Partida em voo para a capital da Lituânia. Chegada a Vilnius e transfer para o hotel. Alojamento em Vilnius.
Viajar para os países bálticos é uma experiência fascinante que combina história, cultura e paisagens de cortar a respiração. Desde as encantadoras ruas calcetadas de Tallinnn à vibrante vida noturna de Riga e à beleza natural de Vilnius, cada cidade oferece o seu encanto único. Desfrute da deliciosa gastronomia local, explore os castelos medievais e mergulhe no rico património cultural desta região única.
Partida em voo para a capital da Lituânia. Chegada a Vilnius e transfer para o hotel. Alojamento em Vilnius.
Pensão completa. Pequeno-almoço. Encontro com o guia e visita panorâmica, de autocarro e a pé, da cidade de Vilnius, capital da Lituânia. A Cidade Velha de Vilnius é uma das maiores da Europa de Leste. Tem uma área total de 359 hectares com cerca de 1500 edifícios e uma combinação perfeita de diferentes estilos arquitetónicos, do gótico ao pós-modernismo. Em 1994, esta parte da cidade foi incluída na lista do Património Mundial da UNESCO. Destacam-se as igrejas de Santa Ana e de San Pedro e San Pablo, bem como a catedral. São também significativos os pátios da antiga Universidade de Vilnius (entrada), a universidade mais antiga da Europa de Leste; a torre do Castelo de Gediminas, com vistas deslumbrantes sobre toda a cidade; a famosa “Porta da Aurora” e a Galeria Âmbar. Almoço num restaurante local. À tarde, transfer e visita guiada a Trakai, a antiga capital do Grão-Ducado da Lituânia, situada a 27 km a leste de Vilnius, é um dos locais preferidos dos vilniusenses para passear. No início da visita, haverá um passeio de barco no lago que rodeia o castelo. O Castelo de Trakai está situado numa ilha no meio do Lago Galve. É o castelo mais famoso e fotografado da Lituânia. Esta fortificação de tijolo vermelho foi construída pelo Grão-Duque Vytautas na segunda metade do século XIV. Vytautas trouxe os tártaros da península da Crimeia como sua guarda pessoal, os karaitas, um grupo étnico de origem turca que pratica uma religião única e particular; os seus descendentes ainda preservam todas as tradições dos seus antepassados que ali se estabeleceram, dando à cidade um toque de distinção. Regresso a Vilnius. Jantar no hotel.
Pensão completa. Partida para Kaunas. Chegada e visita da cidade. Na cidade velha há uma série de monumentos arquitetónicos, o castelo medieval do século XIII, o antigo edifício da Câmara Municipal, conhecido como o “Cisne Branco”, a Catedral, a igreja de São Francisco Xavier e o mosteiro jesuíta, a igreja de Perkunas e a igreja de Vytautas. A principal zona de entretenimento e de negócios situa-se na Avenida da Liberdade (Laisves Aleja), uma rua pedonal com belos jardins e zonas verdes. Almoço num restaurante local. Continuação da viagem em direção à Letónia. Ainda na Lituânia, paragem para visitar a “Colina das Cruzes” em Siauliai, um santuário para muitos católicos. As primeiras centenas de cruzes foram colocadas pela população da região para homenagear os mortos da revolta anti czarista de 1831. Quando as autoridades soviéticas tomaram o poder na Lituânia, após a Segunda Guerra Mundial, tentaram remover as cruzes em várias ocasiões. Mas as cruzes reapareciam sempre, as pessoas voltavam a colocá-las durante a noite. Atualmente, mais de 50.000 cruzes testemunham o espírito do povo lituano. A colina foi visitada pelo Papa João Paulo II aquando da sua visita à Lituânia em 1993. Continuação da viagem e chegada ao fim da tarde ao hotel em Riga. Jantar no hotel.
Pensão completa. Visita panorâmica, de autocarro e a pé, de Riga, conhecida como a “Paris do Norte”. Riga é a maior das três capitais do Báltico. A beleza do seu centro histórico destaca-se pelos seus edifícios que reflectem todos os estilos arquitectónicos: gótico, renascentista, barroco, clássico, Art Nouveau, etc. Visita ao Mercado Central de Riga, o maior mercado dos Estados Bálticos e um dos maiores da Europa. Inaugurado em 1930, as principais estruturas do mercado são cinco pavilhões construídos através da reutilização dos antigos hangares do Zeppelin alemão. Continuamos o nosso passeio pelas avenidas do centro de Riga, onde podemos apreciar os numerosos edifícios e monumentos. Veremos a Torre do Arsenal, o Teatro Nacional, os edifícios Art Noveau do início do século, o Monumento da Liberdade, a Ópera, a Universidade de Riga e as numerosas pontes sobre o rio Daugava. Visita da Catedral de Riga (entrada), mais conhecida como a Cúpula, a maior catedral dos países bálticos, uma joia gótica construída em 1211 junto ao rio Daugava. Dedicada ao culto protestante, os seus interiores austeros impressionam pela sua solidez: algumas das paredes têm mais de 2 metros de espessura. É famosa pelo seu espetacular órgão, o maior da Europa, construído em 1844: quatro teclados e mais de 6700 tubos. Visite o bairro Art Nouveau de Riga, a maior coleção de edifícios Art Nouveau do mundo, com as suas fachadas caraterísticas de linhas sinuosas e rica ornamentação. A construção começou entre o final do século XIX e o início do século XX, embora os edifícios mais famosos sejam magníficos exemplos do estilo Jugendstil caraterístico do período entre guerras. Em 1997, a UNESCO declarou 475 hectares do centro histórico de Riga e dos bairros circundantes, na margem direita do rio Daugava (Dvina), como Património Mundial. Almoço num restaurante local. Transfer e visita de Jurmala. A mais importante e tradicional estância de verão dos Estados Bálticos é famosa pelas suas riquezas naturais, clima ameno e águas minerais. Mas a sua principal atração é, sem dúvida, a imensa praia de areia fina que se estende por mais de 33 km. Admiraremos algumas das mais de 3.500 mansões tradicionais de madeira, muitas delas declaradas Monumentos Nacionais, onde a elite de Riga passava as suas férias e que conferem a Jurmala um carácter particular e encantador. No regresso a Riga, passeio de barco no rio Daugava, o maior rio que atravessa a cidade - 45 min. Jantar no hotel.
Pensão completa. Excursão ao vale de Gauja e visita de Sigulda e Turaida - conhecida como a “Suíça letã”. Visita das ruínas do castelo da Ordem dos Cavaleiros Teutónicos (séc. XIII) que estava ligado a outros pequenos edifícios por passagens subterrâneas e visita do castelo medieval de Turaida (1214), o castelo mais bem preservado da Letónia. Veremos também o Museu de História Local de Sigulda, o Túmulo de Turaida, a Gruta Gutmann e o Parque Daina, um parque de esculturas dedicado ao folclore letão. Almoço num restaurante local em Sigulda. Viagem pela estrada ao longo do Mar Báltico até Pärnu, a capital de verão da Estónia. Visita panorâmica de Pärnu. Continuação para Tallinn. Chegada ao hotel e jantar.
Pensão completa. Visita panorâmica de Tallinn em autocarro e a pé. Tallinn, cidade medieval reconhecida como a mais antiga do Norte da Europa. Na atual capital da Estónia, é possível apreciar uma simbiose perfeita entre as tradições mais antigas e a modernidade. A Cidade Velha é Património Mundial da UNESCO. Ao contrário de muitas cidades europeias que misturam edifícios antigos e novos, a Cidade Velha de Tallinn está preservada tal como era há séculos atrás, com as suas antigas muralhas, ruas estreitas empedradas, tochas incandescentes e becos secretos, que fazem com que a cidade seja conhecida como a “Pérola Esquecida do Báltico”. Visita ao centro histórico da cidade, onde visitará as famosas torres de “Long Hermann” e “Fat Margarete”, bem como a Praça da Câmara Municipal e as igrejas de S. Olaf e S. Nicolau. A colina de Toompea alberga uma grande concentração de monumentos históricos, a catedral ortodoxa Alexander Nevsky e a catedral luterana de Toomkirik, de 1233; o Parlamento da Estónia, instalado no castelo de Toompea; o Museu de Arte da Estónia; e o Kiek-in-de-Kök, um torremuseu construído em 1475. Almoço num restaurante local. Visita do Museu Etnográfico ao ar livre “Rocca-al-Mare”. Magnífica recriação de uma aldeia típica da Estónia, situada numa bela floresta junto à costa do Báltico. O museu ao ar livre, que inclui 72 edifícios, entre os quais moinhos de água e de vento caraterísticos, permite ao visitante descobrir a vida rural na Estónia durante os séculos XVIII e XIX. Jantar no hotel.
Pensão completa. Dia livre para continuar a visita por conta própria ou fazer uma visita opcional a Helsínquia.
Pequeno-almoço. À hora prevista, transfer para o aeroporto. Partida em voo de regresso a Portugal. Chegada.
Partidas
Abril: 13.
Junho: 8, 22.
Julho: 6, 20.
Agosto: 3, 17, 31.
Setembro: 14.
Novembro: 30.
Voo de linha regular, classe económica (reserva em classes especiais).
7 noites de alojamento com pequeno-almoço incluído.
6 almoços e 6 jantares (bebidas não incluídas).
Transporte em autocarro com ar condicionado para os transferes e visitas de acordo com o programa.
Serviço de guia acompanhante durante a viagem, exclusivamente em espanhol.
Sistema de áudio-guia para grupos de mais de 15 pessoas.
Visitas de acordo com o itinerário com entradas incluídas.
Seguro de viagem.
Preço desde baseado na airBaltic, classe V, para partidas entre 13 de abril e 30 de novembro.
Taxas e combustível incluídos. BT: 135 €.
IDIOMA
Letão, Russo
Moeda Standard
EUR
INDICATIVO INTERNACIONAL
+371
A Letónia é a República Báltica menos frequentada por turistas e, por isso, a que melhor preserva a sua essência tradicional: em algumas aldeias, ainda sobrevivem costumes ancestrais herdados dos primeiros povoadores destas terras. É um país extremamente interessante, com uma riqueza cultural, histórica e paisagística, e algumas curiosidades únicas na Europa. Tudo isto, juntamente com o seu agradável clima de verão, faz com que seja um local perfeito para passar férias. Entre as muitas atracções da Letónia contam-se a cidade de Riga, com o seu centro histórico medieval e os seus enormes edifícios Art Nouveau, as regiões de Liepaja e Ventspils e os inúmeros locais de interesse natural espalhados por todo o país: 12.000 rios, 2.300 lagos e mais de 200 áreas protegidas.
A moeda da Letónia é o euro. Os principais cartões de crédito são aceites nas zonas turísticas.
O clima é fresco no verão, com temperaturas médias que não ultrapassam os 20°C, e muito frio no inverno, especialmente em janeiro e fevereiro, quando o termómetro não ultrapassa os -5°C. A neve cobre o território letão em janeiro e fevereiro. A Letónia fica coberta de neve durante cerca de seis meses e as chuvas chegam na primavera. Há grandes variações de temperatura entre o dia e a noite.
A região da Letónia tem uma diferença horária de GMT + 2 horas.
A eletricidade é de 220 volts.
A grande maioria da população é luterana. Existem minorias de ortodoxos russos e católicos romanos. A Letónia alberga a maior congregação de Velhos Crentes do mundo.
O letão é a língua oficial. O russo e, em menor escala, o finlandês também são falados.
Entre os produtos mais interessantes contam-se as jóias de âmbar, com preços muito razoáveis, de design original e de elevada qualidade. Igualmente atractivas são as cerâmicas, sobretudo as fabricadas em Preilli e Aizkalne, bem como os vidros Livani, os ícones russos e alguns objectos de arte, cuja exportação requer uma série de formalidades aduaneiras. Entre os produtos alimentares, são particularmente recomendados o chocolate, o tradicional Bálsamo Negro de Riga, um licor de ervas fabricado apenas na Letónia, e os vinhos Sabile, os vinhos mais setentrionais da Europa.
A Letónia é um país frio e húmido durante a maior parte do ano, pelo que é aconselhável levar na mala equipamento para a chuva e roupa para o frio, especialmente durante o inverno (de dezembro a março), quando as temperaturas geladas são comuns. No verão, a temperatura média é de 17 graus Celsius, mas é aconselhável trazer uma camisola ou um casaco para as noites.
EMBAIXADA/CONSULADO DE PORTUGAL
Não existe representação diplomática portuguesa permanente. Os assuntos relacionados com este país são acompanhados pela Embaixada de Portugal em Estocolmo.
Drottninggatan 108, 1º andar, 113 60 Estocolmo
Telefone: 46 (0) 8 545 670 64/9
Correio eletrónico: sconsular.estocolmo@mne.pt
Coordenadas: 59º 20' 19,99" N | 18º 3' 14,56" E
Sítio Internet: https://estocolmo.embaixadaportugal.mne.gov.pt/
IDIOMA
Estónio
Moeda Standard
EUR
INDICATIVO INTERNACIONAL
+372
A Estónia é uma república situada no noroeste da Europa, limitada a norte pelo Golfo da Finlândia, a leste pela Rússia, a sul pela Letónia e a oeste pelo Mar Báltico. Todo o país é uma planície deprimida, com uma altitude média não superior a 50 metros (o ponto mais alto tem apenas 318 metros). Existe também uma grande quantidade de pântanos (pouco mais de 20% de todo o país) e outros 5% são constituídos por lagos e reservatórios. Uma série de pequenas colinas que se estendem de norte a sul mostra que houve uma antiga glaciação na região.
A Estónia utiliza o euro como moeda oficial desde 1 de janeiro de 2011. As caixas automáticas (ATM) estão espalhadas pelas cidades e vilas principais e aceitam Cirrus, Visa e MasterCard, permitindo-lhe levantar dinheiro 24 horas por dia. A maioria dos ATM funciona também nas principais línguas europeias. Os cartões de crédito são aceites por muitos hotéis, lojas e restaurantes, sobretudo os mais sofisticados. Os cartões Visa e MasterCard são os mais utilizados, embora o Diners Club e o American Express também o sejam. São indispensáveis para o aluguer de automóveis.
A Estónia goza de um clima continental, caracterizado por mudanças contínuas. No verão, as temperaturas são muito amenas devido à proximidade do Mar Báltico, enquanto no inverno são extremamente baixas. A precipitação não é muito abundante e concentra-se sobretudo nos meses de inverno, sob a forma de neve. Os melhores meses para visitar a Estónia são julho e agosto, quando as temperaturas são muito agradáveis e podem atingir os 30°C. No final da primavera, em abril e maio, as temperaturas não são tão agradáveis, mas são muito mais agradáveis porque o número de visitantes é muito menor. Para os mais aventureiros, o inverno oferece um dos maiores espetáculos da região, a ausência de horas de luz.
Para telefonar para a Estónia, marque o indicativo do país +372, seguido do número de telefone. As redes de telemóveis mais importantes cobrem todo o território da Estónia. Para telefonar para Espanha a partir de um telemóvel, é necessário ativar o sistema de roaming no telefone. Não há limites para as chamadas de voz e os SMS. Pode utilizá-los gratuitamente, desde que o seu contrato o preveja no seu país de origem, sendo aplicadas as mesmas tarifas que no seu país. Os limites de roaming aplicam-se apenas à utilização da Internet móvel e dos dados. Aconselhamo-lo a verificar estes limites junto da sua companhia de telemóveis.
A diferença horária na Estónia é de GMT + 2 horas.
A eletricidade é de corrente alternada: 220V. Fichas de tipo europeu.
A gorjeta faz parte da cultura africana. Se apreciar o serviço do pessoal, é normal expressar o seu apreço através de uma gorjeta. É um sinal de gratidão pelo bom trabalho efectuado e pela qualidade do serviço prestado, mas é sempre inteiramente voluntário.
A Estónia é historicamente uma nação luterana protestante, embora seja também um dos países "menos religiosos" do mundo em termos de atitudes declaradas, com apenas 14% da população a afirmar que a religião é uma parte importante da sua vida quotidiana. Entre os censos de 2001 e 2011, a Igreja Ortodoxa ultrapassou o Luteranismo e tornou-se a maior denominação cristã do país, devido ao aumento da não-filiação entre os estónios. O luteranismo continua a ser o grupo religioso mais popular entre os estónios (11% dos estónios são luteranos), enquanto a ortodoxia oriental é praticada principalmente pela maioria das minorias eslavas não nativas (~ 45% dos estónios são ortodoxos). De acordo com a Universidade de Tartu, os estónios irreligiosos não são necessariamente ateus; pelo contrário, nos anos 2010 assistiu-se a um aumento das crenças neo-pagãs, budistas e hindus entre os que se declaram "não religiosos".
A língua falada na Estónia é o estónio. É uma língua fino-úgrica falada por cerca de 1,1 milhões de pessoas, a grande maioria das quais vive na Estónia. Existem também pequenas comunidades de falantes de estónio na Letónia e na Rússia.
Entre os artigos mais interessantes que poderá trazer da Estónia contam-se as réplicas em cerâmica de edifícios antigos da capital, no interior das quais são colocadas uma ou mais velas. Também poderá encontrar artistas de rua a vender as suas pinturas da cidade nos centros históricos da Estónia. As bebidas alcoólicas e os chocolates são também bons candidatos para incluir nas suas compras. Os entusiastas do artesanato têm uma boa oportunidade para comprar esculturas populares em madeira que recriam todo o tipo de motivos: bonecas, carrinhos de brincar, cadeiras, colheres.
Embora o clima seja menos quente do que em Portugal, os verões podem ser surpreendentemente abrasadores, pelo que é aconselhável usar roupas leves. Os Invernos podem ser particularmente frios. Não é raro que as temperaturas desçam até aos -20°C. Recomendamos que use roupa muito quente e grossa. A Estónia é um destino termal com belas praias no Mar Báltico. Como o país tem lagos e rios adequados para nadar ou praticar desportos aquáticos, não se esqueça do fato de banho.
EMBAIXADA/CONSULADO DE PORTUGAL
Não existe representação diplomática portuguesa permanente.
EMBAIXADA PORTUGAL EN HELSINQUIA
Unioninkatu 22
FI-00130 Helsinki / Finland
Tlf (Embaixada): +(358) 96824370
Tlf (Secção Consular): +(358) 968243718
E-mail (Embaixada): helsinquia@mne.pt E-mail (Secção Consular): sconsular.helsinquia@mne.pt
Coordenadas: 60º 9' 59,19" N | 24º 57' 4,04" E
Sítio Internet: https://helsinquia.embaixadaportugal.mne.gov.pt/ >
Enquanto cidadãos de um Estado Membro da UE, os viajantes espanhóis necessitam apenas de um bilhete de identidade válido para entrar e viajar na Estónia. Para conduzir um automóvel, uma autocaravana ou uma motocicleta na Estónia, só precisa de uma carta de condução válida.
IDIOMA
Lituano
Moeda Standard
EUR
INDICATIVO INTERNACIONAL
+370
A Lituânia oferece aos visitantes a oportunidade de conhecerem a realidade histórica e atual do Báltico. O país tem uma cultura interessante e um espírito que vale a pena partilhar. As cidades, e não apenas a capital, são animadas e as paisagens naturais são muito atrativas para explorar. Do mar às montanhas, o viajante encontrará muitos sítios para visitar. A Lituânia está situada na costa do Báltico, entre a Letónia e o pequeno Estado de Kaliningrado. As florestas misturam-se com as terras agrícolas em solo lituano. A Lituânia caracteriza-se pelo facto de mais de 35% do seu território ser constituído por florestas. A flora e a fauna são típicas dos países bálticos.
A moeda lituana é o euro. Os principais cartões de crédito são aceites nas zonas turísticas.
O clima da Lituânia é um clima misto entre o clima oceânico e o clima frio, sendo o clima marítimo predominante apenas ao longo de uma estreita faixa de terra no Mar Báltico, enquanto o resto do país se caracteriza por um clima continental, resultando em Verões curtos, chuvosos e amenos e Invernos longos, rigorosos e com neve.
O fuso horário da Lituânia tem uma diferença horária de GMT + 2 horas.
A língua oficial é o lituano. É uma das línguas mais antigas da Europa, com semelhanças com o servo-croata e também com o esloveno na sua sonoridade musical.
Madeira, cerâmica de qualidade e de excelente design e, claro, trabalhos em âmbar, quer como simples pedra, quer em peças de joalharia. O melhor âmbar vem de Palanga.
A Lituânia oferece um clima continental bastante marcado, com verões que podem ser muito quentes e invernos, pelo contrário, muito frios! Por isso, é importante que faça as suas malas de acordo com a estação do ano em que vai viajar. Siga as nossas recomendações para saber o que deve levar na sua próxima viagem à Lituânia. Durante o verão, pense em roupas leves e bons sapatos de caminhada. Prepare-se também para a chuva - não é raro que um dia de verão acabe com uma trovoada. Se está a planear fazer caminhadas, não se esqueça de levar mangas compridas e de cobrir o corpo para evitar picadas. Não se esqueça dos fatos de banho! Apesar da sua posição no norte da Europa, a Lituânia está virada para o mar e oferece belas praias no Báltico, especialmente no istmo da Curlândia! Por último, se for no inverno, leve roupa quente; lã, chapéu, luvas e bom calçado - as temperaturas descem frequentemente abaixo de zero e a queda de neve é significativa!
EMBAIXADA/CONSULADO DE PORTUGAL
Não existe representação diplomática portuguesa permanente. Os assuntos relacionados com este país são acompanhados pela Embaixada de Portugal em Copenhaga.
Toldbodgade 31, 1 th / 1253 Copenhagen K / Denmark
Telefone (Chancelaria): +(45) 33 13 13 01
Telefone (Secção Consular): +(45) 33 36 00 71
Correio eletrónico (Embaixada): copenhaga@mne.pt
Correio eletrónico (Secção Consular): sconsular.copenhaga@mne.pt
Coordenadas: 55º 40' 55,01" N | 12º 35' 35,19" E
Sítio Internet: https://copenhaga.embaixadaportugal.mne.gov.pt/