Maravilhas Do Peru

Maravilhas Do Peru

Maravilhas Do Peru

Desfrute de uma viagem muito completa conhecendo as maravilhas de um país que não deixa ninguém indiferente. O Peru dá-lhe de presente a sua incalculável riqueza cultural, os seus tesouros ancestrais e um património incalculável; neste roteiro que agradará aos viajantes mais exigentes.

Dia 1 PORTUGAL/LIMA
PORTUGAL/LIMA

Partida em voo para Lima. Chegada e transfer para o hotel. Resto do dia livre.

Ver mais
Dia 2 LIMA
LIMA

Pequeno-almoço e visitas ao centro histórico de Lima. Começaremos a visita na Casa Aliaga, uma mansão colonial, concedida em 1535 por Francisco Pizarro a um dos seus capitães, Jerónimo de Aliaga. Esta é a única casa da época que ainda pertence à mesma família. Visitas à Plaza Mayor, declarada Património Mundial pela UNESCO, composta por imponentes edifícios históricos, que fazem parte da vida política e cultural da cidade até aos dias de hoje. Veremos de perto a imponente catedral de Lima, construída no século XVI. Terminaremos esta visita no Museu Larco, situado no bairro tradicional de Pueblo Libre e alojado numa mansão colonial maravilhosamente restaurada, que por sua vez está construída sobre uma pirâmide pré-colombiana do século VII. O museu possui uma coleção pré-hispânica muito completa de objetos de ouro e prata, bem como peças de arte erótica.

Ver mais
Dia 3 LIMA/AREQUIPA
LIMA/AREQUIPA

Pequeno-almoço. Transfer para o aeroporto para apanhar o voo para Arequipa. Tempo livre em Arequipa. À tarde, iremos ao miradouro de Carmen Alto para apreciar a paisagem rural de Arequipa com o rio Chili e os vulcões Miste e Chachani ao fundo. Transfer para o miradouro de Yanahuara, uma antiga construção do século XIX. O nosso passeio continuará na Plaza de Armas, o ponto de encontro urbano por excelência, onde poderemos ver a Catedral e a Igreja da Companhia de Jesus. Finalmente, visitaremos o famoso Convento de Santa Catalina, uma instituição de prestígio durante o século XVI, composta por praças, claustros e ruas, que costumavam ser habitadas pelas filhas de famílias prestigiadas, sob a proteção de freiras.

Ver mais
Dia 4 AREQUIPA/CANYON DO COLCA
AREQUIPA/CANYON DO COLCA

Meia pensão. Partiremos de Arequipa em direção ao Vale do Colca, passando primeiro pelo distrito de Yura, que possui uma série de características geográficas impressionantes, como ravinas, cadeias de montanhas e desfiladeiros. Continuaremos pela Reserva de Pampas Cañahuas, uma vasta planície povoada por vicunhas, um dos quatro camelídeos andinos nativos do Peru. Atravessaremos as pampas de Viscachani e Toccra, bordejando a cratera do vulcão Chucura, para chegar ao miradouro de Los Andes em Patapampa, a 4.910 metros acima do nível do mar, de onde podemos ver os diferentes vulcões que rodeiam Arequipa. Almoço no pitoresco povoado de Chivay. Tarde livre. Não deixe de apreciar uma das principais características do Vale do Colca, a presença de águas termais, com uma diminuição progressiva da temperatura da água, bem como uma mudança na sua composição química, de sulfurosa para carbonatada. Caminhando pelo interior do cânion, será possível banhar-se em fontes termais naturais, cujas temperaturas variam entre 21 e 39 graus.

Ver mais
Dia 5 CANYON DO COLCA/PUNO
CANYON DO COLCA/PUNO

Meia pensão. Levantar-nos-emos cedo para chegar ao impressionante miradouro da Cruz del Condor, de onde poderemos apreciar a imensidão do Vale do Colca, o quarto desfiladeiro mais profundo do mundo, com uma altura máxima de mais de 4.160 metros, o dobro do Grand Canyon. Contemplaremos os imensos condores sobrevoando o cânion, um espetáculo natural incrível. Desceremos ao fundo do vale para descobrir algumas das aldeias rurais nas margens do rio Colca, como Pinchollo, Maca, Achoma e Yanque. Faremos uma paragem nos miradouros de Antahuilque e Choquetico para admirar as vistas do vale. No regresso a Chivay, faremos um desvio para Patahuasi a caminho de Puno, através de paisagens que combinam planícies altas, formações rochosas invulgares e lagoas povoadas por grous que batem as asas sobre a água. Chegada a Puno e Alojamento.

Ver mais
Dia 6 PUNO (UROS E TAQUILE)
PUNO (UROS E TAQUILE)

Meia pensão. De manhã cedo, transferimo-nos para o cais de Puno para desfrutar do Lago Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo, que é o berço mítico do Império Tahuantinsuyo. Visita às ilhas dos Uros, uma sociedade ancestral que habita cerca de 80 ilhas artificiais construídas sobre uma base de canas totora tecidas que crescem no próprio lago, sobre as quais constroem as suas habitações do mesmo material. Continuação para Taquile, na Reserva Nacional do Titicaca, que fez parte do Império Inca. O encanto do Lago Titicaca é vivido intensamente em ilhas como esta, onde a história guardada na memória do seu povo se expressa em maravilhosas tecelagens, verdadeiras obras de arte reconhecidas mundialmente; os seus habitantes refletem a sua imaginação e cultura em complexos desenhos que honram a riqueza do seu legado ancestral. As suas gentes preservam o modo de vida dos seus antepassados com os seus costumes e o seu sistema de vida em comum. Almoço típico. Regresso a Puno.

Ver mais
Dia 7 PUNO/CUZCO
PUNO/CUZCO

Meia pensão. Transfer para o coração do império Inca, a cidade imperial de Cuzco, através de paisagens incríveis. Atravessaremos o Altiplano visitando o Museu Lítico de Pukará, datado de 200 a.C. a 300 d.C. Breve paragem em La Raya, o ponto mais alto da viagem a 4.313 metros acima do nível do mar. Almoço. Continuação para o Templo do Deus Wiracocha em Raqchi, uma impressionante construção retangular de 30 metros de largura por 20 metros de altura. Paragem na aldeia de Andahuaylillas para visitar a sua principal atração: a sua igreja apelidada de Capela Sistina da América. Chegada a Cuzco e Alojamento.

Ver mais
Dia 8 CUZCO
CUZCO

Pequeno-almoço e visitas à antiga capital do império Inca, começando pelo Convento de Santo Domingo, construído sobre o templo de Koricancha, um dos mais importantes recintos dedicados ao culto do sol; as suas paredes estavam cobertas de folha de ouro e repletas de representações douradas da natureza. Visita da catedral, o monumento mais imponente da Praça de Armas e os pontos mais importantes do bairro artístico de San Blas, uma mistura das culturas inca e espanhola. Continuação pelas colinas de Cuzco até à fortaleza de Sacsayhuaman, cujas imponentes muralhas oferecem uma vista panorâmica de Cuzco. Visita a Qenqo, um complexo arqueológico de uso religioso onde se acredita que os Incas praticavam rituais relacionados com a agricultura. Continuaremos até Puka Pukara, que significa forte vermelho em quechua; um complexo arquitetónico de suposto uso militar, com múltiplas salas, praças, banhos, aquedutos e torres. Acredita-se que tenha sido utilizado pela comitiva inca enquanto o chefe descansava em Tambomachay, a última paragem arqueológica da excursão, um recinto de culto à água, que possuía um extraordinário sistema hidráulico.

Ver mais
Dia 9 CUZCO/CHINCHERO/VALE SAGRADO
CUZCO/CHINCHERO/VALE SAGRADO

Meia pensão. Partida para Chinchero, um centro urbano tradicional de Cusco, especial pela sua vista privilegiada sobre o Vale Sagrado e porque os seus habitantes preservam as tradições e conhecimentos herdados dos Incas, que se refletem no seu vestuário e artesanato. Para além do seu legado cultural, em Chinchero poderá visitar os terraços agrícolas e a sua bela igreja do século XVII, construída no local de um antigo palácio inca e considerada uma das primeiras construções católicas do Peru. A nossa próxima paragem será o Museu Vivo de Yucay, um centro de interpretação das tradições andinas, com demonstrações de trabalhos em têxteis, adobe, cerâmica e prata, utilizando as mesmas técnicas incas antigas. Aqui vivem alpacas, lhamas e ovelhas, que poderemos ver de perto e até alimentar. Almoço. O nosso passeio continua até ao complexo arqueológico de Ollantaytambo, que ainda mantém o planeamento urbano Inca e tem sido habitado desde então. Visitaremos o Templo das Dez Janelas, as Termas de Ñusta e o Templo do Sol.

Ver mais
Dia 10 VALE SAGRADO/MACHU PICCHU
VALE SAGRADO/MACHU PICCHU

Pensão completa. Partida de comboio de Ollantaytambo para chegar a Machu Picchu Pueblo e continuação por transfer para o Santuário de Machu Picchu, a cidade perdida dos Incas. Este sítio arqueológico foi construído por volta de 1450 pelo Inca Pachacutec como sua residência de férias. No entanto, um século mais tarde, a cidade foi abandonada após a conquista espanhola, salvando-a da destruição que atingiu outras povoações incas. Almoço ao pé da montanha no Café Inkaterra em Machu Picchu Pueblo. Tarde livre. Jantar.

Ver mais
Dia 11 MACHU PICCHU/CUZCO
MACHU PICCHU/CUZCO

Pequeno-almoço, manhã livre com possibilidade de regresso a Machu Picchu. Recomendamos que se levante cedo para apreciar o nascer do sol sobre a montanha, com vistas de Huayna Picchu com o seu complexo de templos subterrâneos e Inti Punku, ambos a mais de 300 metros acima da cidadela. Também se pode visitar a Ponte Inca, uma estrada militar secreta que controlava o acesso a Machu Picchu. À tarde, regresso de comboio a Ollantaytambo e transfer para o hotel em Cuzco.

Ver mais
Dia 12 CUZCO/LIMA/PORTUGAL
CUZCO/LIMA/PORTUGAL

Pequeno-almoço. Transfer para o aeroporto de Cuzco para apanhar um voo para Lima e fazer a ligação com o voo de regresso a Portugal. Noite a bordo.

Ver mais

Partidas

Diárias (6 Mar – 4 Dez)

O que está incluído

   

Voo de linha regular, classe económica, (reservas em classes especiais).

   

Alojamento e pequeno-almoço.

   

6 almoços e 1 jantar (bebidas não incluídas).

   

Transferes em serviço regular (partilhados com outros clientes), exceto os transferes de e para Lima e Arequipa em serviço exclusivo para clientes CATAI.

   

Visitas em serviço regular, (partilhadas com outros clientes), com guias locais em espanhol, exceto a visita a Lima em serviço exclusivo para clientes CATAI.

   

Entradas em todos os sítios turísticos mencionados no itinerário.

   

Seguro de viagem.

Notas importantes

   

Preço desde baseado na Iberia, classe O para viagens de 10 de março a 5 de junho e de 20 de agosto a 1 de dezembro em hotéis de categoria C.

   

Taxas aéreas incluídas. Iberia: 455 €.

   

Machu Picchu: As visitas à cidadela duram aproximadamente 2 horas e 30 minutos e devem ser acompanhadas por um guia.

   

A visita à Ponte Inca não está incluída nas visitas regulares.

   

Para a compra de bilhetes para Machu Picchu, são necessários os dados do passaporte válido no momento da reserva. As taxas de entrada em Machu Picchu não são reembolsáveis.

   

Visita à Cidadela com um guia privado: 57€. p./pessoa aprox. Transferes em serviço regular.

   

Consultar condições e suplementos especiais: Páscoa, Inti Raymi (21-26 de junho), Fiestas Patrias (24-31 de julho).

   

Uma vez feita a reserva firme, é adquirida a entrada para Machu Picchu, que não é reembolsável.

Moeda Standard

PEN

INDICATIVO INTERNACIONAL

+51

Perú

Exótico, milenar e mágico, com uma natureza fascinante e um rico legado histórico, evoca um mundo inteiro para sentir e descobrir, desde os seus espectaculares picos andinos, à exuberante selva amazónica, ao deserto árido e às suas belas praias. O Peru é um dos destinos turísticos com maior variedade de paisagens do planeta e, como tal, possui uma diversidade e riqueza raras no mundo, oferecendo ao visitante infinitas alternativas. A seleção de itinerários que lhe propomos foi cuidadosamente planeada para satisfazer todo o tipo de expectativas: históricas, culturais, arqueológicas, antropológicas e místicas, bem como as viagens "à medida" que podemos desenhar quando o viajante mais exigente assim o requer.

Moeda

A moeda peruana é o "Nuevo Sol" (S/) e a taxa de câmbio varia entre S/2,50 e S/2,70 por dólar. É possível trocar dólares e euros em hotéis, bancos e casas de câmbio autorizadas.

No Peru, não existem restrições ao câmbio de moeda estrangeira. Os dólares americanos são aceites sem grandes inconvenientes em hotéis, lojas e supermercados de Lima e das principais cidades do país. Os cartões Visa, Master Card e Diners são aceites, embora nem todos os estabelecimentos aceitem todos os cartões. Se precisar de dinheiro, pode levantá-lo nas caixas multibanco dos bancos que operam com o seu cartão.

Clima

O Peru está situado na região central da América do Sul e as suas costas são banhadas pelo extremo ocidental do Oceano Pacífico. Na costa subtropical do Peru, o verão pode atingir mais de 29ºC, enquanto o inverno dura de junho a setembro, é húmido e chuvoso, com temperaturas à volta dos 14ºC. Nas terras altas, o clima é frio e seco e a temperatura varia entre 9 e 18 graus Celsius, dependendo da hora do dia. O sol costuma brilhar todas as manhãs do ano, mas ao cair da noite os termómetros atingem apenas 5ºC. Na selva o clima é tropical, quente e húmido e a temperatura média é de 25 a 28 graus Celsius.

Saúde

Beba sempre água engarrafada, evite comer comida de rua e fruta e legumes limpos e sem casca. Recomenda-se que leve consigo comprimidos para a diarreia e os medicamentos necessários para uso pessoal, bem como protetor solar e repelente de mosquitos.

Se vai viajar para cidades de grande altitude, é muito importante descansar no primeiro dia, beber muitos líquidos (sem gás), comer frutos secos e rebuçados de limão para evitar o soroche ou o mal de altitude, e evitar refeições pesadas, pois a digestão é mais demorada em altitude e pode sentir-se pesado e indisposto. A maioria dos hotéis dispõe de balões de oxigénio para combater o mal de altitude em caso de mal-estar grave.

Telefone

Para ligar para o Peru a partir de Portugal, marque 00 51, seguido do prefixo da cidade e do número do assinante.

Diferença horária

A diferença horária no Peru é de GMT -5 horas.

Eletricidade

A corrente alternada é de 220 volts a 60 ciclos. As fichas são do tipo americano e planas. É aconselhável trazer um adaptador de tomada se levar consigo artigos eléctricos.

Gratificações

A gorjeta não é obrigatória, mas é normalmente deixada se estiver satisfeito com o serviço; em alguns restaurantes, já está incluída na conta.

Religião

95% da população é católica. Existem várias religiões indígenas misturadas com os ritos católicos.

Língua

As línguas oficiais são o espanhol e o quíchua; nas zonas altas fala-se o quíchua, enquanto que nos arredores do lago Titicaca se fala o aimará, principalmente pelo povo Uros.

Compras e artesanato

O colorido artesanato do Peru faz dele um paraíso para os compradores. Na capital, pode optar pelas lojas mais modernas ou pelos deliciosos mercados incas. Entre as compras mais populares estão os pulôveres e ponchos feitos de lã de ovelha, lhama e alpaca. É aconselhável que compre estas peças de vestuário nas zonas andinas. As tapeçarias, feitas com a mesma lã, também são espectaculares. As cerâmicas são de cores muito vivas, seguindo costumes ancestrais que variam de uma zona para outra. Assim, os motivos do chimbú diferem dos dos Incas e são diferentes em cada região. Os instrumentos musicais são uma das boas aquisições: conchas de tatu, flautas de pã, panpipes, quenas ou sikus feitos de canas de bambu ou as ocarinas de forma oval, feitas de barro e pintadas com diferentes motivos.

Os trabalhos em mate ou cabaça, as máscaras, os trabalhos em cana de totora como barcos ou figuras, as gavetas ou os jogos de xadrez dos Incas contra os espanhóis, são autênticas maravilhas. Na joalharia, os trabalhos que se destacam são os que imitam os desenhos das jóias encontradas em Sipan, como brincos, pulseiras, pingentes e brincos de orelha. A prata e o ouro são geralmente trabalhados com grande habilidade. As pinturas peruanas, tal como as aguarelas, são uma obra de arte. Os objectos feitos de penas, carapaças de tartaruga, ossos ou peles de animais em vias de extinção são ilegais.

Vestuário

Use um chapéu e óculos de sol, bem como sapatos confortáveis. Como o clima peruano é muito variado, é aconselhável trazer todo o equipamento necessário para a selva e os Andes.

Para a costa (Lima, Ica, Nasca) é aconselhável trazer roupa leve, sapatos confortáveis, roupa de banho, etc., mas entre abril e novembro a costa peruana é húmida e as temperaturas são baixas.

Para as terras altas (Cuzco, Arequipa, Huaraz, Puno) recomendamos-lhe roupa leve e um casaco para a noite. Se visitar estes locais entre novembro e abril, é aconselhável levar roupa térmica e impermeável. Para a selva (Puerto Maldonado, Tambopata, Iquitos, Candamo), roupas leves, chapéus e botas para caminhadas na selva.

Requisitos de saúde

Não são obrigatórias quaisquer vacinas, exceto para as viagens à selva (Amazónia) onde a vacina contra a febre amarela é obrigatória. Deve sempre consultar os Centros Internacionais de Vacinação (https://www.sns24.gov.pt/servico/consulta-do-viajante/).

Embaixada/Consulado de Portugal

EMBAIXADA/CONSULADO DE PORTUGAL

Av. Pardo y Aliaga, n.º 640, Piso 16 / San Isidro / Lima 27 – Peru

Tlf: + (51) 1 6287164/ 5 / 6

E-mail: limaportugal@hotmail.com

E-mail: lima@mne.pt

Coordenadas: 12º 5' 42,87" S | 77º 1' 47,23" O

Sítio Internet: https://lima.embaixadaportugal.mne.gov.pt/

Visto e Requisitos de Entrada

Para os cidadãos portugueses, é necessário apresentar um passaporte válido com uma validade mínima de 6 meses. Deve preencher um formulário de entrada à chegada e conservá-lo até à partida. Se sair do país por via aérea, as taxas de aeroporto estão incluídas no bilhete de avião.