Partida no voo da tarde para o Dubai. Noite a bordo.
A cidade do Dubai é o complemento perfeito para fazer uma escala antes de ir para as praias das Maldivas. A partir da maior e mais conhecida cidade dos Emirados Árabes, o Dubai, os arranha-céus e o contraste com o deserto vão adorar. E para terminar melhor do que desfrutar das maravilhosas praias das Maldivas. Uma viagem completa e interessante para partilhar na tua lua-de-mel.
Partida no voo da tarde para o Dubai. Noite a bordo.
Chegada. Tempo livre para descobrir esta cidade moderna e rica situada numa baía do Golfo Pérsico. Alojamento.
Pequeno-almoço. Dia livre com possibilidade de excursões opcionais: um passeio pela cidade para admirar a Grande Mesquita, os palácios modernos dos sultões, os souks das especiarias e do ouro, um passeio de 4x4 nas dunas do deserto ou um cruzeiro com jantar num “dhow” são algumas das possibilidades oferecidas pela cidade.
Pequeno-almoço. Dia livre. No final da tarde, transfer para o aeroporto.
De manhã cedo, partida em voo para as Maldivas. Chegada a estas ilhas paradisíacas, rodeadas de recifes de coral. Transfer para o hotel (consoante o hotel escolhido, em lancha rápida, hidroavião ou voo interno). Alojamento.
Alojamento de acordo com o hotel escolhido. Dias livres para desfrutar da praia, desportos náuticos e instalações do hotel.
Pequeno-almoço. Partida em voo de regresso pela rota escolhida. Noite a bordo (Nota: Em função da hora de partida, chegada ao destino durante o dia).
Chegada.
Partidas
Diárias (1 nov - 31 out).
Voo de linha regular, classe económica (reservas em classes especiais).
Dubai: alojamento e pequeno-almoço.
Transferes privados com assistência em inglês.
Maldivas: refeições de acordo com o hotel escolhido.
Transferes em lancha rápida, hidroavião ou voo interno (consoante o hotel escolhido).
Assistência em inglês.
Seguro de viagem.
Preço “desde” com base na Emirates, classe T, para viagens de 1 de maio a 19 de julho, na categoria B.
axas aéreas incluídas. EK: 395 €.
IDIOMA
Maldivo, Divehi
Moeda Standard
MVR
INDICATIVO INTERNACIONAL
+960
Um grupo de belas ilhas de coral perdidas no Oceano Índico forma o arquipélago das Maldivas, um estado pouco povoado, 900 das 1.190 ilhas que compõem o arquipélago estão desertas. Os recifes de coral cresceram à volta das ilhas vulcânicas que, ao afundarem-se no oceano, deram origem a uma cadeia de 26 atóis de coral, os maiores do planeta, situados a sul da Índia e a sudoeste do Sri Lanka, com 754 km de comprimento e 118 km de largura. Sem grandes cidades, sem grandes edifícios, com belas lagoas, sol, praia, desportos aquáticos, desligamento da vida quotidiana e cuidados com o corpo e a mente são os ingredientes básicos das Maldivas. As estâncias do arquipélago das Maldivas atraem os visitantes com a promessa de oferecerem "o último paraíso na terra". Aqueles que se referem a ilhas tropicais com palmeiras ondulantes, praias de areia branca e belas lagoas azul-turquesa não ficarão desiludidos ao visitar estas ilhas. É também um destino de topo para os mergulhadores, atraídos pela beleza dos seus recifes de coral e pela riqueza da sua vida marinha.
A moeda oficial é o rufiyaa. As facturas dos hotéis são emitidas em dólares à taxa de câmbio do dia, pelo que não é necessário trocar moeda com antecedência.
Clima tropical moderado, quente e húmido, com temperaturas médias de 29-32ºC. A monção seca no inverno, de novembro a abril, com menor probabilidade de chuva e dias mais soalheiros, vem de noroeste com temperaturas médias de 26-29ºC. A monção húmida ou monção de verão, de maio a outubro, vem do sudoeste. Traz geralmente chuvas fortes de curta duração e temperaturas muito quentes. A temperatura da água varia entre 26 e 29°C. O nascer do sol é muito cedo, por volta das 6h, e o pôr do sol é por volta das 18h. As horas de sol são mais curtas durante o verão.
Não se esqueça do repelente de mosquitos e do protetor solar.
Para telefonar para as Maldivas a partir de Portugal, marque 00 + 960 + o número do destinatário. Das Maldivas para Portugal: 00 + 351 + número do destinatário. A cobertura da Internet existe na maior parte das zonas, com qualidade variável. A melhor forma de se manter ligado é utilizar um cartão SIM local para telemóveis desbloqueados ou tablets.
A zona das Maldivas tem uma diferença horária de GMT + 5 horas.
A eletricidade é de 220V com fichas de três pinos, estando disponíveis adaptadores nas casas de banho e nos quartos dos hotéis de uma determinada categoria.
O Islão é a religião.
A língua oficial é o dhivehi, que coexiste com o inglês.
O arquipélago das Maldivas oferece-lhe duas alternativas para fazer compras. Por um lado, o artesanato, que inclui artigos de origem marinha, desde pulseiras, brincos, colares, candeeiros, vasos e cinzeiros a ouriços-do-mar, estrelas e cavalos-marinhos de peluche, bem como tapetes de fibras vegetais com desenhos originais e felis, o vestuário local de cores vivas e alegres. Tenha em atenção que não pode comprar artigos feitos com carapaças de tartaruga, pois são ilegais por se tratar de uma espécie protegida.
Recomenda-se o uso de vestuário leve de verão durante todo o ano; não é necessário usar roupa quente, mas sim roupa de algodão e/ou linho e todos os acessórios necessários para se proteger do sol, como óculos de sol, protetor solar, chapéus, etc. É um país muçulmano relativamente conservador e algumas roupas são mal vistas. Não é aconselhável usar saias ou calças acima dos joelhos, nem deve usar uma t-shirt que envolva os ombros nus. Lembre-se que muitas horas de exposição ao sol podem ser prejudiciais para a pele, pelo que é aconselhável levar para a praia uma t-shirt de cor clara que não se importe de molhar, para se proteger do sol. Quanto ao calçado, use sapatos fechados (especialmente calçado desportivo e sandálias). Se a viagem coincidir com a época das monções (maio a outubro), leve um bom impermeável e um guarda-chuva.
VACINAS OBRIGATÓRIAS. Não para viajantes procedentes da União Europeia.
No caso de viagem à Maldivas é obrigatória a apresentação de certificado de vacinação contra a FEBRE-AMARELA, sempre que provenha de um país considerado de risco, como os países da África Central, América do Sul, ou outros países endémicos.
Consulte sempre os Centros Internacionais de Vacinação (https://www.sns24.gov.pt/servico/consulta-do-viajante)
Não existe representação diplomática portuguesa permanente. Os assuntos relacionados com este país são acompanhados pela Embaixada de Portugal em Nova Deli.
EMBAIXADA DE PORTUGAL EM INDIA
Nº 4, Panchsheel Marg, Chanakyapuri
New Delhi - 110021
Tlf (Secção Consular): 91 1 146 071 001
E-mail(Vistos): visas.novadeli@mne.pt
E-mail (Secção Consular): sconsular.novadeli@mne.pt
Coordenadas: 28º 36' 0,28" N | 77º 11' 1,46" E
Sítio Internet: https://novadeli.embaixadaportugal.mne.gov.pt
Passaporte com validade mínima de 6 meses a contar da data de partida. Os vistos de turista, para estadias até 30 dias, são obtidos gratuitamente à chegada.
IDIOMA
Ârabe, Inglês
Moeda Standard
AED
INDICATIVO INTERNACIONAL
+971
Os Emirados Árabes Unidos são um Estado federal formado em dezembro de 1971 por seis dos sete principados da chamada "Costa dos Piratas", no Golfo Pérsico. Atualmente, os seus habitantes vivem principalmente da exportação de petróleo, peixe seco e pesca de pérolas. A costa, as montanhas e, para os mais aventureiros, o deserto, cada um dos emirados surpreende o viajante com o seu estilo único. No sudeste da Península Arábica, entre Omã e a Arábia Saudita, situam-se os Emirados Árabes Unidos. A sua costa faz fronteira com o Golfo Pérsico e o Golfo de Omã. A sua superfície terrestre total é de 83.600 quilómetros quadrados. A maior parte do país é desértica, pontuada por alguns oásis. Em contrapartida, as zonas montanhosas, como o Hajar, são verdes e a costa é bastante plana.
A moeda oficial dos EAU é o dirham (Dh, AED). Cada dirham está dividido em 100 fils. As notas estão disponíveis em denominações de 1.000, 500, 200, 100, 50, 20, 10 e 5. As moedas estão disponíveis em denominações de 1, 0,5 e 0,25.
Os cartões de crédito internacionais são aceites em todo o lado, os caixas automáticos são muito numerosos e os bancos estão abertos de domingo a quarta-feira das 08:00 às 13:00, às quintas-feiras até às 12:00 e fechados às sextas-feiras.
O clima dos EAU é subtropical árido.A melhor altura para visitar é de novembro a maio, quando está moderadamente quente e o ambiente está em flor.
O inverno é ameno e soalheiro: 10-30°C, por vezes com tempestades de areia e temperaturas extremamente baixas à noite. O verão é quente: até 48°C com uma humidade próxima dos 90%.
A água do mar ronda os 25°C no inverno, subindo para 30°C no verão. Durante os meses quentes de junho, julho e agosto, evite a exposição ao sol entre as 11 e as 15 horas.
Para telefonar para os Emirados Árabes Unidos a partir de Portugal, marque 00 + 971 (indicativo do país) + 2 (Abu Dhabi), 3 (Al-Ain), 4 (Dubai), (5) Umm al-Qaiwain, 6 (Sharja), 7 (Ras-al-Khaimah), 9 (Fujairah) + os seis dígitos do número de telefone do destinatário. Dos Emirados Árabes Unidos para Portugal: 00 351 + o número de telefone do destinatário.
A zona dos Emirados Árabes Unidos tem uma diferença de GMT + 4 horas.
A eletricidade é de 220-230v e a frequência é de 50Hz. As fichas e tomadas são do tipo C, D e G. Recomenda-se o uso de adaptadores.
A gorjeta não é obrigatória, mas é uma prática comum.
80% da população é islâmica sunita, 16% islâmica xiita e o restante é constituído por minorias cristãs e hindus.
A língua oficial é o árabe, mas o inglês é também muito falado.
A variedade é enorme. Encontrará odres de pele de cabra, janyars (punhais curvos usados à volta da cintura), tapetes, jóias de prata beduínas e arcas de madeira. O muito apreciado souk das especiarias realça os aromas e as cores das suas bancas, repletas de canela, cardamomo, noz-moscada, açafrão, hena, incenso e pétalas de rosa. Sob os tectos do souk do ouro, mais de 400 lojas de ouro e de pedras preciosas espremem-se umas contra as outras.
O ouro de 18 a 24 quilates está isento de impostos e é comercializado aqui a uma taxa mais elevada do que noutras partes do mundo. Por outro lado, não vale a pena procurar pérolas preciosas; estas desapareceram desde os anos 40 e só são vendidas no antigo souk de Sharja. Por ocasião do Dubai Shopping Festival, a Emirates, a companhia aérea nacional, concede aos seus passageiros uma franquia de bagagem de 10 kg. Durante este período, os stocks são escoados e os descontos chegam a 50% sobre os preços já competitivos. Esta é a altura certa para comprar moda, artigos de couro, relógios, perfumes, eletrónica, caviar e carros desportivos.
Para as grandes compras, convém fazer uma pesquisa antes de partir para comparar os preços de uma forma prática. As lojas estão abertas das 8h00 às 13h00, das 15h00 às 16h00 e das 19h00 às 20h00. A maior parte das lojas está aberta das 9h00 às 13h00 e das 16h00 às 21h00. Os centros comerciais estão abertos ininterruptamente das 10.00 às 22.00 horas. É possível encontrar lojas abertas 24 horas por dia. O dia de encerramento é a sexta-feira, embora muitas lojas não fechem e outras abram ao meio-dia.
É aconselhável usar roupa de algodão, touca, sapatos confortáveis, fato de banho e uma camisola leve para a noite. É aconselhável que as mulheres se vistam de forma discreta.
Não são obrigatórias quaisquer vacinas. Deve sempre consultar os Centros Internacionais de Vacinação (https://www.sns24.gov.pt/servico/consulta-do-viajante/).
EMBAIXADA/CONSULADO DE PORTUGAL
Marina Park Office
Villa A42 / P.O. BOX 114587
Abu Dhabi
United Arab Emirates
Telefone: +(971) 265 05541
E-mail: abudhabi@mne.pt
Coordenadas: 24º 28' 35,03" N | 54º 19' 6,59" E
Sítio Internet: https://abudhabi.embaixadaportugal.mne.gov.pt/
Não são necessários vistos para estadias inferiores a 90 dias. O passaporte deve ter uma validade mínima de seis meses.