![PORTUGAL/BERGEN PORTUGAL/BERGEN](https://d2l4159s3q6ni.cloudfront.net/resize/350x200/filters:max_age(2604800):quality(65)/s3/dam/photos/a2/2e/f1/4f/e1beac7ff7ac7eaf753a98176b1386ae5fae8d49080b2617563a32f9.jpg)
Partida em voo de linha regular com destino a Bergen. Alojamento.
Quer fazer uma escapada à cidade norueguesa de Bergen? A porta de entrada para os fiordes, a antiga capital hanseática do Norte da Europa, ainda tem o seu bairro portuário de madeira "Bryggen", Património Mundial da UNESCO, quase intacto. Um passeio pelas suas ruas estreitas e pelo mercado de peixe do porto fá-lo-á recuar no tempo. Portanto, agora já sabe, se quiser conhecer a interessante e atraente Bergen, não perca esta magnífica oportunidade e faça já a sua reserva. Vai perdê-la?
Partida em voo de linha regular com destino a Bergen. Alojamento.
Dia livre em Bergen para realizar atividades opcionais. Um dia em Bergen... 09.30 Visite qualquer dos excelentes Museus da Cidade. Não se esqueça do Museu Hanseático, que oferece uma peculiar visão do Passado Medieval. 11.00 Percorra o Cais Medieval (Bryggen), declarado Património da Humanidade, com as suas antigas ruelas de madeira, ou compras visitando as Mansões dos mercadores. 12.30 Passeie pelo Mercado do Peixe, Zacchariasbryggen e preparem um *piquenique» com deliciosos camarões cozidos e salmão fumado ou marinado. Descanse nalguma das muitas esplanadas que rodeiam este embarcadouro, que nos dará uma excelente visão desta bonita cidade. 15.00 A poucos Km da cidade encontram-se dois lugares com especial encanto, a Starvkirke (Igreja medieval de madeira) de Fanftoft com as proas dos barcos viquingues colocadas nos tetos e o Palácio de estilo mourisco do famoso violinista nacional Ole Bull. 17.00 Apanhe o comboio cremalheira *Floibannen» para subir até uma das colinas que dominam a cidade. E ter uma vista panorâmica excelente. 19.00 No centro abundam as ruas pedonais e praças com várias esplanadas para degustar um ótimo jantar à base de especialidades locais (Atividades não incluídas no preço final).
Pequeno-almoço. Em função do horário do voo, tempo livre para visitas ou ir às compras de última hora. Voo de linha regular de regresso a Portugal. Chegada.
Partidas
Diárias
Voo de linha regular com a companhia aérea selecionada.
Hotéis indicados na categoria e regime selecionado.
Seguro de viagem e documentação eletrónica.
Preço Estrela.
Hotéis na Noruega:Tal como no resto dos países nórdicos, os hotéis na Noruega não têm uma classificação oficial de estrelas, pelo que, muitas vezes, um hotel classificado com 4 estrelas num sítio Web será classificado com 3 estrelas noutro, ou vice-versa. Em geral, todos os hotéis, independentemente da sua categoria, têm características comuns, tais como quartos mais pequenos do que a média internacional, com uma decoração simples, limpa e funcional. Independentemente das grandes cidades, os hotéis são pequenos e situam-se em zonas isoladas, muitas vezes localizadas num ambiente natural típico, em pequenas aldeias ou em zonas de vales/montanhas, longe de qualquer centro urbano. É também cada vez mais comum que o serviço de quartos não limpe o quarto todos os dias para estadias de vários dias, a fim de minimizar as despesas ambientais e otimizar o pessoal de cada estabelecimento. Se necessitar de limpeza e/ou substituição de toalhas, por favor informe a receção com antecedência e os funcionários terão todo o prazer em ajudá-lo. - Se precisar de fazer o check-out antes do horário de abertura do pequeno-almoço, pode encomendar antecipadamente um pequeno-almoço para levar, sujeito a disponibilidade. Normalmente, os estabelecimentos cobram um suplemento por este serviço, que tem de ser pago diretamente pelo hóspede.
IDIOMA
Norueguês
Moeda Standard
NOK
INDICATIVO INTERNACIONAL
+47
A paisagem da Noruega alterna montanhas, rios, florestas e costas escarpadas com tranquilas aldeias piscatórias e igrejas medievais de madeira, tornando-a um destino popular para os viajantes que procuram aquela combinação única de natureza e cultura. Os seus 386.958 quilómetros quadrados estendem-se ao longo de uma cadeia de montanhas que cobre dois terços do país. A leste, a sua fronteira mais extensa é com a Suécia, a norte com a Finlândia e, durante alguns quilómetros, com a Rússia. Nos outros pontos cardeais, a Noruega está rodeada de mares: o mar de Barents a norte, os oceanos Atlântico e Norueguês a oeste e o mar do Norte a sul. O seu território está organizado em onze províncias, ou fylker, e a sua capital é Oslo. Até 2020, as províncias foram unificadas, passando de 18 para 11.
A moeda oficial é a coroa norueguesa (NOK). O euro é geralmente aceite em hotéis e lojas. Uma coroa equivale a 100 øre (cêntimos). Os cartões de crédito, especialmente Visa e Mastercard, são amplamente aceites em hotéis, restaurantes, estações de serviço e lojas em todo o país para turistas.
O tempo na Noruega é muito variável. Um ditado comum em Bergen é: "Se não gosta do tempo, espere 10 minutos". O clima da Noruega é mais ameno do que o de outros países com latitudes semelhantes, como a Gronelândia, a Sibéria, o norte do Canadá e o Alasca. Durante o inverno, a temperatura desce mais para o interior do que para a costa, onde a corrente do Golfo do México tempera o clima. No verão, as temperaturas são agradáveis, embora a chuva seja frequente. As temperaturas médias em agosto (às 13 horas) são: Oslo 18,7ºC, Bergen 16,3ºC, Trondheim 14,9ºC, Trømso 12,5ºC e Svalbard 5,7ºC. O sol da meia-noite pode ser visto de meados de maio a finais de julho no Cabo Norte e entre finais de maio e meados de julho nas Ilhas Lofoten. Mesmo o sul do país goza de dias que começam às 4 da manhã e terminam às 23 horas em pleno verão. No norte, o sol põe-se no final de novembro e só volta a aparecer no final de janeiro. Este fenómeno meteorológico permite ver a Aurora Boreal ou Northern Lights.
Para telefonar para a Noruega, marque o indicativo do país +47, depois o indicativo da cidade (2 para Oslo, 5 para Bergen) e, por fim, o número de telefone.
220 volts, não necessita de adaptador.
Na Noruega, a gorjeta é um gesto voluntário e não uma compensação financeira pelos serviços prestados. Muitos noruegueses deixam pequenos trocos quando compram bebidas em bares. Nos restaurantes, basta arredondar para cima e acrescentar um pouco mais. Nas viagens de táxi, é aconselhável arredondar para cima e acrescentar 5 ou 10 coroas (consoante o serviço recebido). Os noruegueses não costumam dar gorjeta ao pessoal dos hotéis, embora seja um gesto simpático fazê-lo se tiver sido bem tratado.
Cerca de 86% da população pertence à Igreja Evangélica Luterana da Noruega, aqui designada por Igreja Protestante Nacional, embora muitos não sejam membros praticantes. O Estado apoia a Igreja e o rei nomeia o clero. No entanto, é garantida a plena liberdade religiosa. A religiosidade na Noruega é sobretudo expressa em privado e, embora a maioria das pessoas diga que a religião é importante para elas, regra geral não participam ativamente em comunidades religiosas organizadas.
A língua oficial da Noruega é o norueguês, uma língua germânica do norte que, juntamente com o sueco e o dinamarquês, forma um grupo de línguas com variações regionais, mas que são mutuamente inteligíveis.
O artesanato, os pulôveres tricotados à mão, os bordados, os têxteis, as pratas, as taças e colheres de madeira, o vidro soprado e os enfeites de Natal feitos de palha e aparas de madeira são os artigos mais comuns. Para onde quer que olhe, encontrará os famosos Trolls (especialmente em madeira), personagens essenciais na cultura deste país onde os longos dias de inverno deram origem a milhares de histórias em que eles são os protagonistas. Alguns produtos gastronómicos só podem ser comprados aqui, são baratos e valem o dinheiro: carne de rena fresca ou fumada, pasta de caviar, alguns tipos de queijo? Também é possível comprar carne de baleia, se tiver curiosidade, e até carne de foca. Mas, neste caso, o melhor é experimentá-la no local, num restaurante especializado. Quanto ao salmão, é muito mais caro do que em Portugal, e não é de melhor qualidade.
O clima na Noruega é muito variável de um dia para o outro, e até no mesmo dia, pelo que o ideal é que coloque na mala diferentes camadas de roupa e que vá adicionando ou retirando roupa ao longo do dia. Existe uma teoria sobre isto, a teoria das três camadas: roupa interior, roupa exterior e roupa exterior, a única coisa que precisa de combinar é o material das camadas, dependendo da estação. - O verão norueguês tem um clima bastante estável, mas o que é claro é que, apesar de ser verão, precisará sempre de uma camisola quente, de um mackintosh ou de um guarda-chuva e de botas de caminhada confortáveis e impermeáveis. O mês mais quente nos fiordes é julho. - No inverno, vista-se com camadas de roupas quentes, usando lã pura em vez de algodão ou poliéster, e certifique-se de que estas o protegem da humidade e do vento. Recomenda-se que use um bom casaco à prova de vento e de água com um forro de lã ou um casaco de penas com muito acolchoamento. Além disso, deve usar um chapéu, luvas e um cachecol, de preferência de lã. E para o calçado, botas impermeáveis e confortáveis.
Não é necessário vacinar-se. O sistema de saúde pública da Noruega é um dos mais avançados do mundo. Na maioria das cidades existem clínicas públicas abertas 24 horas por dia para tratar emergências. Chamam-se legevakt. Os cuidados médicos prestados nestes centros são gratuitos para os cidadãos da UE, embora só estejam cobertos os cuidados de urgência. Além disso, Portugal tem um acordo de cuidados de saúde com a Noruega, pelo que os cidadãos portugueses têm direito a cuidados de saúde públicos gratuitos. Só tem de apresentar o seu Cartão Europeu de Seguro de Doença, que deve solicitar antes de viajar junto dos serviços de Segurança Social.
EMBAIXADA/CONSULADO DE PORTUGAL
Josefinesgate 37, 0244 Oslo / Noruega
Tlf (Chancelaria): +(47) 23332855
Tlf (Secção Consular): +(47) 23332857
Correio eletrónico (Chancelaria): embassyportugal.oslo@mne.pt
Correio eletrónico (Secção Consular): sconsular.oslo@mne.pt
Coordenadas: 59º 55' 19,68" N | 10º 43' 26,02" E
Sítio Internet: https://oslo.embaixadaportugal.mne.gov.pt/
Embora não seja membro da União Europeia, a Noruega faz parte do espaço Schengen, que permite a livre circulação de residentes. Os cidadãos dos países membros de Schengen (incluindo Portugal) podem entrar na Noruega apresentando um bilhete de identidade ou passaporte válido. Se viajar de carro ou autocaravana, deve, obviamente, ter toda a documentação relevante; e se transportar animais de estimação, é essencial apresentar o Certificado Veterinário, que consiste em duas partes, o Certificado de Saúde e o Certificado de Vacinação.