Partida em voo com destino a Lima. Chegada transfer e alojamento.
Este circuito também pode ser desfrutado com extensões para Vinhedo Inca, Linhas de Nazca.
Um circuito clássico pelo Peru que, além de incluir as visitas essenciais, tem toques que lhe dão um toque de originalidade e frescura, visitando a rota do sillar em Arequipa, desfrutando de uma experiência culinária ou visitando vinhedos incas. Visitaremos Lima, a capital do Peru, uma metrópole transbordante e uma das maiores cidades da América do Sul; Arequipa, rodeada por 3 vulcões e com edifícios barrocos feitos de pedra vulcânica branca; Cuzco, capital do Império Inca e conhecida pelos seus vestígios arqueológicos e arquitetura colonial; Vale Sagrado dos Incas, com monumentos arqueológicos e aldeias indígenas; Machu Picchu, cidadela inca situada nas montanhas dos Andes; Naza, com os seus geoglifos e Paracas, com a sua fauna marinha. Atreva-se a viajar!
Partida em voo com destino a Lima. Chegada transfer e alojamento.
Pequeno-almoço. De manhã, começamos este passeio com visitas a El Amor, onde teremos uma bela vista do Oceano Pacífico. No caminho para o centro histórico de Lima para a visita desta importante capital da América, poderemos apreciar os modernos bairros de San Isidro. À chegada ao centro, visitaremos a Igreja e o Convento de São Francisco. No final da visita, dirigir-nos-emos à Praça Maior, onde poderemos ver a Catedral de Lima (visita panorâmica) onde se encontra a Sacristia Maior e o túmulo do conquistador e fundador de Lima, Francisco Pizarro. Veremos também outros edifícios importantes e com muita história como o Palácio do Governo, o Palácio Municipal e os Correios. Tarde livre.
Pequeno-almoço. De manhã, iniciaremos as visitas pedonais pelos locais mais turísticos do bairro de Miraflores. Percorreremos uma das principais avenidas conhecida como "Avenida Larco", que é o eixo comercial mais importante deste bairro, com um percurso de norte a sul de 13 ruas. Nela ou nas suas proximidades, encontram-se muitos hotéis exclusivos, o Centro Cultural Ricardo Palma, o Palácio Municipalidade, o Parque Central Kennedy, a Igreja Virgen Milagros e a Casona García-Alvarado. Continuação do passeio a pé até o impressionante sítio arqueológico de Huaca Pucllana (fechado às terças e quintas-feiras), onde faremos uma visita guiada ao local, que possui uma pirâmide de cerca de 1.500 anos que serviu de templo a uma das mais importantes culturas pré-incas da cidade. À tarde, partida em voo para Arequipa.
Pequeno-almoço. Pela manhã, passeio a pé pela cidade: o bairro de San Lazaro, caracterizado por suas pitorescas ruas de paralelepípedos; a igreja e o mosteiro de San Francisco, um dos mais belos edifícios da cidade; a belíssima Plaza de Armas, onde esplêndidas arcadas competem em elegância com a catedral e a igreja da Companhia de Jesus. A visita termina no mosteiro de Santa Catalina, uma verdadeira cidadezinha no coração da cidade, com as suas ruas estreitas ladeadas de casas coloridas, praças e fontes de cor ocre, azul e branco, um cenário que faz lembrar a longínqua Andaluzia. Tarde livre.
Pequeno-almoço. A Rota do Sillar é um percurso cheio de história, cultura viva e aventura. Descobriremos porque Arequipa também é conhecida como a "Cidade Branca" e visitaremos as impressionantes pedreiras de sillar. Tarde livre.
Pequeno-almoço. Partida em voo para Cuzco. À tarde, a partir da Praça de Armas, iniciaremos o nosso passeio por esta cidade e pelas 4 ruínas circundantes localizadas nos arredores de Cuzco. Visitaremos o Templo do Sol ou Qorikancha, a Catedral, Sacsayhuaman, Quenqo, Pukapukara e Tambomachay.
Pequeno-almoço. Partida para o Vale Sagrado dos Incas. À chegada, visita ao mercado local e mais tarde ao sítio arqueológico de Pisac, um dos sítios arqueológicos mais importantes e visitados do Vale Sagrado. À tarde, visita da aldeia inca e da fortaleza de Ollantaytambo, construída sobre verdadeiras fundações incas: a distribuição das casas e dos canais que abastecem a aldeia com água dos glaciares manteve-se idêntica apesar do passar dos anos.
Pequeno-almoço. Partida a meio da manhã para a estação de comboios de Ollantaytambo. Viagem panorâmica de comboio pelo Vale de Urubamba até Machu Picchu Pueblo, no sopé de Machu Picchu para visitar a impressionante "Cidade Perdida dos Incas", um dos complexos monumentais mais imponentes e impressionantes do planeta e reconhecido pela UNESCO como Património da Humanidade. Foi um centro produtivo, administrativo, religioso e militar, bem como a expressão mais completa da perfeição da arquitetura Inca. Em seguida, descida para a cidadela em autocarro turístico partilhado. No final da tarde, regresso ao Vale Sagrado.
Pequeno-almoço. Dia livre. Pode fazer uma excursão opcional às cascatas de Perolniyoc e às ruínas de Raqaypata. À hora indicada, regresso a Cuzco.
Meia pensão. Desfrutaremos de uma experiência feita sob medida para aqueles que não têm muito tempo, mas querem aprender o melhor da comida peruana. Em apenas uma hora e meia, aprenderemos sobre a história da gastronomia peruana e conceitos culinários com Ivana Lescano. Tarde livre.
Pequeno-almoço. Partida em voo para Lima e ligação com o voo de regresso a Portugal. Noite a bordo.
Chegada.
Partidas
Diárias (1 Mar - 15 Dez)
Voo de linha regular, classe económica, (reservas em classes especiais).
Alojamento e pequeno-almoço.
1 almoço (bebidas não incluídas).
Transfers em serviço exclusivo para clientes Catai, exceto Vale Sagrado e Machu Picchu em serviço regular.
Visitas em serviço regular, com guias locais em espanhol, exceto Machu Picchu, que será serviço privado.
BTC (entradas em todos os sítios turísticos mencionados em Cuzco e Vale Sagrado).
Trem Inca Rail The Voyager.
Seguro de viagem.
Preço desde baseado na LATAM, classe Q, para viagens de 1 de março a 14 de junho, em hotéis de categoria C.
Taxas aéreas incluídas. LA: 150€.
Visitas ao Vale de Urubamba e Machu Picchu, ver página 6
Às terças e quintas-feiras, em vez de Huaca Pucllana, será oferecido o Museu Larco.
Consultar condições e suplementos especiais para a Páscoa, Inti Raymi (21-26 Jun), Fiestas Patrias (24-31 Jul) e Eventos Especiais.
Moeda Standard
PEN
INDICATIVO INTERNACIONAL
+51
Exótico, milenar e mágico, com uma natureza fascinante e um rico legado histórico, evoca um mundo inteiro para sentir e descobrir, desde os seus espectaculares picos andinos, à exuberante selva amazónica, ao deserto árido e às suas belas praias. O Peru é um dos destinos turísticos com maior variedade de paisagens do planeta e, como tal, possui uma diversidade e riqueza raras no mundo, oferecendo ao visitante infinitas alternativas. A seleção de itinerários que lhe propomos foi cuidadosamente planeada para satisfazer todo o tipo de expectativas: históricas, culturais, arqueológicas, antropológicas e místicas, bem como as viagens "à medida" que podemos desenhar quando o viajante mais exigente assim o requer.
A moeda peruana é o "Nuevo Sol" (S/) e a taxa de câmbio varia entre S/2,50 e S/2,70 por dólar. É possível trocar dólares e euros em hotéis, bancos e casas de câmbio autorizadas.
No Peru, não existem restrições ao câmbio de moeda estrangeira. Os dólares americanos são aceites sem grandes inconvenientes em hotéis, lojas e supermercados de Lima e das principais cidades do país. Os cartões Visa, Master Card e Diners são aceites, embora nem todos os estabelecimentos aceitem todos os cartões. Se precisar de dinheiro, pode levantá-lo nas caixas multibanco dos bancos que operam com o seu cartão.
O Peru está situado na região central da América do Sul e as suas costas são banhadas pelo extremo ocidental do Oceano Pacífico. Na costa subtropical do Peru, o verão pode atingir mais de 29ºC, enquanto o inverno dura de junho a setembro, é húmido e chuvoso, com temperaturas à volta dos 14ºC. Nas terras altas, o clima é frio e seco e a temperatura varia entre 9 e 18 graus Celsius, dependendo da hora do dia. O sol costuma brilhar todas as manhãs do ano, mas ao cair da noite os termómetros atingem apenas 5ºC. Na selva o clima é tropical, quente e húmido e a temperatura média é de 25 a 28 graus Celsius.
Beba sempre água engarrafada, evite comer comida de rua e fruta e legumes limpos e sem casca. Recomenda-se que leve consigo comprimidos para a diarreia e os medicamentos necessários para uso pessoal, bem como protetor solar e repelente de mosquitos.
Se vai viajar para cidades de grande altitude, é muito importante descansar no primeiro dia, beber muitos líquidos (sem gás), comer frutos secos e rebuçados de limão para evitar o soroche ou o mal de altitude, e evitar refeições pesadas, pois a digestão é mais demorada em altitude e pode sentir-se pesado e indisposto. A maioria dos hotéis dispõe de balões de oxigénio para combater o mal de altitude em caso de mal-estar grave.
Para ligar para o Peru a partir de Portugal, marque 00 51, seguido do prefixo da cidade e do número do assinante.
A diferença horária no Peru é de GMT -5 horas.
A corrente alternada é de 220 volts a 60 ciclos. As fichas são do tipo americano e planas. É aconselhável trazer um adaptador de tomada se levar consigo artigos eléctricos.
A gorjeta não é obrigatória, mas é normalmente deixada se estiver satisfeito com o serviço; em alguns restaurantes, já está incluída na conta.
95% da população é católica. Existem várias religiões indígenas misturadas com os ritos católicos.
As línguas oficiais são o espanhol e o quíchua; nas zonas altas fala-se o quíchua, enquanto que nos arredores do lago Titicaca se fala o aimará, principalmente pelo povo Uros.
O colorido artesanato do Peru faz dele um paraíso para os compradores. Na capital, pode optar pelas lojas mais modernas ou pelos deliciosos mercados incas. Entre as compras mais populares estão os pulôveres e ponchos feitos de lã de ovelha, lhama e alpaca. É aconselhável que compre estas peças de vestuário nas zonas andinas. As tapeçarias, feitas com a mesma lã, também são espectaculares. As cerâmicas são de cores muito vivas, seguindo costumes ancestrais que variam de uma zona para outra. Assim, os motivos do chimbú diferem dos dos Incas e são diferentes em cada região. Os instrumentos musicais são uma das boas aquisições: conchas de tatu, flautas de pã, panpipes, quenas ou sikus feitos de canas de bambu ou as ocarinas de forma oval, feitas de barro e pintadas com diferentes motivos.
Os trabalhos em mate ou cabaça, as máscaras, os trabalhos em cana de totora como barcos ou figuras, as gavetas ou os jogos de xadrez dos Incas contra os espanhóis, são autênticas maravilhas. Na joalharia, os trabalhos que se destacam são os que imitam os desenhos das jóias encontradas em Sipan, como brincos, pulseiras, pingentes e brincos de orelha. A prata e o ouro são geralmente trabalhados com grande habilidade. As pinturas peruanas, tal como as aguarelas, são uma obra de arte. Os objectos feitos de penas, carapaças de tartaruga, ossos ou peles de animais em vias de extinção são ilegais.
Use um chapéu e óculos de sol, bem como sapatos confortáveis. Como o clima peruano é muito variado, é aconselhável trazer todo o equipamento necessário para a selva e os Andes.
Para a costa (Lima, Ica, Nasca) é aconselhável trazer roupa leve, sapatos confortáveis, roupa de banho, etc., mas entre abril e novembro a costa peruana é húmida e as temperaturas são baixas.
Para as terras altas (Cuzco, Arequipa, Huaraz, Puno) recomendamos-lhe roupa leve e um casaco para a noite. Se visitar estes locais entre novembro e abril, é aconselhável levar roupa térmica e impermeável. Para a selva (Puerto Maldonado, Tambopata, Iquitos, Candamo), roupas leves, chapéus e botas para caminhadas na selva.
Não são obrigatórias quaisquer vacinas, exceto para as viagens à selva (Amazónia) onde a vacina contra a febre amarela é obrigatória. Deve sempre consultar os Centros Internacionais de Vacinação (https://www.sns24.gov.pt/servico/consulta-do-viajante/).
EMBAIXADA/CONSULADO DE PORTUGAL
Av. Pardo y Aliaga, n.º 640, Piso 16 / San Isidro / Lima 27 – Peru
Tlf: + (51) 1 6287164/ 5 / 6
E-mail: limaportugal@hotmail.com
E-mail: lima@mne.pt
Coordenadas: 12º 5' 42,87" S | 77º 1' 47,23" O
Sítio Internet: https://lima.embaixadaportugal.mne.gov.pt/
Para os cidadãos portugueses, é necessário apresentar um passaporte válido com uma validade mínima de 6 meses. Deve preencher um formulário de entrada à chegada e conservá-lo até à partida. Se sair do país por via aérea, as taxas de aeroporto estão incluídas no bilhete de avião.