Partida em voo para a Cidade do México. Chegada, transfer e alojamento.
Esta viagem é uma combinação equilibrada de sítios arqueológicos, cidades coloniais, natureza no seu estado mais puro, diversidade de grupos étnicos... que lhe permite conhecer e desfrutar de um México autêntico e profundo: "O outro México".
Partida em voo para a Cidade do México. Chegada, transfer e alojamento.
Pequeno-almoço: Dirigimo-nos ao centro histórico, Património da Humanidade, para visitar o Zócalo (Câmara Municipal, Catedral, Palácio Presidencial), a Praça de Santo Domingo, a Praça Tolsá e o Palácio de Belas Artes. Percorremos a Avenida Reforma até ao início do Parque Chapultepec, para terminar com uma visita ao Museu de Antropologia (duas salas), um dos três museus mais importantes do mundo no seu género. Possibilidade de ficar no Museu por conta própria ou regressar ao hotel. Tarde livre.
Pequeno-almoço. Dia livre. Visitas opcionais à Basílica de Guadalupe e às Pirâmides de Teotihuacan, Xochimilco e Cidade Universitária, entre outras atrações da cidade.
Meia pensão. Partida para o belo estado de Veracruz. Visita cultural ao sítio arqueológico de El Tajin "A Cidade do Deus Trovão", da cultura Totonaca. Construída sobre os leques fluviais da Serra Papanteca, encanta-nos com cinco zonas: a Plaza del Arroyo, a Zona Central, o Gran Xicalcoliuhqui, El Tajín Chico e o Conjunto de las Columnas. Entre todas as suas construções, destaca-se a famosa Pirâmide dos Nichos. Almoço. Continuação para o porto de Veracruz.
Visitas panorâmicas de Veracruz e Boca del Río. Em Veracruz, visitaremos a Fonte de San Juan de Ulua, o Bastião de Santiago, o Templo do Bom Viajante, o Farol Venustiano Carranza, o Malecon, o Zocalo e o Farol Juarez, bem como o edifício do Registo Civil. No final da manhã, partida para Xalapa, "a cidade das flores", onde visitaremos o Museu de Antropologia, que reúne vestígios das culturas Totonaca, Huasteca e Olmeca. Continuação para Puebla. Tempo livre para passear pelo seu belo centro histórico.
Meia pensão. Visita de Cholula, que nos deixará encantados com duas obras-primas indescritíveis: o Templo de Santa Maria Tonantzintla e o Convento de São Francisco Acatepec. Uma vez em Puebla, visitaremos: a Praça de Armas, a Catedral, a Capela do Rosário, a Casa das Bonecas, a Companhia de Jesus, a Universidade, a Plazuela e o Callejón de los Sapos e a Casa do Alfeñique. Tempo livre para continuar a desfrutar das mil e uma atrações da cidade. Almoço. Partida para Oaxaca, terra do jade e do ouro.
Pequeno-almoço. Hoje visitaremos Monte Alban e Oaxaca. Começamos no Monte Alban onde visitaremos o Edifício S, o Edifício J, os Sistemas IV e M, o Túmulo 104 e a Plataforma Principal. No centro histórico de Oaxaca deslumbramo-nos com o Templo Santo Domingo de Guzmán, vencedor do Prémio de Restauro Reina Sofía 2001. O Andador Turístico conduz-nos entre monumentos arquitetónicos, galerias, lojas e restaurantes até à Alameda, à Catedral e ao Zócalo. Terminamos no Mercado Benito Juárez e no 20 de noviembre. Tarde livre.
Pensão completa. Passaremos toda a manhã a descobrir as principais atracções do "Coração" dos Vales Centrais. Santa María El Tule possui o ahuehuete (árvore) mais antigo do planeta. Teotitlán del Valle é sempre colorida com os seus tapetes de lã de teares domésticos e corantes naturais como o índigo, a grana cochinilla e o musgo das rochas. Por fim, chegamos a Mitla, outra capital cultural-religiosa zapoteca que brilha com luz própria pela sua fina cantaria. Almoço. Tempo livre para visitar uma fábrica artesanal de mezcal. Atravessando os vales pintados de catos da Sierra Madre, chegamos ao fim da tarde a Tehuantepec. Jantar.
Pequeno-almoço. Os suaves contrafortes da Sierra Madre aproximam-nos do belo estado de Chiapas. Ao meio-dia, a bordo de barcos, subimos o rio Grijalva através do imponente Desfiladeiro de Sumidero, um verdadeiro capricho da Mãe Natureza onde se destacam as Grutas do Homem e do Silêncio, a Cascata Grande, o Castelo e a Árvore de Natal. Continuação para San Cristobal de las Casas.
Pequeno-almoço. Em San Cristóbal, percorreremos o mercado indígena e o Templo de Santo Domingo. Depois, iremos para os arredores, onde as comunidades Tzotzil de San Juan Chamula e Zinacantan nos farão viver uma manhã inesquecível. Regresso e tarde livre.
Pequeno-almoço. Esta manhã, através de uma paisagem sinuosa de densa vegetação, chegamos ao rio Yaxhá (água azul) para desfrutar dos arredores das cascatas de Água Azul, que lhes conferem uma beleza peculiar devido à cor azul índigo da água, ao verde intenso da vegetação, à brisa e ao som inesgotável. Visitas à cascata de MISOL-HA (possibilidade de tomar banho). Desfrutamos de uma noite tranquila longe da azáfama de Palenque.
Pequeno-almoço e visitas ao centro arqueológico de Palenque. Nunca esqueceremos a grandiosidade das suas construções e a inestimável mistura da pedra branca com o verde-esmeralda da selva. Destacam-se o Templo das Inscrições, o Palácio, os Templos do Sol e da Cruz Foliada e o Banho da Rainha na ribeira de Otulum. Tempo livre. Partida para Campeche, Património Cultural da Humanidade. Lanche a meio da viagem. À chegada, fazemos uma visita panorâmica da cidade. Tempo livre.
Meia pensão. No caminho para Mérida, faremos uma paragem no sítio arqueológico de Uxmal, um dos mais belos sítios arqueológicos da Rota Puuc. Destaque para a grandiosidade da Pirâmide do Adivinho, os magníficos frisos do Quadrilátero das Freiras, as conchas do Edifício das Tartarugas e as vistas panorâmicas do Templo do Governador. Almoço. Chegada a Mérida e visitas panorâmicas.
Meia pensão. Visita a Chichen Itza. Mostra-nos a grandeza da cultura Maia, através do Observatório, a Pirâmide do Castelo, o Templo das Mil Colunas, o Jogo de Bola, o Cenote Sagrado e outros templos de interesse que nos transportarão para um mundo enigmático dos deuses. Tempo livre para um mergulho num cenote típico. Almoço. Continuação para a Riviera Maya. Chegada e Alojamento em regime de tudo incluído.
Tudo incluído. Dias livres para desfrutar da praia e das instalações do hotel.
Pequeno-almoço. Transfer para o aeroporto e voo de regresso a Portugal, via Cidade do México. Noite a bordo.
Chegada.
Partidas
2024
Novembro: 2, 30.
Dezembro: 21**.
2025
Janeiro: 11.
Fevreiro: 1.
Março: 1.
Abril: 12.
Maio: 3.
Junho: 14.
Julho: 5, 12, 19.
Agosto: 2, 9, 16, 23.
Septembro: 6, 13, 20.
Octubro: 4, 11, 25**.
Novembro: 15.
p>Dezembro: 13**.
** Consultar suplemento por Fórmula 1, Día de Muertos y Fin de año.
Voo de linha regular, classe económica, (reservas em classes especiais).
Alojamento e pequeno-almoço,
5 almoços, 1 lanche e 1 jantar (bebidas não incluídas) durante o circuito.
Tudo incluído na Riviera Maya: pequeno-almoço, almoço, jantar e bebidas locais.
Transferes, visitas e transporte terrestre em serviço regular (partilhado com outros clientes), com guias locais em espanhol.
Consultar outros serviços incluídos de acordo com o hotel selecionado.
Seguro de viagem.
Preço desde baseado na Iberia, classe O, para viagens de 7 de setembro a 12 de outubro, em hotéis de categoria C.
O circuito regular decorre de 4 a 14, inclusive.
Taxas aéreas incluídas. IB: 360 €.
Visitax e imposto ambiental nos hotéis da Riviera Maya, pagamento local. Consulte.
IDIOMA
Español
Moeda Standard
MXN
INDICATIVO INTERNACIONAL
+52
Em si mesmo, um continente. E não só pelo seu tamanho e pela enorme variedade dos seus territórios ou pela diversidade climática que se pode encontrar em toda a extensão do país, mas também, e sobretudo, pela incalculável riqueza cultural e humana deste grande país. O México é um grande mosaico que combina belas paisagens naturais, cidades com património pré-hispânico, colonial e moderno, uma grande variedade de iguarias requintadas que deliciam o paladar e tradições fascinantes que cativam o visitante. Da praia à montanha, do deserto à selva, da zona arqueológica à metrópole vibrante, do doce ao picante, da tranquilidade à azáfama das suas festas, o México tem tudo o que o turista procura e é acolhido pela simpatia do seu povo.
Não há limite para a importação de moeda estrangeira. Embora a unidade monetária seja o peso mexicano ($), é preferível transportar dólares (em numerário). Pode efetuar o câmbio de euros ou dólares para pesos mexicanos nos bancos e nas agências de câmbio. Cartões de crédito internacionais: a utilização de MasterCard, Visa e American Express é comum e não constitui um problema. Existem caixas multibanco na maioria das cidades.
Varia consoante a altitude. As zonas costeiras e as terras baixas (tierra caliente) são quentes, com elevados níveis de humidade, enquanto a zona do planalto central tem um clima temperado durante todo o ano, incluindo o inverno. Qualquer altura do ano é uma boa altura para visitar o México, sendo que a época de risco de furacões no Yucatán decorre entre junho e finais de novembro.
Beba sempre água engarrafada, evite a comida de rua e limpe os frutos e legumes com casca. Recomenda-se que leve consigo comprimidos para a diarreia e os medicamentos necessários para uso pessoal, bem como protetor solar e repelente de mosquitos.
O prefixo do México é +52. Para telefonar para o México, marque 00 + 52 + prefixo local + número do assinante.
Visitax: A partir de 1 de abril de 2021, o estado de Quintana Roo aplicará o "Derecho de Aprovechamiento de Bienes de Dominio Público", uma nova taxa para turistas estrangeiros no valor de 271 pesos (aprox. 15 €). Este pagamento é obrigatório e será efetuado diretamente pelo passageiro através do sítio Web: http://www.visitax.gob.mx/, quer no momento da reserva da viagem, quer durante a estadia.
O fuso horário do México é de GMT -5 horas.
A eletricidade é de 110 V.
No México, é costume deixar uma gorjeta como agradecimento aos empregados de mesa, paquetes e outros prestadores de serviços. Nos restaurantes, bares e cafés, é habitual dar uma gorjeta de 10% do total da conta. Alguns restaurantes ou bares incluem a gorjeta na conta final, por isso tenha cuidado para não pagar a mais. A falta de gorjeta é mal vista.
O Estado é oficialmente laico, embora o catolicismo esteja muito difundido.
O espanhol é a língua oficial do México, que evoluiu por direito próprio desde o século XVI, o que explica as diferenças de vocabulário, a predominância da forma "ustedes", a entoação e o ritmo, muito mais vagarosos do que os nossos.
O México é conhecido pelo seu artesanato e pelos seus mercados coloridos, onde é obrigatório regatear. Na região maia, destacam-se as redes de algodão, a cerâmica e as máscaras de madeira de Chiapas. No que respeita aos têxteis, o México conserva uma tradição milenar em que se destacam os típicos "huipiles" (camisas sem mangas) de Oaxaca e Guerrero e os "rebozos" ou xailes de seda de San Luis de Potosí. Além disso, destacam-se a cestaria de Querétaro, as esteiras de Veracruz e as figuras de papel maché de San Miguel de Allende. No estado de Michoacan, destacam-se os objetos lacados ou pintados e os instrumentos musicais. A cerâmica e a olaria encontram-se em todo o país, embora se destaquem locais como Oaxaca (figuras de animais), Michoacan (peças de vidro em tons de verde) e Puebla (louças e azulejos).
Recomenda-se que use roupa confortável e algo mais elegante para os jantares. Chapéu ou boné para se proteger do sol. Camisola ou casaco para as noites mais frescas e o ar condicionado.
Não é necessário vacinar-se se vier de Portugal. Recomenda-se que traga os medicamentos necessários para uso pessoal. Esta informação tem um carácter meramente informativo. Informe-se sempre junto dos Centros Internacionais de Vacinação (https://www.sns24.gov.pt/servico/consulta-do-viajante/).
EMBAIXADA/CONSULADO DE PORTUGAL
Calle Alpes 1370 / Lomas de Chapultepec, Miguel Hidalgo 11000 México, D.F
Tlf: + (5255) 55207897
E-mail (seção Consular): sconsular.mexico@mne.pt
E-mail (Embaixada): mexico@mne.pt
Coordenadas: 19º 24' 40,4" N | 99º 13' 25,99" O
Sítio Internet: https://mexico.embaixadaportugal.mne.gov.pt/
Passaporte com validade mínima de 6 meses a contar da data de entrada no país, os cidadãos portugueses não necessitam de visto.