![PORTUGAL/CIDADE DA GUATEMALA PORTUGAL/CIDADE DA GUATEMALA](https://d2l4159s3q6ni.cloudfront.net/resize/350x200/filters:max_age(2604800):quality(65)/s3/dam/photos/62/c2/a8/a5/210c98e67e88b05d599b55a655dc08a439c4dafb8e715a0d06eaa17c.jpg)
Partida em voo com destino à Cidade da Guatemala. Alojamento.
Esta viagem completa a visita aos principais sítios turísticos do país da Guatemala. Teremos a oportunidade de visitar o Altiplano, Antígua, Chichicastenango e o Lago Atitlan, bem como Tikal, património Maia. Sem esquecer o Rio Dulce, Livingston e uma incursão inesquecível nas Honduras para visitar as magníficas ruínas de Copan.
Partida em voo com destino à Cidade da Guatemala. Alojamento.
Atitlán Pequeno-almoço. Partida em direção às terras altas com destino a Chichicastenango, onde visitaremos um dos mais famosos mercados indígenas da América Latina. Em seguida, participaremos num workshop de confeção de tortilhas de milho, um alimento básico na Guatemala, numa casa comunitária, o que nos permitirá ter um contacto mais direto com a comunidade. Partida para o lago de Atitlán, um dos lagos mais bonitos do mundo, com os seus três vulcões e as suas doze aldeias indígenas.
Pequeno-almoço. Visita em lancha pública às aldeias de San Juan La Laguna, caracterizadas pela harmonia em que os seus habitantes convivem com a natureza e a cultura, e a Santiago de Atitlán, habitado por indígenas zutuhiles que vivem da pesca e do artesanato, embora sejam mais conhecidos como adoradores de uma divindade maia-católica conhecida como Maximón. Resto do dia livre.
Pequeno-almoço. Partida para a cidade de Antígua. No caminho, visitaremos o sítio arqueológico de Iximché, antiga capital maia do reino de Cakchiquel. À chegada a Antígua, visita da cidade declarada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. Ficaremos a conhecer a Catedral, a Igreja de La Merced, a Plaza Central e as suas principais ruas e monumentos.
Pequeno-almoço. Dia livre para desfrutar da cidade. Verdadeira joia colonial do Novo Mundo, preserva zelosamente a imagem lendária de uma cidade espanhola típica do século XVII.
Pequeno-almoço. Hoje, teremos um dia longo. Atravessaremos a fronteira com as Honduras, entre plantações de café e de tabaco, para visitarmos as ruínas de Copán, uma das cidades maias mais emblemáticas da época clássica. Sítio arqueológico conhecido pelo refinamento e pelo tamanho das suas estelas. Resto do dia livre.
Pequeno-almoço. Saída com destino às Caraíbas guatemaltecas. Passaremos novamente para o lado da Guatemala, para visitar o sítio arqueológico de Quiriguá, cidade maia irmã de Copán. Aí existem as esculturas mais refinadas da cultura maia, chegando as estelas a ter mais de 11 m de altura. Continuação para a área de Izabal. Tarde livre.
(Flores) Meia-pensão. De manhã, apanharemos uma lancha pública para navegar pelo rio Dulce, um lugar de uma riqueza ecológica excecional. Durante o percurso, visitaremos Cayo Quemado para, juntamente com a comunidade, desfrutarmos de um workshop gastronómico, de elaboração de um delicioso ceviche de peixe com leite coco, carao “burro” ou camarão. Depois do almoço, seguimos a viagem pelo rio Dulce até chegarmos à floresta de Petén.
Meia-pensão. Visitaremos a cidade de Tikal, a joia do Mundo Maia clássico. Almoço campestre no sítio arqueológico. Resto da tarde livre para desfrutar de um passeio pela ilha das Flores, acompanhado de uma vista relaxante ao lago Petén Itzá. Transfer para o aeroporto de Flores e partida em voo com destino à Cidade da Guatemala.
Pequeno-almoço. Partida em voo de regresso a Portugal. Noite a bordo.
Chegada.
Partidas
Sábados (4 Jan - 13 Dez).
Voo de linha regular, classe turística (reservas em classes especiais).
Alojamento e pequeno-almoço.
1 almoço campestre (piquenique) e 1 almoço de ceviche (bebidas não incluídas).
Transferes, visitas e transporte terrestre em serviço regular (partilhado com outros clientes), com guias locais.
Seguro de viagem.
Preço desde baseado na Iberia, classe O, para viagens de 1 de fevereiro a 5 de abril, em hotéis de categoria B.
Taxas aéreas incluídas IB: 405 €.
Saídas garantidas mínimo 2 pessoas em pequenos grupos.
O check-in nos hotéis é efetuado a partir das 15 horas.
Taxas de voo locais não incluídas.
Moeda Standard
HNL
INDICATIVO INTERNACIONAL
+504
Moeda Standard
Guatemala
INDICATIVO INTERNACIONAL
+502
É atualmente o "coração do Mundo Maia". Conhecido como "O país da Eterna primavera", é um dos países onde o passado maia e colonial está mais vivo e sentido, em cidades como Tikal e Quiriguá, com as suas impressionantes ruínas milenares que nos mostram como eram e como viviam os Maias. Hoje, pode ainda apreciar a beleza espetacular dos povos indígenas, o ambiente natural e as suas formas coloridas de vestir. Os mercados indígenas cheios de impressões, como o de Chichicastenango, no coração do planalto guatemalteco, são uma experiência verdadeiramente única que tem lugar todas as quintas-feiras e domingos, no meio de um mercado movimentado que parece transportar-nos no tempo. Do passado colonial emana a marca deixada pelos espanhóis, especialmente palpável na cidade de La Antigua, antiga capital e declarada Património da Humanidade pela Unesco. O lago Atitlán é uma das paisagens de que não consegue tirar os olhos. Panajachel é a cidade situada numa das margens do rio com o mesmo nome. A nordeste, somos surpreendidos pela zona de Izabal e pelo Rio Dulce, um paraíso natural a partir do qual pode visitar a aldeia afro-caribenha dos Garífunas de Livingston. Guatelama tem uma população de 13.900.000 habitantes. Cinquenta e seis por cento são mestiços e 44% são de origem maia. As cidades mais importantes do país são: Cidade da Guatemala, Antigua, Chichicastenango, Quetzaltenango, Huehuetenango, Esquipulas, Ciudad Flores e Tikal.
A moeda da Guatemala é o Quetzal. Recomenda-se que traga dólares americanos para a Guatemala.
A moeda da Guatemala é o Quetzal. Recomenda-se que traga dólares americanos para a Guatemala.
Qualquer altura do ano é uma boa altura para visitar a Guatemala, com a época dos furacões do Atlântico a decorrer entre junho e finais de novembro. inverno ou estação das chuvas: maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro. verão ou estação seca: novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março e abril, sendo março e abril os meses mais quentes (máximas de 28º nas terras altas e 38º nas terras baixas). dezembro e janeiro são os meses mais frios (mínimas de 0º nas Terras Altas, podendo descer mais nalguns locais; 15º nas Terras Baixas).
Beba sempre água engarrafada, evite comida de rua e fruta e legumes limpos e com casca. Recomenda-se que leve consigo comprimidos para a diarreia e medicamentos necessários para uso pessoal, bem como protetor solar e repelente de mosquitos.
O fuso horário da Guatemala é GMT -6 horas.
A eletricidade é de 120 Volts com 60 Hz. As tomadas de corrente são duas fichas planas. Os carregadores de pilhas, de máquinas fotográficas e de telemóveis necessitam de um adaptador de ficha redonda para plana.
O fuso horário da Guatemala é GMT -6 horas.
A eletricidade é de 120 Volts com 60 Hz. As tomadas de corrente são duas fichas planas. Os carregadores de pilhas, de máquinas fotográficas e de telemóveis necessitam de um adaptador de ficha redonda para plana.
O serviço não está incluído na maioria dos hotéis e restaurantes. A gorjeta é facultativa e é recomendada se estiver satisfeito com o serviço recebido. Não é habitual dar gorjeta aos taxistas. Os bagageiros recebem normalmente uma gorjeta de 1 dólar.
A Guatemala é o local ideal para comprar excelentes têxteis de todas as formas e cores. As esculturas em madeira também são típicas, especialmente as máscaras e esculturas da zona de Petén.
Na cerâmica, as peças mais notáveis são as de barro cozido, decoradas com motivos florais e reproduções de peças pré-colombianas.
Outros produtos incluem cestos, instrumentos musicais, trabalhos em metal, joalharia, livros e ilustrações sobre a cultura maia, figuras de frutas feitas de migalhas de pão e artigos e figuras religiosas.
Não são necessárias vacinas. No entanto, recomenda-se que as pessoas que tencionam permanecer no país por um período prolongado ou que vão viajar para o interior, para locais que não são habitualmente visitados por turistas, sejam vacinadas contra o tétano, a hepatite A e B, a febre tifóide e a febre amarela. Recorda-se também que nas regiões tropicais (zona de Peten, mangais, etc.) existe o risco de malária, pelo que se recomenda a toma de anti palúdicos em caso de estadias prolongadas nestas zonas. Consulte sempre os Centros Internacionais de Vacinação (https://www.sns24.gov.pt/servico/consulta-do-viajante/).
EMBAIXADA/CONSULADO DE PORTUGAL
Não existe representação diplomática portuguesa permanente. Os assuntos relacionados com este país são acompanhados pela Embaixada de Portugal na Cidade do México.
Calle Alpes 1370 / Lomas de Chapultepec, Miguel Hidalgo 11000 México, D.F
Tlf: + (5255) 55207897
Fax (Secção Consular): +(5255) 55404925
E-mail (Secção Consular): sconsular.mexico@mne.pt
E-mail (Embaixada): mexico@mne.pt
Coordenadas: 19º 24' 40,4" N | 99º 13' 25,99" O
Sítio Internet: https://mexico.embaixadaportugal.mne.gov.pt/
É necessário um passaporte com uma validade mínima de 6 meses a contar da data de entrada no país.