Partida em voo para o Panamá. Alojamento.
Este programa permite-nos conhecer os locais mais bonitos do Panamá, com as suas gentes e costumes, da Costa Rica com a sua natureza exuberante e da Nicarágua com os seus locais históricos.
Partida em voo para o Panamá. Alojamento.
Pequeno-almoço e visitas à cidade, um lugar de contrastes, incluindo um passeio pela Cidade Moderna, a Cidade Velha, o Cais do Amador e o Centro de Visitantes do Canal. Tarde livre.
Meia pensão. Visita a uma das comunidades indígenas localizadas no Parque Nacional de Chagres. Na chegada, iremos em canoas ou piraguas, barcos tradicionais Emberá, esculpidos em madeira a partir de um único tronco de árvore. Chegada à aldeia "Emberá Querá", que significa "Perfume Embera". Desfrutará da sua música, danças e um passeio pela aldeia para visitar as suas residências habituais e o "Chaman" ou curandeiro da tribo que falará sobre o poder curativo das plantas da selva. O almoço incluirá peixe, banana verde frita e frutas.
Pequeno-almoço. Partida em voo para San José. Transfira-se por estrada para as planícies do Norte, onde o espera o impressionante vulcão Arenal, uma das maravilhas naturais do país pela sua majestade. Ao longo do caminho e até chegar à cidade de La Fortuna, verá várias plantações agrícolas, plantas ornamentais e quintas de gado.
Pequeno-almoço. Dia livre para atividades opcionais: tirolesa, pontes suspensas, teleférico, caminhadas, cascata do rio Fortuna, bem como outras atividades no Lago Arenal.
Pequeno-almoço. Partida para Monteverde, uma pequena comunidade situada no alto da Cordilheira de Tilarán.
Pequeno-almoço. Dia livre. É mundialmente conhecida pela sua floresta nublada que se estende sobre a fratura continental. Ficará surpreendido com a grande diversidade e riqueza do ambiente.
Pequeno-almoço. Transfira para o porto fronteiriço de Peñas Blancas (Nicaragua), para continuar para a cidade colonial de Granada. Resto do dia livre.
Pequeno-almoço. Visita à cidade em carruagem puxada por cavalos: Antiga Estação de Comboios, Fortaleza da Pólvora, Fábrica de Charutos Doña Elba e Igreja de La Merced. Visitaremos também o Parque Central, a Catedral de Granada, a Praça da Independência, a Casa dos Três Mundos, o convento de São Francisco e a famosa Calle de la Calzada. Mais tarde, dirigir-nos-emos para o Grande Lago da Nicarágua, para navegar nas suas águas e apreciar a natureza e os seus belos ilhéus de origem vulcânica. No final da tarde, visita noturna do Parque Nacional do Vulcão Masaya.
Pequeno-almoço. Começamos com visitas à cidade de Manágua, o antigo Malecon de onde veremos o Lago de Manágua através de um passeio pelo novo Paseo Xolotlan, onde existe uma réplica do que era Manágua antes do terramoto e visita ao novo Porto Salvador Allende. Continuação para a cidade de León. No caminho, visitaremos as ruínas de León Viejo, a primeira cidade fundada pelos espanhóis, nas margens do Lago Xolotlán e declarada Património da Humanidade pela UNESCO em 2000.
Pequeno-almoço. Partida para o vulcão Cerro Negro. Aprenderá a navegar na areia vulcânica do mais jovem e um dos mais ativos vulcões de toda a Nicarágua, aprendendo tudo sobre a experiência do Sandboarding. Divirta-se e aprecie as esplêndidas vistas da cadeia vulcânica de Marribios, na parte ocidental do país. À tarde, visite a atual cidade colonial de Leon com as suas principais igrejas, incluindo a sua imponente Catedral, a maior da América Central.
Pequeno-almoço. De manhã cedo, partida de León para a bela e encantadora Baía de San Juan del Sur, onde visitaremos o miradouro do Cristo da Misericórdia com uma impressionante vista panorâmica de San Juan del Sur e dos seus arredores. Depois, transferimos para o porto de San Juan del Sur, onde terá tempo livre para desfrutar da praia. À tarde, transfer para a fronteira de Peñas Blancas com a Costa Rica. Após a passagem da fronteira, transfira para o hotel de praia na zona de Guanacaste.
Tudo incluído. Dias livres para aproveitar a praia e as instalações do hotel.
Pequeno-almoço. Transfer para San José e voo de regresso a Portugal. Noite a bordo.
Chegada.
Partidas
Diárias (10 Jan - 30 Nov)
Voo de linha regular, classe económica, (reservas em classes especiais).
Alojamento e pequeno-almoço,
1 almoço (bebidas não incluídas) e tudo incluído em Guanacaste.
Traslados em serviço regular em Panama.
Traslados em serviço privado em Costa Rica y Nicaragua.
Excursões em serviço regular (partilhadas com outros clientes), com guias locais.
Seguro de viagem.
Preço com base na Iberia, para viagens de 1 de março a 10 de junho, em hotéis de categoria indicado.
Taxas aéreas incluídas. IB: 435 €.
Devido à distância de Guanacaste a San José (6 / 7 h aprox.), recomendamos que reserve uma noite adicional em San José. Por favor, consulte-nos.
Moeda Standard
PAB
INDICATIVO INTERNACIONAL
+507
O Panamá talvez seja o único país que oferece tudo o que o viajante procura. A sua população é composta pela maior diversidade de grupos humanos, divididos entre afro-coloniais e afro-antilhanos, por um lado, e os povos indígenas, por outro, como os índios, Kuna, Embera, Wounaan, Bokota, Teribe, etc. O país, enquanto tal, é uma mistura de natureza virgem, como a selva de Darien, ainda totalmente inexplorada e que divide o Panamá da Colômbia, juntamente com a beleza colonial da Cidade do Panamá, com os seus edifícios históricos. A tudo isto, temos de referir a obra-prima da nossa era contemporânea, o Canal do Panamá, que liga os dois oceanos. Não há dúvida de que esta mistura de misturas será uma boa razão para viajar para o Panamá e desfrutar do paraíso.
A moeda nacional é o Balboa, mas o dólar americano é a moeda corrente. A taxa de câmbio é a seguinte: 1 Balboa corresponde a 1 dólar americano.
O Panamá goza de um clima tropical com temperaturas que variam entre os 27 e os 30 graus Celsius. Tem duas estações: o verão ou seco, de dezembro a abril, e o inverno ou verde, de meados de maio a novembro.
Beba sempre água engarrafada, evite comer comida de rua e frutas e legumes limpos e sem casca. Recomenda-se que traga comprimidos para a diarreia e medicamentos necessários para uso pessoal, bem como protetor solar e repelente de mosquitos.
A zona do Panamá tem uma diferença horária de GMT -5 horas.
A eletricidade é de 110 volts.
A língua oficial é o espanhol.
Dado que o Panamá é um país com um clima quente, recomenda-se o uso de roupa confortável e leve, como calções, t-shirts, sandálias, ténis, vestidos leves, roupa de praia, chapéus, bem como roupa de noite casual fresca e leve.
As vacinas obrigatórias são a febre amarela (se vier de um país endémico). Vacinas geralmente recomendadas: Hepatite A, Tétano-difteria, Tríplice Viral. E as vacinas recomendadas em situações especiais são: Febre Amarela, Hepatite B, Raiva, Gripe, Pneumocócica, Febre Tifóide.
EMBAIXADA/CONSULADO DE PORTUGAL
Torre Optima, Avenida Samuel Lewis com Calle 55 Este, Piso 12, Oficina 1, Obarrio Ciudad do Panamá
Tlf: (Emergência): +(507) 6852 0056
Tlf: +(507) 387-6588/9
E-mail (Secção Consular): sconsular.panama@mne.pt
E-mail (Embaixada): panama@mne.pt
Coordenadas: 8º 59' 9,38" N | 79º 31' 14,69" O
Sítio Internet: https://panama.embaixadaportugal.mne.gov.pt/
É necessário um passaporte válido com uma validade mínima de 6 meses a contar da data de entrada no país. Os cidadãos portugueses não necessitam de visto para entrar no Panamá.
IDIOMA
Español
Moeda Standard
NIO
INDICATIVO INTERNACIONAL
+505
A Nicarágua é, sem dúvida, um dos segredos mais bem guardados do continente americano, que tem hoje a oportunidade de descobrir e de se maravilhar com a majestade da sua paisagem e a simpatia do seu povo. A variedade de atracções turísticas em todo o país inclui as praias de areia branca na zona de San Juan del Sur, Tola em Rivas, famosa pelas suas águas cristalinas, pelos seus pequenos e acolhedores hotéis, por ser a "meca" nicaraguense da pesca desportiva. O país oferece também, para aqueles que preferem apreciar as tradições e o património cultural e patrimonial, duas importantes cidades coloniais que ainda mantêm o seu sabor misto espanhol e mestiço da cultura nicaraguense: as cidades de León e Granada. Para os amantes da natureza, o país oferece uma imensa variedade de destinos turísticos, incluindo as selvas virgens das florestas tropicais, pluviais e nubladas, como a Reserva Natural do Vulcão Mombacho em Granada, o Vulcão Maderas na Ilha Ometepe, a Reserva da Biosfera Indio Maíz em Río San Juan, e outros vulcões activos que oferecem aos visitantes a oportunidade de se maravilharem com o poder da natureza, como o Vulcão Masaya, o Vulcão Cerro Negro, entre muitos outros.
A moeda oficial é o Córdoba e é fácil de usar, melhor do que o dólar americano. O dólar é aceite na maioria dos estabelecimentos comerciais em todo o país. A maioria dos cartões de crédito é aceite, mas alguns pequenos estabelecimentos só aceitam a moeda local em dinheiro. Os cheques de viagem podem ser facilmente levantados nos bancos, mas alguns bancos só aceitam determinados tipos de cheques.
A Nicarágua é um país tropical e tem apenas duas estações: a chuvosa e a seca. A estação seca vai geralmente de meados de dezembro a abril e a estação das chuvas ocorre no resto do ano. A temperatura média anual é de 27,5 graus Celsius no Pacífico, no Atlântico costuma chover com mais intensidade.
Beba sempre água engarrafada, evite comer comida de rua e fruta e legumes limpos e sem casca. Recomenda-se que traga comprimidos para a diarreia e medicamentos necessários para uso pessoal, bem como protetor solar e repelente de mosquitos.
O fuso horário da Nicarágua é GMT -6 horas.
A eletricidade é de 110 Volts. Algumas zonas utilizam a sua própria central eléctrica, por isso verifique antes de viajar.
A língua oficial é o espanhol.
Não são necessárias vacinas.
EMBAIXADA/CONSULADO DE ESPANHA
Não existe representação diplomática portuguesa permanente. Os assuntos relacionados com este país são acompanhados pela Embaixada de Portugal na Cidade do Panamá.
Torre Optima, Avenida Samuel Lewis com Calle 55 Este, Piso 12, Oficina 1 Obarrio Ciudad do Panamá
Tlf: (Emergência): +(507) 6852 0056
Tlf: +(507) 387-6588/9
E-mail (Secção Consular): sconsular.panama@mne.pt
E-mail (Embaixada): panama@mne.pt
Coordenadas: 8º 59' 9,38" N | 79º 31' 14,69" O
Sítio Internet: https://panama.embaixadaportugal.mne.gov.pt/
Os cidadãos da maioria dos países do mundo não necessitam de visto para entrar na Nicarágua, apenas de um passaporte válido (com uma validade mínima de 6 meses) e de um cartão de turista, que se adquire ao entrar na Nicarágua.
Moeda Standard
CRC
INDICATIVO INTERNACIONAL
+506
A Costa Rica é um paraíso natural. Os inúmeros tons de verde dos seus parques nacionais, vulcões e florestas tropicais, as suas magníficas costas no Mar das Caraíbas e no Oceano Pacífico e a riqueza da sua fauna e flora valeram-lhe a designação pela UNESCO de dois dos seus parques como Património Mundial. Cerca de 18% do território é constituído por reservas, ou parques nacionais, e pode ser acedido sem grande esforço. Para os amantes da natureza, esta nação é um paraíso privilegiado, um lugar de crescente popularidade entre os visitantes, uma vez que o seu território de pouco mais de 51.000 quilómetros quadrados abriga uma grande variedade de zonas bioclimáticas que, favorecidas pelo clima quente e húmido, criam maravilhas naturais à vontade. É um país pequeno, mas é também rico no seu povo, no seu nível de educação, na sua capacidade de aprendizagem e na sua especialização. Os "Ticos" caracterizam-se pela sua lendária cordialidade e carácter amigável.
A moeda oficial é o Colón e é fácil de utilizar em vez do dólar americano. A equivalência da moeda ao dólar flutua diariamente e sem aviso prévio. O dólar é aceite na maioria dos estabelecimentos comerciais do país. Pode trocar dólares por colones nos bancos, no aeroporto internacional e a maioria dos hotéis troca dólares na receção. Para maior segurança, bem como para obter uma melhor taxa de câmbio, recomenda-se que troque dólares nos bancos. Cartões de crédito internacionais: a utilização de cartões MasterCard, Visa e American Express é comum e não constitui um problema na Costa Rica. Existem caixas multibanco na maioria das cidades.
A Costa Rica é um país tropical e tem apenas duas estações: chuvosa e seca. A estação seca decorre geralmente de meados de dezembro a abril e a estação das chuvas durante o resto do ano. A temperatura média anual é de 24 graus Celsius e varia muito pouco entre as estações, sendo a altitude a que mais influencia as mudanças de temperatura. As costas são muito quentes e húmidas. A costa das Caraíbas tem uma média de 21 graus Celsius à noite e de 30 graus Celsius durante o dia. A costa do Pacífico regista uma média de 19 graus Celsius à noite e até 34 graus Celsius durante o dia na estação seca. Existem três tipos principais de climas: Clima Húmido Quente (Tropical Húmido). Inclui o Vale de El General, Coto Brus e a área circundante do Golfo Dulce. Clima Quente Seco (Tropical com Estação Seca). Desenvolve-se na planície de Guanacaste, na Península de Nicoya e no Vale Central. Clima Seco Frio (Temperado). Localiza-se apenas em zonas acima dos 1.500 metros de altitude, em alguns vales e encostas ocidentais da Cordilheira Vulcânica Central e da Cordilheira de Talamanca. Precipitação: a variação anual mais importante do clima corresponde à precipitação, que se deve principalmente à interação que se desenvolve entre os diferentes sistemas de ventos que nos afetam e a topografia. Em geral, há uma estação seca, de dezembro a abril, e uma estação chuvosa, de maio a novembro, com o melhor tempo entre junho e agosto.
Beba sempre água engarrafada, evite comer comida de rua e frutas e legumes limpos e sem casca. Recomenda-se que leve consigo comprimidos para a diarreia e os medicamentos necessários para uso pessoal.
O código de área da Costa Rica é +506. A população tem 93% de acesso ao serviço telefónico.
A zona da Costa Rica tem uma diferença horária de GMT -6 horas.
A eletricidade é de 110 Volts em todo o país. Algumas zonas utilizam a sua própria central eléctrica, pelo que deve informar-se antes de viajar.
Não é necessário dar gorjeta nos restaurantes, uma vez que a conta inclui uma taxa de serviço de 10% mais um imposto sobre vendas de 13%, mas é habitual deixar uma gorjeta adicional (à vontade). Recomenda-se que dê uma gorjeta de 1 a 2 euros aos paquetes e ao pessoal de limpeza e de 1 a 5 euros aos guias turísticos, por dia e por pessoa.
A Costa Rica é um país predominantemente católico, embora muitos sejam de outras religiões, como evangélicos, judeus, budistas ou testemunhas de Jeová.
O espanhol é a língua oficial. O inglês é falado na maioria das zonas turísticas do país.
Encontrará uma grande variedade de lojas de recordações e presentes em todo o país, especialmente em San José, Sarchí (uma cidade com centenas de lojas que vendem trabalhos tradicionais em madeira) e nos principais hotéis. Os artesãos costa-riquenhos seguem uma forte tradição de trabalho em madeira. Os artesanatos mais atraentes que encontrará no país são feitos de madeiras preciosas. Encontrará tigelas, caixas, jóias, cerâmica, papel artesanal feito de bananas e café, artigos de couro, artesanato de sementes, cestos e muito mais. Encontrará também lembranças feitas noutros países da América Central, especialmente alguns dos têxteis. O café é também uma boa recordação e pode encontrar marcas costarriquenhas de alta qualidade na maioria dos supermercados.
O vestuário confortável é obrigatório. Durante o dia, use t-shirts e calções; à noite, é necessário usar calças compridas, pois muitos restaurantes não permitem a entrada com calções e sandálias. Chapéu ou boné para proteger o seu rosto e pescoço do sol. Camisola ou casaco para as noites frias, as manhãs e os trilhos dos vulcões. Calçado especial ou botas de caminhada são indispensáveis. Sandálias ou chinelos para caminhar ao longo da praia, riachos e através das muitas poças de lama que irá encontrar tanto nas florestas nubladas como nas florestas tropicais.
Não são necessárias vacinas se vier de Espanha, mas é necessário um certificado internacional de vacinação contra a febre amarela para os turistas provenientes de 18 países da América do Sul e de África. Informe-se sempre junto dos Centros Internacionais de Vacinação (https://www.sns24.gov.pt/servico/consulta-do-viajante/).
Não existe representação diplomática portuguesa permanente. Os assuntos relacionados com este país são acompanhados pela Embaixada de Portugal no Panamá.
Torre Optima, Avenida Samuel Lewis com Calle 55 Este, Piso 12, Oficina 1 Obarrio Ciudad do Panamá
Tlf: (Emergência): +(507) 6852 0056
Tlf: +(507) 387-6588/9
E-mail (Secção Consular): sconsular.panama@mne.pt
E-mail (Embaixada): panama@mne.pt
Coordenadas: 8º 59' 9,38" N | 79º 31' 14,69" O
Sítio Internet: https://panama.embaixadaportugal.mne.gov.pt/
Para os passageiros espanhóis, é necessário um passaporte com uma validade mínima de 6 meses a contar da data de entrada no país. Não é necessário visto para estadias inferiores a 90 dias.