Partida em voo com destino a Kathmandu, pela rota escolhida. Noite a bordo.
Viaje até ao teto do mundo e deixe-se surpreender com a cultura e natureza do Nepal; o Vale de Kathmandu, com as suas majestosas Stupas e cidades medievais; o pitoresco Pokhara, localizado em um lugar bonito no sopé dos Himalaias; e Parque Nacional de Chitwan, com a sua flora exótica e vida selvagem espetacular.
Partida em voo com destino a Kathmandu, pela rota escolhida. Noite a bordo.
Chegada e transfer para o hotel. A animada e colorida cidade de Kathmandu situa-se no meio de um vale espetacular. Rodeada por montanhas e picos cobertos de neve, é o centro da arte e da cultura nepalesas. Alojamento.
Pequeno-almoço. Pela manhã, visita à Stupa de Swayambunath, de onde se tem as melhores vistas panorâmicas do Vale de Kathmandu. De seguida, visitas a Patan, também conhecida como Lalitpur, a mais antiga das três cidades que compõem o Vale de Kathmandu. Visitaremos a Praça Durbar ou Praça do Palácio Real, onde poderemos contemplar vários templos e monumentos que formam um museu ao ar livre, Património da Humanidade. À tarde, visitaremos Boudhanath, onde a maior comunidade tibetana do vale vive em torno de uma imensa e majestosa estupa.
Pequeno-almoço. Partida por estrada para Pokhara, também conhecida como a "Porta de entrada para o Annapurna" e o ponto de partida de muitas expedições. Chegada a Pokhara, uma agradável cidade aninhada num ambiente de grande beleza natural, nas margens do enorme lago Phewa, onde se refletem os picos das montanhas Annapurna. Três dos picos mais altos do mundo, Dhaulagiri, Annapurna I e Manaslu, podem ser vistos da cidade. À tarde, passeio de barco nas águas calmas do lago Phewa, onde se refletem o Annapurna e a montanha sagrada de Machhapuchare.
Amanhecer no miradouro de Kaukada, onde desfrutaremos de uma vista privilegiada da cordilheira de Annapurna e Dhaulagiri. De seguida, visitamos o templo Bindabasini. Depois do pequeno-almoço, visitaremos a grande estátua de Shiva em Pumdikot e subiremos à Stupa da Paz Mundial, onde quem desejar pode, opcionalmente, subir a pé (cerca de 50 minutos) e apreciar a paisagem espetacular rodeada de vistas maravilhosas.
Pensão completa. Partida por estrada para o Parque Nacional de Chitwan, onde teremos o primeiro contacto com a natureza. O Parque Nacional de Chitwan é considerado um dos melhores lugares da Ásia para ver a vida selvagem na natureza. Almoço e jantar no alojamento.
Pensão completa. Safari fotográfico em jipe para ver rinocerontes, elefantes e, com sorte, tigres. Explore a selva a pé e faça um passeio de canoa no rio Rapti para explorar a flora e fauna circundantes. Almoço e jantar no lodge.
Pequeno-almoço. Partida por estrada para Kathmandu. Chegada e transfer para o hotel. Tarde livre.
Partida em voo de regresso a Portugal. Noite a bordo (em algumas companhias aéreas, o voo é diurno e chegará a Portugal no mesmo dia).
Chegada.
Partidas
Terças-feiras (2 Jan - 30 Abr; 1 Out - 24 Dez).
Terças-feiras e sábados (4 Mai - 28 Set).
Voo regular, classe económica (reservas de classes especiais.
Alojamento e pequeno-almoço.
2 almoços e 2 jantares (bebidas não incluídas).
Visitas e transferes em circuito regular (partilhado com mais clientes) com guia local em espanhol.
Extensão Dhulikhel & Bhaktapur. Alojamento e pequeno-almoço. 2 jantares (bebidas não incluídas). Visitas e transferes em circuito regular (partilhado com outros clientes) com guia local em espanhol.
Extensão Trekking Nagarkot. Alojamento e pequeno-almoço. 1 jantar (bebidas não incluídas). Visitas e transferes em circuito regular (partilhado com outros clientes) com guia local em espanhol.
Seguro de viagem.
Preço desde baseado na Turkish Airlines, classe P, para viajar de 9 de abril a 16 de julho.
Taxas aéreas incluídas. TK: 530 €.
O preço do programa baseia-se num mínimo de 2 pessoas que viajam juntas nas mesmas datas de viagem.
De acordo com os regulamentos do Governo nepalês, a visita de Chitwan será feita por fora dos limites do Parque Natural.
As visitas e transfers serão partilhados com outros clientes que coincidem nas mesmas datas de viagem.
Opções de voo Kathmandu/Pokhara, Pokhara/Chitwan, Chitwan/Kathmandu: por favor, consulte-nos.
Hotéis previstos ou de categoria similar.
A classificação hoteleira é a estimada pela Catai. Preço desde baseado num mínimo de 2 pessoas em quarto duplo.
IDIOMA
Nepalí
Moeda Standard
NPR
INDICATIVO INTERNACIONAL
+977
Escondido entre os seus dois gigantes vizinhos, a China e a Índia, o Nepal é o mais importante Estado independente dos Himalaias. Dividido em três regiões geográficas, a paisagem do país apresenta um forte contraste. Desde os picos nevados dos Himalaias, a norte, ao Terai, a sul, com as suas terras tropicais, até às suaves colinas verdes da região central. Um país antigo onde ainda pode admirar encantadoras cidades medievais onde o tempo parece ter parado. Atualmente, o Nepal é uma terra de meditação e harmonia, onde o espiritual se sobrepõe aos conflitos políticos, com uma cultura e arte extraordinárias. Desfrute de uns dias maravilhosos, rodeado pelas fascinantes tradições da cultura nepalesa, influenciada pela cultura indiana a sul e pela cultura tibetana a norte.
A moeda oficial é a rupia nepalesa. Os principais cartões de crédito são aceites nos hotéis e restaurantes turísticos. Pode trocar moeda estrangeira no aeroporto, nos bancos e nas casas de câmbio. Se estiver a fazer uma viagem de trekking, certifique-se de que leva consigo a moeda estrangeira de que necessita em notas pequenas.
O Nepal oferece uma variedade de climas: o calor tropical das selvas do Terai, o clima temperado das colinas e do vale de Katmandu ou o frio extremo das altas montanhas. Existem três estações distintas: a estação fria, a estação quente e a estação das monções. A estação fria, entre outubro e março, é a melhor altura para viajar. O céu limpo e ensolarado permite-lhe ver os picos dos Himalaias. A temperatura máxima é de 25°C no vale de Katmandu. A estação quente decorre de abril a princípios de junho. É a altura do calor nebuloso e das primeiras trovoadas. maio é o mês mais quente. Finalmente, durante a monção, entre junho e finais de setembro, as chuvas torrenciais e o degelo da neve provocam inundações. As temperaturas rondam os 30°C.
O código telefónico do Nepal é 977, seguido do código da cidade (1 para Katmandu) e do número de assinante.
O fuso horário do Nepal tem uma diferença horária de GMT + 5,75 horas.
220 W. Tomadas normais. São necessários adaptadores para secadores de cabelo e, por vezes, para telemóveis. É aconselhável que leve consigo uma lanterna para os apagões e para as caminhadas nocturnas. Se não tiver um adaptador, pode encontrá-lo em todas as recepções dos hotéis.
As gratificações não estão incluídas em nenhuma excursão. É habitual no Nepal esperar que lhe dêem atenção pelos serviços prestados. Sugerimos também: Hotéis: porteiros, 1 USD à chegada e 1 USD à partida por quarto. Restaurantes: 10% da fatura.
A religião domina a vida quotidiana do povo nepalês. Noventa por cento dos nepaleses são hindus, a religião oficial do país, mas as práticas e os costumes budistas estão tão profundamente enraizados na população que os nepaleses conseguiram uma espécie de síntese entre as duas religiões. Prova disso é que as festas hindus e budistas são celebradas por todos os habitantes, independentemente da sua fé, e no vale de Katmandu pode ver templos hindus e budistas lado a lado. Duas regras importantes: tire os sapatos antes de entrar numa casa ou num edifício religioso e caminhe no sentido dos ponteiros do relógio à volta dos templos e das stupas. Quando passar por alguém no campo, é costume cumprimentá-lo juntando as mãos e pronunciando a palavra "Namaste".
Os famosos khukuris (facas) dos soldados Gurkha, que os nepaleses usam à volta da cintura, os delicados saranghis (violas) dos cantores itinerantes, as taças tibetanas de bronze, os artigos de papelaria nepaleses decorados com motivos tradicionais, os moinhos de oração... Em Thimi (perto de Bhaktapur), pode encontrar belas peças de cerâmica com a forma de animais e um grande número de máscaras e marionetas de papel maché representando as várias divindades. O artesanato tibetano centra-se em objectos de culto, tapetes de lã pura, taças de chá ou tsampa, taças de madeira ou de prata esculpida, jóias e cópias de máscaras antigas, entre outros. Uma recordação obrigatória são as thangkas, pinturas murais com brocados que representam cenas religiosas, ou mandalas, composições geométricas que simbolizam o universo. As lojas abrem de manhã cedo (por volta das 07:00) e fecham ao fim da tarde. Por vezes, fecham ao meio-dia. As lojas também estão fechadas aos sábados e feriados.
Roupa confortável, de preferência de algodão. Sapatos e meias confortáveis para os templos onde tem de descalçar os sapatos, óculos de sol e fato de banho. Recomendamos que leve um casaco ou camisola de lã leve e um guarda-chuva.
Não existem vacinas obrigatórias. Deve sempre consultar os Centros Internacionais de Vacinação (https://www.sns24.gov.pt/servico/consulta-do-viajante/).
Não existe representação diplomática portuguesa permanente.
Os assuntos relacionados com este país são acompanhados pela Embaixada de Portugal em Nova Deli.
DISPÕE DE CONCULADO HONORARIO.
Laxmi Bank building, Hattisar, Kamalpokhari, Kathmandu
P.O. Box 6156 Nepal
Tlf: + (977) 9818154468
E-mail: r@rkhetan.com
SEEÇÃO CONSULAR DA EMBAIXADA DE PORTUGAL EM NOVA DELI
Nº 4, Panchsheel Marg, Chanakyapuri
New Delhi - 110021 Índia
Tlf(Secção Consular): +(91) 11 4607 1001
E-mail(Secção Consular): sconsular.novadeli@mne.pt
E-mail (Vistos): visas.novadeli@mne.pt
Coordenadas: 28º 36' 0,28" N | 77º 11' 1,46" E
Sítio Internet: https://novadeli.embaixadaportugal.mne.gov.pt
É necessário um passaporte válido com uma validade mínima de 6 meses. O visto é obtido à chegada a Katmandu. É necessário preencher um formulário e anexar uma fotografia.