Marrocos Completo

Marrocos Completo

Marrocos Completo

A cadeia montanhosa do Alto Atlas divide Marrocos em duas realidades: o norte do país, verde, fértil e muito mais cosmopolita. Em contrapartida, o sul abre-se a uma paisagem fascinante de montanhas ocres, desfiladeiros de pedra, fortalezas de lama, palmeiras e oásis, prelúdio do grande Saara com os seus povos berberes e os seus costumes ancestrais. Visitará, entre outros, Casablanca, Rabat, Tânger, Fez, Meknes, Erfoud, as Gargantas do Todra, Ouarzazate, Ait Ben Haddou, Essaouira e Marrakech.

Dia 1 PORTUGAL / CASABLANCA
PORTUGAL / CASABLANCA

Partida em voo com destino a Casablanca. Chegada, receção e transfer para o hotel. Jantar (consoante a hora de chegada) e Alojamento.

Ver mais
Dia 2 CASABLANCA / RABAT / TÂNGER
CASABLANCA / RABAT / TÂNGER

Meia pensão. Visita panorâmica da cidade: Corniche Boulevard, passeio marítimo e estrada costeira para chegar a Anfa e terminar na Mesquita Hassan II. Partida para Rabat, capital do reino de Marrocos. Chegada e visitas do Palácio Real e do Kasbah de Oudaya. Continuação para Tânger. Jantar no hotel.

Ver mais
Dia 3 TANGER / CHAOUEN / MEKNES / FEZ
TANGER / CHAOUEN / MEKNES / FEZ

Meia pensão. Entraremos nas montanhas do Rif em direção à mística Chefchaouen. Perder-nos-emos no labirinto de ruas azuis desta cidade de contos de fadas e subiremos ao Kasbah para uma vista panorâmica de cortar a respiração sobre o vale. Depois desta experiência mágica, faremos uma pausa para almoço na aldeia de Ouazzane, antes de continuarmos a nossa viagem para Meknes, uma cidade imperial em pleno renascimento. Visitaremos os seus monumentos históricos, como o majestoso portão Bab Mansour e a vasta praça El-Hedim, que estão a ser restaurados ao seu antigo esplendor.Fez, a cidade espiritual de Marrocos, será o nosso destino final. À chegada, instalamo-nos no nosso alojamento e recarregamos baterias para mergulhar no dia seguinte na magia de Fez, uma cidade que guarda segredos em cada canto. Jantar no hotel.

Ver mais
Dia 4 FEZ
FEZ

Meia pensão. Visita de Fez. Veremos as portas douradas do Palácio Real, a antiga medina com a madrasa de Bou Anania, a fonte Nejjarine, a Mesquita Karaouyin e o Mausoléu de Moulay Idris. De seguida, passeio pelo bairro dos curtidores. De tarde, continuamos a visitar os bairros das corporações da cidade. Jantar no hotel.

Ver mais
Dia 5 FEZ / IFRANE / MIDELT / ERFOUD
FEZ / IFRANE / MIDELT / ERFOUD

Meia pensão. Partida para Ifrane, pequena aldeia de montanha conhecida pela sua estância de esqui. Partida para as montanhas do Médio Atlas para chegar a Midelt. Tempo livre em Midelt. Continuação pela rota das aldeias berberes. Chegada a Erfoud, na orla do Saara. Jantar no hotel.

Ver mais
Dia 6 ERFOUD / TINEGHIR / GARGANTAS DO TODRA / KELAA M´GOUNA / OUARZAZATE
ERFOUD / TINEGHIR / GARGANTAS DO TODRA / KELAA M´GOUNA / OUARZAZATE

Meia pensão. Partida para Tinerhir, cruzamento de estradas para chegar a um dos sítios naturais mais bonitos da viagem, as Gargantas de Todra. Tempo livre. Continuação para Kelaa M ' Gouna, uma pequena aldeia onde se cultivam belas rosas. Continuamos o passeio pela "Rota dos Kasbahs", fortalezas construídas em adobe com torres com ameias e ornamentos em tijolo. Continuação para Ouarzazate. Jantar no hotel.

Ver mais
Dia 7 OUARZAZATE / AIT BEN HADOU / TAROUDANT
OUARZAZATE / AIT BEN HADOU / TAROUDANT

Meia pensão. Visita do Kasbah de Taourirt, o maior preservado do país. Partida para a aldeia fortificada de Ait Ben Addou. Tempo livre. Continuação para Taroudant, primeira capital dos sultões Saadianos, conhecida como a !Pequena Marrakech". Jantar no hotel.

Ver mais
Dia 8 TAROUDANT / AGADIR / ESSAOUIRA
TAROUDANT / AGADIR / ESSAOUIRA

Meia pensão. Partida para Essaouira. No caminho, paragem em Agadir para desfrutar das suas praias. Chegada a Essaouira. Jantar no hotel.

Ver mais
Dia 9 ESSAOUIRA / MARRAKECH
ESSAOUIRA / MARRAKECH

Meia pensão. Manhã livre para desfrutar desta pequena cidade branca e azul junto ao mar, com muralhas do século XVII que rodeiam os bairros, a cidadela e a medina. Partida para Marrakech. Jantar no hotel.

Ver mais
Dia 10 MARRAKECH
MARRAKECH

Meia pensão. Visita de Marrakech, com os Jardins Menara, o majestoso minarete da Koutoubia, a torre gémea da Giralda de Sevilha, o Palácio Bahia e a mágica praça Jemaa el Fna. Jantar no hotel.

Ver mais
Dia 11 MARRAKECH
MARRAKECH

Meia pensão. Dia livre. Jantar no hotel.

Ver mais
Dia 12 MARRAKECH / PORTUGAL
MARRAKECH / PORTUGAL

Pequeno-almoço. Partida em voo de regresso a Portugal. Chegada.

Ver mais

Partidas

Sábados (3 Feb - 31 Out).

O que está incluído

Voo de linha regular, classe económica (reserva de classe especial).

Alojamento e pequeno-almoço.

11 jantares (bebidas não incluídas).

Transferes e circuito regular (partilhado com outros clientes) com motorista em espanhol.

Guias locais nas visitas de Marrakech, Volubilis, Fez e Kasbah de Taourirt em espanhol.

Seguro de viagem.

Notas importantes

Preço desde baseado na Royal Air Maroc, classe P/W (tarifas dinâmicas),para viagens de 4 janeiro a 14 fevereiro, em hotéis de categoria C.

Taxas aéreas incluídas. AT: 135 €.

IDIOMA

Arabe, Bereber

Moeda Standard

MAD

INDICATIVO INTERNACIONAL

+212

Marrocos

Marrocos é um país do Norte de África que faz fronteira com o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo e que se distingue por influências culturais berberes, árabes e europeias. É um destino de contrastes, com medinas labirínticas, paisagens áridas de cadeias de montanhas e desfiladeiros, palmeiras, desertos de grandes dunas onde pode ver o pôr do sol, aldeias piscatórias e souks vibrantes. É um país multicultural onde pode apreciar a sua arquitetura única, provar a sua gastronomia variada e descobrir a história, a simpatia e a hospitalidade do seu povo.

Moeda

A moeda nacional é o dirham, dividido em 100 cêntimos. Como não é uma moeda convertível, é proibido levá-la para fora ou trazê-la para dentro do país. Não existem restrições à entrada de moeda estrangeira que, em todo o caso, deve ser declarada. Recomendamos-lhe que faça o câmbio nos hotéis, que aplicam a mesma taxa de câmbio que os bancos, e que guarde os recibos de câmbio para evitar possíveis dificuldades quando sair do país. Os restaurantes e bazares das grandes cidades aceitam geralmente pagamentos noutras moedas, mas corre o risco de aplicarem uma taxa de câmbio diferente da taxa oficial do dia. É proibido importar e exportar dirhams.

Clima

O clima é tipicamente mediterrânico nas costas, variando entre 12 graus Celsius no inverno e 25 graus Celsius no verão. O interior, de clima continental, é mais quente durante todo o ano. No verão, a temperatura pode ultrapassar os 40 graus Celsius, mas desce acentuadamente à noite. A maior parte da precipitação regista-se entre o norte e o médio Atlas.

Telefone

Para telefonar para Portugal a partir de Marrocos: 00 + 212 (indicativo do país) + o prefixo regional (37 em Rabat; 44 em Marraquexe; 55 Fez e Meknès) + o número de seis algarismos do destinatário. De Marrocos para Portugal: 00 351 + o número do destinatário.

Diferença horária

A zona marroquina tem uma diferença de GMT + 1 hora.

Eletricidade

A eletricidade em Marrocos é de 220 volts, embora existam ainda algumas zonas que utilizam 110 volts, pelo que é aconselhável informar-se junto das autoridades locais antes de utilizar qualquer aparelho elétrico. A maioria das tomadas elétricas tem fichas redondas.

Gratificações

Em Marrocos, o serviço não está incluído, pelo que é habitual deixar entre 10 a 15 por cento do total da conta. Em alguns restaurantes está incluído, mas, tal como em Portugal, algumas moedas extra farão o empregado feliz. Não se esqueça de dar gorjeta aos guias, empregados de mesa e funcionários. A arte de regatear é uma parte importante das compras. Recomendamos que passeie pelos souks, observe os produtos e compare os preços antes de fazer a sua escolha. Quando tiver escolhido um produto e perguntado o preço, o vendedor pedirá inicialmente uma quantia excessiva, devendo o comprador reduzir esse valor para um pouco menos de metade, após o que qualquer preço é aceitável.

Religião

A religião de Marrocos é o Islão.

Língua

As línguas oficiais de Marrocos são o árabe e o francês.

Compras e artesanato

No souk de Marraquexe, famoso pelas suas peles bem conservadas, os sapateiros cosem chinelos segundo métodos antigos. Empilham-se tapetes: trabalhos berberes, tecelagens de Marraquexe, mais conhecidas por Chichaoua, com animais estilizados e motivos geométricos sobre um fundo vermelho. Meknès distingue-se pelo seu trabalho em madeira e Rabat pelos seus bordados e tapetes feitos desde o século XVIII.

É um prazer praticar a arte de regatear. Pode terminar com uma conversa cordial durante um chá. Mas antes de regatear, é aconselhável dar um primeiro passeio para se familiarizar com os preços. Também pode comprar nas cooperativas de artesãos. São mais caras, mas a qualidade dos produtos é garantida. As lojas não têm um horário fixo, geralmente estão abertas das 9h00 às 12h00 e das 14h30 às 18h00 e fecham à sexta-feira ou ao sábado e quase sempre ao domingo.

Vestuário

Tenha em conta a zona que vai visitar. Não se esqueça de levar um chapéu, óculos de sol e um bom protetor solar para se proteger do sol se viajar para o interior no verão. Mesmo que viaje no verão, é aconselhável levar roupa quente, devido à descida das temperaturas noturnas.

Requisitos de saúde

Não precisa tomar nenhuma vacina. Informe-se sempre junto dos Centros Internacionais de Vacinação (https://www.sns24.gov.pt/servico/consulta-do-viajante/).

Embaixada/Consulado de Portugal

EMBAIXADA/CONSULADO DE PORTUGAL

5, Rue Thami Lamdouar / Souissi - Rabat B.Postal 5050

Tlf.: +(212) 537 756 446 / 47 / 49 / 50

E-mail (Secção Consular): sconsular.rabat@mne.pt

Coordenadas: 33º 58' 48,64" N | 6º 49' 54,04" O

Sítio Internet:https://rabat.embaixadaportugal.mne.gov.pt/

Visto e Requisitos de Entrada

É necessário um passaporte com uma validade mínima de três meses a contar da data de entrada no país. A estadia máxima autorizada para os turistas é de três meses por ano. Os cidadãos portugueses não necessitam de visto.