Senegal Étnico e Colonial

Senegal Étnico e Colonial

Senegal Étnico e Colonial

Safari
Parques Naturais

Deixe-se levar pelo charme senegalês com uma viagem única e especial. Percorrerá as ruas da capital Dakar, aprenderá sobre o passado esclavagista da ilha de Goree, explorará o encanto colonial de Saint Louis, visitará a cidade de Kaolack com o seu mercado, admirará os majestosos embondeiros da ilha de Diorom Boumag, descobrirá uma aldeia tradicional na ilha de Sipo, será surpreendido pelas minas artesanais de Badiar e contemplará a cascata de Dindefelo.

Dia 1 PORTUGAL / DAKAR
PORTUGAL / DAKAR

Partida em voo com destino a Dakar, pela rota escolhida. Chegada e transfer ao hotel. Alojamento.

Ver mais
Dia 2 DAKAR / ILHA DOS ESCRAVOS DE GOREE / DAKAR
DAKAR / ILHA DOS ESCRAVOS DE GOREE / DAKAR

Pequeno-almoço. Tour panorâmico pela capital do Senegal. Ao meio-dia sairemos para o cais para pegar o ferry que nos levará à ilha de Goree. Passeio a pé por suas ruas coloniais e visitando a chocante casa- museu dos escravos, este surpreendente enclave foi declarado patrimônio histórico pela UNESCO. O seu passado florescente, graças ao "tráfico de escravos", e o seu presente um pouco mais decadente irão cativar-nos. Almoço na ilha. À tarde, seguimos para o Museu das Civilizações Negras, um dos maiores museus de arte africana do continente. Continuação para o mercado de artesanato Sumbediune, um dos maiores do país.

Ver mais
Dia 3 DAKAR / THIES / SAINT LOUIS
DAKAR / THIES / SAINT LOUIS

Meia pensão. Partida para o interior do país para ir para a cidade de Thies. Antes de chegar à antiga capital da ferrovia, faremos uma pequena parada em uma das barracas que oferecem cestaria e outros produtos locais da estrada. Ao meio-dia chegamos à antiga capital colonial da África francesa, St Louis. A entrada da cidade era presidida pela sua imponente ponte. À tarde visita de carruagem puxada por cavalos dos bairros norte e sul, bem como da zona dos pescadores. Tempo livre para passear pela cidade, visitar o museu de fotografia que reúne uma interessante coleção da era colonial ou visitar as muitas galerias de arte da cidade. Jantar no hotel.

Ver mais
Dia 4 SAINT LOUIS / BARBARIE ORNITHOLOGICAL RESERVE OU DJOUDJ / DESERTO DE LOMPOUL
SAINT LOUIS / BARBARIE ORNITHOLOGICAL RESERVE OU DJOUDJ / DESERTO DE LOMPOUL

Meia pensão. Pela manhã e dependendo da estação do ano iremos para a reserva de aves Djoudj (entre novembro e abril) ou Barbarie (entre maio e outubro). Ambos os parques nacionais são reservas mundiais da biosfera e são ecossistemas únicos que abrigam uma infinidade de aves migratórias, como pelicanos, garças ou patos da Gâmbia, bem como crocodilos e outros mamíferos. O passeio pela reserva será feito em canoas motorizadas tradicionais. Almoço grátis (não incluído). À tarde, continuamos nossa rota para a região de Luga, onde está localizado nosso Lodge no deserto de Lompul, que acessaremos por veículos todo-o-terreno. Jantar no lodge.

Ver mais
Dia 5 DESERTO DE LOMPOUL / ALDEIAS DE PEUL / TOUBA / TAMBACOUNDA
DESERTO DE LOMPOUL / ALDEIAS DE PEUL / TOUBA / TAMBACOUNDA

Meia pensão. Deixamos para trás o único deserto do Senegal e entramos nas áreas áridas do centro do país. Faremos uma paragem numa das aldeias da etnia Peul, muito comum nesta zona. Poderemos aprender em primeira mão como vivem estes antigos pastores nómadas, que agora são sedentários devido à falta de pasto nas suas rotas tradicionais. Chegada à cidade santa de Touba. Esta curiosa cidade é o berço da irmandade Murid, que deve obediência cega ao grande Marabou, seu líder espiritual. Visite a Grande Mesquita e continue até a antiga capital do império Mandinga. A cidade de Tambacounda nos recebe com seu impressionante mercado central, que podemos visitar a pé na chegada ou no dia seguinte pela manhã. Esta cidade na encruzilhada entre o Mali e o Senegal é uma das mais antigas do país. Jantar no hotel.

Ver mais
Dia 6 TAMBACOUNDA / MAKO / KEDOUGOU
TAMBACOUNDA / MAKO / KEDOUGOU

Pensão completa. Partimos muito cedo em direção ao sul. Visitaremos algumas das aldeias da etnia Peul e Mandinga nesta área de grande beleza. Entramos no coração de Niokolo Koba e, sem entrar nos limites do parque, chegaremos a Mako, onde sua ponte sobre o rio Gâmbia nos oferece um espetáculo idílico. Iniciaremos uma caminhada seguindo o leito do rio em busca dos hipopótamos que abundam nessas águas. Vamos visitar algumas aldeias Malinke e almoçar em um pequeno acampamento na cidade de Badiar, em um lugar de grande beleza. Mais tarde, visitaremos as minas artesanais onde homens de toda a África trabalham na busca de ouro usando métodos totalmente tradicionais. Chegada a Kedougou, capital da região, encruzilhada de grupos étnicos da Guiné, Gâmbia e Senegal. Jantar no hotel.

Ver mais
Dia 7 KEDOUGOU / ALDEIAS PEUL E BEDIK / CACHOEIRA DINDEFELO / KEDOUGOU
KEDOUGOU / ALDEIAS PEUL E BEDIK / CACHOEIRA DINDEFELO / KEDOUGOU

Pensão completa. Partida muito cedo em direção às montanhas Futa Djalon, habitat dos Bedick, um subgrupo da etnia Bassari, que vivem nesta área. Começaremos uma curta caminhada a partir da aldeia Peul de Ibel, no sopé das Montanhas Bedick. Chegada à aldeia de Iwol, onde se mantêm vivas algumas das suas tradições mais ancestrais: as mulheres atravessam um espinho de porco-espinho no nariz, símbolo de beleza. Após a descida retomamos nosso veículo em direção à cachoeira Didifhelo. No caminho, entramos em uma das últimas áreas de habitat de chimpanzés na África Ocidental. Almoço de piquenique ou almoço em um acampamento local. Regresso a Kedougou. Jantar no hotel.

Ver mais
Dia 8 KEDOUGOU / TAMBACOUNDA / KAOLACK
KEDOUGOU / TAMBACOUNDA / KAOLACK

Meia pensão. Partida para Tambacounda, onde faremos uma parada para o almoço (não incluído). Continue até Kaolack, onde chegaremos no final da tarde. Tempo livre para desfrutar da piscina antes de dar um passeio pela cidade. Após o jantar no hotel, podemos ir a uma boate local e dançar ao ritmo senegalês conhecido como Mbalax.

Ver mais
Dia 9 KAOLACK / SALOUM DELTA NP (TOUBACOUTA)
KAOLACK / SALOUM DELTA NP (TOUBACOUTA)

Meia pensão. Passeio a pé pelo mercado de Kaolack, um dos maiores e mais incríveis do país. Retomamos nosso veículo na direção do Parque Nacional Sine Saloum Delta, estamos a poucos quilômetros da fronteira com a Gâmbia. Chegada ao alojamento. Almoço livre. De tarde, visita das aldeias das Ilhas Serées, onde existe uma extraordinária harmonia entre as diferentes religiões professadas: o Islão, o Cristianismo e o animismo. Regresso ao alojamento. Jantar no alojamento.

Ver mais
Dia 10 P. N. SALOUM DELTA (TOUBACOUTA)
P. N. SALOUM DELTA (TOUBACOUTA)

Meia pensão. De manhã, embarcaremos em canoas motorizadas para explorar as águas calmas do delta do rio Sine-Saloum. Navegaremos por um labirinto de canais que constituem os bolongos, pequenas ilhas com mangais plantados com ostras, apreciando paisagens fluviais, palmeiras e inúmeras aves que habitam estas águas (pelicanos, guarda-rios, corvos-marinhos flamingos ou garças). Paragem num dos bolongos onde poderemos nadar. À tarde, saímos para visitar algumas aldeias vizinhas. Seremos recebidos por famílias que nos mostrarão o seu modo de vida tradicional, aproximando-nos um pouco mais do modo de vida autêntico destas aldeias simples. Jantar e dormida no nosso hotel.

Ver mais
Dia 11 P. N. SALOUM DELTA (TOUBACOUTA) / BANDIA / SALY OU SOMONE
P. N. SALOUM DELTA (TOUBACOUTA) / BANDIA / SALY OU SOMONE

Meia pensão. Deixamos o delta e as suas paisagens extraordinárias para irmos até à reserva de caça de Bandia. Em camiões todo-o-terreno, faremos um safari de 1h30 a 2 horas pela reserva, acompanhados por guias especializados de língua inglesa. Bandia é uma reserva de gestão privada que cobre uma área de 16 hectares e é uma área natural de grande valor ecológico, essencial para a conservação da flora e fauna autóctones. Veremos, de uma forma invulgarmente próxima, uma importante representação da fauna mais relevante da África Ocidental (búfalos, gazelas, girafas, rinocerontes, zebras, avestruzes, babuínos e até trinta espécies diferentes). A reserva alberga igualmente a maior parte das espécies de aves mais representativas do país. No final do nosso safari pela reserva, dirigir-nos-emos para a lagoa onde veremos numerosos crocodilos e tartarugas gigantes. Almoço livre (não incluído). Continuação do percurso até à costa e instalação no nosso hotel em frente à praia. Jantar no hotel.

Ver mais
Dia 12 SALY OU SOMONE / DAKAR / PORTUGAL
SALY OU SOMONE / DAKAR / PORTUGAL

Pequeno-almoço. Manhã livre no hotel. Na hora indicada, partida para o aeroporto de Dakar. Partida de avião de regresso a Portugal. Noite a bordo.

Ver mais

Partidas

Segunda, quarta, sexta e sábado (1 jan – 13 dez)

O que está incluído

Voo de linha regular, classe económica (reserva em classe especial).

Alojamento e pequeno-almoço.

3 almoços e 9 jantares (bebidas não incluídas).

Transporte de carro, microbus ou ônibus, dependendo do número de passageiros.

Circuito regular com guia em inglês (motorista-guia para grupos de 2 a 5 pessoas).

Visitas e taxas de entrada conforme listado no itinerário.

Seguro de viagem.

Notas importantes

Preço a partir da TAP, classe T, para viagens de 6 de janeiro a 18 de junho.

Taxas aéreas incluídas: TP: 327€.

Em determinadas datas a viagem poderá ser alterada na ordem do itinerário, respeitando sempre as visitas indicadas no programa

Esta rota não inclui a entrada ou visita à reserva natural de Niokolo Koba.

IDIOMA

Francés

Moeda Standard

XOF

INDICATIVO INTERNACIONAL

+221

Senegal

O Senegal, o país mais ocidental de África, tem mil faces: foi disputado por muitas etnias autóctones muito antes de os europeus decidirem instalar-se nas suas costas. Mistura de tradições muçulmanas e animistas, cada cidade e aldeia oferece-lhe diferentes aspectos da realidade africana e da mistura de grupos que constituem o país.

Moeda

A moeda oficial é o franco CFA. Os cartões de crédito são amplamente aceites nas cidades e nos hotéis.

Clima

O Senegal tem um clima tropical, com temperaturas médias durante todo o ano entre 26°C e 30°C. Tem também uma breve estação das chuvas. Entre julho e setembro, tem também uma breve estação de chuvas, com trovoadas repentinas.

Diferença horária

Hora do meridiano de Greenwich.

Eletricidade

A eletricidade é de 220W. A maior parte do país beneficia de um bom abastecimento de eletricidade. No entanto, as falhas de energia são comuns em algumas zonas.

Religião

O Senegal é um Estado laico, embora 80% da população seja muçulmana, 15% seja cristã e 5% seja animista. O Islão é praticado de forma muito vaga, com cada um a praticar a sua própria religião, mas sem a impor aos outros. Dois grandes grupos étnicos abraçaram o cristianismo, os Diola do sul do Senegal (Casamance) e os Serer da região de Sine Saloum. Existem serviços religiosos em todas as grandes cidades do país.

Língua

Por razões históricas, a língua oficial é o francês. Entre as línguas locais mais faladas contam-se o Wolof, o Peul, o Serere e o Diola.

Compras e artesanato

Os artigos mais populares são as esculturas em madeira e as máscaras de ébano. Também artigos de couro e peles, tecidos Bogolan (tecidos coloridos para decoração), tecidos de algodão, joias de prata e ouro.

Embaixada/Consulado de Portugal

EMBAIXADA/CONSULADO DE PORTUGAL

Rue du Portugal, Fann Résidence

Dakar / Senegal.

Tlf (Marcações de vistos): + (221) 338 606 006

Tlf (Geral): + (221) 338 592 660

E-mail (Embaixada): dakar@mne.pt

Coordenadas: 14º 41' 40,68" N | 17º 28' 26,25" O

Sítio Internet: https://dakar.embaixadaportugal.mne.gov.pt