Partida em voo para Copenhaga. Chegada e transfer por conta própria para o hotel. Encontro com o guia no hotel às 18.30 h. Alojamento.
Descubra as fascinantes capitais da Dinamarca, Noruega e Suécia, juntamente com a beleza deslumbrante dos fiordes. Passeie pelas encantadoras ruas das capitais enquanto admira a arquitetura deslumbrante, os museus fascinantes e se delicia com a vibrante cena gastronómica, onde restaurantes premiados celebram a nova cozinha nórdica. Veja a majestade dos fiordes em todo o seu esplendor e navegue nas águas cristalinas, onde a natureza exuberante e intacta proporciona um espetáculo de cortar a respiração em cada curva da estrada, criando memórias que durarão para sempre.
Partida em voo para Copenhaga. Chegada e transfer por conta própria para o hotel. Encontro com o guia no hotel às 18.30 h. Alojamento.
Pequeno-almoço. De manhã, visita panorâmica de Copenhaga. Veremos os pontos turísticos mais espetaculares desta capital, como a Fonte Gefion, a Residência Real de Amalienborg, os canais idílicos de Nyhavn com os seus muitos restaurantes e cafés e os barcos de madeira, o Palácio de Christiansborg, sede do Parlamento dinamarquês e a famosa Pequena Sereia. Tarde livre para explorar a cidade ou efetuar uma visita opcional ao Castelo de Frederiksborg, o maior castelo renascentista da Escandinávia.
Meia pensão. Manhã livre para explorar os encantos da cidade. À tarde, transfer para o porto para apanhar o cruzeiro noturno DFDS Scandinavian Seaways com destino a Oslo. Durante a travessia, podemos desfrutar de animação musical e dança. Jantar com bebidas incluídas e alojamento em camarotes com janelas para o exterior.
Meia pensão. Pequeno-almoço a bordo. Chegada a Oslo e visita da cidade que nos levará ao Parque Frogner com as polémicas esculturas do famoso artista Gustav Vigeland, o Palácio Real, a fortaleza medieval de Akershus e o exterior da Câmara Municipal de Oslo. À tarde, após algum tempo livre, partida em autocarro privado de longo curso para Geilo, via Hønefoss, a famosa estância de esqui. Durante a viagem, apreciaremos belas paisagens até chegarmos ao nosso destino. Jantar no hotel.
Pequeno-almoço. De manhã, partiremos para a região do Sognefjord, o fiorde mais largo e profundo da Noruega, também conhecido como o Fiorde dos Sonhos. Durante esta magnífica viagem, que nos levará de Flåm a Gudvangen em navio de cruzeiro, deixar-nos-emos cativar pela beleza das águas verdes cristalinas, das impressionantes falésias e das cascatas que adornam esta bela paisagem natural. No final do cruzeiro, seguiremos para Bergen, passando pela região de Vestland, cuja paisagem apresenta cenários encantadores. Chegada a Bergen, cidade considerada um dos lugares mais encantadores da Europa. Início da visita panorâmica da cidade com o guia acompanhante. Visitaremos, entre outros locais de interesse, o mercado de peixe e a zona de Bryggen, um local conhecido pelas suas casas que remontam à Liga Hanseática.
Meia pensão. Manhã livre para desfrutar da capital dos fiordes. Depois do almoço partiremos para Balestrand, fazendo uma travessia de ferry de Oppedal para Lavik, chegando ao fim da tarde à encantadora Balestrand, onde se situa o famoso hotel Kvikne´s, um local histórico e romântico, inserido num local de extraordinária beleza natural. Jantar no hotel Kvikne´s.
Pequeno-almoço. Saída de manhã para Oslo. No caminho faremos duas pequenas viagens de ferry, fazendo uma paragem em Borgund, onde visitaremos a bela igreja de madeira, Borgund Stavkirke, com entrada incluída. As árvores utilizadas na sua construção foram cortadas no final do século XII e desde então faz parte de uma paisagem fantástica, tornando-a numa das igrejas mais visitadas e fotografadas da Noruega. Continuação para Oslo onde chegaremos ao final do dia.
Pequeno-almoço. Dia livre para explorar a capital da Noruega ao seu próprio ritmo, mergulhando nos seus inúmeros encantos. Pode passear pelas ruas históricas, visitar museus fascinantes, como o Museu Munch, ou desfrutar da atmosfera vibrante da cidade. Em alternativa, pode também participar numa excursão opcional para visitar 2 museus: o Museu Fram, dedicado às expedições polares norueguesas e que gira em torno do navio Fram, considerado o navio de madeira mais forte do mundo, especialmente construído para enfrentar as águas geladas do Ártico e da Antártida. O museu exibe o navio na sua totalidade, permitindo que as visitas o explorem por dentro. O museu está repleto de pormenores sobre as expedições realizadas por grandes nomes como Fridtjof Nansen, Roald Amundsen e Otto Sverdrup, os pioneiros que utilizaram o Fram para se aventurarem nas regiões polares. E o Museu Kon-Tiki destaca as expedições do explorador norueguês Thor Heyerdahl, famoso pela sua travessia do Pacífico numa jangada de madeira chamada Kon-Tiki, em 1947. O museu expõe a própria jangada, bem como o Ra II, um barco de junco que utilizou para atravessar o Atlântico, reforçando a sua teoria sobre os antigos métodos de navegação.
Pequeno-almoço. Partida para a fronteira sueca para chegar à atrativa cidade de Karlstad, situada entre o lendário Lago Värnern e a foz do rio Klarälven, onde teremos algum tempo livre antes de continuarmos pela região dos lagos até Estocolmo. Passaremos pela aldeia de Mariefred, onde faremos uma breve paragem para apreciar o belo Castelo de Gripsholm e a paisagem circundante. Este castelo remonta a um antigo forte construído na década de 1370 e é considerado um dos mais belos monumentos históricos da Suécia.
Pequeno-almoço. Pela manhã, visita guiada a Estocolmo. Visitaremos o centro histórico de Gamla Stan. Este bairro histórico cativá-lo-á com as suas praças pitorescas e edifícios de cores vibrantes, que contam histórias antigas em cada esquina. Ao passear pelas suas ruas estreitas, sentir-se-á envolvido numa atmosfera medieval, onde cada edifício parece guardar segredos de séculos passados. Também admiraremos o exterior de marcos importantes, como o Palácio Real, a majestosa Catedral de Estocolmo, o imponente Parlamento e a Casa dos Nobres. À tarde, tempo livre para continuar a descobrir a “Rainha das Águas”, esta maravilhosa cidade. Poderá também optar por participar numa visita opcional à Câmara Municipal de Estocolmo e ao Museu do Navio de Guerra Vasa. O Vasa afundou-se na sua viagem inaugural, no século XVII, e é atualmente um dos museus mais visitados da Escandinávia. Oferece uma visão fascinante da história marítima da região; uma crónica da vida a bordo e das circunstâncias que levaram ao desastre do naufrágio.
Pequeno-almoço. Transfer para o aeroporto por conta própria. Partida em voo de regresso a Portugal. Chegada.
Partidas
Maio: 13, 27.
Junho: 17, 24.
Julho: 8, 15, 29.
Agosto: 5, 19, 26.
Setembro: 9.
Voo de linha regular, classe económica (reservas em classes especiais).
Visita do circuito em autocarro privado.
9 noites de alojamento com pequeno-almoço buffet nos hotéis indicados.
1 noite a bordo da DFDS Seaways em camarotes exteriores com meia pensão.
2 jantares buffet (ou de 3 pratos) com café/chá em Geilo e Balestrand.
Visitas conforme indicado com taxas de entrada nos monumentos.
Guia espanhol durante toda a viagem.
Extensão Helsínquia: 2 noites de alojamento em hotel com pequeno-almoço. 1 noite a bordo do Tallink.Silja, camarotes com vista para o mar e meia pensão.
Visita de Helsínquia e de Tallinn.Seguro de viagem.
Seguro de viagem.
Preço desde baseado na Iberia, classe Q, para viagens de 13 de maio a 9 de setembro.
Taxas aéreas incluídas. IB 40 €.
Transferes aeroporto-hotel-aeroporto não incluído.
O acesso Wi-Fi é limitado a bordo do autocarro de longo curso em alguns locais devido à topografia da Noruega.
Os passageiros devem levar os seus passaportes para a viagem entre a Dinamarca e a Noruega no ferry DFDS Seaways. Os clientes que viajam com cartões de identificação podem correr o risco de não serem autorizados a embarcar.
Hotéis na Noruega Tal como no resto dos países nórdicos, os hotéis na Noruega não têm uma classificação oficial de estrelas, pelo que, muitas vezes, um hotel classificado com 4 estrelas num sítio Web será classificado com 3 estrelas noutro, ou vice-versa. Em geral, todos os hotéis, independentemente da sua categoria, têm características comuns, tais como quartos mais pequenos do que a média internacional, com uma decoração simples, limpa e funcional. Independentemente das grandes cidades, os hotéis são pequenos e situam-se em zonas isoladas, muitas vezes localizadas num ambiente natural típico, em pequenas aldeias ou em zonas de vales/montanhas, longe de qualquer centro urbano. É também cada vez mais comum que o serviço de quartos não limpe o quarto todos os dias para estadias de vários dias, a fim de minimizar as despesas ambientais e otimizar o pessoal de cada estabelecimento. Se necessitar de limpeza e/ou substituição de toalhas, por favor informe a receção com antecedência e os funcionários terão todo o prazer em ajudá-lo. - Se precisar de fazer o check-out antes do horário de abertura do pequeno-almoço, pode encomendar antecipadamente um pequeno-almoço para levar, sujeito a disponibilidade. Normalmente, os estabelecimentos cobram um suplemento por este serviço, que tem de ser pago diretamente pelo hóspede.
IDIOMA
Sueco
Moeda Standard
SEK
INDICATIVO INTERNACIONAL
+46
A Suécia, um dos países mais afastados do equador, caracteriza-se pela sua longa linha costeira, vastas florestas e numerosos lagos. A sua superfície é semelhante à de Espanha mas, devido à sua extensão, oferece uma natureza muito variada. Cada região tem as suas próprias características distintivas: viajar de Skåne, com os seus castelos e campos de trigo no sul do país, até à Lapónia sueca no norte, dominada pela natureza selvagem e pelas paisagens alpinas, é como viajar por países diferentes. Há longas linhas costeiras com arquipélagos e milhares de ilhas, vastas florestas, 24 parques nacionais, inúmeros lagos e rios e cadeias de montanhas no norte. Do ponto de vista turístico, é um país atrativo tanto no verão como no inverno.
A coroa (sueco: krona, plural kronor) é a moeda oficial da Suécia. Tem o código SEK e é abreviada como kr. Está dividida em 100 öre e circula juntamente com o euro nas ilhas Åland. A Suécia é um país quase sem dinheiro. Leve o seu cartão de débito ou de crédito. Muitos suecos preferem pagar com cartão em vez de dinheiro e alguns cafés e lojas em Estocolmo não aceitam pagamentos em dinheiro, apenas com cartão.
O clima da Suécia varia muito consoante a sua localização. Se estiver no sul, encontrará um clima ameno, sem temperaturas extremas. O sul tem um clima oceânico, enquanto o norte tem um clima boreal. O clima do sul do país está intimamente relacionado com a corrente do Golfo, o que evita temperaturas extremas. A Suécia tem três zonas climáticas, de sul para norte, com um clima oceânico, continental e boreal, sendo que quanto mais a norte, mais extremo. No norte, por exemplo, temos dias de sol eterno e noites que duram dias, com médias que variam entre os 40 graus no inverno e os 20 graus no verão no sul. No norte, os verões são curtos e frescos, enquanto no sul, os verões são um pouco mais longos e com temperaturas mais agradáveis. No verão, as temperaturas raramente ultrapassam os 25 graus no sul do país.
Para telefonar para a Suécia, marque o indicativo internacional e depois o indicativo do país: 00 46. O indicativo da cidade/província tem 1 a 3 dígitos e depois o número de telefone, que tem 5 a 8 dígitos.
A Suécia é membro da União Europeia. Se é nacional de um dos países da UE, só precisa de um bilhete de identidade nacional (CC) ou passaporte válido para viajar para este país.
O fuso horário da Suécia é GMT + 1 hora.
A eletricidade é de 220 volts. As fichas são continentais, com dois pinos.
A gorjeta não é comum na Suécia. Apenas os clientes de bares e restaurantes que estão muito satisfeitos com o serviço ou com a comida dão uma gorjeta de 5 a 15% do total da conta ou arredondam-na para cima. Nos hotéis, o serviço está incluído na fatura, pelo que não é necessário dar gorjeta. Os taxistas estão habituados a receber uma pequena gorjeta, normalmente trocos, se o montante dado for próximo do preço da corrida.
A Constituição sueca protege a liberdade religiosa. Embora a Igreja Luterana seja a religião do Estado, tanto a Igreja como o Governo concordaram que esta relação terminou em 2000. As religiões minoritárias são normalmente tratadas na Suécia em pé de igualdade com as religiões tradicionais. A Constituição proíbe a legislação selectiva e a discriminação contra as religiões não tradicionais.
A língua oficial é o sueco. Há minorias de língua finlandesa e Sami ou Lapp no norte. Crianças a partir dos 9 anos aprendem inglês como primeira língua estrangeira.
A Suécia é internacionalmente conhecida como um dos maiores países de design do mundo. Costumava ter a reputação de ser um país caro, mas este é um mito que não corresponde à realidade e muitos visitantes ficam surpreendidos ao descobrir como os preços são razoáveis na maioria das lojas. As cidades suecas são, atualmente, consideravelmente mais baratas do que Londres, Paris, Nova Iorque, etc. O mundialmente famoso vidro sueco, o mobiliário, o artesanato, os brinquedos, a roupa para crianças... a lista de coisas a comprar pode ser muito longa. Por outro lado, o mundo da moda explodiu nos últimos anos, especialmente a moda mais jovem e que define tendências. Atualmente, existe um oceano de marcas de moda suecas interessantes, muitas das quais têm as suas próprias lojas em Estocolmo, mas também estão acessíveis noutros pontos do país. O Reino do Cristal ou Glasriket é a região do sul da Suécia onde se fabricam os mundialmente famosos objectos de vidro. O facto é que são cada vez mais os visitantes que se deslocam ao Reino de Cristal para experimentar o verdadeiro artesanato, para descobrir o design inovador e em busca de lojas e estabelecimentos de cristal. É por isso que os visitantes ficam maravilhados quando observam a técnica de soprar o vidro fundido para criar verdadeiras obras de arte. Em Estocolmo, a maioria das lojas concentra-se entre a chamada City e Östermalm, mas as zonas do noroeste, como Vasastaden e Kungsholmen, bem como Södermalm, também têm uma oferta interessante.
A sua mala para viajar para a Suécia vai variar muito em função de duas características principais: o seu destino final e a estação do ano que escolher para visitar o país. É isso mesmo, não vai levar as mesmas coisas se for visitar museus em Estocolmo ou se pretender perder-se na Lapónia em pleno inverno. O mais importante é adaptar-se à situação e usar roupa de qualidade. De qualquer modo, de acordo com os habitantes locais, não existe mau tempo na Suécia - são apenas maus hábitos. No verão, leve sempre um casaco de lã e um casaco de lã, mesmo que o tempo esteja bom e o sol brilhe. O tempo pode mudar rapidamente e o vento está quase sempre a soprar. Mesmo assim, leve óculos de sol e roupa leve. Se for no inverno, deve levar roupa quente para que possa desfrutar ao máximo das suas escapadelas suecas. Seria uma pena se não pudesse sair à rua porque se esqueceu de levar a roupa adequada. Se quiser descobrir a natureza selvagem sueca, leve roupa de esqui, que é perfeita para este ambiente. Não se esqueça de levar meias grossas, sapatos de caminhada e roupa interior respirável que possa enfiar por baixo das suas roupas quentes antes de se lançar ao frio lá fora. Quando lá estiver, veja como os suecos se vestem para se inspirar.
Não precisa de tomar nenhuma vacina. As condições sanitárias e de higiene do país são muito elevadas. A Suécia tem um sistema de saúde com padrões europeus, pelo que tanto os residentes portugueses como os turistas que necessitem de serviços médicos podem recorrer aos serviços locais para qualquer tipo de tratamento sem qualquer risco. Recomendamos-lhe que leve o Cartão Europeu de Seguro de Doença.
EMBAIXADA/CONSULADO DE PORTUGAL
Drottninggatan 108, 1º andar, 113 60 Estocolmo
Telefone: 46 (0) 8 545 670 64/9
Correio eletrónico: sconsular.estocolmo@mne.pt
Coordenadas: 59º 20' 19,99" N | 18º 3' 14,56" E
Sítio Internet: https://estocolmo.embaixadaportugal.mne.gov.pt/
IDIOMA
Dinamarquês, Inglês
Moeda Standard
DKK
INDICATIVO INTERNACIONAL
+45
A divisão geográfica da Dinamarca pode resumir-se à península da Jutlândia e às ilhas da Zelândia, Fynland, Llolland e Bornholm. Não existem montanhas, mas sim paisagens variadas de florestas, lagos e pequenos cursos de água. Existem 7.500 quilómetros de costa e belas praias. O rio mais longo é o Gudena, que atravessa a Jutlândia até ao fiorde de Randers, a oeste. A Gronelândia, a maior ilha do mundo, e as Ilhas Faroé são territórios associados. Os gronelandeses são cidadãos dinamarqueses, mas não pertencem à UE. As principais cidades são: Copenhaga: a capital, na ilha da Zelândia. Aarhus: a segunda maior cidade da Dinamarca e o principal centro universitário, na Jutlândia. Aalborg: também na Jutlândia. Possui o impressionante cemitério viking de Linholm Hoje, com 682 sepulturas em forma de barco, e as pedras rúnicas de Jelling, declaradas Património Mundial pela UNESCO em 1994. Borholm: ilha no Mar Báltico, um importante destino de férias. Koge: cidade histórica a sul de Copenhaga. Roskilde: outra cidade histórica. Na sua catedral estão sepultados trinta e oito reis dinamarqueses. 32 quilómetros a leste de Copenhaga.
A coroa dinamarquesa (krone dinamarquesa, plural kroner) é a moeda oficial da Dinamarca, bem como das províncias autónomas da Gronelândia e das Ilhas Faroé. A coroa divide-se em 100 øre. É normalmente abreviada como kr.
O clima dinamarquês é temperado marítimo. O verão decorre entre junho e o final de agosto, com temperaturas entre 18 e 25°C. A temperatura da água varia entre 18 e 20°C. A temperatura da água varia entre 18 e 20°C. Os dias de verão são longos e as noites frescas. O inverno não é excessivamente frio, mas é muito chuvoso. O mês mais frio é fevereiro, com temperaturas próximas de zero. A melhor altura para ir é entre maio e setembro (para as temperaturas mais agradáveis e também para os dias mais longos), embora a concentração do turismo seja nestes meses. Com o país repleto de flores, a primavera é uma estação impressionante, em que toda a Dinamarca se torna selvagem e sai à rua.
Para telefonar para a Dinamarca a partir de Portugal, marque 00 45, que é o indicativo do país. O telefone fixo tem 8 dígitos. Os números de telefone dinamarqueses têm 8 dígitos, sem códigos de cidade ou prefixos. Para telefonar para Portugal a partir de um telemóvel, o roaming deve estar ativado no telefone. Não há limites para as chamadas de voz e os SMS. Pode utilizá-los gratuitamente até ao limite previsto no seu contrato no seu país de origem, uma vez que são aplicadas as mesmas tarifas que no seu país. Os limites de roaming aplicam-se apenas à utilização da Internet móvel e dos dados. Aconselhamo-lo a verificar estes limites junto da sua companhia de telemóveis.
A Dinamarca tem uma diferença horária de GMT + 1 hora.
A eletricidade é de 220 volts.
Não é habitual dar gorjeta, uma vez que o serviço está incluído na fatura dos hotéis, restaurantes e táxis, bem como o IVA de 25% que incide sobre os seus serviços.
A Dinamarca, ao contrário de Espanha, não é um Estado não confessional, embora aceite a liberdade religiosa. A religião oficial é um ramo do cristianismo. São protestantes e luteranos, mas seguem a sua própria fé, que se chama Folkekirken, ou Igreja Popular Dinamarquesa. Assim, a autoridade máxima desta forma de cristianismo não é o Papa, como acontece com os católicos, mas o governo nomeia em cada legislatura o Ministro da Igreja, que decide todos os assuntos eclesiásticos. A Rainha da Dinamarca é obrigada a pertencer a esta Igreja.
A língua oficial da Dinamarca é o dinamarquês, mas a maioria dos dinamarqueses fala bem inglês.
Copenhaga é uma das capitais europeias mais bem sucedidas em termos de design de interiores e arquitetura Art Nouveau. Os produtos típicos para comprar em Copenhaga vão desde objetos de porcelana a brinquedos Lego.
Objectos de porcelana: a porcelana dinamarquesa é mundialmente famosa. Em Copenhaga, existem muitas lojas especializadas neste artesanato, bem como marcas que oferecem uma gama de louça branca e azul.
Brinquedos Lego e peças Lego: Um carpinteiro dinamarquês foi o visionário construtor dos primeiros tijolos Lego, uma marca que hoje enche as lojas de brinquedos em Copenhaga e em todo o mundo. Um brinquedo Lego é um presente típico da Dinamarca, o país onde a marca foi criada.
Vikings: A herança viking da Dinamarca também está presente nas lojas de recordações. Se quiser levar para casa um pedaço da história dinamarquesa como recordação, muitas lojas vendem pequenas figuras vikings de todos os tamanhos.
Decoração de interiores de autor: embora seja difícil trazer móveis e outros artigos decorativos num avião, estes são um dos produtos dinamarqueses mais típicos. No centro de Copenhaga, há muitas lojas especializadas em decoração de interiores ao estilo dinamarquês.
Contos de fadas de Andersen: Outra recordação para comprar na Dinamarca é uma coleção de histórias do famoso escritor dinamarquês de contos de fadas.
Bolos dinamarqueses: Estes biscoitos de manteiga numa caixa de metal são um dos produtos dinamarqueses mais típicos.
Ímanes e figuras da monarquia: a rainha Margrethe II e o seu filho, o príncipe Frederick, são comuns em ímanes e outras lembranças. Nas lojas de recordações encontrará também figuras, porta-chaves e outros artigos com a guarda real dinamarquesa. Caixas de correio: As caixas de correio vermelhas de Copenhaga são um item obrigatório nas lojas de recordações de Copenhaga.
No final do outono, no inverno e no início da primavera, é necessário usar roupa quente. No entanto, pode ir mais leve durante o resto do ano. É uma boa ideia ter à mão um guarda-chuva e sapatos confortáveis para caminhar. Em geral, as pessoas vestem-se de forma informal na Dinamarca, embora os homens costumem usar casaco e gravata à noite, quando vão ao ballet, à ópera ou ao teatro.
Não são necessárias vacinas. O país tem excelentes condições sanitárias, embora seja sempre aconselhável levar analgésicos e outros produtos para problemas de estômago, bem como anti-histamínicos. É aconselhável ser portador do Cartão Europeu de Seguro de Doença para ser tratado sem custos elevados em qualquer hospital ou centro de saúde.
EMBAIXADA/CONSULADO DE PORTUGAL
Toldbodgade 31, 1 th
1253 Copenhagen K / Denmark
Tlf (Chancelaria): +(45) 33 13 13 01
Tlf (Secção Consular): +(45) 33 36 00 71
E-mail (Embaixada): copenhaga@mne.pt
E-mail (Secção Consular): sconsular.copenhaga@mne.pt
Coordenadas: 55º 40' 55,01" N | 12º 35' 35,19" E
Sítio Internet:https://copenhaga.embaixadaportugal.mne.gov.pt/
IDIOMA
Norueguês
Moeda Standard
NOK
INDICATIVO INTERNACIONAL
+47
A paisagem da Noruega alterna montanhas, rios, florestas e costas escarpadas com tranquilas aldeias piscatórias e igrejas medievais de madeira, tornando-a um destino popular para os viajantes que procuram aquela combinação única de natureza e cultura. Os seus 386.958 quilómetros quadrados estendem-se ao longo de uma cadeia de montanhas que cobre dois terços do país. A leste, a sua fronteira mais extensa é com a Suécia, a norte com a Finlândia e, durante alguns quilómetros, com a Rússia. Nos outros pontos cardeais, a Noruega está rodeada de mares: o mar de Barents a norte, os oceanos Atlântico e Norueguês a oeste e o mar do Norte a sul. O seu território está organizado em onze províncias, ou fylker, e a sua capital é Oslo. Até 2020, as províncias foram unificadas, passando de 18 para 11.
A moeda oficial é a coroa norueguesa (NOK). O euro é geralmente aceite em hotéis e lojas. Uma coroa equivale a 100 øre (cêntimos). Os cartões de crédito, especialmente Visa e Mastercard, são amplamente aceites em hotéis, restaurantes, estações de serviço e lojas em todo o país para turistas.
O tempo na Noruega é muito variável. Um ditado comum em Bergen é: "Se não gosta do tempo, espere 10 minutos". O clima da Noruega é mais ameno do que o de outros países com latitudes semelhantes, como a Gronelândia, a Sibéria, o norte do Canadá e o Alasca. Durante o inverno, a temperatura desce mais para o interior do que para a costa, onde a corrente do Golfo do México tempera o clima. No verão, as temperaturas são agradáveis, embora a chuva seja frequente. As temperaturas médias em agosto (às 13 horas) são: Oslo 18,7ºC, Bergen 16,3ºC, Trondheim 14,9ºC, Trømso 12,5ºC e Svalbard 5,7ºC. O sol da meia-noite pode ser visto de meados de maio a finais de julho no Cabo Norte e entre finais de maio e meados de julho nas Ilhas Lofoten. Mesmo o sul do país goza de dias que começam às 4 da manhã e terminam às 23 horas em pleno verão. No norte, o sol põe-se no final de novembro e só volta a aparecer no final de janeiro. Este fenómeno meteorológico permite ver a Aurora Boreal ou Northern Lights.
Para telefonar para a Noruega, marque o indicativo do país +47, depois o indicativo da cidade (2 para Oslo, 5 para Bergen) e, por fim, o número de telefone.
220 volts, não necessita de adaptador.
Na Noruega, a gorjeta é um gesto voluntário e não uma compensação financeira pelos serviços prestados. Muitos noruegueses deixam pequenos trocos quando compram bebidas em bares. Nos restaurantes, basta arredondar para cima e acrescentar um pouco mais. Nas viagens de táxi, é aconselhável arredondar para cima e acrescentar 5 ou 10 coroas (consoante o serviço recebido). Os noruegueses não costumam dar gorjeta ao pessoal dos hotéis, embora seja um gesto simpático fazê-lo se tiver sido bem tratado.
Cerca de 86% da população pertence à Igreja Evangélica Luterana da Noruega, aqui designada por Igreja Protestante Nacional, embora muitos não sejam membros praticantes. O Estado apoia a Igreja e o rei nomeia o clero. No entanto, é garantida a plena liberdade religiosa. A religiosidade na Noruega é sobretudo expressa em privado e, embora a maioria das pessoas diga que a religião é importante para elas, regra geral não participam ativamente em comunidades religiosas organizadas.
A língua oficial da Noruega é o norueguês, uma língua germânica do norte que, juntamente com o sueco e o dinamarquês, forma um grupo de línguas com variações regionais, mas que são mutuamente inteligíveis.
O artesanato, os pulôveres tricotados à mão, os bordados, os têxteis, as pratas, as taças e colheres de madeira, o vidro soprado e os enfeites de Natal feitos de palha e aparas de madeira são os artigos mais comuns. Para onde quer que olhe, encontrará os famosos Trolls (especialmente em madeira), personagens essenciais na cultura deste país onde os longos dias de inverno deram origem a milhares de histórias em que eles são os protagonistas. Alguns produtos gastronómicos só podem ser comprados aqui, são baratos e valem o dinheiro: carne de rena fresca ou fumada, pasta de caviar, alguns tipos de queijo? Também é possível comprar carne de baleia, se tiver curiosidade, e até carne de foca. Mas, neste caso, o melhor é experimentá-la no local, num restaurante especializado. Quanto ao salmão, é muito mais caro do que em Portugal, e não é de melhor qualidade.
O clima na Noruega é muito variável de um dia para o outro, e até no mesmo dia, pelo que o ideal é que coloque na mala diferentes camadas de roupa e que vá adicionando ou retirando roupa ao longo do dia. Existe uma teoria sobre isto, a teoria das três camadas: roupa interior, roupa exterior e roupa exterior, a única coisa que precisa de combinar é o material das camadas, dependendo da estação. - O verão norueguês tem um clima bastante estável, mas o que é claro é que, apesar de ser verão, precisará sempre de uma camisola quente, de um mackintosh ou de um guarda-chuva e de botas de caminhada confortáveis e impermeáveis. O mês mais quente nos fiordes é julho. - No inverno, vista-se com camadas de roupas quentes, usando lã pura em vez de algodão ou poliéster, e certifique-se de que estas o protegem da humidade e do vento. Recomenda-se que use um bom casaco à prova de vento e de água com um forro de lã ou um casaco de penas com muito acolchoamento. Além disso, deve usar um chapéu, luvas e um cachecol, de preferência de lã. E para o calçado, botas impermeáveis e confortáveis.
Não é necessário vacinar-se. O sistema de saúde pública da Noruega é um dos mais avançados do mundo. Na maioria das cidades existem clínicas públicas abertas 24 horas por dia para tratar emergências. Chamam-se legevakt. Os cuidados médicos prestados nestes centros são gratuitos para os cidadãos da UE, embora só estejam cobertos os cuidados de urgência. Além disso, Portugal tem um acordo de cuidados de saúde com a Noruega, pelo que os cidadãos portugueses têm direito a cuidados de saúde públicos gratuitos. Só tem de apresentar o seu Cartão Europeu de Seguro de Doença, que deve solicitar antes de viajar junto dos serviços de Segurança Social.
EMBAIXADA/CONSULADO DE PORTUGAL
Josefinesgate 37, 0244 Oslo / Noruega
Tlf (Chancelaria): +(47) 23332855
Tlf (Secção Consular): +(47) 23332857
Correio eletrónico (Chancelaria): embassyportugal.oslo@mne.pt
Correio eletrónico (Secção Consular): sconsular.oslo@mne.pt
Coordenadas: 59º 55' 19,68" N | 10º 43' 26,02" E
Sítio Internet: https://oslo.embaixadaportugal.mne.gov.pt/
Embora não seja membro da União Europeia, a Noruega faz parte do espaço Schengen, que permite a livre circulação de residentes. Os cidadãos dos países membros de Schengen (incluindo Portugal) podem entrar na Noruega apresentando um bilhete de identidade ou passaporte válido. Se viajar de carro ou autocaravana, deve, obviamente, ter toda a documentação relevante; e se transportar animais de estimação, é essencial apresentar o Certificado Veterinário, que consiste em duas partes, o Certificado de Saúde e o Certificado de Vacinação.