Recantos Da Guatemala E Cuba

Recantos Da Guatemala E Cuba

Recantos Da Guatemala E Cuba

Uma viagem fascinante que lhe permite desfrutar sem pressa das jóias da Guatemala, deslizar pelas terras altas e pela cidade maia de Tikal, visitar duas cidades coloniais como Havana e Trinidad e, finalmente, relaxar numa chave paradisíaca nas Caraíbas. Na Guatemala encontrará vulcões, reservas naturais, cidades coloniais, fontes termais e um dos sítios arqueológicos mais fascinantes do mundo. Em Cuba, desfrutará da natureza, da cultura e de praias de cortar a respiração. Em ambos os destinos encontrará também um povo acolhedor e simpático.

Dia 1 PORTUGAL / CIDADE DE GUATEMALA
PORTUGAL / CIDADE DE GUATEMALA

Partida em voo para a Guatemala. Chegada transfer e alojamento.

Ver mais
Dia 2 CIDADE DE GUATEMALA / CHICHICASTENANGO / LAGO ATITLÁN
CIDADE DE GUATEMALA / CHICHICASTENANGO / LAGO ATITLÁN

Pequeno-almoço. Partida para as terras altas até Chichicastenango, onde visitaremos um dos mercados indígenas mais famosos da América Latina. Depois, participaremos num workshop de confeção de tortilhas de milho, um alimento básico na Guatemala, numa casa comunitária que nos permitirá ter um contacto mais direto com a comunidade. Partida para o Lago Atitlán, um dos mais belos lagos do mundo, com os seus três vulcões e as suas doze aldeias indígenas.

Ver mais
Dia 3 LAGO ATITLÁN (SAN JUAN DE LA LAGUNA Y SANTIAGO)
LAGO ATITLÁN (SAN JUAN DE LA LAGUNA Y SANTIAGO)

Pequeno-almoço. Visita em barco público às aldeias de San Juan La Laguna, caracterizada pela harmonia com que os seus habitantes vivem em harmonia com a natureza e a cultura, e Santiago de Atitlán, habitada por indígenas Zutuhiles que vivem da pesca e do artesanato, embora sejam mais conhecidos como adoradores de uma divindade maia-católica a que chamam Maximón. Resto do dia livre.

Ver mais
Dia 4 LAGO ATITLÁN/IXIMCHÉ/LA ANTIGUA
LAGO ATITLÁN/IXIMCHÉ/LA ANTIGUA

Pequeno-almoço. Partida para a cidade de Antigua. No caminho, visitaremos o sítio arqueológico de Iximché, antiga capital maia do reino Cakchiquel. À chegada a Antígua, visita da cidade declarada Património da Humanidade, visitaremos a Catedral, a Igreja de La Merced, a Praça Central e as suas principais ruas e monumentos.

Ver mais
Dia 5 LA ANTIGUA
LA ANTIGUA

Pequeno-almoço. Dia livre para desfrutar da cidade. Verdadeira joia colonial do Novo Mundo, conserva ciosamente a imagem lendária de uma típica cidade espanhola do século XVII.

Ver mais
Dia 6 LA ANTIGUA / ÁREA DE PETÉN
LA ANTIGUA / ÁREA DE PETÉN

Pequeno-almoço e manhã livre. Transfer para o aeroporto para o voo de partida para as Flores.

Ver mais
Dia 7 ÁREA DE PETÉN (P N TIKAL) / CIDADE DE GUATEMALA
ÁREA DE PETÉN (P N TIKAL) / CIDADE DE GUATEMALA

Visitas à cidade de Tikal, a joia do mundo maia clássico. Almoço piquenique no interior do sítio arqueológico. Resto da tarde livre para desfrutar de um passeio pela ilha de Flores, acompanhado de uma relaxante vista do lago Petén Itzá. Transfer para o aeroporto de Flores e voo de partida para a Cidade da Guatemala.

Ver mais
Dia 8 CIDADE DE GUATEMALA / HAVANA
CIDADE DE GUATEMALA / HAVANA

Pequeno-almoço. Partida em voo para Havana. Chegada transfer e alojamento.

Ver mais
Dia 9 HAVANA
HAVANA

Pequeno-almoço. Encontro com o nosso guia no El Templete, na Plaza de Armas, para iniciar a visita à cidade, com um passeio a pé pelo centro histórico de Havana Vieja e as suas 4 praças principais: a Catedral, a Plaza de Armas, a Plaza Vieja e a Plaza de São Francisco de Assis; visitaremos a Bodeguita del Medio e caminharemos pela rua Obispo para finalmente pararmos no Capitólio. Regresso ao hotel.

Ver mais
Dia 10 HAVANA/CIENFUEGOS/TRINIDAD
HAVANA/CIENFUEGOS/TRINIDAD

Pensão completa. Partida para Cienfuegos. Visita a pé dos locais históricos e culturais mais importantes da cidade: Parque Martí, Catedral e Palácio de Valle. Almoço. Visita panorâmica de Punta Gorda, antes de continuar para Trinidad. Jantar no hotel.

Ver mais
Dia 11 TRINIDAD/VALLE DE LOS INGENIOS/SANCTI SPÍRITUS/CAYO SANTA MARÍA
TRINIDAD/VALLE DE LOS INGENIOS/SANCTI SPÍRITUS/CAYO SANTA MARÍA

Meia pensão. Passeio por Trinidad, para visitar a Plaza Mayor, o Museu Romântico, a Igreja da Santíssima Trindade e o Bar La Canchánchara, com o seu típico cocktail de boas-vindas. Partida para San Isidro de los Destiladeros, situado em El Valle de los Ingenios, o mais antigo e completo engenho de açúcar que se conserva até aos nossos dias. Para além da casa de habitação e de uma torre sineira única, existem vários restos dos outros componentes do engenho, sendo um dos sítios de maior valor arqueológico do vale. Continuação para Sancti Spíritus, cidade fundada em 1513 por Diego Velázquez. Almoço. Continuamos para Cayo Santa Maria. Alojamento em regime de tudo incluído.

Ver mais
Dia 12 CAYO SANTA MARÍA
CAYO SANTA MARÍA

Tudo incluído. Dias livres para aproveitar a praia e o sol.

Ver mais
Dias 13 a 14 CAYO SANTA MARÍA/HAVANA/PORTUGAL
CAYO SANTA MARÍA/HAVANA/PORTUGAL

Pequeno-almoço. Dia livre até ao transfer para o aeroporto de Havana para embarcar no voo de regresso a Portugal. Noite a bordo.

Ver mais

Partidas

Sábados (15 Abr - 21 Out)

O que está incluído

   

Voo de linha regular, classe económica (reservas em classes especiais).

   

Alojamento e pequeno-almoço.

   

6 almoços e 3 jantares (bebidas não incluídas).

   

Cayo Santa María: tudo incluído: pequeno-almoço, almoço, jantar e bebidas locais. Consulte os serviços incluídos de acordo com o hotel selecionado.

   

Seguro de viagem.

   

Guatemala: Transferes, visitas e excursões em serviço regular em espanhol. Transporte em minibus turístico.

   

Cuba: Transferes, visitas e excursões em serviço privado em espanhol.

Notas importantes

   

O preço desde baseado na Iberia, classe A, para viagens de 15 de abril a 21 de outubro em hotéis de categoria B.

   

Taxas aéreas: Incluído: IB: 545 €.

Moeda Standard

Guatemala

INDICATIVO INTERNACIONAL

+502

Guatemala

É atualmente o "coração do Mundo Maia". Conhecido como "O país da Eterna primavera", é um dos países onde o passado maia e colonial está mais vivo e sentido, em cidades como Tikal e Quiriguá, com as suas impressionantes ruínas milenares que nos mostram como eram e como viviam os Maias. Hoje, pode ainda apreciar a beleza espetacular dos povos indígenas, o ambiente natural e as suas formas coloridas de vestir. Os mercados indígenas cheios de impressões, como o de Chichicastenango, no coração do planalto guatemalteco, são uma experiência verdadeiramente única que tem lugar todas as quintas-feiras e domingos, no meio de um mercado movimentado que parece transportar-nos no tempo. Do passado colonial emana a marca deixada pelos espanhóis, especialmente palpável na cidade de La Antigua, antiga capital e declarada Património da Humanidade pela Unesco. O lago Atitlán é uma das paisagens de que não consegue tirar os olhos. Panajachel é a cidade situada numa das margens do rio com o mesmo nome. A nordeste, somos surpreendidos pela zona de Izabal e pelo Rio Dulce, um paraíso natural a partir do qual pode visitar a aldeia afro-caribenha dos Garífunas de Livingston. Guatelama tem uma população de 13.900.000 habitantes. Cinquenta e seis por cento são mestiços e 44% são de origem maia. As cidades mais importantes do país são: Cidade da Guatemala, Antigua, Chichicastenango, Quetzaltenango, Huehuetenango, Esquipulas, Ciudad Flores e Tikal.

Moeda

A moeda da Guatemala é o Quetzal. Recomenda-se que traga dólares americanos para a Guatemala.

Clima

A moeda da Guatemala é o Quetzal. Recomenda-se que traga dólares americanos para a Guatemala.

Saúde

Qualquer altura do ano é uma boa altura para visitar a Guatemala, com a época dos furacões do Atlântico a decorrer entre junho e finais de novembro. inverno ou estação das chuvas: maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro. verão ou estação seca: novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março e abril, sendo março e abril os meses mais quentes (máximas de 28º nas terras altas e 38º nas terras baixas). dezembro e janeiro são os meses mais frios (mínimas de 0º nas Terras Altas, podendo descer mais nalguns locais; 15º nas Terras Baixas).

Telefone

Beba sempre água engarrafada, evite comida de rua e fruta e legumes limpos e com casca. Recomenda-se que leve consigo comprimidos para a diarreia e medicamentos necessários para uso pessoal, bem como protetor solar e repelente de mosquitos.

Legislação e documentos

O fuso horário da Guatemala é GMT -6 horas.

Outros

A eletricidade é de 120 Volts com 60 Hz. As tomadas de corrente são duas fichas planas. Os carregadores de pilhas, de máquinas fotográficas e de telemóveis necessitam de um adaptador de ficha redonda para plana.

Diferença horária

O fuso horário da Guatemala é GMT -6 horas.

Eletricidade

A eletricidade é de 120 Volts com 60 Hz. As tomadas de corrente são duas fichas planas. Os carregadores de pilhas, de máquinas fotográficas e de telemóveis necessitam de um adaptador de ficha redonda para plana.

Gratificações

O serviço não está incluído na maioria dos hotéis e restaurantes. A gorjeta é facultativa e é recomendada se estiver satisfeito com o serviço recebido. Não é habitual dar gorjeta aos taxistas. Os bagageiros recebem normalmente uma gorjeta de 1 dólar.

Compras e artesanato

A Guatemala é o local ideal para comprar excelentes têxteis de todas as formas e cores. As esculturas em madeira também são típicas, especialmente as máscaras e esculturas da zona de Petén.

Na cerâmica, as peças mais notáveis são as de barro cozido, decoradas com motivos florais e reproduções de peças pré-colombianas.

Outros produtos incluem cestos, instrumentos musicais, trabalhos em metal, joalharia, livros e ilustrações sobre a cultura maia, figuras de frutas feitas de migalhas de pão e artigos e figuras religiosas.

Requisitos de saúde

Não são necessárias vacinas. No entanto, recomenda-se que as pessoas que tencionam permanecer no país por um período prolongado ou que vão viajar para o interior, para locais que não são habitualmente visitados por turistas, sejam vacinadas contra o tétano, a hepatite A e B, a febre tifóide e a febre amarela. Recorda-se também que nas regiões tropicais (zona de Peten, mangais, etc.) existe o risco de malária, pelo que se recomenda a toma de anti palúdicos em caso de estadias prolongadas nestas zonas. Consulte sempre os Centros Internacionais de Vacinação (https://www.sns24.gov.pt/servico/consulta-do-viajante/).

Embaixada/Consulado de Portugal

EMBAIXADA/CONSULADO DE PORTUGAL

Não existe representação diplomática portuguesa permanente. Os assuntos relacionados com este país são acompanhados pela Embaixada de Portugal na Cidade do México.

Calle Alpes 1370 / Lomas de Chapultepec, Miguel Hidalgo 11000 México, D.F

Tlf: + (5255) 55207897

Fax (Secção Consular): +(5255) 55404925

E-mail (Secção Consular): sconsular.mexico@mne.pt

E-mail (Embaixada): mexico@mne.pt

Coordenadas: 19º 24' 40,4" N | 99º 13' 25,99" O

Sítio Internet: https://mexico.embaixadaportugal.mne.gov.pt/

Visto e Requisitos de Entrada

É necessário um passaporte com uma validade mínima de 6 meses a contar da data de entrada no país.

IDIOMA

Español

Moeda Standard

CUP

INDICATIVO INTERNACIONAL

+53

Cuba

Cuba é um dos treze países que compõem a América Insular e um dos trinta e cinco do continente americano. É uma das quatro Grandes Antilhas e a maior ilha da região. O arquipélago cubano, constituído pela ilha de Cuba, pela ilha dos Pinheiros e por mais de mil ilhéus e ilhotas, tem uma superfície total de 110.860 km². Está situado no Mar das Caraíbas, à entrada do Golfo do México, a sul da Flórida, a norte da Jamaica, a oeste do Haiti e a leste da Península de Yucatan. Tem 1.250 km de comprimento, 191 km no seu ponto mais largo e 31 km no seu ponto mais estreito. Cuba fez parte da colónia espanhola até 1869 e permaneceu como província espanhola até à Guerra Hispano-Americana de 1898. A sua história, o seu património, a sua cultura, a sua música, a sua riqueza natural, as suas praias de areia branca e fina e a simpatia das suas gentes fazem dela um destino turístico que nunca deixa os visitantes indiferentes.

Moeda

Atualmente, Cuba tem uma moeda única: o peso cubano (CUP), que não é convertível fora da ilha. Para a sua viagem, recomendamos-lhe que traga euros e que os troque nas Casas de Câmbio (CADECA). Atualmente, a taxa de câmbio oficial é de 120 CUP = 1 €. São também aceites cartões de crédito Visa e MasterCard não emitidos por bancos dos Estados Unidos da América.

Clima

O clima em Cuba é um clima subtropical moderado com duas estações distintas; de novembro a abril é a estação seca, menos húmida e um pouco mais fresca, com temperaturas que variam entre 28º e 18º; e de maio a outubro é a estação chuvosa, com maior humidade e temperaturas que variam entre 30º. Dada a sua localização geográfica, a ilha é afetada pela estação ciclónica de junho a novembro, embora a maioria das tempestades ocorram principalmente entre setembro e outubro. Tem uma média de 330 dias de sol por ano, sendo janeiro o mês mais frio (média de 20ºC) e julho o mais quente (média de 27ºC).

Saúde

É aconselhável beber água mineral engarrafada (embora a água da torneira seja segura para beber), levar um bom repelente de mosquitos e proteger-se do sol. Todos os hotéis da ilha têm um posto médico para emergências, bem como hospitais para turistas em várias partes do país, caso necessite de cuidados especializados.

Recomenda-se que leve repelente de mosquitos e protetor solar.

Telefone

Qualquer operador com o qual a CUBACEL tenha acordos de roaming ativa automaticamente o serviço à chegada a Cuba (com o serviço de Roaming Internacional ativo). Para telefonar para Cuba, marque 00 +53 (prefixo de Cuba) + prefixo da cidade (7 é o prefixo de Havana).

Diferença horária

A zona de Cuba tem uma diferença de GMT + 5 horas.

Gratificações

As gratificações são dadas nas zonas turísticas onde o pessoal turístico tem salários baixos e pode beneficiar deste suplemento, mas são sempre um reconhecimento de um bom serviço e não são obrigatórias.

Religião

Em Cuba, 60% da população é católica, uma religião fortemente influenciada pela Santeria. A santeria desenvolveu-se a partir das tradições dos iorubás, um dos povos africanos que foram trazidos para Cuba entre os séculos XVI e XIX para trabalhar nas plantações de açúcar. A Santeria mistura elementos do cristianismo e das crenças da África Ocidental.

Língua

O espanhol é a língua oficial. Não existem dialetos

Compras e artesanato

Entre as coisas que deve comprar estão artigos de madeira, metal e couro, cerâmica, pinturas a óleo, e não se esqueça do rum e dos melhores charutos do mundo. Pode exportar livremente até 23 unidades de charutos sem ter de apresentar qualquer documento. Acima desse valor, é obrigatório exigir o original e uma cópia da fatura oficial dos stabelecimentos onde foram comprados e entregar a cópia na alfândega. Para mais informações, consulte o sítio Web oficial: www.aduana.islagrande.cu

Vestuário

O clima cubano é quente durante a maior parte do ano, pelo que é habitual usar roupa fresca e leve, de preferência de algodão ou linho. É aconselhável usar roupa e calçado confortáveis. À noite, nos restaurantes de luxo e nos espetáculos de cabaré, é aconselhável não usar roupa ou calçado informal. Não se esqueça dos óculos de sol.

Requisitos de saúde

Não é necessário tomar qualquer vacina se vier de Portugal. Recomenda-se que traga os medicamentos necessários para uso pessoal. Esta informação tem um carácter meramente informativo. Deve sempre consultar os Centros Internacionais de Vacinação (https://www.sns24.gov.pt/servico/consulta-do-viajante/).

Embaixada/Consulado de Portugal

EMBAIXADA DE PORTUGAL EM CUBA

Sétima Avenida, Nº 2207 Entre Ruas 22 e 24, esquina com a Rua 24 Miramar – Playa

La Habana

Tlf.: 5 372 047 995

Tlf (Embaixada): 5 372 042 871

Telemóvel (Emergência): 53 0 5280 4454

E-mail (Embaixada): havana@mne.pt

E-mail (Secção Consular): sconsular.havana@mne.pt

Coordenadas: 23º 7' 32,12" N | 82º 19' 36" O

Sítio Internet: https://havana.embaixadaportugal.mne.gov.pt/

Visto e Requisitos de Entrada

Todos os visitantes devem ter um passaporte válido ou um documento de viagem emitido em seu nome e o visto ou cartão de turista correspondente. Estes podem ser solicitados nos postos consulares cubanos ou nas agências de viagens. Existem dois tipos de vistos: para turistas individuais ou para turistas que viajam em grupo. Os homens de negócios, os jornalistas em viagem de negócios e os cidadãos cubanos não residentes ou de outra nacionalidade devem obter um visto emitido por um consulado cubano. Para entrar no país, os visitantes portugueses devem ter um passaporte válido e um visto ou cartão de turista, que permite uma estadia máxima de 30 dias na ilha. A Catai Tours fornecer-lhe-á este documento juntamente com os seus documentos de viagem. É proibido importar para Cuba equipamentos de vídeo de qualquer tipo, marca e modelo, jogos de DVD e Play Station, GPS e telefones sem fios que funcionem em bandas diferentes de 40-49 MHz e 2,4 e 5 GHz. Para mais informações, consulte o sítio Web oficial: www.aduana.islagrande.cu