Partida em voo para Dakar, pela rota escolhida. Chegada e transfer para o hotel. Alojamento
O Senegal, conhecido como “o sol de inverno de França”, é um país de uma beleza surpreendente e pouco conhecida. Descubra o charme caótico de Dakar, o clima colonial sentimental de Saint Louis e a natureza rica e diversificada da reserva de aves de Djoudj ou Barbarie. Passe a noite num dos mais belos desertos de África e, no final da sua viagem no Senegal, mergulhe na atmosfera de uma autêntica aldeia de pescadores, repousando nas areias macias de Saly.
Partida em voo para Dakar, pela rota escolhida. Chegada e transfer para o hotel. Alojamento
Meia pensão. Visita panorâmica da capital do Senegal. Começamos na corniche de onde veremos a mesquita da divindade, a estátua do Renascimento Africano, a mais alta do continente e de onde teremos vistas excecionais da cidade, e o luxuoso bairro das Almadies, onde se encontra o ponto mais ocidental do continente africano. Visita panorâmica do bairro do Plateau, da Praça da Independência e do Palácio Presidencial. Ao meio-dia, dirigimo-nos ao cais para apanhar o ferry para a ilha de Goree. Passeio a pé pelas ruas coloniais e visita à sinistra casa-museu dos escravos, este incrível enclave foi declarado Património Mundial pela UNESCO. Almoço incluído na ilha. De tarde, dirigimo-nos ao Museu das Civilizações Negras, um dos maiores museus de arte africana do continente. Após a visita, continuação para o mercado de artesanato de Sumbediune. Tempo livre para compras num dos maiores bazares do país. Regresso ao nosso hotel.
Meia pensão. Partida para o interior do país, deixando para trás a grande cidade com as suas autoestradas e engarrafamentos gigantescos para nos dirigirmos à cidade de Thies. Antes de chegar à antiga capital dos caminhos-de-ferro, faremos uma breve paragem numa das bancas à beira da estrada que oferecem cestaria e outros produtos locais. Ao meio-dia, chegamos à antiga capital colonial da África francesa, Saint Louis. A entrada da cidade é dominada pela sua imponente ponte. Instalação no nosso hotel no centro da cidade. Almoço livre (não incluído). De tarde, visita em carruagem puxada por cavalos dos bairros norte e sul, bem como da zona dos pescadores. Tempo livre para um passeio pelas ruas coloniais ou uma visita opcional ao museu histórico ou de fotografia. Jantar no hotel.
Meia pensão. De manhã, consoante a estação do ano, iremos à reserva ornitológica de Djoudj (entre novembro e abril) ou de Barbarie (entre maio e outubro). Ambos os parques nacionais são reservas mundiais da biosfera e constituem ecossistemas únicos que albergam um número infinito de aves migratórias, como pelicanos, garças e patos da Gâmbia, bem como crocodilos e outros mamíferos. O passeio pela reserva será efectuado em canoas tradicionais motorizadas. Almoço livre (não incluído). De tarde, continuamos para a região de Luga, onde o nosso lodge está localizado no deserto de Lompoul, ao qual acederemos em veículos todo-o-terreno. Jantar no lodge.
Meia pensão. Tempo livre para desfrutar do deserto. À hora prevista, dirigimo-nos para a costa atlântica onde o nosso hotel nos espera em frente às praias de Saly. Jantar no hotel.
Meia pensão. Dias livres para desfrutar das praias ou das atividades da zona.
Pequeno-almoço. Tempo livre. À hora indicada, transfer para o aeroporto de Dakar. Partida em voo de regresso a Portugal. Noite a bordo.
Partidas
Segunda-feira, quarta-feira, sexta-feira e sábado (1 Jan - 31 Dez).
Voo de linha regular, classe económica (reservas em classes especiais).
Alojamento e pequeno-almoço.
1 almoço e 5 jantares (bebidas não incluídas).
Transporte em automóvel, minibus ou autocarro, consoante o número de passageiros.
Motorista-guia espanhol até ao 5º dia do programa.
Visitas e entradas de acordo com o itinerário.
Seguro de viagem.
Preço desde baseado na TAP, classe O, para partidas de 1 de janeiro a 22 de junho, em hotéis de categoria B.
Taxas aéreas incluídas. TP: 327 €.
IDIOMA
Francés
Moeda Standard
XOF
INDICATIVO INTERNACIONAL
+221
O Senegal, o país mais ocidental de África, tem mil faces: foi disputado por muitas etnias autóctones muito antes de os europeus decidirem instalar-se nas suas costas. Mistura de tradições muçulmanas e animistas, cada cidade e aldeia oferece-lhe diferentes aspectos da realidade africana e da mistura de grupos que constituem o país.
A moeda oficial é o franco CFA. Os cartões de crédito são amplamente aceites nas cidades e nos hotéis.
O Senegal tem um clima tropical, com temperaturas médias durante todo o ano entre 26°C e 30°C. Tem também uma breve estação das chuvas. Entre julho e setembro, tem também uma breve estação de chuvas, com trovoadas repentinas.
Hora do meridiano de Greenwich.
A eletricidade é de 220W. A maior parte do país beneficia de um bom abastecimento de eletricidade. No entanto, as falhas de energia são comuns em algumas zonas.
O Senegal é um Estado laico, embora 80% da população seja muçulmana, 15% seja cristã e 5% seja animista. O Islão é praticado de forma muito vaga, com cada um a praticar a sua própria religião, mas sem a impor aos outros. Dois grandes grupos étnicos abraçaram o cristianismo, os Diola do sul do Senegal (Casamance) e os Serer da região de Sine Saloum. Existem serviços religiosos em todas as grandes cidades do país.
Por razões históricas, a língua oficial é o francês. Entre as línguas locais mais faladas contam-se o Wolof, o Peul, o Serere e o Diola.
Os artigos mais populares são as esculturas em madeira e as máscaras de ébano. Também artigos de couro e peles, tecidos Bogolan (tecidos coloridos para decoração), tecidos de algodão, joias de prata e ouro.
EMBAIXADA/CONSULADO DE PORTUGAL
Rue du Portugal, Fann Résidence
Dakar / Senegal.
Tlf (Marcações de vistos): + (221) 338 606 006
Tlf (Geral): + (221) 338 592 660
E-mail (Embaixada): dakar@mne.pt
Coordenadas: 14º 41' 40,68" N | 17º 28' 26,25" O
Sítio Internet: https://dakar.embaixadaportugal.mne.gov.pt