Partida em voo com destino a Doha. Chegada, transfer para o hotel e Alojamento.
Doha, capital de Qatar, es una ciudad moderna situada en el Golfo Pérsico. ¡Sumérgete en la infinidad de actividades que no querrás perderte! En Riad descubriremos joyas históricas escondidas en antiguos palacios y una ciudad bulliciosa con múltiples experiencias. Al Ula , en medio del desierto, en la región noroccidental del país, puedes cumplir la fantasía de ser un intrépido arqueólogo. Jeddah, con su impresionante paseo marítimo o Medina, una de las ciudades más sagradas del islam, siendo el destino imprescindible para millones de peregrinos.
Partida em voo com destino a Doha. Chegada, transfer para o hotel e Alojamento.
Pequeno-almoço. Visitas a Doha. Destaque para os contrastes entre o antigo e o novo nesta cidade excitante e em rápido crescimento. Começamos com uma visita ao novo Museu Nacional do Qatar, que dá voz à história única do Qatar e do seu povo. Concebido para ser imersivo e experimental, os visitantes podem encontrar um ambiente rico para explorar. Os visitantes viajam através de uma combinação emocionante de ambientes imersivos e narrativas convincentes que envolverão todos os sentidos. Continuamos a nossa visita à parte tradicional de Doha no Mercado do Património Souq Waqif: o Falcon Souq, o souk das especiarias, um deleite sensorial com uma infinidade de especiarias para cozinhar, ervas aromáticas, pétalas de rosa e incenso, o Souk dos têxteis e do ouro, as galerias de arte. Continuamos para os novos marcos de Doha, passando pelo Corniche (paragem para fotografias), o bairro de West Bay para admirar as torres e os arranha-céus: a Torre de Doha, a Torre Tornado e os edifícios governamentais e a pérola do Qatar, o Qanat Quartier, onde o charme veneziano se encontra com a elegância árabe.
Meia pensão. Dirigimo-nos para o sul do Qatar com uma paragem no Sealine Beach Resort. Os condutores profissionais de 4X4 esvaziarão os pneus em preparação para o deslumbrante Dune Bashing. No regresso ao Desert Camp, situado nas praias de areia cristalina, poderá apreciar a vista das dunas e da praia, onde poderá dar um mergulho, jogar voleibol de praia, fazer sandboard ou relaxar na praia, desfrutando da tranquilidade da vista. Entretanto, o nosso Chef preparará a refeição de churrasco incluindo refrigerantes e água.
Meia pensão. Transfer para o aeroporto para apanhar o voo para Al Ula. Chegada e transfer para a região e oásis de AL ULA, um autêntico museu ao ar livre rodeado pela natureza com formações rochosas, desfiladeiros e ravinas que competem com os majestosos tesouros esculpidos pelos seus antigos habitantes. Depois de desfrutar destas belas paisagens, visitaremos o sítio arqueológico da cultura nabateia e declarado Património Mundial pela UNESCO de HEGRA (Madain Saleh), "A outra Petra"que nos surpreenderá com os seus túmulos esculpidos na rocha num ambiente desértico cheio de mistério. Almoço incluído. Depois, teremos tempo livre na "Al-Ula Heritage Village" a antiga Al-Ula, magnificamente restaurada com os seus agradáveis restaurantes e lojas. Teremos também tempo para passear no magnífico Oásis. Ao fim da tarde, iremos à Rocha do Elefante, "Jabal Al Fil" um fenómeno geomorfológico impressionante, uma rocha de 52 metros de altura com a forma de um elefante.
Meia pensão. De manhã, desfrutamos das belas paisagens da região de Al-Ula. Viajamos para a cidade santa de Medina, "a cidade da luz". Estamos num imponente destino histórico, uma das duas cidades mais sagradas do Islão, destino de milhões de peregrinos todos os anos e uma cidade proibida aos não muçulmanos até muito recentemente. Trata-se de um local sagrado, pelo que é necessário respeitar os seus habitantes, as suas crenças e o vestuário adequado. De tarde, visitaremos o Museu Al Madinah, que nos permite conhecer um pouco da história da cidade. À noite, visitaremos - do lado de fora - a Mesquita Al Masjid, construída pelo próprio Profeta e onde ele está enterrado. Neste espaço não podemos deixar de sentir emoções ao observar os milhares de pessoas que entram na hora da oração.
Pequeno-almoço. Visita a Medina. Percorreremos a imensa Mesquita do Profeta (Al Masjid an Nabawi), uma espantosa e luminosa mesquita com 10 minaretes e capacidade para um milhão de visitantes. Na colina de Uhud, um importante local de peregrinação, as forças do Profeta entraram em confronto com as tropas de Meca. Pode percorrer a vasta esplanada e subir a colina, mas não se esqueça de o fazer em silêncio e de respeitar as centenas de peregrinos que o rodeiam num determinado dia. Na Mesquita de Quba, em 622, o Profeta e os seus seguidores lançaram a primeira pedra daquela que viria a ser a primeira mesquita da história, embora o edifício atual seja mais recente. A partir daqui, caminharemos até ao jardim e ao poço de Ethiq, nas proximidades, onde as diferentes tribos da região saíram para saudar e dar água ao Profeta e aos seus companheiros que tinham acabado de chegar a Medina depois da perseguição em Meca. Depois, terá algum tempo livre no centro da cidade para passear pelas zonas comerciais ou - se desejar - visitar o Museu Ferroviário do Hejaz (na antiga estação ferroviária otomana). De tarde, continuação para Jeddah, nas margens do Mar Vermelho, a segunda maior cidade do país, com quatro milhões de habitantes. Antes de irmos para o hotel, visitas à Mesquita Al Rahma, mais conhecida como a mesquita flutuante, pois está construída nas margens do Mar Vermelho com pilares sobre a água. Apreciaremos também a animada marina, muito próxima das pistas onde se realiza o circuito de Fórmula 1. Transfer para o hotel.
Pequeno-almoço. Transfer para o aeroporto e voo de regresso a Portugal. Chegada.
Partidas
Terças e quintas-feiras (4 Jun - 12 Dez) * de duas em duas semanas.
Voo de linha regular, classe económica (reservas em classes especiais).
Alojamento e pequeno-almoço.
2 jantares e 1 almoço.
Transferes e visitas em circuito regular (partilhado com outros clientes) com guia espanhol.
Voos domésticos de Doha - Al Ula.
Seguro de viagem.
Visto necessário, não incluído no preço.
Preço desde baseado na Qatar Airways, classe O, para viagens de 4 de julho a 5 de dezembro, para um mínimo de 2 pessoas.
Taxas aéreas incluídas. QR: 555 €.
IDIOMA
Árabe
Moeda Standard
QAR
INDICATIVO INTERNACIONAL
+974
Situado numa pequena península no Golfo Pérsico, o Qatar é um dos países mais ricos do mundo. Combina na perfeição a cultura antiga do Médio Oriente com o conforto e as experiências modernas. Oferece uma grande variedade de locais a visitar e de atividades a realizar, desde longas praias e excursões no deserto até às melhores vistas dos espetaculares edifícios modernos das principais cidades do país.
O Qatar tem um clima desértico com sol durante todo o ano, verões quentes e invernos amenos.
A zona do Qatar tem uma diferença GMT + 3 horas.
A corrente elétrica é de 220-240 V e a frequência é de 50 Hz. As fichas são do tipo D/G. São necessários adaptadores de corrente.
A gorjeta não é obrigatória, mas é comum, especialmente nas zonas turísticas.
A religião oficial é o Islão, maioritariamente sunita. O resto da população divide-se entre o cristianismo, o hinduísmo, o budismo e outras religiões.
A língua oficial é o árabe, embora o inglês seja também utilizado como segunda língua.
O Qatar oferece uma experiência de compras inigualável, desde os tradicionais souks onde pode encontrar uma extraordinária variedade de produtos: tecidos como o Al Sadu (uma das lembranças mais tradicionais), tapetes, o Dallah (cafeteiras que simbolizam a hospitalidade árabe); a boutiques e marcas de luxo.
Vista-se de forma modesta, evite roupas justas e cubra os ombros e os joelhos em público. As mulheres só devem cobrir o cabelo com um véu quando visitam uma mesquita ou um edifício governamental.
Não há vacinas obrigatórias para viajar para o Qatar.
EMBAIXADA/CONSULADO DE PORTUGAL
Aljamie Street: 803 / Zone 67 / Building 31
Telefone (Secção Consular): +(974) 4038 5670
Telemóvel (Emergência): +(974) 3363 9594
Correio eletrónico (Embaixada): doha@mne.pt
Correio eletrónico (Secção Consular): scdoha@mne.pt /sconsular.doha@mne.pt
Coordenadas: 25º 19' 39,57" N | 51º 31' 23,05" E
Sítio Internet: https://doha.embaixadaportugal.mne.gov.pt/
Passaporte com validade mínima de 6 meses.Não necessita de visto para entrar no país. Será emitida uma autorização de entrada múltipla à chegada ao aeroporto, para a qual necessitará do seu passaporte e da confirmação da sua reserva ou do seu voo de regresso.
IDIOMA
Arabe
Moeda Standard
SAR
INDICATIVO INTERNACIONAL
+966
O Reino da Arábia Saudita é o berço do Islão. É também conhecido como "a terra das mesquitas sagradas", depois da Grande Mesquita em Meca e da Mesquita do Profeta em Medina, os dois locais mais sagrados do Islão.
Câmbio e transações de moeda: Na Arábia Saudita, o câmbio e as transações são fáceis. A moeda nacional da Arábia Saudita é o Rial Saudita (código: SAR), que está dividido em 100 halalahs. Receberá notas de 5, 10, 50, 100 e 500 riais, e moedas de 1 ou 2 riais e 50, 25, 10, 10, 5 e 1 halalah. Todos os bancos do Reino oferecem serviços de câmbio de moeda. Existem também casas de câmbio nos aeroportos, em alguns centros comerciais e noutros locais do país. Existem também muitas caixas multibanco e os cartões de crédito Visa, Mastercard e American Express são aceites em todo o Reino.
Dezembro a março: Aproveite o maravilhoso clima de inverno saudita para visitar o reino. Os dias amenos e as noites frescas são ideais para acampar, fazer escalada ou explorar as movimentadas cidades e terras altas da Arábia Saudita, de Riade a Jeddah. As temperaturas rondam normalmente os 10°C, mas se tiver sorte, poderá ver neve nas montanhas das regiões do norte e ver o deserto coberto por um manto branco. Não se esqueça de levar um casaco e um creme, pois o inverno é geralmente seco.
Março a Junho: A primavera saudita pode ser fresca, especialmente no norte, onde as temperaturas podem descer abaixo dos 15°C durante a noite. As regiões do centro e do sul são mais quentes, com uma média de 20°C à noite. A precipitação é mais elevada na primavera, especialmente no centro e sudoeste, nas montanhas de Aseer. Não se esqueça de se vestir em camadas: camisolas, cachecóis ou pashminas, mais um casaco impermeável e óculos de sol. junho a setembro: Exceto nas terras altas do sudoeste, no verão as temperaturas sobem em grande parte do país, com uma temperatura média de cerca de 45°C. As manhãs e os finais de tarde são mais amenos. Aproveite a temperatura quente do mar para descobrir os fantásticos locais de mergulho da Arábia Saudita ou para praticar vela e snorkelling. Não se esqueça do protetor solar, do cacau, dos óculos de sol, das botas e de um chapéu para proteger o rosto.
Setembro a dezembro: O outono traz um clima mais agradável e brisas mais frescas nas regiões do norte e nas terras altas do sudoeste do país. O dia é quente, atingindo os 30°C no início do outono, mas a temperatura é mais amena à noite, ideal para desfrutar do ar livre no passeio marítimo de Yida ou visitar as nascentes de Al Ahsa. Não se esqueça das botas de caminhada e de uma camisola para as noites frescas e o ar condicionado.
O fuso horário da Arábia Saudita tem uma diferença horária de GMT +2 horas.
A tensão fornecida pela rede elétrica é de 220 V. Alguns aparelhos elétricos podem necessitar de adaptadores e fichas para funcionarem corretamente.
Algumas lojas fecham durante um curto período de tempo quando é hora de rezar. No Ramadão, o ritmo do país torna-se lento e espiritual, para que o mês sagrado possa ser dedicado em pleno.
O árabe é a língua oficial da Arábia Saudita e a língua mais utilizada em todos os negócios e transações públicas. O inglês é uma segunda língua informal no reino e é falado por uma grande parte da população. Todos os sinais de trânsito estão escritos em árabe e em inglês. A linguagem incorreta, qualquer tipo de comportamento ruidoso e a perturbação dos outros são considerados desrespeitosos. Recomenda-se que se comporte sempre com decoro em público.
A maioria das lojas locais não tem um horário de funcionamento fixo. Normalmente, estão abertas das 9 às 20 horas. Algumas fecham durante um curto período de tempo quando é altura de rezar ou de almoçar. Durante o mês do Ramadão, o horário de abertura pode variar. Como parte da sua hafawah (hospitalidade) saudita, tendem a oferecer aos visitantes o melhor preço possível e a tratá-los como amigos. No entanto, nos mercados tradicionais, o regateio é aceite e até esperado. Entre as recordações típicas da Arábia Saudita contam-se: as tâmaras ajwa, que são um dos produtos básicos da cultura da hospitalidade e um dos mais difundidos em todo o mundo; oud, óleo ou perfume de madeira, outros produtos que são símbolos de hospitalidade; tapetes e especiarias.
O código de vestuário depende do estabelecimento, sendo alguns mais informais e outros mais sofisticados. Nos locais de culto existe um requisito específico de vestuário decente.
EMBAIXADA/CONSULADO DE PORTUGAL NA ARÁBIA SAUDITA
Prince Faisal Bin Sa`ad Bin Abdulrahman Street Al Oruba
Street - AlWorood area Building nr. 56 Riade
11693 Reino da Arábia Saudita
Telefone: +(966)114826964
Telefone (Emergência): +(966) 547 566 139
Correio eletrónico (Secção Consular): sconsular.riade@mne.pt
Correio eletrónico (Geral): riade@mne.pt
Coordenadas: 24º 42' 59,04" N | 46º 40' 37,2
E Sítio Internet: https://riade.embaixadaportugal.mne.gov.pt