Partida em voo com destino a Kigali, pela rota escolhida. Transfer para o hotel e alojamento.
O Ruanda, a "Terra das Mil Colinas", esconde joias naturais entre as suas montanhas, florestas, lagos e savanas. As suas paisagens extraordinárias de montanhas majestosas, florestas luxuriantes, lagos cristalinos e vastas savanas fazem deste país um destino único para os amantes da natureza e da aventura.
Partida em voo com destino a Kigali, pela rota escolhida. Transfer para o hotel e alojamento.
Pensão completa. Após o pequeno-almoço, visitas à cidade de Kigali, incluindo o Museu/Memorial do Genocídio em Gisozi e o mercado de artesanato. Depois do almoço, viagem até ao Parque Nacional de Akagera. Chegada ao nosso lodge. À tarde, passeio de barco/safari no Lago Ihema. A grande população de hipopótamos neste lago é incrível. A visão dos crocodilos nas margens do lago é um espetáculo a contemplar. Depois do pôr do sol, faremos um safari noturno, ideal para ver todas as criaturas noturnas que se encontram neste parque, tais como genetas, servais e “bush babies”.
Pensão completa. Após o pequeno-almoço, partida para um safari em veículo todo-o-terreno. O Parque Nacional de Akagera, no nordeste do país, tem o nome do Rio Akagera, que corre ao longo da sua fronteira oriental e alimenta um labirinto de lagos, o maior dos quais é o Lago Ihema. É a maior zona húmida protegida da África Central e o último refúgio do país para animais e plantas adaptados à savana. Durante o safari, a natureza revelará um tesouro de vida selvagem, encontrando espécies como búfalos, antílopes, civetas, girafas, primatas, o esquivo leopardo, hiena, serval, bem como uma variedade de aves. Regresse ao lodge para almoçar. À tarde, teremos uma experiência cultural com a comunidade local. A atividade tem a duração de 3 horas e inclui a visita aos kraals utilizados para a criação de gado, ordenha das vacas, produção de queijo a partir do leite, fabrico de cerveja de banana e termina com uma dança e teatro tradicionais em que todos podem participar. Regresso ao lodge e tempo livre. Jantar no lodge.
Pensão completa. Partida para Kinigi via Kigali, onde faremos uma paragem para almoço. Continuação para a zona dos vulcões Virunga, um dos últimos redutos onde se pode encontrar o gorila de montanha em estado selvagem. Durante as 2h30 de viagem, desfrutaremos de uma paisagem espetacular de colinas e vales verdejantes, que nos dá uma ideia da razão pela qual o Ruanda é conhecido como o "País das Mil Colinas". Depois de atravessar Ruhengeri, chegaremos ao nosso alojamento, no sopé das montanhas vulcânicas que constituem o famoso Parque Nacional dos Vulcões do Ruanda. Jantar no lodge.
Pensão completa. Pequeno-almoço cedo e transfer (cerca de 10 minutos) para o centro de visitantes do Parque Nacional dos Vulcões, habitat de uma das espécies mais ameaçadas do planeta, situado na base do vulcão Sabinyo (um dos vulcões Virunga cujo nome significa "dentes" na língua local - Kinyaruanda). Em primeiro lugar, ser-nos-á atribuído um dos grupos/famílias de gorilas habituados à presença humana, e receberemos um briefing do guia do parque nacional que nos acompanhará na nossa caminhada. Os guias e os guardas do parque são extremamente profissionais e informá-lo-ão pormenorizadamente sobre as regras e o comportamento a adotar durante a caminhada e durante o tempo que passamos a observar os gorilas. Em seguida, será transferido de carro para o ponto de partida do passeio. A caminhada pode durar entre 1 e 8 horas e pode atingir altitudes superiores a 2.500 metros. O terreno é íngreme e por vezes bastante lamacento. Embora a caminhada seja fisicamente exigente, a beleza da floresta e a paisagem tornam-na muito divertida. Uma vez encontrados os gorilas, todo o cansaço é esquecido e a experiência é frequentemente descrita como a mais profunda e inesquecível do mundo animal. Quando encontrarmos os habitantes mais famosos destas montanhas, teremos 1 hora para desfrutar da sua presença. Regresso ao ponto de partida, transfer para o nosso alojamento e almoço. Tarde livre para descansar, desfrutar e partilhar as memórias de uma das experiências mais impressionantes do mundo animal. Jantar no lodge.
Pensão completa. Partida para o Lago Kivu, perto da área do Parque Nacional Nyungwe. Esta é uma viagem panorâmica por Kibuye, com vista para o Lago Kivu, através de belas florestas de eucaliptos. A viagem dura 5-6 horas até ao nosso hotel com vista para o lago. Chegada e tempo livre. Jantar no lodge.
Pensão completa. Acordamos muito cedo e, com um pequeno-almoço de piquenique, dirigimo-nos ao escritório do Parque Nacional de Nyungwe. Às 05h00, aproximadamente, iniciaremos esta atividade desafiante, mas emocionante. A caminhada pela floresta é cativante, com belas paisagens de montanhas verdejantes. A manhã é dedicada a uma caminhada em busca dos nossos parentes mais próximos: os chimpanzés. Encontrará muitos outros primatas, como os macacos de cauda vermelha, os colobus pretos e brancos, os macacos azuis, os macacos de L'hoest e muitas espécies de aves. Almoço no parque. Em seguida, faremos um passeio de duas horas ao longo de um passadiço de dossel através das copas das árvores. Esta atividade proporciona ao visitante vistas deslumbrantes sobre a floresta enevoada, bem como a observação da vida selvagem na zona. Regresso ao nosso alojamento durante a tarde. Jantar no lodge.
Meia pensão. Pequeno-almoço cedo e partida para Kigali (aprox. 6 horas). No caminho visitará o Museu Nacional de Butare e o Palácio Real, onde poderá aprender mais sobre as tradições do Ruanda. Almoço no caminho. Chegada a Kigali e possível tempo livre.
De manhã cedo, à hora indicada, transfer para o aeroporto para embarcar no voo de regresso a Portugal. Chegada.
Partidas
Diárias (1 Fev – 11 Dez).
Voo de linha regular, classe económica (reservas em classes especiais).
Alojamento e pequeno-almoço.
6 almoços e 5 jantares (bebidas não incluídas).
Transferes à chegada e à partida.
Transporte em veículo Toyota Land Cruiser 4x4 com motorista/guia em inglês (o guia não acompanha os trekkings com gorilas e chimpanzés).
Água mineral no veículo durante a viagem.
Autorizações para o trekking dos chimpanzés e gorilas.
Taxas de entrada nos parques mencionados no itinerário.
Se o voo de regresso for posterior às 00.00 h, utilização do quarto em Kigali até à hora do transfer para o aeroporto.
Seguro de viagem.
Preço desde baseado na KLM, classe N (tarifas dinâmicas), para viagens de 1 de fevereiro a 30 de junho.
Licença para gorilas e chimpanzés incluída (1.600 €).
Taxas aéreas incluídas: KL: 354 €.
Autorização para visitas a gorilas: Devido à escassez e elevada procura de autorizações, a autorização não é garantida até que o pagamento tenha sido efetuado.
As autorizações não são reembolsáveis e não podem ser reagendadas.
A atividade de trekking é realizada de acordo com as regras do parque e pode ser feita de tarde ou de manhã, dependendo da disponibilidade de autorizações.
A idade mínima para o trekking de gorilas é de 15 anos e de 12 anos para o trekking de chimpanzés.
Condições especiais de cancelamento. As licenças de chimpanzé e gorila terão taxas de cancelamento de 100% a partir do momento da confirmação. Outras condições de cancelamento de acordo com as informações da página 12.
IDIOMA
Kinyarwanda, Inglês, Francês e o swahili.
Moeda Standard
RWF
INDICATIVO INTERNACIONAL
+250
Situado no coração de África, deixe-se surpreender pelo país das Mil Colinas. É um país de beleza singular devido à riqueza da sua flora, refletida nos seus vales, colinas e nos seus diferentes ecossistemas, conferidos pela sua localização geográfica a sul do equador, e uma fauna rica distribuída pelos seus Parques Naturais. Entre estas espécies, vale a pena mencionar a sua população de gorilas, que encontra refúgio nas suas montanhas.
A moeda oficial é o franco ruandês (RWF). É aconselhável que leve consigo dólares americanos em pequenas denominações, com menos de 10 anos.
As chuvas caem geralmente entre fevereiro e abril e de novembro a janeiro. As temperaturas mínimas situam-se entre 13-15°C e as máximas entre 25-28°C. Durante as caminhadas com gorilas e chimpanzés, as manhãs são muito frias e a chuva é quase constante.
O fuso horário do Ruanda é GMT + 2 horas.
A corrente é de 234 volts a 50 Hz, as fichas são de dois pinos.
As línguas oficiais são o kinyarwanda, o inglês, o francês e o swahili.
O artesanato mais importante é o trabalho em madeira, a cestaria, a cerâmica e a pintura. Para além disso, também pode encontrar café e chá produzidos na zona.
Não existe representação diplomática no Ruanda, sendo a Representação diplomática assegurada pela Embaixada de Portugal em Adis Abeba
Endereço: Africa Avenue - Bole Main Road Close to Shoa Supermarket and Ethio- China Square
Kirkos Sub City, Kebele 02, House No. 005
Telefones: +251 11 5575 806/456/764
E-Mail: adisabeba@mne.pt
Para efeitos de proteção consular poderá contactar qualquer Embaixada da União Europeia no Ruanda.
Passaporte com validade mínima de 6 meses a contar da data de regresso. O visto é
processado à chegada. Também pode efetuar o pedido online em
https://irembo.gov.rw/home/citizen/all_services
O preço é preço: 50 USD.