Partida em voo para o Rio de Janeiro. Chegada e resto do dia livre. Alojamento.
Uma viagem para os amantes da natureza combinando as cidades maravilhosas do Rio de Janeiro e Salvador da Bahia, com suas tradições culturais, com o Pantanal, uma espécie de savana que ocupa toda a região central do Brasil. Rios cristalinos, grutas, cachoeiras nos surpreenderão em Bonito.
Partida em voo para o Rio de Janeiro. Chegada e resto do dia livre. Alojamento.
Meia Pensão. Pela manhã, seguiremos para o bairro de Uca, onde o imponente Pão de Açúcar é um dos ícones mais conhecidos do Rio de Janeiro. Com 396 metros de altura, este majestoso morro oferece uma vista deslumbrante da Baía de Guanabara. Subiremos de teleférico, fazendo uma paragem na estação do Morro da Urca, antes de continuarmos até ao topo do Pão de Açúcar. Lá de cima, teremos uma vista panorâmica espetacular da cidade, com as famosas praias de Copacabana e toda a expansão urbana do Rio a nossos pés. Depois, seguiremos para o conhecido Boulevard Olímpico, uma área vibrante revitalizada durante os Jogos Olímpicos de 2016. Vamos passear ao longo do porto, admirando os murais coloridos e a arte urbana que dão vida ao local. Continuamos até ao impressionante Museu do Amanhã, uma joia arquitetónica desenhada por Santiago Calatrava. Além disso, as vistas do porto e da icónica Ponte Rio-Niterói a partir do museu completarão esta experiência visual e cultural única. Almoço. Resto do dia livre.
Meia Pensão. De manhã, iniciaremos a nossa experiência com um inesquecível passeio de comboio pelo Parque Nacional da Tijuca, uma viagem que nos levará através da exuberante vegetação da Floresta da Tijuca até à base de um dos monumentos mais emblemáticos do mundo: o Cristo Redentor. A 710 metros de altitude, do alto do Corcovado, seremos agraciados com uma vista panorâmica de tirar o fôlego do Rio de Janeiro e arredores. Em seguida, exploraremos o pitoresco bairro de Santa Teresa, um dos mais antigos e charmosos da cidade. Passearemos por suas ruas de paralelepípedos, cercadas por uma arquitetura fascinante e com vistas deslumbrantes que nos permitirão admirar a beleza do Rio de Janeiro de outro ângulo. Finalmente, iremos ao centro histórico do Rio de Janeiro, o coração financeiro e cultural da cidade. Passearemos pelas suas ruas cheias de história, onde se encontram as igrejas mais antigas, monumentos emblemáticos, museus e praças que fazem parte do legado histórico da cidade. Almoço. Resto do dia livre.
Pequeno-almoço. Partida para o aeroporto para o voo para Campo Grande. Chegada e transfer para o hotel.
Pensão completa. Durante o dia, desfrutaremos de 2 atividades de acordo com o programa do lodge, que podem incluir: um safari fotográfico para admirar a fauna e a flora do Pantanal, um passeio de barco nos rios da região para observar aves e jacarés, ou um emocionante passeio a cavalo pelas paisagens pantaneiras. Há também opções de caminhadas ecológicas para conhecer a rica biodiversidade local.
Meia pensão. De manhã, podemos dar um passeio para observar o despertar da vida selvagem local ou fazer uma exploração tranquila dos rios locais de barco. Após o almoço, transfer privado para Bonito. Chegada.
Pequeno-almoço. Pela manhã, transfer para a Gruta de São Miguel, localizada no Parque Ecológico do Vale do Anhumas. O passeio começa com uma emocionante caminhada por uma passarela suspensa de 180 metros entre as árvores e uma caminhada de 150 metros até a entrada de uma das cavernas mais antigas do planeta. A Gruta de São Miguel, uma gruta seca, revela impressionantes formações geológicas de corais e ninhos de calcário. À tarde, faremos um mergulho com snorkel na Barra do Sucuri. Este passeio é feito no Rio Sucuri onde faremos uma caminhada leve de 400 metros até o rio. Durante o passeio de barco de 1.300 metros rio acima, poderemos apreciar a beleza da mata ciliar e a incrível transparência da água. Restante do tempo livre.
Pequeno-almoço. Transfer por terra para o Campo Grande. Partida em voo para Salvador da Bahia. Chegada.
Pequeno-almoço. Partida em voo de regresso a Portugal, via São Paulo. Noite a bordo.
Chegada.
Partidas
Diárias (6 Jan - 15 Dez).
Voo de linha regular, classe económica, (reservas em classes especiais).
Alojamento e pequeno-almoço.
4 almoços e 1 jantar (bebidas não incluídas).
Transferes em serviço privado.
Visitas e excursões em serviço regular com guias locais exceto em Salvado e Rio de Janeiro que são em privado.
Seguro de viagem.
Extensão Baixio: Alojamento e pequeno-almoço.
Preço desde baseado na TAP, classe O, para viagens de 1 de março a 5 de abril e de 20 de setembro a 30 de novembro, em hotéis de categoria C.
Preços não válidos durante o Carnaval, Desfile das Campeãs do Carnaval, Páscoa, Dia do Trabalhador, Corpus Christi, Dia da Consciência Negra, feriados locais e períodos de grandes eventos.
Taxas aéreas incluídas. TP: 345 €.
Moeda Standard
BRL
INDICATIVO INTERNACIONAL
+55
O Brasil é o maior país da América Latina. Ocupa uma área de 8.547.403,5 km2, o que corresponde a quase metade (47,3%) da América do Sul. Ocupa o quinto lugar no ranking mundial de países por tamanho. Com exceção de algumas ilhas, o Brasil é constituído por uma massa continental única e contínua. A linha do Equador atravessa a parte norte do país, passando perto de Macapá; o Trópico de Capricórnio corta o sul do país e passa perto de São Paulo. O Oceano Atlântico banha toda a costa leste do país, que se estende por 7.367 km. A mistura de raças enriqueceu a cultura brasileira e tornou-a única. A miscigenação começou entre os índios, os africanos e os portugueses, mas depois vieram imigrantes de todo o mundo - europeus, asiáticos e árabes. Como resultado, o Brasil tem um povo alegre e aberto, como nenhum outro no mundo. Por causa dessa grande diversidade, o Brasil é uma das últimas províncias do planeta onde ninguém é estrangeiro, onde é possível mudar o destino sem perder a identidade e onde cada brasileiro carrega um pouco do mundo no sangue. Talvez por isso os brasileiros sejam tão acolhedores com quem vem de longe. O Brasil é exuberante em todos os seus aspectos: na imensidão das areias desérticas dos Lençóis Maranhenses e nos sete mil quilómetros de costa. Nos rios que, de tão largos, parecem mares. Na floresta amazónica, a maior do mundo. Nos 250.000 quilómetros quadrados do Pantanal Mato-grossense, reserva natural declarada Património da Humanidade pela UNESCO. Os 44 parques nacionais de proteção dos ecossistemas também apresentam uma beleza exuberante. A longa fileira de palmeiras que reveste o litoral de Alagoas. A Chapada Diamantina, na Bahia, e o Pico do Itatiaia, no Rio de Janeiro. Os sítios arqueológicos do Piauí. O pôr do sol em Brasília e os pampas do Rio Grande do Sul. As imponentes montanhas de Minas Gerais e o estranho e barulhento encontro das águas nos estados do Amapá e do Pará. Seja qual for o seu ponto de vista, há motivos de sobra para se encantar, se emocionar e, por que não dizer, se apaixonar pelo Brasil.
A moeda oficial do Brasil é o Real. Moedas turísticas comuns. Uma vez que a moeda brasileira, o Real, não é transacionada no estrangeiro, deve levar consigo dólares ou euros, para serem trocados à chegada. Dólares e cheques de viagem podem ser facilmente trocados em hotéis, bancos ou agências de viagem. Não há limitações à entrada de moeda estrangeira por parte dos turistas, mas é aconselhável fazer uma declaração à entrada do país, uma vez que à partida só poderá retirar, no máximo, metade do montante que trouxe inicialmente. Cartões de crédito habitualmente aceites. São aceites nos grandes hotéis, restaurantes e lojas; nos estabelecimentos mais pequenos, é preferível pagar em dinheiro. Diners Club, American Express, Mastercard e Visa. Locais de câmbio. Bancos, agências de viagens, casas de câmbio e hotéis. Existe um mercado negro, mas não se arrisque, pois é ilegal. Para além da taxa de câmbio oficial, existe uma taxa paralela de compra e venda de dólares (não ilegal). Os hotéis utilizam a taxa de câmbio oficial. As agências de viagens utilizam a taxa paralela. Os bancos utilizam apenas a taxa oficial.
O clima do Brasil é bastante variado. A imensa extensão territorial, aliada a fatores como a temperatura, a altitude, a pressão e a proximidade do mar, dão origem a diferentes tipos de clima que satisfazem todas as preferências. O Brasil é um dos ecossistemas mais ricos e complexos do mundo, com uma grande variedade de paisagens vegetais. O território brasileiro está dividido em faixas climáticas latitudinais: 92% está localizado entre o Equador e o Trópico de Capricórnio. Pode-se dizer, portanto, que o clima brasileiro é predominantemente tropical, embora existam também faixas equatoriais e subtropicais (zonas temperadas) entre as quais se distribuem os 8% restantes. A predominância de baixas altitudes em todo o país leva a temperaturas elevadas, com médias superiores a 20 °C. As estações do ano são exatamente o oposto das do equador. As estações do ano são exatamente opostas às da Europa e dos Estados Unidos, exceto na parte norte do país. A temperatura média anual é de cerca de 28°C no norte e de 20°C no sul. Os extremos de temperatura são raros, mas no inverno, algumas cidades do sul do país registam temperaturas negativas com geada e neve. No Rio de Janeiro, as temperaturas podem chegar a 40°C em pleno verão. Agora que já tem informações sobre o clima, escolha a região com a temperatura que mais lhe agrada e venha se apaixonar pelas belezas do Brasil.
Beba sempre água engarrafada, evite comer comida de rua e frutas e legumes limpos e sem casca. Recomenda-se que traga comprimidos para a diarreia e medicamentos necessários para uso pessoal, bem como protetor solar e repelente de mosquitos.
O código de área para o Brasil é +55.
O fuso horário do Brasil é GMT -3 horas.
A maioria das cidades tem uma corrente de 127 volts (Rio de Janeiro, São Paulo, Belém,). 220 V (Brasília), 110 V (Manuas). Muitos hotéis têm adaptadores e alguns até têm mais de uma voltagem. Informe-se sobre a voltagem antes de ligar qualquer aparelho elétrico.
A maioria dos restaurantes costuma acrescentar 10% de taxa de serviço à conta. Os hotéis também acrescentam 10% à conta, como gorjeta pelo serviço em geral. Nos bares e táxis, a gorjeta é opcional. As camareiras, os porteiros do aeroporto, os cabeleireiros, os engraxadores, etc., costumam receber gorjeta.
Cerca de 70% da população é católica romana. As igrejas evangélicas também estão presentes. As religiões indígenas de tipo animista continuam a ter seguidores; as mais populares atualmente são o Candomblé, o Espiritismo e a Umbanda.
Português. Nas áreas indígenas fala-se Gê, Aruak, Tupi-Guarani e Karib, entre outras.
Cerâmica, rendas artesanais, tecidos bordados, redes, artigos de madeira (carrancas), artigos de palha, artesanato indígena, pinturas, kanga (tecido estampado usado pelas senhoras para ir à praia, figa (amuleto). Principais artigos para comprar: uma grande variedade de pedras preciosas, artigos de couro e artesanato. Principais zonas comerciais: nas grandes cidades existem centros comerciais bons e baratos. Preço fixo ou "pechincha" Na maior parte das vezes, pechincha, embora haja lojas especializadas em que não é aconselhável; ficarão aborrecidos.
Use roupa de verão, mas adaptada a climas tropicais com sol forte e transpiração da pele. Recomenda-se o uso de roupa leve, de cor clara ou branca, com mangas e pernas compridas, e o uso de proteção para a cabeça e óculos de sol.
É necessário um certificado internacional de vacinação contra a febre amarela para todos os turistas que tenham estado em trânsito nos últimos três meses ou que cheguem dos seguintes países: Angola, Benim, Bolívia, Burkina Faso, Camarões, Colômbia, República Democrática do Congo, Equador, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné-Bissau, Guiana Francesa, Libéria, Nigéria, Peru, Serra Leoa, Sudão, Venezuela e Zaire.
A vacinação contra a febre amarela também é recomendada para todos os turistas brasileiros e estrangeiros que se dirigem aos estados e municípios das regiões Norte e Centro-Oeste, para todos os municípios do Maranhão e Minas Gerais, para os municípios localizados no sul do Piauí, oeste e sul da Bahia, norte do Espírito Santo, noroeste de São Paulo e oeste dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A costa brasileira está livre da doença na faixa que vai do Rio Grande do Sul ao Piauí. Na vegetação ao longo da faixa litorânea, do norte do Espírito Santo ao sul da Bahia, não há registro de circulação do vírus da febre amarela silvestre. É importante lembrar que não há febre amarela urbana nas cidades brasileiras desde 1942. Outras vacinas e dúvidas: Consulte o Consulado Brasileiro mais próximo ou a Embaixada Brasileira em seu país para sanar suas dúvidas e obter mais informações sobre vacinação no Brasil. Consulte sempre os Centros Internacionais de Vacinação (https://www.sns24.gov.pt/servico/consulta-do-viajante/).
EMBAIXADA/CONSULADO DE PORTUGAL
SES - Av. das Nações, Quadra 801, Lote 02 / CEP 70402 - 900 / Brasília DF Brasil
Tlf (Geral): +(55) 61 30 32 96 00
Tlm (Emergência): +(55) 61 99823 4983
E-mail (Embaixada): brasilia@mne.pt
Coordenadas: 15º 48' 8,09" S | 47º 52' 26,58" O
Sítio Internet:https://brasilia.embaixadaportugal.mne.gov.pt/
Passaporte com validade mínima de 6 meses à data de entrada no país.
Bilhete de avião de regresso, com data confirmada (estadia não superior a 90 dias).
Comprovante de meios financeiros suficientes para cobrir a alimentação por um mínimo de 170 reais (cerca de 80 euros) por dia. Para verificar esta solvência, deve apresentar o cartão de crédito e a sua última fatura para que o limite possa ser verificado. No caso de alojamento em hotel, é necessário o documento de reserva pago.