Marrocos, Mar e Areia

Marrocos, Mar e Areia

Marrocos, Mar e Areia

Marrocos, que se estende desde as dunas do Saara até às montanhas do Atlas, é um destino norte-africano muito atraente e interessante pelas suas cidades imperiais e aldeias berberes. Você descobrirá recantos fascinantes como Marrakech, Ait Ben Haddou, Zagora, as dunas de Erg Chegaga, onde passeará de camelo para admirar o pôr do sol, Taroudant, Essaouira e Marrakech.

Dia 1 PORTUGAL / MARRAQUEXE
PORTUGAL / MARRAQUEXE

Partida do voo com destino a Marraquexe. Chegada e alojamento.

Ver mais
Dia 2 MARRAKECH / PORTO DE TICHKA / AIT BEN HADDOU / OUARZAZATE / VALE DRAA /ZAGORA
MARRAKECH / PORTO DE TICHKA / AIT BEN HADDOU / OUARZAZATE / VALE DRAA /ZAGORA

Meia pensão. Viajamos pelas montanhas do Alto Atlas em direção ao Grande Sul. No caminho encontraremos as típicas aldeias berberes. Visita dos Kasbahs de Ait Ben Haddou que dominam o Vale Ounilla. Saída para Zagora pelas montanhas do Anti- Atlas e pelo Vale do Draa, historicamente importante por ser um ponto chave na rota das caravanas e por ser a zona de maior produção de tâmaras em Marrocos. Jantar no hotel.

Ver mais
Dia 3 ZAGORA / TAMGROUTE / DUNA ERG CHEGAGA
ZAGORA / TAMGROUTE / DUNA ERG CHEGAGA

Meia pensão. Saída em 4x4 para Tamgroute, atravessando deserto, dunas, lagos secos e, desta forma, descobrindo a vida dos nômades. Chegada a Tamgroute e visita à cidade e à biblioteca corânica. Continuaremos até o acampamento no deserto nas Dunas de Erg Chegaga, a zona mais autêntica de Marrocos. Passeio de camelo pelas dunas para assistir a um magnífico pôr do sol. Jantar e hospedagem Jaima com banheiro privativo.

Ver mais
Dia 4 DUNAS DE ERG CHEGAGA / ANTIATLAS / TAROUDANT
DUNAS DE ERG CHEGAGA / ANTIATLAS / TAROUDANT

Meia pensão. Hoje você vai acordar cedo para ver o lindo nascer do sol em uma colina entre dunas; Após o pequeno-almoço, continuarão o percurso pelo Anti-Atlas que os levará até à Costa Atlântica. Aberto aos ventos quentes e secos do Sahara, o Anti- Atlas ainda preserva vales e verdadeiros oásis bastante bem irrigados e cultivados, que contrastam fortemente com a estepe e a paisagem árida das encostas mais expostas. Também é chamado de Pequeno Atlas. A paisagem é caracterizada pela envolvente pitoresca dos Kasbahs e campos em forma de terraços de pedra. Chegada à cidade de Taroudant, também chamada de pequena Marrakech, com suas maravilhosas muralhas. Jantar no hotel.

Ver mais
Dia 5 TARUDANTE / AGADIR / ESSAOUIRA
TARUDANTE / AGADIR / ESSAOUIRA

Pequeno-almoço. Visita panorâmica de Tarudante. Ao longo da costa atlântica cruzaremos Agadir e as aldeias piscatórias de Aourir, Taghazout, Imir, Im-souane e Sidi Kaouki, antes de chegar a Essaouira. Pequena cidade branca e azul junto ao oceano, com muralhas do século XIX. XVII que dividem a cidade velha em bairros, cidadelas e medina. Tempo livre.

Ver mais
Dia 6 ESSAOUIRA/MARRAQUEXE
ESSAOUIRA/MARRAQUEXE

Pequeno-almoço. Manhã livre para aproveitar o que esta cidade oferece. Uma pérola para os amantes da arte, única no seu género, com grande riqueza artística, tradicional e cultural. O planejamento urbano da cidade inclui a muralha, a medina, o souk com suas vielas e o porto de pescadores, além de uma praia maravilhosa. O visitante vai se apaixonar por esta bela cidade litorânea. À tarde, saída para Marraquexe.

Ver mais
Dia 7 MARRAQUEXE
MARRAQUEXE

Pequeno-almoço. Visita à cidade de Marraquexe. Yves Saint Laurent, Omar Sharif, Alain Delon e Juan Goytisolo foram alguns dos amantes desta cidade. As suas origens dizem que surgiu como um acampamento militar estabelecido por Abu Bekr, um chefe almorávida, em 1070. O seu sucessor, Yousef Ben Tachfin, começou a converter o primitivo oásis numa capital digna do seu império, que se estendia do Atlântico até à Argélia. e do Sahara ao Ebro. A conquista almóada fez quase desaparecer as primeiras construções, que foram substituídas por outras, muitas das quais podemos admirar hoje: a majestosa Koutoubia, torre gémea da Giralda de Sevilha, a sua fabulosa Jemaa El Fnaa praça, declarada Patrimônio Cultural Universal pela UNESCO. Você visitará com guia oficial, a pé, o Palácio da Bahia e a magnífica Madrasa Ben Yusef. Tarde livre para passear e desfrutar do ambiente da famosa praça Jemaa el Fnaa.

Ver mais
Dia 8 MARRAQUEXE/PORTUGAL
MARRAQUEXE/PORTUGAL

Partida de avião de regresso a Espanha. Chegada.

Ver mais

Partidas

Diárias (1 nov - 31 out)

O que está incluído

Voo regular, classe económica (reservas em classe especial).

Alojamento e pequeno-almoço.

3 jantares (bebidas não incluídas).

Transfers e visitas em circuito CATAI exclusivo com motorista em espanhol e guia em espanhol em Marrakech.

1 noite em Jaima com casa de banho privada . A Cat. D é Jaima Padrão / Cat. C e B Jaima Plus // Cat A. Jaima Luxo

Passeio de camelo.

Seguro de viagem.

Notas importantes

Preços desde baseado em Iberia, classe A, para viajar de 9 de janeiro, 19 de março e de 1 de maio a 31 de outubro em hotéis da categoria D.

Taxas aéreas incluídas. IB: 65 €.

O Riad é um hotel de charme, em muitos casos sem categoria hoteleira, possuem poucos quartos, com banheiro privativo, por isso é aconselhável fazer reserva com bastante antecedência.

Os Jaimas possuem banheiro privativo.

No caso de viajarem 5 ou 6 passageiros, as viagens rodoviárias serão realizadas em Minivan.

IDIOMA

Arabe, Bereber

Moeda Standard

MAD

INDICATIVO INTERNACIONAL

+212

Marrocos

Marrocos é um país do Norte de África que faz fronteira com o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo e que se distingue por influências culturais berberes, árabes e europeias. É um destino de contrastes, com medinas labirínticas, paisagens áridas de cadeias de montanhas e desfiladeiros, palmeiras, desertos de grandes dunas onde pode ver o pôr do sol, aldeias piscatórias e souks vibrantes. É um país multicultural onde pode apreciar a sua arquitetura única, provar a sua gastronomia variada e descobrir a história, a simpatia e a hospitalidade do seu povo.

Moeda

A moeda nacional é o dirham, dividido em 100 cêntimos. Como não é uma moeda convertível, é proibido levá-la para fora ou trazê-la para dentro do país. Não existem restrições à entrada de moeda estrangeira que, em todo o caso, deve ser declarada. Recomendamos-lhe que faça o câmbio nos hotéis, que aplicam a mesma taxa de câmbio que os bancos, e que guarde os recibos de câmbio para evitar possíveis dificuldades quando sair do país. Os restaurantes e bazares das grandes cidades aceitam geralmente pagamentos noutras moedas, mas corre o risco de aplicarem uma taxa de câmbio diferente da taxa oficial do dia. É proibido importar e exportar dirhams.

Clima

O clima é tipicamente mediterrânico nas costas, variando entre 12 graus Celsius no inverno e 25 graus Celsius no verão. O interior, de clima continental, é mais quente durante todo o ano. No verão, a temperatura pode ultrapassar os 40 graus Celsius, mas desce acentuadamente à noite. A maior parte da precipitação regista-se entre o norte e o médio Atlas.

Telefone

Para telefonar para Portugal a partir de Marrocos: 00 + 212 (indicativo do país) + o prefixo regional (37 em Rabat; 44 em Marraquexe; 55 Fez e Meknès) + o número de seis algarismos do destinatário. De Marrocos para Portugal: 00 351 + o número do destinatário.

Diferença horária

A zona marroquina tem uma diferença de GMT + 1 hora.

Eletricidade

A eletricidade em Marrocos é de 220 volts, embora existam ainda algumas zonas que utilizam 110 volts, pelo que é aconselhável informar-se junto das autoridades locais antes de utilizar qualquer aparelho elétrico. A maioria das tomadas elétricas tem fichas redondas.

Gratificações

Em Marrocos, o serviço não está incluído, pelo que é habitual deixar entre 10 a 15 por cento do total da conta. Em alguns restaurantes está incluído, mas, tal como em Portugal, algumas moedas extra farão o empregado feliz. Não se esqueça de dar gorjeta aos guias, empregados de mesa e funcionários. A arte de regatear é uma parte importante das compras. Recomendamos que passeie pelos souks, observe os produtos e compare os preços antes de fazer a sua escolha. Quando tiver escolhido um produto e perguntado o preço, o vendedor pedirá inicialmente uma quantia excessiva, devendo o comprador reduzir esse valor para um pouco menos de metade, após o que qualquer preço é aceitável.

Religião

A religião de Marrocos é o Islão.

Língua

As línguas oficiais de Marrocos são o árabe e o francês.

Compras e artesanato

No souk de Marraquexe, famoso pelas suas peles bem conservadas, os sapateiros cosem chinelos segundo métodos antigos. Empilham-se tapetes: trabalhos berberes, tecelagens de Marraquexe, mais conhecidas por Chichaoua, com animais estilizados e motivos geométricos sobre um fundo vermelho. Meknès distingue-se pelo seu trabalho em madeira e Rabat pelos seus bordados e tapetes feitos desde o século XVIII.

É um prazer praticar a arte de regatear. Pode terminar com uma conversa cordial durante um chá. Mas antes de regatear, é aconselhável dar um primeiro passeio para se familiarizar com os preços. Também pode comprar nas cooperativas de artesãos. São mais caras, mas a qualidade dos produtos é garantida. As lojas não têm um horário fixo, geralmente estão abertas das 9h00 às 12h00 e das 14h30 às 18h00 e fecham à sexta-feira ou ao sábado e quase sempre ao domingo.

Vestuário

Tenha em conta a zona que vai visitar. Não se esqueça de levar um chapéu, óculos de sol e um bom protetor solar para se proteger do sol se viajar para o interior no verão. Mesmo que viaje no verão, é aconselhável levar roupa quente, devido à descida das temperaturas noturnas.

Requisitos de saúde

Não precisa tomar nenhuma vacina. Informe-se sempre junto dos Centros Internacionais de Vacinação (https://www.sns24.gov.pt/servico/consulta-do-viajante/).

Embaixada/Consulado de Portugal

EMBAIXADA/CONSULADO DE PORTUGAL

5, Rue Thami Lamdouar / Souissi - Rabat B.Postal 5050

Tlf.: +(212) 537 756 446 / 47 / 49 / 50

E-mail (Secção Consular): sconsular.rabat@mne.pt

Coordenadas: 33º 58' 48,64" N | 6º 49' 54,04" O

Sítio Internet:https://rabat.embaixadaportugal.mne.gov.pt/

Visto e Requisitos de Entrada

É necessário um passaporte com uma validade mínima de três meses a contar da data de entrada no país. A estadia máxima autorizada para os turistas é de três meses por ano. Os cidadãos portugueses não necessitam de visto.