Encantos da Sicília

Encantos da Sicília

Encantos da Sicília

Deixe-se cativar pela sua capital Palermo, caracterizada pela sua cultura e história. Delicie-se com o famoso Vale dos Templos em Agrigento e viaje no tempo visitando os mosaicos da Villa Romana del Casale na Piazza Armerina, sem esquecer o impressionante vulcão Etna, um dos vulcões mais altos da Europa. Tudo isto, e muito mais, espera por si na Sicília. Não perca, faça já a sua reserva.

Dia 1 PORTUGAL/PALERMO
PORTUGAL/PALERMO

Partida em voo com destino a Palermo. Chegada, receção e transfer para o hotel. Alojamento.

Ver mais
Dia 2 PALERMO/MONREALE/PALERMO
PALERMO/MONREALE/PALERMO

Meia pensão. Partida para Monreale e visita ao Claustro Beneditino e à Catedral. Mais tarde regressaremos a Palermo para um breve passeio panorâmico de autocarro. Almoço. À tarde faremos um passeio pelo centro histórico da capital siciliana. Visitaremos os seus principais monumentos como a Capela Palatina, a Catedral de Palermo, a famosa Praça Pretória, os Quattro Canti ou a Piazza Vigliena. Passaremos em frente à Igreja Normanda de Martorana e entraremos na Igreja de Santa Caterina.

Ver mais
Dia 3 PALERMO/ ERICE/TRAPANI/AGRIGENTO
PALERMO/ ERICE/TRAPANI/AGRIGENTO

Pensão completa. Partida para Erice, cidade medieval situada a 750 metros acima do nível do mar. Aproveitaremos para provar os famosos doces à base de amêndoa do Erice. Continuação para a parte ocidental da Sicília para a visita panorâmica de Trapani com as suas salinas. Visitaremos a zona de produção de sal marinho rodeada pelos moinhos que permitem a produção do famoso sal de Trapani. Almoço. Partida para Agrigento, “a mais bela cidade dos mortais”, onde ainda hoje se podem admirar dez templos dóricos que se erguem no vale. Jantar.

Ver mais
Dia 4 AGRIGENTO/PIAZZA ARMERINA/RAGUSA-SIRACUSA
AGRIGENTO/PIAZZA ARMERINA/RAGUSA-SIRACUSA

Pensão completa. Partida para visita ao “Valle dei Templi”. Continuação em direção à Piazza Armerina. Almoço. Visita à esplêndida Villa Romana de Casale, uma luxuosa residência situada no coração da Sicília, um importante exemplo da época romana e onde se podem admirar os belos mosaicos que representam os costumes e os hábitos da época. Continuação em direção a Ragusa. Visita panorâmica de Ragusa Ibla, centro histórico da cidade. Jantar.

Ver mais
Dia 5 RAGUSA-SIRACUSA/NOTO/SIRACUSA/CATANIA
RAGUSA-SIRACUSA/NOTO/SIRACUSA/CATANIA

Meia pensão. Partida para Noto, capital do barroco siciliano, onde poderá admirar a Catedral totalmente renovada após vários anos de restauro, bem como passear pelas suas ruas repletas de tesouros arquitetónicos. Continuação para Siracusa, a maior cidade da antiguidade, fundada em 734-733 a.C., e chamada Syraka. Se as condições meteorológicas o permitirem, faremos um minicruzeiro para admirar as belezas do centro histórico de Siracusa a bordo de um barco. Almoço. À tarde visita a Siracusa que se estende junto ao mar, junto à ilha de Ortigia, que está ligada ao continente por uma ponte e oferece ao visitante os vestígios do seu passado glorioso: o Templo de Minerva, transformado em Catedral Cristã, o a lendária Fontana di Arethusa, o Templo de Apolo, o Teatro Grego e o Anfiteatro Romano situado perto da Latomie, o Orecchio di Dionisio. Continuação em direção a Catânia.

Ver mais
Dia 6 CATANIA/ETNA/TAORMINA/CATANIA
CATANIA/ETNA/TAORMINA/CATANIA

Meia pensão. Se as condições meteorológicas o permitirem, partida para o Monte Etna: o vulcão mais alto e ainda ativo da Europa. O autocarro chegará ao Refúgio Sapienza a 1.800 metros acima do nível do mar. Visita às crateras extintas, as chamadas "Crateri Silvestri". Iremos almoçar numa casa rural no sopé do Etna onde, para além de desfrutarmos de uma refeição típica e genuína, poderemos provar o vinho Etna de produção própria. Continuação para Taormina, situada no topo da pitoresca rocha do Monte Tauro. Tempo livre para fazer compras, descobrir as ruelas românticas da cidade ou visitar o famoso Teatro Grego, de onde poderá desfrutar de um magnífico panorama do Etna e do Mar Jónico. Regresso a Catânia onde faremos um passeio panorâmico a pé. Esta cidade, a mais importante da costa oriental, caracteriza-se fundamentalmente pelas suas construções em pedra vulcânica.

Ver mais
Dia 7 CATÂNIA/ MESSINA/CEFALÙ/PALERMO
CATÂNIA/ MESSINA/CEFALÙ/PALERMO

Meia pensão. Saída para Messina para um passeio panorâmico pela cidade que inclui vistas sobre o Estreito que separa a Sicília do continente. Além disso, visitaremos a Catedral da cidade com a sua famosa torre sineira. Continuaremos até Cefalú para almoçar. Cefalú é uma sugestiva aldeia perto do mar que presenteia o visitante com uma maravilhosa exibição artística de luzes e cores. Não se esqueça de visitar a maravilhosa "Cattedrale Normanna" cuja construção remonta a 1131 e a "Lavatoio Medievale". Tempo livre para passear pelas ruas estreitas repletas de joalharias e lojas elegantes que conservam todo o seu fascínio medieval. Continuação em direção a Palermo.

Ver mais
Dia 8 PALERMO/PORTUGAL
PALERMO/PORTUGAL

Pequeno-almoço. Dependendo do voo de regresso, tempo livre para visitas ou compras de última hora. Transfer para o aeroporto. Partida em voo de regresso a Portugal. Chegada.

Ver mais

Partidas

Março: 31.

Abril: 7, 14, 21, 28.

Maio: 5, 12, 19, 26.

Junho: 2, 9, 16, 23, 30.

Julho: 7, 14, 21, 28.

Agosto: 4, 11, 18, 25.

Setembro: 1, 8, 15, 22, 29.

Outubro: 6, 13, 20, 27.

O que está incluído

   

Voo de linha regular, classe turista (reservas em classes especiais).

   

Alojamento e pequeno-almoço.

   

6 almoços e 2 jantares (bebidas incluídas: ¼ de litro de vinho ou 1 refrigerante + ½ litro de água mineral por pessoa).

   

Incorporação num circuito regular com guia em espanhol.

   

Visitas especificadas (BILHETES INCLUÍDOS).

   

Seguro de viagem.

Notas importantes

Preço desde baseado na Lufthansa, classe T, para viajar de 7 de julho a 18 de agosto.

Taxas aéreas incluídas. LH: 250 €.

As excursões opcionais não estão incluídas no preço e são reservadas e pagas diretamente no destino.

É necessário um número mínimo de participantes.

O programa pode igualmente ser efetuado no sentido inverso.

O itinerário pode estar sujeito a alterações em função dos dias de partida, mas o conteúdo do programa de visitas e as entradas serão sempre respeitados.

Alguns municípios podem aplicar uma taxa municipal, que deve ser paga pelo cliente diretamente no destino.

IDIOMA

Italiano

Moeda Standard

EUR

INDICATIVO INTERNACIONAL

+39

Itália

A Itália é uma península cujo território tem uma forma curiosa, que a torna conhecida em todo o mundo pela sua forma de bota. Tem uma superfície de 301 277 quilómetros quadrados e faz fronteira com a França a oeste, com a Suíça e a Áustria a norte e com a Eslovénia a leste. A costa italiana é banhada pelos mares da Ligúria, da Sardenha e Tirreno a oeste, pelo mar Jónico a sul e pelo mar Adriático a leste. A Itália foi o berço de impérios e de movimentos artísticos e filosóficos que transformaram o modo de vida e o pensamento do resto da Europa e do mundo ao longo da história. O Império Romano trouxe muitas culturas importantes, como os gregos ou os egípcios, sob a insígnia do louro, desenvolvendo o seu próprio estilo, de que se podem ver exemplos, por exemplo, em Espanha, Cartago ou Bretanha. E se é possível admirar estes vestígios noutros países, é-o ainda mais no seu território, onde podem ser encontrados em maior profusão e em muito bom estado de conservação.

Moeda

A moeda oficial do país é o euro.

Clima

Devido ao clima mediterrânico ameno que cobre quase todo o país, o verão é a época ideal para desfrutar de umas férias em Itália. No entanto, se visitar os Alpes, o inverno é a melhor altura para desfrutar da beleza das paisagens montanhosas cobertas de neve e dos desportos de inverno.

Diferença horária

A Itália tem uma diferença horária de GMT + 1 hora.

Eletricidade

A eletricidade é de 220 volts a 60 Mhz.

Gratificações

Em Itália, dá-se gorjeta quando se gosta realmente do local, da comida ou do serviço; quando um empregado de mesa é muito atencioso e prestável, por exemplo. Uma gorjeta de 10%, em qualquer restaurante em Itália, é considerada uma boa gorjeta.

Língua

A língua oficial de Itália é o italiano. No entanto, regiões como o Piemonte, e Toscana, a Lombardia e a Sicília têm os seus próprios dialetos, todos derivados do italiano. A exceção é a ilha da Sardenha, onde o italiano partilha o estatuto oficial com o sardo.

Compras e artesanato

Em Itália, pode comprar tudo aquilo com que sempre sonhou, mas tudo o que compra é de excelente qualidade. Se procura objectos religiosos, pode encontrar uma grande variedade de objectos religiosos em Roma. A Itália é o berço de muitas das fragrâncias que perfumam homens e mulheres em todo o mundo. Os instrumentos musicais têm um bom produtor em Itália. São particularmente conhecidos os acordeões de Castelfidardo, Stradella e Vercelli e os magníficos violinos de Cremona, cuja qualidade lhes granjeou uma merecida reputação no resto do mundo. As ilhas da Sicília, da Sardenha e dos Abruzos são ideais para os tecidos e os tapetes. Em Veneza, mais concretamente em Murano, pode comprar excelentes vidros e não pode perder algumas das máscaras que tornaram o Carnaval tão famoso. Se preferir a cerâmica, o melhor sítio para ir é Assis, Vietri, Calábria ou Sicília, onde encontrará peças com belos acabamentos e baratas. A ourivesaria está centrada na Toscânia e a prataria no Veneto. Finalmente, e como é óbvio, em Itália pode comprar, para além de todos os artigos acima mencionados, os não menos deliciosos produtos alimentares, massas maravilhosas de vários tipos com as quais terá de ter em conta o prazo de validade, chocolates deliciosos, carnes frias únicas pelo seu sabor, especiarias típicas do Mediterrâneo, vinho de alta qualidade, azeite puro e gelados de sabores incríveis, todos uma delícia. Claro que estes últimos terão de ser saboreados no local, pois não resistiriam a uma viagem de regresso.

Vestuário

Para viajar para Itália, é necessário usar roupa de algodão e, sobretudo, sapatos muito confortáveis, porque para ver todas as maravilhas deste país terá de andar muito. Como sempre, não se esqueça de levar um casaco para o caso de haver trovoada. Se viajar para os Alpes no inverno, não se esqueça de levar botas de neve, um cachecol, luvas e outras roupas quentes. No resto do país, um casaco quente é suficiente para o inverno.

Embaixada/Consulado de Portugal

EMBAIXADA/CONSULADO DE PORTUGAL

Via Guido d'Arezzo, 5 - 00198 Roma / Itália

Tlf (Secção Consular): (+39) 06 844 801

Tlf (Centro de Atendimento Consular): +(39) 0645238800

E-mail (Embaixada): secretariado.roma@mne.pt

E-mailo (Secção Consular): sconsular.roma@mne.pt

Formulários de contacto (Centro de Atendimento Consular): https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/centros-de-atendimento-consular

Coordenadas: 41º 55' 13,01" N | 12º 29' 38,6" E

Sítio Internet: https://roma.embaixadaportugal.mne.gov.pt