Partida em voo para Papeete, porta de entrada para estas ilhas paradisíacas da Polinésia Francesa, via uma cidade europeia. Noite a bordo.
Um viagem inesquecível onde você poderá visitar as majestosas Ilhas Marquesas, o arquipélago mais exuberante e desconhecido de toda a Polinésia Francesa. A sua natureza selvagem, beleza extraordinária e cultura misteriosa cativaram Paul Gauguin, Robert Louis Stevenson e Jacques Brel e hoje ainda podemos aceder a estes lugares remotos graças ao cruzeiro Aranui. Descobrir sítios arqueológicos, passeios a cavalo, snorkeling e mergulho são algumas das atividades que você pode realizar durante suas férias inesquecíveis.
Partida em voo para Papeete, porta de entrada para estas ilhas paradisíacas da Polinésia Francesa, via uma cidade europeia. Noite a bordo.
Chegada e transfer para o hotel. Resto do dia livre. Alojamento.
Transfer para o porto. Embarque das 7.00 às 9.00h. Partida às 12h00. Receção calorosa da tripulação a bordo durante a navegação até ao Atol de Fakarava no Arquipélago de Tuamotu. Jantar a bordo.
Pensão completa. Classificado como Reserva da Biosfera da UNESCO pela preservação de espécies raras, Fakarava é o segundo maior atol da Polinésia Francesa. Depois de um buffet a bordo, o Aranui desembarcará no cais de “Rotoava”. Teremos a oportunidade de descobrir a pequena aldeia, a igreja construída em coral, o artesanato local e uma demonstração da preparação dos cocos. Desfrutaremos de um dia de relaxamento, sol e praia, nadando ou mergulhando com snorkel entre peixes tropicais multicoloridos.
Pensão completa. Há muitas maneiras de passar um dia no mar a bordo do Aranui, desde mergulhar na cultura polinésia com workshops de tecelagem, dança, culinária, sarongues, ukulele, língua polinésia e até mesmo “tatau” ... ou relaxar no convés num dos bares, assistir a uma palestra, passear pela boutique, fazer exercício no ginásio, ser mimado no spa polinésio, dar um mergulho na piscina ou apenas olhar para o mar. Quando chegarmos às águas das Marquesas, terá de adiantar o seu relógio meia hora. Noite a bordo.
Pensão completa. Nuku Hiva é o centro administrativo das Marquesas. A aldeia de Taiohae estende-se ao longo da praia, um magnífico anfiteatro criado pelas sucessivas erupções de três vulcões concêntricos e dominado por imponentes falésias atravessadas por cascatas. A aventura em Nuku Hiva incluirá uma visita à Catedral de Notre Dame, famosa pelas suas esculturas em pedra e madeira. Em Hatiheu, visita ao sítio arqueológico conhecido como Tohua Kamuihei. Aqui poderá ver os paepae, enormes plataformas de pedra sobre as quais foram construídas casas e enormes rochedos esculpidos com petróglifos enigmáticos. Debaixo de uma gigantesca figueira-de-bengala, assistirá a um espetáculo de canções e danças tradicionais, incluindo a “Pig Dance”, originária de Nuku Hiva. Ao almoço, degustará um “Umu” tradicional, especialidade das Marquesas, onde a comida é cozinhada num forno de terra. Noite a bordo.
Pensão completa. A lenda refere-se a Ua Pou como os “pilares do arquipélago” e é frequentemente chamada “Ilha da Catedral”. Estes nomes tornam-se claros quando o navio atraca na baía de Hakahau, rodeado por 12 picos de basalto que se elevam a 1.100 metros. Cada ilha tem a sua própria atmosfera especial, e a de Ua Pou é uma atmosfera de mistério e magia. Os madrugadores podem subir a colina até à Cruz para desfrutar de vistas deslumbrantes sobre os vales e a aldeia. O centro de artesanato fica a uma curta caminhada da vila. Antes do almoço, assistirá a um excelente espetáculo de dança, incluindo a dança dos pássaros, uma representação tradicional Ua Pou. Noite a bordo.
Pensão completa. Esta ilha, a menos habitada das Marquesas, é em grande parte árida e alberga muitos cavalos selvagens, cabras e outros animais. É também o lar de duas aves endémicas: o pati'oti e o pihiti, que só se encontram aqui. De manhã cedo, o Aranui fará uma curva de 180 graus de um ponto a outro na estreita boca da Baía Invisível de Vaipaee. Do cais, viaje em 4WD para a aldeia de Hane. No caminho, pare no Jardim Botânico, no Centro Cultural Te Tumu e em um museu de petróglifos e estúdios de escultores de madeira locais na vila de pescadores de Hokatu. Procure os invulgares cocos esculpidos a preto e branco. Em Hane, onde será servido o almoço, visita ao Museu da Marinha e, à tarde, caminhada para ver os tikis de tufa vermelha com vista para a baía. Noite a bordo.
Pensão completa. Visita à impressionante igreja de Tahuata, construída pelo Vaticano e decorada com belas esculturas e um vitral com a cruz das Marquesas. Embora seja a mais pequena das ilhas habitadas das Marquesas, historicamente é uma das mais ricas. Tahuata já viveu de tudo: foi a primeira ilha do arquipélago a ser descoberta pelos exploradores espanhóis, que abriram fogo contra uma multidão de ilhéus curiosos em 1595; assistiu à chegada de missionários em 1797 e tornou-se a primeira povoação francesa nas Marquesas em 1842. Os habitantes locais esculpem requintados tikis, criaturas marinhas, pulseiras e colares de ossos de cavalo e de vaca, ossos fossilizados, presas e cascos cor-de-rosa. Atuona, a principal cidade de Hiva Oa e a segunda maior das Marquesas, foi a capital deste cemitério onde estão enterrados Paul Gauguin e Jacques Brel. Explore o Museu Gauguin, uma réplica da sua “Casa do Prazer”, e o Museu Brel, que exibe o seu avião JoJo, frequentemente utilizado para emergências médicas.
Pensão completa. Fatu Hiva é a ilha mais exuberante e remota do arquipélago e é também um centro de artesanato marquesiano. Na aldeia de Omoa, as mulheres demonstrarão como é feita a tapa, martelando a casca da amoreira, da figueira-da-índia ou da fruta-pão num tronco. Em seguida, é seca e pintada com desenhos tradicionais. Outra demonstração mostrará o fabrico do kumuhei, um ramo de flores utilizado pelas mulheres locais para perfumar o cabelo. O centro de artesanato adjacente oferece tapas, esculturas, sarongues tingidos à mão e algum do melhor óleo de coco monoi que se encontra nestas ilhas. Depois da visita à aldeia, poderá caminhar de Omoa a Hanavave, (16 km) para descobrir as espetaculares vistas das e piquenique no cume. Os não caminhantes navegarão no Aranui até à Baía das Virgens de Hanavave, considerada uma das mais belas baías do mundo.
Pensão completa. Desfrute de um dia no mar para relaxar junto à piscina e participar numa das palestras ou actividades oferecidas a bordo. Noite a bordo.
Pensão completa. Rangiroa ou “céu enorme” é o maior atol da Polinésia Francesa e o segundo maior do mundo. A lagoa azul, aparentemente interminável, atrai os mergulhadores para praticar snorkeling, mergulhar ou fotografar a passagem rodeada de peixes de todos os tamanhos, cores e formas. Rangiroa é famosa pelas suas majestosas raias-manta. É também o lar de pérolas deslumbrantes de todos os tons e de artesãos locais conhecidos pelas suas joias de conchas finas. Enquanto estiver em Rangiroa, terá a oportunidade de apreciar a magnífica lagoa num passeio de barco com fundo de vidro ou nadar, mergulhar ou fazer snorkelling. Também pode visitar uma das melhores quintas de pérolas de Tuamotus para aprender mais sobre estas jóias raras e ver como são cultivadas. Makatea, 210 km a nordeste do Taiti, é um atol elevado, semelhante a uma fortaleza, situado no oceano, com os seus penhascos de 70 m de altura. Este atol elevado alberga apenas 94 habitantes que optaram por não abandonar a sua amada ilha e a sua história especial. No final do século XIX, foram aqui descobertas grandes quantidades de fosfatos. Makatea tornar-se-ia um destino industrial único na Polinésia. A ilha, até então esquecida pelo mundo moderno, foi dotada de escolas, de um cinema, de centros religiosos, de várias instalações industriais, incluindo um cais metálico de 100 metros e até de um caminho de ferro, que permanecem hoje testemunhas silenciosas da sua história única.
Pensão completa. Ao chegar à mundialmente famosa lagoa de azuis e verdes opalinos de Bora Bora, será recebido pelo majestoso “Monte Otemanu”, o pico mais alto da ilha. Nesta ilha paradisíaca, terá muito tempo para descobrir como e porquê a Pérola do Pacífico ganhou uma reputação tão bem merecida. Poderá praticar snorkeling ou mergulho e maravilhar-se com as lagoas azul-turquesa, entre as mais belas do mundo.
É o fim da nossa viagem e é altura de dizer Nānā! (Adeus) aos vossos companheiros de viagem, ao pessoal da Polinésia e aos guias Aranui. Desembarque às 07,00h. Transfer para o aeroporto. Partida em voo com destino a Bora Bora ou Taha'a. Alojamento.
Pequeno-almoço. Depois de alguns dias de expedição às Ilhas Marquesas, nada melhor do que descansar nestas ilhas maravilhosas.
Pequeno-almoço. Transfer para o aeroporto. Partida em voo de regresso a Papeete.
Partida em voo de regresso a Portugal.
Chegada.
Partidas
2024
Novembro: 14, 28.
Dezembro: 14 (*).
2025
Fevereiro: 20.
Março: 6, 20.
Abril: 17.
Maio: 1, 5, 29.
Junho: 12, 26.
Julho: 10 (**), 24 (**).
Agosto: 7, 21.
Setembro: 18.
Outubro: 2, 16.
(*) Escala em Kauehi na viagem de ida e em Makatea na viagem de regresso.
Em todas as partidas a partir de 2025, a escala de ida será em Fakarava. (**) Paragem de regresso em Makatea em vez de Rangiroa.
Voo regular de avião, classe económica (reservas em casos especiais).
Alojamento e pequeno-almoço, exceto em Papeete, apenas alojamento.
Pensão completa durante o cruzeiro.
Transferes em serviço regular e em inglês.
Voos internos na Polinésia. Assistência em inglês à chegada.
Taxas portuárias: 342 € por pessoa.
Seguro de viagem.
Preço desde baseado na Air France, classe R, para viajar a 6 de março, opção Bora Bora.
Tarifas dinâmicas, os preços estão sujeitos a alterações até ao momento da confirmação da reserva. Devido à elevada procura do destino, as ofertas estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
Taxas aéreas incluídas: AF: 490 €.
Este programa tem condições de anulação muito rigorosas. É exigido um depósito de 25% no momento da reserva e o saldo deve ser pago 95 dias antes da chegada. Desde o momento da reserva até 95 dias antes da partida, custos: 200 € por passageiro. Entre 95 e 61 dias, 25% da viagem. Entre 60 e 45 dias antes da partida, 35% do total da viagem. Entre 60 e 30 dias antes da partida: 70% do custo total da viagem e menos de 30 dias antes da partida, 100% da viagem.
Pagamento à chegada: na Polinésia, a taxa de alojamento é de 200 XPF (francos do Pacífico) por pessoa e por noite (cerca de 2 EUR consoante a taxa de câmbio). Alguns hotéis cobram igualmente uma taxa de estância direta, de quarto e de noite, de instalações, etc., que varia de hotel para hotel e é cobrada por quarto e por noite. Este montante varia de hotel para hotel e pode incluir diferentes elementos: WIFI, água, acesso ao ginásio, espreguiçadeiras na praia, etc. Consultar.
IDIOMA
Francês, Taitiano
Moeda Standard
CFP
INDICATIVO INTERNACIONAL
+689
Banhada pelo Oceano Pacífico, a Polinésia Francesa é uma verdadeira maravilha. As mais de 100 ilhas que compõem a Polinésia Francesa oferecem-lhe praias de areia branca, rosa e preta e lagoas turquesa paradisíacas. A maior parte das ilhas está rodeada por barreiras de recifes que formam piscinas naturais, protegidas e de sonho, com uma intensa cor turquesa. Se decidir fazer uma viagem à Polinésia Francesa, terá a oportunidade de relaxar nas suas praias e desconectar, fazer surf, mergulhar para descobrir os seus jardins de coral e muitas outras maravilhas. Além disso, durante os seus dias na Polinésia Francesa, poderá encontrar tartarugas, golfinhos, raias e tubarões. Recomendamos-lhe que visite, entre outras, as Ilhas Marquesas, a tropical Moorea e a famosa Bora Bora. Na sua viagem à Polinésia, conhecerá também a sua interessante cultura com os seus dançarinos, regatas de canoas havaianas, mercados com produtos locais, bancas de comida de rua e museus.
A moeda é o franco francês do Pacífico (cfp), que é também a moeda de todos os territórios ultramarinos franceses. Existem notas de 5, 20, 100, 500, 1.000 e 5.000 francos. Os cartões de crédito são aceites nos locais turísticos.
O clima é tropical, muito agradável durante todo o ano, pois é temperado pelos ventos alísios. A temperatura média anual é de 25ºC. Existem duas estações: a estação quente e húmida, entre novembro e abril, e a estação seca, entre maio e outubro.
Não são necessárias vacinas. Esta informação tem um carácter meramente informativo. Deve sempre consultar os Centros Internacionais de Vacinação (https://www.sns24.gov.pt/servico/consulta-do-viajante/).
O código de área da Polinésia é +689. Para telefonar, marque 00 + 689 + prefixo local + número de assinante.
A diferença horária com Espanha é de: ● inverno: -11 h ● verão: -12 h
A eletricidade é de 110 ou 220 volts a 50 Hz.
Não são obrigatórias, mas são bem-vindas. É sempre agradável deixá-las depois de um bom serviço.
55% da população é protestante e 30% católica. Há minorias de mórmons, adventistas, budistas, confucionistas, judeus e baha'is.
As línguas oficiais são o francês e o taitiano, embora este último seja mais falado do que escrito. O taitiano é também conhecido por maohi e pertence ao grupo das línguas polinésias. O inglês é falado nas principais zonas turísticas.
Recomendamos que use roupa de verão leve e confortável (calções, t-shirts, fatos de banho, sandálias) e uma peça de vestuário mais quente para a noite. Óculos de sol, chapéu, protetor solar e loção anti-mosquitos são indispensáveis.
Não são necessárias vacinas. Esta informação tem um carácter meramente informativo. Deve sempre consultar os Centros Internacionais de Vacinação (https://www.sns24.gov.pt/servico/consulta-do-viajante/).
EMBAIXADA/CONSULADO DE PORTUGAL
6, rue Georges Berger / 75017 Paris
Tlf (Emergência (fins de semana e feriados)): +(33) (0) 695 835 711
Tlf (Centro de Atendimento Consular): +(33) (0) 173011680
Formulários de contacto (Centro de Atendimento Consular):
https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/centros-de-atendimento-consularz
Coordenadas: 48º 52' 51,89" N | 2º 18' 38,24" E
Sítio Internet: https://paris.consuladoportugal.mne.gov.pt/