Fim de Ano Báltico

Fim de Ano Báltico

Fim de Ano Báltico

Uma experiência única a bordo de um cruzeiro excecional. Desfrute da atmosfera natalícia escandinava durante um fim de semana que combina um minicruzeiro no Mar Báltico e a descoberta de duas capitais particularmente bonitas e divertidas

Dia 1 PORTUGAL / ESTOCOLMO
PORTUGAL / ESTOCOLMO

Partida em voo para a capital sueca. Chegada a Estocolmo e transfer por sua conta até ao hotel (possibilidade de reservar o transfer com suplemento). Descubra por conta própria esta elegante capital repleta de ilhotas, parques verdes e praças arborizadas. Esta “cidade sobre a água” alberga notáveis ​​casas antigas, vestígios do seu passado. Gamla Stan, o centro histórico medieval com a sua atmosfera tranquila e ruas sinuosas, está repleto de bancas de artesanato, galerias de arte, antiquários e livrarias antigas; Kungliga Slottet, o Palácio Real construído em 1690 e 1754, muito rico em memórias históricas; Stadshuset, a Câmara Municipal, construída sobre estacas, alberga quartos sumptuosamente mobilados. Alojamento.

Ver mais
Dia 2 ESTOCOLMO / MINICRUZEIRO FIM DE ANO
ESTOCOLMO / MINICRUZEIRO FIM DE ANO

Pequeno-almoço. Manhã livre. Transfer ao meio-dia para o porto por sua conta e embarque num dos magníficos e sumptuosos navios da Silja Line. Às 16h45 o barco partirá, levando-nos pelo Mar Báltico através de belos arquipélagos, com destino a Helsínquia. Durante a noite oferecem-nos um Jantar de Gala no Restaurante, que oferece especialidades nórdicas, Welcome Bars, Lojas Tax Free, Casino, Auditório com espetáculo internacional e Animação. Deixe-se levar pela atmosfera de romance e alegria antes de regressar à sua cabine. Noite a bordo.

Ver mais
Dia 3 HELSÍNQUIA
HELSÍNQUIA

Pequeno-almoço a bordo. Por volta das 10h30, chegada à capital finlandesa. Desembarque e transporte para o hotel por conta própria. Explore por conta própria a capital finlandesa: Senaatintori, o belo conjunto arquitetónico do Senado, uma obra de arte de estilo imperial (foram filmadas cenas do filme Dr. Jivago nesta praça); Kauppatori, a pitoresca praça do mercado, na fronteira com o porto, é caracterizada por uma abundância de bancas de flores e frutas; Tuomiokirko, a catedral foi construída no século XIX, com uma impressionante cúpula de cobre, muitos concertos são oferecidos regularmente ali; Temppeliaukiokirkko, uma impressionante igreja escavada na rocha, com uma acústica excecional; Sibeliuksenpuisto, a catedral ortodoxa neobizantina, ergue a sua poderosa massa de tijolos vermelhos na ilha de Katajanokka.

Ver mais
Dia 4 HELSÍNQUIA / PORTUGAL
HELSÍNQUIA / PORTUGAL

Pequeno-almoço. Tempo livre até ao momento do transporte para o aeroporto por sua conta. Partida em voo de regresso. Chegada.

Ver mais

Partidas

Dezembro: 30

O que está incluído

Voo de linha regular, classe económica.

2 noites nos hotéis mencionados ou similares com pequeno-almoço incluído.

1 noite a bordo do cruzeiro Tallink-Silja com pequeno-almoço.

Jantar buffet de gala Fim de Ano incluindo vinho branco e tinto, cerveja, refrigerantes, chá e café.

Seguro de viagem.

O que não está incluído

Não estão incluídos os transfers aeroporto-hotel ou vv nem hotel-porto ou vv

Notas importantes

Preço desde baseado na TAP, classe U, para partida dia 30 de dezembro.

Taxas e combustível incluídos. TP: 115 €

IDIOMA

Sueco

Moeda Standard

SEK

INDICATIVO INTERNACIONAL

+46

Suécia

A Suécia, um dos países mais afastados do equador, caracteriza-se pela sua longa linha costeira, vastas florestas e numerosos lagos. A sua superfície é semelhante à de Espanha mas, devido à sua extensão, oferece uma natureza muito variada. Cada região tem as suas próprias características distintivas: viajar de Skåne, com os seus castelos e campos de trigo no sul do país, até à Lapónia sueca no norte, dominada pela natureza selvagem e pelas paisagens alpinas, é como viajar por países diferentes. Há longas linhas costeiras com arquipélagos e milhares de ilhas, vastas florestas, 24 parques nacionais, inúmeros lagos e rios e cadeias de montanhas no norte. Do ponto de vista turístico, é um país atrativo tanto no verão como no inverno.

Moeda

A coroa (sueco: krona, plural kronor) é a moeda oficial da Suécia. Tem o código SEK e é abreviada como kr. Está dividida em 100 öre e circula juntamente com o euro nas ilhas Åland. A Suécia é um país quase sem dinheiro. Leve o seu cartão de débito ou de crédito. Muitos suecos preferem pagar com cartão em vez de dinheiro e alguns cafés e lojas em Estocolmo não aceitam pagamentos em dinheiro, apenas com cartão.

Clima

O clima da Suécia varia muito consoante a sua localização. Se estiver no sul, encontrará um clima ameno, sem temperaturas extremas. O sul tem um clima oceânico, enquanto o norte tem um clima boreal. O clima do sul do país está intimamente relacionado com a corrente do Golfo, o que evita temperaturas extremas. A Suécia tem três zonas climáticas, de sul para norte, com um clima oceânico, continental e boreal, sendo que quanto mais a norte, mais extremo. No norte, por exemplo, temos dias de sol eterno e noites que duram dias, com médias que variam entre os 40 graus no inverno e os 20 graus no verão no sul. No norte, os verões são curtos e frescos, enquanto no sul, os verões são um pouco mais longos e com temperaturas mais agradáveis. No verão, as temperaturas raramente ultrapassam os 25 graus no sul do país.

Telefone

Para telefonar para a Suécia, marque o indicativo internacional e depois o indicativo do país: 00 46. O indicativo da cidade/província tem 1 a 3 dígitos e depois o número de telefone, que tem 5 a 8 dígitos.

Legislação e documentos

A Suécia é membro da União Europeia. Se é nacional de um dos países da UE, só precisa de um bilhete de identidade nacional (CC) ou passaporte válido para viajar para este país.

Diferença horária

O fuso horário da Suécia é GMT + 1 hora.

Eletricidade

A eletricidade é de 220 volts. As fichas são continentais, com dois pinos.

Gratificações

A gorjeta não é comum na Suécia. Apenas os clientes de bares e restaurantes que estão muito satisfeitos com o serviço ou com a comida dão uma gorjeta de 5 a 15% do total da conta ou arredondam-na para cima. Nos hotéis, o serviço está incluído na fatura, pelo que não é necessário dar gorjeta. Os taxistas estão habituados a receber uma pequena gorjeta, normalmente trocos, se o montante dado for próximo do preço da corrida.

Religião

A Constituição sueca protege a liberdade religiosa. Embora a Igreja Luterana seja a religião do Estado, tanto a Igreja como o Governo concordaram que esta relação terminou em 2000. As religiões minoritárias são normalmente tratadas na Suécia em pé de igualdade com as religiões tradicionais. A Constituição proíbe a legislação selectiva e a discriminação contra as religiões não tradicionais.

Língua

A língua oficial é o sueco. Há minorias de língua finlandesa e Sami ou Lapp no norte. Crianças a partir dos 9 anos aprendem inglês como primeira língua estrangeira.

Compras e artesanato

A Suécia é internacionalmente conhecida como um dos maiores países de design do mundo. Costumava ter a reputação de ser um país caro, mas este é um mito que não corresponde à realidade e muitos visitantes ficam surpreendidos ao descobrir como os preços são razoáveis na maioria das lojas. As cidades suecas são, atualmente, consideravelmente mais baratas do que Londres, Paris, Nova Iorque, etc. O mundialmente famoso vidro sueco, o mobiliário, o artesanato, os brinquedos, a roupa para crianças... a lista de coisas a comprar pode ser muito longa. Por outro lado, o mundo da moda explodiu nos últimos anos, especialmente a moda mais jovem e que define tendências. Atualmente, existe um oceano de marcas de moda suecas interessantes, muitas das quais têm as suas próprias lojas em Estocolmo, mas também estão acessíveis noutros pontos do país. O Reino do Cristal ou Glasriket é a região do sul da Suécia onde se fabricam os mundialmente famosos objectos de vidro. O facto é que são cada vez mais os visitantes que se deslocam ao Reino de Cristal para experimentar o verdadeiro artesanato, para descobrir o design inovador e em busca de lojas e estabelecimentos de cristal. É por isso que os visitantes ficam maravilhados quando observam a técnica de soprar o vidro fundido para criar verdadeiras obras de arte. Em Estocolmo, a maioria das lojas concentra-se entre a chamada City e Östermalm, mas as zonas do noroeste, como Vasastaden e Kungsholmen, bem como Södermalm, também têm uma oferta interessante.

Vestuário

A sua mala para viajar para a Suécia vai variar muito em função de duas características principais: o seu destino final e a estação do ano que escolher para visitar o país. É isso mesmo, não vai levar as mesmas coisas se for visitar museus em Estocolmo ou se pretender perder-se na Lapónia em pleno inverno. O mais importante é adaptar-se à situação e usar roupa de qualidade. De qualquer modo, de acordo com os habitantes locais, não existe mau tempo na Suécia - são apenas maus hábitos. No verão, leve sempre um casaco de lã e um casaco de lã, mesmo que o tempo esteja bom e o sol brilhe. O tempo pode mudar rapidamente e o vento está quase sempre a soprar. Mesmo assim, leve óculos de sol e roupa leve. Se for no inverno, deve levar roupa quente para que possa desfrutar ao máximo das suas escapadelas suecas. Seria uma pena se não pudesse sair à rua porque se esqueceu de levar a roupa adequada. Se quiser descobrir a natureza selvagem sueca, leve roupa de esqui, que é perfeita para este ambiente. Não se esqueça de levar meias grossas, sapatos de caminhada e roupa interior respirável que possa enfiar por baixo das suas roupas quentes antes de se lançar ao frio lá fora. Quando lá estiver, veja como os suecos se vestem para se inspirar.

Requisitos de saúde

Não precisa de tomar nenhuma vacina. As condições sanitárias e de higiene do país são muito elevadas. A Suécia tem um sistema de saúde com padrões europeus, pelo que tanto os residentes portugueses como os turistas que necessitem de serviços médicos podem recorrer aos serviços locais para qualquer tipo de tratamento sem qualquer risco. Recomendamos-lhe que leve o Cartão Europeu de Seguro de Doença.

Embaixada/Consulado de Portugal

EMBAIXADA/CONSULADO DE PORTUGAL

Drottninggatan 108, 1º andar, 113 60 Estocolmo

Telefone: 46 (0) 8 545 670 64/9

Correio eletrónico: sconsular.estocolmo@mne.pt

Coordenadas: 59º 20' 19,99" N | 18º 3' 14,56" E

Sítio Internet: https://estocolmo.embaixadaportugal.mne.gov.pt/

IDIOMA

Finlandês, Sueco.

Moeda Standard

EUR

INDICATIVO INTERNACIONAL

+358

Finlândia

A Finlândia está situada no norte da Europa. Um quarto da sua superfície terrestre situa-se dentro do Círculo Polar Ártico. Tem fronteiras terrestres com a Suécia, a Noruega e a Rússia, e o Golfo da Finlândia separa-o da Estónia. A maior parte do seu território é constituída por um planalto suavemente ondulado de rochas erodidas e florestas. As colinas arredondadas caracterizam a paisagem do extremo norte, a Lapónia finlandesa. As principais cidades da Finlândia são: Helsínquia, Tampere, Turku, Vantaa, Espoo e Rovaniemi, que é considerada a capital do Ártico finlandês e também a casa do Pai Natal.

Moeda

Como membro da União Europeia, a moeda da Finlândia é o euro. Os cartões de crédito são normalmente utilizados e aceites na maioria dos estabelecimentos.

Clima

O verão finlandês, que começa no início de junho e termina em meados de agosto, é o mais quente dos países escandinavos. As temperaturas são mesmo elevadas, tendo em conta a elevada latitude, atingindo por vezes mais de 30°C. No inverno, a temperatura média em Helsínquia é de cerca de -4°C. No centro do país, encontrará temperaturas médias de inverno de -10°C e de -20°C na Lapónia. Dentro do Círculo Polar Ártico, as temperaturas são rigorosas e os invernos são longos. Mas o frio é seco e suportável se estiver bem vestido. O sol não se põe durante cerca de 73 dias durante as chamadas "noites brancas" de junho e julho, mas durante o rigoroso período de inverno há nada menos que 51 dias de escuridão. Esta longa noite em finlandês chama-se "kaamos".

Telefone

Para telefonar para a Finlândia, marque o indicativo do país +358. Os prefixos nacionais começam por zero, mas quando telefona do estrangeiro, não são marcados. Como o prefixo de Helsínquia é 09, para ligar de Portugal para um número desta cidade, marque 00-358-9 e depois o número pretendido.

Diferença horária

A diferença horária na Finlândia é de GMT + 2 horas.

Eletricidade

O sistema elétrico da Finlândia funciona com 220 V e as fichas têm duas cabeças arredondadas. Ou seja, como em Portugal.

Gratificações

A gorjeta nunca se enquadrou muito bem no modo de vida finlandês. Primeiro, talvez devido à influência de uma religião que elogia a frugalidade e, depois, porque a conta inclui todos os custos directos e indirectos e é um dado adquirido que "o serviço está incluído". No entanto, a gorjeta existe na Finlândia, ninguém se ofende se lhe for oferecida e muito poucos preferem não a receber. Regra geral, o serviço está incluído nas facturas dos restaurantes. Aqueles que comem a expensas da sua empresa costumam acrescentar uma gorjeta. Os que pagam do seu bolso em dinheiro arredondam um pouco para cima o valor. A gorjeta é muito rara nos hotéis. Se tiver consciência de que causou ao pessoal de limpeza uma carga de trabalho superior ao normal, é um gesto simpático prestar-lhe alguma atenção. Os recepcionistas só recebem gorjetas dos clientes que permanecem no hotel durante longos períodos de tempo. Os taxistas não esperam receber qualquer extra, mas muitos clientes arredondam a tarifa para cima. É frequente os táxis aceitarem cartões de crédito, mas, neste caso, é mais prático dar gorjeta em dinheiro.

Religião

A maioria dos finlandeses é cristã. Mais especificamente, pouco mais de 69% da população é evangélica luterana, que é a principal denominação do país. A Igreja Ortodoxa é a segunda religião nacional, embora muito mais modesta: apenas 1% da população se declara ortodoxa. Quanto às outras religiões, existem cerca de 50 000 protestantes e o mesmo número de muçulmanos. Cerca de 10 000 pessoas pertencem à Igreja Católica e cerca de 1 000 são judeus (existem apenas duas sinagogas na Finlândia, em Helsínquia e Turku).

Língua

A Finlândia tem duas línguas oficiais: o finlandês e o sueco. O finlandês (Suomi) é falado pela maioria da população, enquanto o sueco é a língua materna de 5,6% da população. Uma terceira língua, o sami, embora não seja oficialmente reconhecida, tem um estatuto de proteção enquanto língua do povo lapão no Northland. Uma quarta língua é o romani kalo-finlandês (um dialeto do romani), a língua do povo cigano na Finlândia, embora também não seja oficialmente reconhecida. A quinta língua é o inglês, que é falado em quase todo o lado devido à boa cultura linguística da população finlandesa. O inglês não é oficial em nenhuma parte da Finlândia.

Compras e artesanato

A Finlândia tornou-se um local atrativo para fazer compras, especialmente nos mercados tradicionais que se encontram em quase todas as cidades. Em Helsínquia, existe um mercado portuário no final da Esplanadi, onde pode comprar artesanato, produtos alimentares típicos e artigos feitos pelos Sami, incluindo chifres de rena, pele de rena, madeira e cerâmica. Outro mercado importante é o mercado Hietalathi, que vende artigos em segunda mão. Os grandes armazéns ou as boutiques exclusivas têm uma grande variedade de produtos que vão desde a alta tecnologia até aos artigos de design, tais como artigos de vidro, porcelana, cerâmica, artesanato, equipamento desportivo e muito mais. Algumas pessoas apreciam também o peixe fumado ou marinado, que pode ser transportado embalado em vácuo.

Vestuário

A roupa a usar depende da estação do ano e da zona que pretende visitar. Poderá usar uma t-shirt no pico do verão em Helsínquia, mas precisará de roupas quentes para resistir ao frio polar quando for à Lapónia no inverno. Por isso, adapte o seu guarda-roupa em conformidade. É sempre aconselhável (tanto no verão como no inverno) optar pelo velho truque de se vestir por camadas, uma vez que pode estar frio lá fora, mas normalmente está muito mais quente cá dentro. Isto também nos ajudará a ajustar a nossa temperatura às atividades que estamos a realizar, uma vez que em algumas atividades, devido ao movimento, estaremos mais quentes do que pensávamos inicialmente.

Requisitos de saúde

Não são necessárias vacinas. O sistema de saúde da Finlândia é um dos melhores do mundo. Os cidadãos dos Estados-Membros da UE devem possuir um cartão europeu de seguro de doença, caso contrário o doente suporta a totalidade das despesas médicas. Os medicamentos são vendidos nas farmácias, apteekki.

Embaixada/Consulado de Portugal

EMBAIXADA/CONSULADO DE PORTUGAL

Unioninkatu 22, FI-00130 HELSINKI / Finland

Tlf (Embaixada): +(358) 96824370

Tlf (Secção Consular): +(358) 968243718

E-mail (Embaixada): helsinquia@mne.pt

E-mail(Secção Consular): sconsular.helsinquia@mne.pt

Coordenadas: 60º 9' 59,19" N | 24º 57' 4,04" E

Sítio Internet:https://helsinquia.embaixadaportugal.mne.gov.pt/