Partida em voo para a Cidade da Guatemala. Transfer para o hotel e Alojamento.
O mês de dezembro é uma altura muito especial para visitar a Guatemala, a atmosfera natalícia pode ser encontrada em todo o país, na Cidade da Guatemala, na Antígua colonial e em todas as populações indígenas das terras altas. Uma viagem em que podemos desfrutar das principais atracões da Guatemala e das tradições especiais da época natalícia.
Partida em voo para a Cidade da Guatemala. Transfer para o hotel e Alojamento.
Pequeno-almoço. Partida para o planalto guatemalteco até à cidade de Chichicastenango, para visitar um dos mercados indígenas mais famosos da América Latina e desfrutar da sua atmosfera; onde o artesanato de Natal finamente elaborado com materiais naturais, os aromas de camomila e pinho muito tradicionais nesta altura e ouvir a marimba a tocar canções de Natal ao fundo. Desfrutaremos de uma experiência única partilhando com as mulheres locais um workshop de milho, o alimento básico da Guatemala. Continuação para o Lago Atitlan, considerado por Huxley como o mais belo lago do mundo; formado há 84.000 anos numa enorme cratera vulcânica, é o lago mais profundo da América Central e o terceiro maior da Guatemala.
Pequeno-almoço. Hoje visitaremos duas das doze aldeias que rodeiam este belo lago, para partilhar com elas o ambiente natalício das aldeias maias. Viajaremos de barco ao longo do lago para visitar Tzutuhil de San Juan La Laguna, conhecida pela harmonia com que os seus habitantes convivem com a natureza e a cultura. Continuação para Santiago Atitlán, uma aldeia habitada por indígenas Tzutuhil que vivem da pesca e do artesanato, embora sejam mais conhecidos como adoradores de uma divindade maia- católica a que chamam Maximón.
Pequeno-almoço. Partida para La Antigua. Paragem para visitar o sítio arqueológico pré-colombiano de Iximché, localizado em Tecpán, Chimaltenango, onde os Maias fundaram a antiga capital do reino Cakchiquel. Continuação para a Finca El Espinero, um dos principais produtores da árvore pinabete, utilizada nas casas guatemaltecas como árvore de Natal. Faremos um passeio pela quinta e aprenderemos sobre o seu sistema de produção e sustentabilidade numa das mais belas florestas de montanha da Guatemala.
Pequeno-almoço. Passeio pelas ruas de pedra de La Antigua, fundada em 1543 e declarada Património Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1979. Começaremos a nossa visita no Cerro de la Cruz, de onde se tem uma vista espetacular da cidade colonial. Continuaremos a nossa caminhada até ao Cabildo e ao Palácio dos Capitães Generais, às igrejas de La Merced e de São Francisco, entre outros locais coloniais. Visitaremos alguns dos presépios e pousadas de Natal mais importantes da cidade, sempre com o Volcán de Agua ao fundo. Resto da tarde livre.
Pequeno-almoço. Transfer para o aeroporto da Cidade da Guatemala para apanhar um voo para Petén. Tarde livre para visitar a ilha de Flores, situada no lago Peten Itza, com a sua aldeia colorida, ruas calcetadas e pores-do-sol com reflexos dourados na água do lago que a rodeia; ou fazer uma excursão opcional à espetacular cidade maia de Yaxhá, com a sua lagoa sagrada e a selva circundante, um antigo centro cerimonial da civilização maia com mais de quinhentas estruturas, incluindo o complexo do Palácio Real, onde viviam o governante e a sua família, a Acrópole do Norte, o Complexo Astronómico, dois campos de jogos de bola, a Acrópole do Leste, a Praça das Sombras e o complexo de pirâmides gémeas, todos eles integrados num sistema de calçadas e estradas pavimentadas.
Meia pensão. Hoje visitaremos a cidade maia de Tikal, a joia do mundo maia clássico, um dos maiores sítios arqueológicos de centros urbanos da civilização maia pré-colombiana. O seu nome significa A Cidade das Vozes e tem cerca de 5.000 edifícios pré- hispânicos, dos quais apenas 5% são visitados. Almoço no interior do sítio arqueológico. Transfer para o aeroporto para o voo de regresso à Cidade da Guatemala.
Pequeno-almoço. Transfer para o aeroporto da Cidade da Guatemala para embarcar no voo de regresso a Portugal. Noite a bordo
Chegada.
Partidas
Iberia: Sábado (30 Nov)
Voo regular de avião, classe económica (reservas em classes especiais).
Alojamento e pequeno-almoço.
1 almoço (bebidas não incluídas).
Transferes, visitas e excursões em serviço regular (partilhado com outros clientes), com guias locais.
Seguro de viagem.
Preço desde baseado na Iberia classe Q em hotéis de categoria B.
Taxas aéreas incluídas IB / 5U: 440 €.
Moeda Standard
Guatemala
INDICATIVO INTERNACIONAL
+502
É atualmente o "coração do Mundo Maia". Conhecido como "O país da Eterna primavera", é um dos países onde o passado maia e colonial está mais vivo e sentido, em cidades como Tikal e Quiriguá, com as suas impressionantes ruínas milenares que nos mostram como eram e como viviam os Maias. Hoje, pode ainda apreciar a beleza espetacular dos povos indígenas, o ambiente natural e as suas formas coloridas de vestir. Os mercados indígenas cheios de impressões, como o de Chichicastenango, no coração do planalto guatemalteco, são uma experiência verdadeiramente única que tem lugar todas as quintas-feiras e domingos, no meio de um mercado movimentado que parece transportar-nos no tempo. Do passado colonial emana a marca deixada pelos espanhóis, especialmente palpável na cidade de La Antigua, antiga capital e declarada Património da Humanidade pela Unesco. O lago Atitlán é uma das paisagens de que não consegue tirar os olhos. Panajachel é a cidade situada numa das margens do rio com o mesmo nome. A nordeste, somos surpreendidos pela zona de Izabal e pelo Rio Dulce, um paraíso natural a partir do qual pode visitar a aldeia afro-caribenha dos Garífunas de Livingston. Guatelama tem uma população de 13.900.000 habitantes. Cinquenta e seis por cento são mestiços e 44% são de origem maia. As cidades mais importantes do país são: Cidade da Guatemala, Antigua, Chichicastenango, Quetzaltenango, Huehuetenango, Esquipulas, Ciudad Flores e Tikal.
A moeda da Guatemala é o Quetzal. Recomenda-se que traga dólares americanos para a Guatemala.
A moeda da Guatemala é o Quetzal. Recomenda-se que traga dólares americanos para a Guatemala.
Qualquer altura do ano é uma boa altura para visitar a Guatemala, com a época dos furacões do Atlântico a decorrer entre junho e finais de novembro. inverno ou estação das chuvas: maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro. verão ou estação seca: novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março e abril, sendo março e abril os meses mais quentes (máximas de 28º nas terras altas e 38º nas terras baixas). dezembro e janeiro são os meses mais frios (mínimas de 0º nas Terras Altas, podendo descer mais nalguns locais; 15º nas Terras Baixas).
Beba sempre água engarrafada, evite comida de rua e fruta e legumes limpos e com casca. Recomenda-se que leve consigo comprimidos para a diarreia e medicamentos necessários para uso pessoal, bem como protetor solar e repelente de mosquitos.
O fuso horário da Guatemala é GMT -6 horas.
A eletricidade é de 120 Volts com 60 Hz. As tomadas de corrente são duas fichas planas. Os carregadores de pilhas, de máquinas fotográficas e de telemóveis necessitam de um adaptador de ficha redonda para plana.
O fuso horário da Guatemala é GMT -6 horas.
A eletricidade é de 120 Volts com 60 Hz. As tomadas de corrente são duas fichas planas. Os carregadores de pilhas, de máquinas fotográficas e de telemóveis necessitam de um adaptador de ficha redonda para plana.
O serviço não está incluído na maioria dos hotéis e restaurantes. A gorjeta é facultativa e é recomendada se estiver satisfeito com o serviço recebido. Não é habitual dar gorjeta aos taxistas. Os bagageiros recebem normalmente uma gorjeta de 1 dólar.
A Guatemala é o local ideal para comprar excelentes têxteis de todas as formas e cores. As esculturas em madeira também são típicas, especialmente as máscaras e esculturas da zona de Petén.
Na cerâmica, as peças mais notáveis são as de barro cozido, decoradas com motivos florais e reproduções de peças pré-colombianas.
Outros produtos incluem cestos, instrumentos musicais, trabalhos em metal, joalharia, livros e ilustrações sobre a cultura maia, figuras de frutas feitas de migalhas de pão e artigos e figuras religiosas.
Não são necessárias vacinas. No entanto, recomenda-se que as pessoas que tencionam permanecer no país por um período prolongado ou que vão viajar para o interior, para locais que não são habitualmente visitados por turistas, sejam vacinadas contra o tétano, a hepatite A e B, a febre tifóide e a febre amarela. Recorda-se também que nas regiões tropicais (zona de Peten, mangais, etc.) existe o risco de malária, pelo que se recomenda a toma de anti palúdicos em caso de estadias prolongadas nestas zonas. Consulte sempre os Centros Internacionais de Vacinação (https://www.sns24.gov.pt/servico/consulta-do-viajante/).
EMBAIXADA/CONSULADO DE PORTUGAL
Não existe representação diplomática portuguesa permanente. Os assuntos relacionados com este país são acompanhados pela Embaixada de Portugal na Cidade do México.
Calle Alpes 1370 / Lomas de Chapultepec, Miguel Hidalgo 11000 México, D.F
Tlf: + (5255) 55207897
Fax (Secção Consular): +(5255) 55404925
E-mail (Secção Consular): sconsular.mexico@mne.pt
E-mail (Embaixada): mexico@mne.pt
Coordenadas: 19º 24' 40,4" N | 99º 13' 25,99" O
Sítio Internet: https://mexico.embaixadaportugal.mne.gov.pt/
É necessário um passaporte com uma validade mínima de 6 meses a contar da data de entrada no país.