo, onde poderá ver hipopótamos, crocodilos e uma variedade de aves. Jantar no lodge.
Pensão completa. Saída por estrada passando pela cidade de Hoima. Almoço num restaurante local. A estrada está alinhada com plantações de cana de açúcar, chá, café, banana e cacau, chegando a Fort Portal, a capital do reino de Toro, à sombra do Rwenzori, a maior cadeia montanhosa de África. Jantar no lodge. (A viagem é de quase 7 horas, através de estradas de terra).
Pensão completa. Caminhada guiada no P.N de Kibale. Entre os primatas encontrarão o colobus branco e preto, o macaco colobus vermelho e o macaco azul. Cobrindo 766 quilómetros quadrados, Kibale é uma das principais florestas tropicais do Uganda e lar de uma população de quase 1200 chimpanzés. Após o passeio, os viajantes têm a oportunidade de plantar uma árvore numa área de reflorestação em Bigodi, através de um projecto da organização KAFRED. Almoço num restaurante local. Pela tarde, continuação para o P.N de Queen Elisabeth. Jantar no lodge.
Pensão completa. Safari em veículos 4x4 pela área norte do parque para o Lago George e a aldeia de Kasenyi. Aqui terá a oportunidade de ver leões, elefantes, hienas malhadas, antílopes e, espera-se, o ocasional e esquivo leopardo . O parque é um excelente local para ver animais e apreciar vistas panorâmicas, tais como os lagos das crateras e o Vale do Rift. Almoço. À tarde faremos um passeio de barco no Canal de Kazinga, um dos lugares mais bonitos do Uganda. Durante esta excursão veremos espécies de aves endémicas, bem como hipopótamos, búfalos e elefantes. Saída por estrada para Ishasha. Jantar no lodge.
Pensão completa. Safari na parte sul do Parque Queen Elizabeth em busca dos "leões trepadores" que se refugiam nos ramos das árvores durante as horas mais quentes do dia. Também procuraremos búfalos, elefantes, o antílope Topi, o leopardo com sorte e muitas espécies de aves. Almoço e continuação para Bwindi. Jantar no lodge.
Pensão completa. Muito cedo, saída por estrada para iniciar o trekking à procura de gorilas, com um experiente guia-ranger, em grupos de 8 pessoas como máximo. Uma vez visto o grupo que nos corresponde, dispomos de 60 minutos para estar com eles e desfrutar da sua companhia. Uma experiência única e inesquecível. Almoço piquenique. Regresso. Jantar no lodge.
Meia pensão. Saída por estrada de regresso a Entebbe. O caminho é longo,chegaremos a Entebbe à última hora da tarde. Almoço em rota.
Pela madrugada, à hora indicada,transfer ao aeroporto para partir em voo de regresso a Portugal. Chegada.
Partidas
Abril: 28
Maio: 12
Junho: 2, 16
Julho: 7, 14, 21
Agosto: 4, 11, 25
Setembro: 1, 15
Outubro: 6, 20
Novembro: 17
Dezembro: 15, 29
Voo de linha regular classe económica (reservas em classes especiais).
Alojamento e pequeno-almoço.
8 almoços e 7 jantares (bebidas não incluídas).
Transfers de chegada e partida.
Transporte em veículo Land Cruiser com chofer em inglês.
Tradutor de espanhol (o guia não acompanha nos trekkings de gorilas e chimpanzés).
Água mineral durante a viagem.
Autorizações para o trekking de chimpanzés e gorilas.
Taxas de entrada no parque e impostos.
Se o voo de regresso for depois das 00:00h do dia 10, utilização do quarto incluída até à hora do transfer para o aeroporto.
Seguro de viagem.
Preço desde baseado na KLM Airlines, classe G (tarifa dinâmica), para viagens de 4 de fevereiro a 16 de junho.
Autorização de entrada para gorilas e chimpanzés incluída (935 €).
Taxas aéreas incluídas. KL: 358 €.
Autorização Gorila: Devido à escassez e elevada procura de autorizações, a autorização não é garantida até que o pagamento tenha sido efetuado.
As autorizações não são reembolsáveis e não podem ser reagendadas.
A atividade de trekking é feita de acordo com as regras do parque e pode ser feita de tarde ou de manhã, dependendo da disponibilidade de licenças.
O alojamento final será confirmado 15 dias antes da partida.
É possível que, ocasionalmente, alguns dos alojamentos possam ser diferentes dos inicialmente indicados, especialmente na área do Parque Nacional de Bwindi, onde dependerá das autorizações de trekking para gorilas.
Dependendo do horário do voo de chegada, os clientes ficarão a primeira noite em Entebbe ou Kampala (a 35 km do aeroporto).
Condições especiais de cancelamento. As licenças para chimpanzés e gorilas implicam uma taxa de cancelamento de 100% a partir do momento da confirmação.
Outras condições de cancelamento de acordo com a informação na página 12.
IDIOMA
Inglês, Swahili
Moeda Standard
UGX
INDICATIVO INTERNACIONAL
+256
Conhecido como a "Pérola de África", o Uganda faz fronteira com o Lago Vitória a sudeste, o Quénia a leste, o Sudão a norte, a República Democrática do Congo a oeste e o Ruanda e a Tanzânia a sudoeste. A capital do Uganda é Kampala. A natureza é a protagonista sob a forma de inúmeros parques naturais. Oferece-lhe possibilidades como entrar nas montanhas Virunga em busca dos gorilas que Dian Fossey tanto amava, ou descobrir as próprias nascentes do Nilo no Lago Vitória.
A moeda oficial é o xelim do Uganda, que se divide em 100 cêntimos. É aconselhável que traga dólares ou euros para trocar.
Tem um clima tropical moderado devido à sua altitude. A precipitação tende a ocorrer entre março e junho e entre setembro e novembro. A precipitação média anual varia entre 760 mm no nordeste e 1.520 mm no Lago Vitória.
A área do Uganda tem uma diferença horária de GMT +3 horas.
A corrente elétrica é de 240 volts a 50 Hz. As tomadas são geralmente de três pinos.
O inglês e o suaíli são as línguas oficiais (embora a utilização do suaíli seja residual), juntamente com o buganda ou luganda e outras línguas locais, bem como o árabe.
O artesanato mais importante é a escultura em madeira sob a forma de instrumentos musicais e os têxteis battik. Há também belas esculturas em madeira, cestos, bijutaria tradicional, etc.
EMBAIXADA/CONSULADO DE PORTUGAL
Não existe representação diplomática portuguesa permanente.
Os assuntos relacionados com este país são acompanhados pela Embaixada de Portugal em Kinshasa.
Avenue des Aviateurs, 270
Commune de la Gombe - Kinshasa
Tlf.: +(243) 811 922 520
E-mail: sconsular.kinshasa@mne.pt
Coordenadas: 4º 18' 3,45" S | 15º 18' 50" E
Sítio Internet: https://kinshasa.embaixadaportugal.mne.gov.pt/