Índia e Butão: Palácios e Gompas

Índia e Butão: Palácios e Gompas

Índia e Butão: Palácios e Gompas

Palácios majestosos, mosteiros, templos, monumentos, estátuas de Buda, fortalezas de arenito vermelho, imponentes montanhas dos Himalaias, vales encantadores e inúmeras outras maravilhas esperam por si neste pacote turístico para a Índia e o Butão. Delhi, o templo hindu Akshardham, o Forte Vermelho e o Taj Mahal em Agra, o Palácio dos Ventos em Jaipur, Thimpu, a gigantesca estátua de Buda Point, Punakha e o mosteiro de Taktsang. O que está à espera? Não pense duas vezes e desfrute de uma experiência de sonho na Índia e no Butão!

Dia 1 PORTUGAL/DELHI
PORTUGAL/DELHI

Partida em voo para Delhi, via Istambul. Noite a bordo

Ver mais
Dia 2 DELHI
DELHI

Chegada e alojamento. Pequeno almoço. Visita à cidade: Jamma Masjid, a maior mesquita da Índia, no coração da velha Delhi. Depois passamos junto ao Forte Vermelho. Mais tarde, aproximamo-nos de Nova Delhi para ver o Raj Ghat, onde Gandhi foi cremado, e continuamos com uma vista panorâmica dos edifícios governamentais ao longo do Caminho do Raj, uma grande avenida forrada de parques e o imponente Portão da Índia. Para completar a nossa visita, visitamos o Templo Sikh e o Minarete Qutb Minaret de 72 m de altura.

Ver mais
Dia 3 TEMPLO DE DELHI/AKSHARDHAM/ITMAD UD DAULAH/AGRA
TEMPLO DE DELHI/AKSHARDHAM/ITMAD UD DAULAH/AGRA

Pequeno-almoço. Partida por estrada para Agra, visitando em rota o Templo Hindu Akshardham, um complexo de templos hindus que acumula milénios de cultura tradicional, espiritualidade, e arquitetura hindu na Índia. O templo está localizado perto das margens do rio Yamuna e para além do seu grande templo central em pedra, o complexo tem uma fonte musical e grandes jardins. À chegada a Agra, visite o Túmulo Itmad-Ud-Daulah, um dos mais belos túmulos Mongóis. À tarde, visite o Forte Vermelho e os seus palácios de mármore branco, que se ergue majestosamente nas margens do tranquilo rio Yamuna.

Ver mais
Dia 4 AGRA/ABHANERI/JAIPUR
AGRA/ABHANERI/JAIPUR

Pequeno-almoço. Pela manhã, visite o Taj Mahal que, com a sua perfeição arquitectónica insuperável, cativa todos os que o contemplam. Em seguida, conduza até Jaipur, visitando em rota o passo de Chand Baori em Abhaneri, um dos primeiros baoris construídos no Rajastão. Estes poços têm a forma de um cone truncado invertido, com vários terraços ligados por secções escalonadas. Chegam a Jaipur, a cidade rosa.

Ver mais
Dia 5 JAIPUR/AMBER/GAITOR/JAIPUR
JAIPUR/AMBER/GAITOR/JAIPUR

Pequeno-almoço. Visita matinal a Amber e ao seu palácio fortificado, cujos pavilhões são adornados com pinturas e filigrana de mármore. Depois visitar os cenotáfios de Gaitor, memoriais dos Maharajas. No caminho de regresso a Jaipur, passaremos a fachada icónica do Palácio dos Ventos. À tarde visitaremos a cidade de Jaipur; visitaremos o Palácio do Maharaja com os seus museus, que exibem uma maravilhosa colecção de manuscritos e miniaturas mughal e o Observatório Jai Singh, com os seus colossais instrumentos astronómicos.

Ver mais
Dia 6 JAIPUR/DELHI
JAIPUR/DELHI

Pequeno-almoço. Partida por estrada para Nova Deli. À chegada, transfere para o hotel, localizado perto do aeroporto.

Ver mais
Dia 7 DELHI/PARO/THIMPHU (BUTÃO) (60 KM/APROX 2 HRS)
DELHI/PARO/THIMPHU (BUTÃO) (60 KM/APROX 2 HRS)

Pensão completa Partida em voo para Paro, onde num dia claro, poderá desfrutar de uma vista fantástica sobre a cordilheira dos Himalaias. Chegada e continuação por estrada até Thimphu, capital do Butão, parando no caminho em Chuzom, onde encontraremos dois estilos de stupas: nepalês e butanês. Visita panorâmica do templo Lhakhang Tschang, construído no século XV, e da Ponte da Corrente. À tarde, visita ao Buddha Point (Kuensel Phodrang), a maior estátua de Buda do Butão, com excelentes vistas sobre o vale.

Ver mais
Dia 8 THIMPHU
THIMPHU

Pensão completa. Visita da Biblioteca Nacional, com uma grande colecção de textos e manuscritos budistas antigos (encerrada às quartas-feiras). Depois visita ao Instituto Zorig Chusum, do Centro de Belas Artes, e o Museu Têxtil, um testemunho fascinante das tradições vivas do Butão. À tarde, visitar o Chorten Memorial, rodeado de pessoas murmurando mantras e rodas de oração giratórias. Visitaremos também o Tashichho Dzong, um mosteiro-fortaleza que alberga a Secretaria de Estado, a sala do trono e vários gabinetes governamentais. Terminaremos num Centro de Artesanato e num bazar de artesanato local.

Ver mais
Dia 9 THIMPU/PUNAKHA (BUTÃO) (80 KM/APROX 3 HRS)
THIMPU/PUNAKHA (BUTÃO) (80 KM/APROX 3 HRS)

Pensão completa. Partida por estrada para Punakha, atravessando o passe Dochu-La (3.088 m). Breve paragem para observar as vistas panorâmicas, o chorten e as bandeiras de oração, que decoram sempre os pontos mais altos da estrada. No caminho visitamos o Templo de Chimi Lakhang, também conhecido como o templo da fertilidade. À chegada a Punakha visitamos o Punakha Dzong, a residência de Inverno do padre chefe e dos monges de Tashichhodzong.

Ver mais
Dia 10 PUNAKHA/PARO (BUTÃO) (135 KM/APROX 5 HRS)
PUNAKHA/PARO (BUTÃO) (135 KM/APROX 5 HRS)

Pensão completa. Partida por estrada para Paro. Visita panorâmica em rota do Mosteiro Sangchhen Dorji Lhuendrup Lhakhang, com vista para o Vale Punakha e Wangduephodrang, e o Simtokha Dzong ou "A Fortaleza das Jóias Abundantes". Chegar a Paro e visitar Ta Dzong (fechado aos domingos e segundas-feiras), que alberga o Museu Nacional, e o Rinpung Dzong.

Ver mais
Dia 11 PARO (BUTÃO)
PARO (BUTÃO)

Pensão completa. Excursão ao Mosteiro de Taktsang, conhecido como o Ninho do Tigre (cerca de 5 horas de caminhada). Está empoleirada numa parede de 900 m de altura acima do vale do Paro. É um dos mosteiros mais famosos do Butão e um dos centros de peregrinação mais venerados do mundo Himalaia. No caminho de regresso a Paro, visita de Kyichu Lhakhang, um dos mosteiros mais antigos do país.

Ver mais
Dia 12 PARO/DELHI/PORTUGAL
PARO/DELHI/PORTUGAL

Pequeno-almoço. Partida em voo para Deli. Chegada e partida do voo de regresso a Portugal. Noite a bordo.

Ver mais

Partidas

Setembro: 5, 12, 19

O que está incluído

   

Voo de linha regular, classe turista (reservas em classes especiais).

   

Índia: Alojamento e pequeno-almoço. Transporte em viatura com ar condicionado. Subida ao Forte de Amber por elefante ou jipe (sujeito a disponibilidade, sem reserva antecipada). Visita com guia em castelhano de Delhi a Delhi, em exclusivo para clientes Catai.

   

Butão: Alojamento e pequeno-almoço. 5 almoços e 5 jantares (bebidas não incluídas). Transferes e visitas em regular com guia/intérprete em castelhano de Thimphu para Paro (partilhado com outros clientes).

   

Seguro de viagem.

Notas importantes

   

Preço a partir de Etihad, classe E, para viajar entre 11 de Abril a 27 de Junho.

   

Taxas aéreas incluídas. EY: 305 €

   

O preço do programa é baseado num mínimo de 10 pessoas que viajam juntas nas mesmas datas de viagem.

   

Sup. min. 2-9: 90 euros (p./ pess.)

   

Por razões religiosas no Butão, o interior dos mosteiros só pode ser visitado quando os monges não residem lá e não podem ser planeados com antecedência.

   

O visto do Butão será emitido como grupo para todas as reservas com mais de 45 dias de antecedência (preço de aproximadamente 40 euros). As reservas com menos de 45 dias de antecedência serão processadas como individuais (preço aproximado de 240 euros).

   

Hotéis previstos ou de categoria similar.

   

A classificação dos hotéis é a estimada por Catai. Preço a partir de um mínimo de 2 pessoas em quarto duplo

IDIOMA

Dzongka, Butanés

Moeda Standard

BTN

INDICATIVO INTERNACIONAL

+975

Butão

Este pequeno reino, o último Estado Lamaísta do mundo, tem enormes montanhas arborizadas e vales profundos. O nome atual do Butão deriva do termo indiano Bhotanta, que designava todas as zonas habitadas pelos tibetanos. Situado a leste dos Himalaias e a sul da Índia, o Butão é um dos países asiáticos menos conhecidos dos viajantes. Neste espetacular enclave montanhoso, encontrará uma flora e fauna ricas e variadas, bem como incríveis mosteiros budistas. Thimpu, a capital, está situada num vasto vale a uma altitude de 2.370 metros.

Moeda

A moeda corrente é o ngultrum (BTN), mas a rupia indiana (INR) não está disponível no país. Os turistas podem trocar cheques de viagem ou dinheiro nas duas redes bancárias do país ou nos hotéis. Os cartões de crédito são inúteis (exceto talvez para pagar compras numa das poucas lojas de Thimpu que só aceitam American Express). Os bancos estão abertos de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas.

Clima

O clima varia muito consoante a região e a altitude. O Butão tem geralmente quatro estações distintas. As melhores alturas para visitar o país são a primavera e o outono. O sul tropical é a zona mais afetada pelas chuvas de verão trazidas pela monção, de meados de maio a finais de setembro. O norte também recebe monções na mesma altura, mas o inverno rigoroso, de meados de novembro a meados de março, é o principal responsável por tornar esta região de difícil acesso.

A zona mais turística, o vale central, goza de um inverno seco com pouca queda de neve. Na primavera, de meados de março a meados de junho, as temperaturas são muito agradáveis. As temperaturas médias são de 27°C durante o dia e 18°C à noite. Se quiser desfrutar de vistas desobstruídas dos altos picos dos Himalaias, a melhor altura para o fazer é o outono e o fim da monção. As temperaturas nocturnas são frequentemente próximas dos 0°C, mas o céu é de um azul impressionante.

Telefone

Para telefonar para o Butão a partir de Portugal: 00 + 975 (indicativo do país) + número do destinatário. Para telefonar de Butão para Portugal: 00 + 351 + número do destinatário.

Legislação e documentos

O passaporte deve ter uma validade mínima de seis meses. Aconselha-se a que todos os viajantes levem consigo fotocópias do passaporte, do visto e das reservas de viagem, separadas dos originais, uma vez que tê-las disponíveis em caso de roubo ou perda pode evitar muitos problemas burocráticos.

Diferença horária

O Butão tem uma diferença horária de GMT + 6 horas.

Eletricidade

220 V. Não necessita de adaptador.

Gratificações

Não é necessário dar gorjeta nos restaurantes, uma vez que a fatura inclui uma taxa de serviço de 10% mais um imposto sobre as vendas de 13%, mas é habitual deixar uma gorjeta adicional (à vontade). É aconselhável dar uma gorjeta de 1 a 2 euros aos paquetes e ao pessoal de limpeza e de 1 a 5 euros aos guias turísticos, por dia e por pessoa.

Religião

75% da população é budista. O Butão é o único país do mundo que tem como religião oficial a forma tântrica do Budismo Mahayana. No sul, a população de etnia nepalesa pratica o hinduísmo.

Língua

A língua oficial é o dzongkha, semelhante ao tibetano, com características de pronúncia diferentes consoante a região.

Compras e artesanato

O artesanato é muito trabalhoso, mas caro devido à sua escassez. A delicadeza da produção butanesa atinge a perfeição em tecidos de algodão, lã ou seda selvagem, thangkas, estandartes religiosos pintados ou cintos. Os cestos de bambu ou de vime, os vasos e outros objectos do quotidiano podem ser comprados a baixo preço nos mercados; os tecidos e as jóias só podem ser encontrados nas lojas de Thimpu.

Vestuário

No verão, deve usar roupa de algodão e uma camisola leve para a noite. No inverno, deve usar casacos, pulôveres e gorros de lã. É também aconselhável que leve óculos de sol, um guarda-chuva e um impermeável.

Requisitos de saúde

Não são obrigatórias quaisquer vacinas. Deve sempre consultar os Centros Internacionais de Vacinação (https://www.sns24.gov.pt/servico/consulta-do-viajante/).

Embaixada/Consulado de Portugal

Não existe representação diplomática portuguesa permanente.

Os assuntos relacionados com este país são acompanhados pela Embaixada de Portugal em Nova Deli.

SEEÇÃO CONSULAR DA EMBAIXADA DE PORTUGAL EM NOVA DELI

Nº 4, Panchsheel Marg, Chanakyapuri

New Delhi - 110021 Índia

Tlf(Secção Consular): +(91) 11 4607 1001

E-mail(Secção Consular): sconsular.novadeli@mne.pt

E-mail (Vistos): visas.novadeli@mne.pt

Coordenadas: 28º 36' 0,28" N | 77º 11' 1,46" E

Sítio Internet: https://novadeli.embaixadaportugal.mne.gov.pt

Visto e Requisitos de Entrada

É necessário um visto válido para entrar e sair do país. Os vistos devem ser autorizados antes da sua chegada ao país. Os vistos não são emitidos à chegada. Os vistos são autorizados mediante pedido, que só pode ser efectuado através de um agente de viagens ou de um agente autorizado e custa $40. O Conselho de Turismo do Butão impõe uma taxa mínima de visto de $200-$250 por dia (https://www.bhutan.travel/page/minimum-daily-package-rate) para uma estadia mínima de cinco dias. Recomenda-se que inicie os pedidos de visto pelo menos um mês antes da viagem. As agências de viagens estão associadas sob o acrónimo ABTO (e-mail: abto@druknet.bt). Para mais informações, visite o sítio Web do Departamento de Turismo do Butão (http://www.tourism.gov.bt). O endereço postal é PO Box 126, Thimphu, Butão (Tel: 00 97 52 32 32 51 / 252, Fax: 00 97 52 32 36 95, correio eletrónico: dot@tourism.gov.bt).

IDIOMA

Hindi, Inglés

Moeda Standard

INR

INDICATIVO INTERNACIONAL

+91

Índia

A Índia é um lugar fascinante, uma terra onde convivem muitas etnias e culturas num ambiente natural de grande beleza. A Índia cativa e seduz, como um amante delicado, todos os que a visitam. Dos Himalaias cobertos de neve aos vales férteis do interior, das selvas intrincadas aos desertos dourados, as paisagens da Índia são simplesmente indescritíveis. Situada no Sul da Ásia, a Índia ocupa uma superfície de 3 287 263 km2 (cerca de seis vezes a Espanha), fazendo fronteira com o Paquistão a oeste e noroeste, com a China e o Nepal a norte, com o Butão e Sikkim a nordeste, com a Birmânia a leste e com o Mar Arábico, a Baía de Bengala e o Oceano Índico a sul.

Moeda

A moeda oficial da Índia é a rupia indiana. Uma rupia divide-se em 100 paisas. Existem moedas de 5, 10, 20, 25 e 50 paisas e de 1, 2 e 5 rupias. As notas de banco são de 1, 2, 5, 10, 10, 20, 50 e 100 rupias. Os principais cartões de crédito são facilmente aceites nos principais hotéis, restaurantes e centros comerciais; nas grandes cidades, o dinheiro também está disponível nos bancos diretamente com o seu cartão de crédito. As notas estrangeiras rasgadas ou coladas nunca são aceites. Por outro lado, é aconselhável não aceitar notas de rupias rasgadas ou coladas, uma vez que só são aceites nos bancos.

Clima

A zona norte tem 3 estações distintas: - inverno de novembro a fevereiro: temperaturas amenas durante o dia, temperaturas baixas durante a noite. Nevoeiros matinais em dezembro e janeiro. Alguma chuva. - verão, de março a junho: temperaturas diurnas e nocturnas muito elevadas. Época seca. - Monção de julho a outubro: chuvas torrenciais, geralmente breves. fevereiro e outubro são períodos de transição. Em fevereiro, o calor pode chegar mais cedo e em outubro a monção pode ser prolongada. O sul também tem 3 estações distintas. - inverno, de novembro a fevereiro: temperaturas amenas com uma pequena monção (chuvas). - verão, de março a junho: temperaturas elevadas. Estação seca. - Monção de julho a outubro: chuvas e temperaturas um pouco mais amenas.

Telefone

O código do país para a Índia é 91, seguido do código da cidade para o telefone. As comunicações são bastante boas.

Diferença horária

A Índia tem uma diferença horária de GMT + 5:30 horas.

Eletricidade

A corrente elétrica é de 220 v. Tomadas normais. Necessita de um adaptador para o secador de cabelo. Aconselha-se que leve uma lanterna para os apagões e para andar à noite. Se não tiver um adaptador, pode encontrá-lo em todas as recepções do hotel.

Gratificações

Apesar de estarem incluídas, espera-se sempre que sejam pagas pelos serviços prestados.

Religião

A religião, que noutros países se tornou algo de menor impacto na sociedade, mantém um papel privilegiado na Índia, onde é mais um modo de vida do que uma fé. O seu estatuto e influência social não podem, portanto, ser comparados com os das religiões ocidentais, uma vez que na Índia a fé se mistura com todos os aspectos da vida quotidiana de tal forma que é difícil estabelecer uma fronteira entre a religião e a vida.

Compras e artesanato

Todo o país oferece uma grande variedade de artesanato em cobre, prata, madeira e tecido. Existem lojas com preços fixos e outras onde se negoceia. As compras podem ser efectuadas em moeda nacional, em moeda estrangeira (EURO) ou com cartões de crédito.

Vestuário

Aconselha-se o uso de roupa confortável, de preferência de algodão. Calçado, agasalho para o ar condicionado nos transportes, hotéis e à noite entre novembro e fevereiro. Sapatos e meias confortáveis para os templos onde tem de descalçar os sapatos, guarda-chuva (para a época das chuvas) e óculos de sol.

Requisitos de saúde

Não são necessárias vacinas. Recomenda-se a vacinação contra a hepatite B. Traga protetor solar e repelente de mosquitos (para antes e depois da época das monções). É aconselhável tomar vitamina B1, que atua como repelente de insectos.

Embaixada/Consulado de Portugal

EMBAIXADA DE PORTUGAL EM INDIA

Nº 4, Panchsheel Marg, Chanakyapuri

New Delhi - 110021

Tlf (Secção Consular): 91 1 146 071 001

E-mail(Vistos): visas.novadeli@mne.pt

E-mail (Secção Consular): sconsular.novadeli@mne.pt

Coordenadas: 28º 36' 0,28" N | 77º 11' 1,46" E

Sítio Internet: https://novadeli.embaixadaportugal.mne.gov.pt

Visto e Requisitos de Entrada

É necessário obter um visto online através do website da Embaixada antes da chegada ao aeroporto de entrada na Índia. Passaporte válido por um período mínimo de seis meses a contar da data de conclusão da sua viagem.