Partida em voo para Dakar, pela rota escolhida. Chegada e transfer para o hotel. Alojamento.
Descubra a riqueza cultural do Senegal nesta fascinante viagem. Da vibrante cidade de Dakar à histórica Saint Louis, cada destino oferece uma experiência única. Mergulhe na beleza do Delta do Saloum, explore a autenticidade de Tambacounda e maravilhe-se com a natureza em Kedougou.
Partida em voo para Dakar, pela rota escolhida. Chegada e transfer para o hotel. Alojamento.
Pequeno-almoço e visitas panorâmicas da capital do Senegal. Ao meio-dia, dirigimo- nos ao cais para apanhar o ferry que nos levará à ilha de Goree. Um passeio a pé pelas suas ruas coloniais e uma visita à impressionante casa-museu dos escravos, este surpreendente enclave foi declarado Património Mundial da Unesco. O seu passado florescente, graças ao tráfico de escravos, e o seu presente um pouco mais decadente irão cativá-lo. Depois do almoço (não incluído), dirija-se ao Museu das Civilizações Negras, um dos maiores museus de arte africana do continente.
Meia pensão. Partida para o Lac Rose de Retba, conhecido por ter sido durante vários anos a etapa final do famoso Rali Paris/Dakar. Passeio todo-o-terreno em veículo todo-o-terreno à volta do lago salgado, através das dunas e em direção à praia. Regressamos à cidade de Thies pela estrada. Antes de chegarmos à antiga capital dos caminhos-de-ferro, faremos uma breve paragem numa das bancas à beira da estrada que oferecem cestaria e outros produtos locais. Almoço por sua conta. Continuação para a cidade de St. Louis, o centro da antiga capital colonial da África Ocidental, que nos recebe com a sua impressionante ponte de ferro, construída pelo engenheiro francês Eiffel.
Meia pensão. De manhã, consoante a estação do ano, iremos à reserva de aves de Djoudj (entre novembro e abril) ou de Barbarie (entre maio e outubro). Ambos os parques nacionais são reservas mundiais da biosfera e constituem ecossistemas únicos que albergam um número infinito de aves migratórias, como pelicanos, garças e patos da Gâmbia, bem como crocodilos e outros mamíferos. O passeio pela reserva será efetuado em canoas tradicionais motorizadas. Almoço livre (não incluído). Após a visita, regresso a St. Louis. Tempo para visitas panorâmicas à cidade em carruagem puxada por cavalos. Percorreremos as ruas com os seus casarões coloniais encimados por antigas varandas, o bairro dos pescadores e a Ponte Faidherbe. Jantar.
Meia pensão. Partida para a cidade sagrada de Touba. Estamos na meca do Muridismo, a única confraria de inspiração negro-africana cujo líder espiritual e fundador foi Bamba Mbacke. Visitaremos a imponente mesquita e conheceremos as particularidades desta comunidade única. Continuamos o nosso passeio até chegarmos à capital comercial e administrativa do centro do Senegal, Kaolack. Jantar.
Meia pensão. Visita a pé do mercado de Kaolack, um dos maiores e mais surpreendentes do país. Tomamos o nosso veículo em direção ao Parque Nacional do Delta do Sine Saloum, a poucos quilómetros da fronteira com a Gâmbia. Almoço livre no caminho ou à chegada à pacata aldeia de Toubacouta, onde o nosso hotel se situa em frente ao rio. Ao pôr do sol, partiremos novamente de canoa para a ilha das conchas de Diorom Boumag, onde majestosos baobás se erguem sobre antigos túmulos. Mais tarde, chegaremos a uma magnífica ilhota onde pelicanos, corvos- marinhos e centenas de outras aves se reúnem a poucos metros do nosso barco. Regresso ao nosso hotel. Jantar.
Pensão completa. Os mangais do delta do Saloum, onde nos encontramos, constituem um dos ecossistemas mais ricos do Senegal em termos de flora e fauna. Embarcaremos para entrar no grande bolong de Bandiala, após uma travessia de vinte minutos, chegaremos à ilha de Sipo, onde se encontra uma pequena e genuína aldeia Serere. Tempo para conviver com este grupo étnico e ficar a conhecer o seu modo de vida. Almoço piquenique na ilha. Possibilidade de um passeio pelo interior dos canais seguindo as raízes dos mangais. De tarde, regresso ao hotel e tempo livre. Jantar.
Meia pensão. Partida em direção a leste, entrando na região oriental do país. Depois de uma paisagem pontuada por acácias, baobás e manadas de Cebus, chegaremos ao meio-dia à cidade de Tambacounda, antiga capital do império Mandinga. A cidade de Tambacounda recebe-nos com o seu impressionante mercado central, que poderá visitar a pé depois do almoço (não incluído). Esta cidade, cruzamento entre o Mali e o Senegal, é uma das mais antigas do país. Jantar.
Pensão completa. Partida para Mako, a sua ponte sobre o rio Gâmbia oferece um espetáculo idílico. Caminharemos ao longo do rio em busca dos hipopótamos que abundam nestas águas. Visita a uma aldeia Malinke. Almoço num pequeno acampamento na aldeia de Badiar, num local muito bonito. Mais tarde, visitaremos as minas artesanais onde homens de toda a África trabalham arduamente para encontrar ouro utilizando métodos tradicionais. Chegada a Kedougou, capital da região, cruzamento de grupos étnicos da Guiné, Gâmbia e Senegal. Jantar.
Pensão completa. Partida bem cedo para as montanhas de Futa Djalon, habitat dos Bedik, um subgrupo da etnia Bassari que habita esta zona. Iniciaremos uma curta caminhada a partir da aldeia Peul de Ibel, no sopé das montanhas Bedik. Chegada à aldeia de Iwol. Depois da descida, apanhamos o nosso veículo de regresso à cascata de Dindefelo. No caminho, entraremos numa das últimas zonas de habitat de chimpanzés da África Ocidental. Almoço em piquenique ou num acampamento local. Regresso a Kedougou. Jantar.
Meia pensão. Partida para Tambacounda e continuação para Kaolack. Tempo livre para desfrutar da piscina ou passear pela cidade. Jantar.
Pequeno-almoço. Seguimos pela estrada em direção à famosa aldeia de Joal Fadiouth, local de nascimento do primeiro presidente do Senegal. Passearemos pelas suas pequenas ruas, descobrindo a vida quotidiana dos habitantes e os pequenos altares onde se fazem oferendas, muitas vezes mais próximas do animismo do que do catolicismo mais tradicional. Uma pequena igreja dá lugar a um novo ilhéu, ao qual se chega por uma pequena ponte até um cemitério único no mundo. Construído sobre conchas, o cemitério alberga as comunidades cristã e muçulmana e é um exemplo absoluto de tolerância e coabitação. Continuação para o aeroporto de Dakar. Partida em voo de regresso a Portugal. Noite a bordo.
Chegada.
Partidas
Diárias exceto domingos (1 Jan – 14 Dez).
Voo de linha regular, classe económica (reservas em classes especiais).
Alojamento e pequeno-almoço.
3 almoços e 9 jantares (bebidas não incluídas).
Transporte em carro, minibus ou autocarro, consoante o número de passageiros.
Circuito regular com guia espanhol (motorista-guia para grupos de 2 a 4 pessoas).
Visitas e entradas de acordo com o seu itinerário.
Seguro de viagem.
Preço desde baseado na TAP, classe T, para viagens de 1 de fevereiro a 22 de junho.
Taxas de aviação incluídas: TAP: 328€.
Em determinadas datas a viagem poderá estar sujeita a alterações na ordem do itinerário, respeitando sempre as visitas indicadas no programa.
Este percurso não inclui a entrada ou visita à reserva natural de Niokolo Koba, dado o seu avançado estado de abandono.
IDIOMA
Francés
Moeda Standard
XOF
INDICATIVO INTERNACIONAL
+221
O Senegal, o país mais ocidental de África, tem mil faces: foi disputado por muitas etnias autóctones muito antes de os europeus decidirem instalar-se nas suas costas. Mistura de tradições muçulmanas e animistas, cada cidade e aldeia oferece-lhe diferentes aspectos da realidade africana e da mistura de grupos que constituem o país.
A moeda oficial é o franco CFA. Os cartões de crédito são amplamente aceites nas cidades e nos hotéis.
O Senegal tem um clima tropical, com temperaturas médias durante todo o ano entre 26°C e 30°C. Tem também uma breve estação das chuvas. Entre julho e setembro, tem também uma breve estação de chuvas, com trovoadas repentinas.
Hora do meridiano de Greenwich.
A eletricidade é de 220W. A maior parte do país beneficia de um bom abastecimento de eletricidade. No entanto, as falhas de energia são comuns em algumas zonas.
O Senegal é um Estado laico, embora 80% da população seja muçulmana, 15% seja cristã e 5% seja animista. O Islão é praticado de forma muito vaga, com cada um a praticar a sua própria religião, mas sem a impor aos outros. Dois grandes grupos étnicos abraçaram o cristianismo, os Diola do sul do Senegal (Casamance) e os Serer da região de Sine Saloum. Existem serviços religiosos em todas as grandes cidades do país.
Por razões históricas, a língua oficial é o francês. Entre as línguas locais mais faladas contam-se o Wolof, o Peul, o Serere e o Diola.
Os artigos mais populares são as esculturas em madeira e as máscaras de ébano. Também artigos de couro e peles, tecidos Bogolan (tecidos coloridos para decoração), tecidos de algodão, joias de prata e ouro.
EMBAIXADA/CONSULADO DE PORTUGAL
Rue du Portugal, Fann Résidence
Dakar / Senegal.
Tlf (Marcações de vistos): + (221) 338 606 006
Tlf (Geral): + (221) 338 592 660
E-mail (Embaixada): dakar@mne.pt
Coordenadas: 14º 41' 40,68" N | 17º 28' 26,25" O
Sítio Internet: https://dakar.embaixadaportugal.mne.gov.pt