Senegal Étnico e Colonial

Senegal Étnico e Colonial

Senegal Étnico e Colonial

Descubra a riqueza cultural do Senegal nesta fascinante viagem. Da vibrante cidade de Dakar à histórica Saint Louis, cada destino oferece uma experiência única. Mergulhe na beleza do Delta do Saloum, explore a autenticidade de Tambacounda e maravilhe-se com a natureza em Kedougou.

Dia 1 PORTUGAL / DAKAR
PORTUGAL / DAKAR

Partida em voo para Dakar, pela rota escolhida. Chegada e transfer para o hotel. Alojamento.

Ver mais
Dia 2 DAKAR / ILHA DOS ESCRAVOS DE GOREE / DAKAR
DAKAR / ILHA DOS ESCRAVOS DE GOREE / DAKAR

Pequeno-almoço e visitas panorâmicas da capital do Senegal. Ao meio-dia, dirigimo- nos ao cais para apanhar o ferry que nos levará à ilha de Goree. Um passeio a pé pelas suas ruas coloniais e uma visita à impressionante casa-museu dos escravos, este surpreendente enclave foi declarado Património Mundial da Unesco. O seu passado florescente, graças ao tráfico de escravos, e o seu presente um pouco mais decadente irão cativá-lo. Depois do almoço (não incluído), dirija-se ao Museu das Civilizações Negras, um dos maiores museus de arte africana do continente.

Ver mais
Dia 3 DAKAR / LAGO ROSA / THIES / SAINT LOUIS
DAKAR / LAGO ROSA / THIES / SAINT LOUIS

Meia pensão. Partida para o Lac Rose de Retba, conhecido por ter sido durante vários anos a etapa final do famoso Rali Paris/Dakar. Passeio todo-o-terreno em veículo todo-o-terreno à volta do lago salgado, através das dunas e em direção à praia. Regressamos à cidade de Thies pela estrada. Antes de chegarmos à antiga capital dos caminhos-de-ferro, faremos uma breve paragem numa das bancas à beira da estrada que oferecem cestaria e outros produtos locais. Almoço por sua conta. Continuação para a cidade de St. Louis, o centro da antiga capital colonial da África Ocidental, que nos recebe com a sua impressionante ponte de ferro, construída pelo engenheiro francês Eiffel.

Ver mais
Dia 4 SAINT LOUIS / RESERVA ORNITOLÓGICA BARBARIE OU DJOUDJ / SAINT LOUIS
SAINT LOUIS / RESERVA ORNITOLÓGICA BARBARIE OU DJOUDJ / SAINT LOUIS

Meia pensão. De manhã, consoante a estação do ano, iremos à reserva de aves de Djoudj (entre novembro e abril) ou de Barbarie (entre maio e outubro). Ambos os parques nacionais são reservas mundiais da biosfera e constituem ecossistemas únicos que albergam um número infinito de aves migratórias, como pelicanos, garças e patos da Gâmbia, bem como crocodilos e outros mamíferos. O passeio pela reserva será efetuado em canoas tradicionais motorizadas. Almoço livre (não incluído). Após a visita, regresso a St. Louis. Tempo para visitas panorâmicas à cidade em carruagem puxada por cavalos. Percorreremos as ruas com os seus casarões coloniais encimados por antigas varandas, o bairro dos pescadores e a Ponte Faidherbe. Jantar.

Ver mais
Dia 5 SAINT LOUIS / TOUBA / KAOLACK
SAINT LOUIS / TOUBA / KAOLACK

Meia pensão. Partida para a cidade sagrada de Touba. Estamos na meca do Muridismo, a única confraria de inspiração negro-africana cujo líder espiritual e fundador foi Bamba Mbacke. Visitaremos a imponente mesquita e conheceremos as particularidades desta comunidade única. Continuamos o nosso passeio até chegarmos à capital comercial e administrativa do centro do Senegal, Kaolack. Jantar.

Ver mais
Dia 6 KAOLACK / P N DELTA DO SALOUM (TOUBACOUTA)
KAOLACK / P N DELTA DO SALOUM (TOUBACOUTA)

Meia pensão. Visita a pé do mercado de Kaolack, um dos maiores e mais surpreendentes do país. Tomamos o nosso veículo em direção ao Parque Nacional do Delta do Sine Saloum, a poucos quilómetros da fronteira com a Gâmbia. Almoço livre no caminho ou à chegada à pacata aldeia de Toubacouta, onde o nosso hotel se situa em frente ao rio. Ao pôr do sol, partiremos novamente de canoa para a ilha das conchas de Diorom Boumag, onde majestosos baobás se erguem sobre antigos túmulos. Mais tarde, chegaremos a uma magnífica ilhota onde pelicanos, corvos- marinhos e centenas de outras aves se reúnem a poucos metros do nosso barco. Regresso ao nosso hotel. Jantar.

Ver mais
Dia 7 DELTA DO SALOUM / ILHA DE SIPO (TOUBACOUTA)
DELTA DO SALOUM / ILHA DE SIPO (TOUBACOUTA)

Pensão completa. Os mangais do delta do Saloum, onde nos encontramos, constituem um dos ecossistemas mais ricos do Senegal em termos de flora e fauna. Embarcaremos para entrar no grande bolong de Bandiala, após uma travessia de vinte minutos, chegaremos à ilha de Sipo, onde se encontra uma pequena e genuína aldeia Serere. Tempo para conviver com este grupo étnico e ficar a conhecer o seu modo de vida. Almoço piquenique na ilha. Possibilidade de um passeio pelo interior dos canais seguindo as raízes dos mangais. De tarde, regresso ao hotel e tempo livre. Jantar.

Ver mais
Dia 8 TOUBACOUTA / TAMBACOUNDA
TOUBACOUTA / TAMBACOUNDA

Meia pensão. Partida em direção a leste, entrando na região oriental do país. Depois de uma paisagem pontuada por acácias, baobás e manadas de Cebus, chegaremos ao meio-dia à cidade de Tambacounda, antiga capital do império Mandinga. A cidade de Tambacounda recebe-nos com o seu impressionante mercado central, que poderá visitar a pé depois do almoço (não incluído). Esta cidade, cruzamento entre o Mali e o Senegal, é uma das mais antigas do país. Jantar.

Ver mais
Dia 9 TAMBACOUNDA / MAKO / KEDOUGOU
TAMBACOUNDA / MAKO / KEDOUGOU

Pensão completa. Partida para Mako, a sua ponte sobre o rio Gâmbia oferece um espetáculo idílico. Caminharemos ao longo do rio em busca dos hipopótamos que abundam nestas águas. Visita a uma aldeia Malinke. Almoço num pequeno acampamento na aldeia de Badiar, num local muito bonito. Mais tarde, visitaremos as minas artesanais onde homens de toda a África trabalham arduamente para encontrar ouro utilizando métodos tradicionais. Chegada a Kedougou, capital da região, cruzamento de grupos étnicos da Guiné, Gâmbia e Senegal. Jantar.

Ver mais
Dia 10 KEDOUGOU / ALDEIAS PEUL E BEDIK / CASCATA DO DINDEFELO / KEDOUGOU
KEDOUGOU / ALDEIAS PEUL E BEDIK / CASCATA DO DINDEFELO / KEDOUGOU

Pensão completa. Partida bem cedo para as montanhas de Futa Djalon, habitat dos Bedik, um subgrupo da etnia Bassari que habita esta zona. Iniciaremos uma curta caminhada a partir da aldeia Peul de Ibel, no sopé das montanhas Bedik. Chegada à aldeia de Iwol. Depois da descida, apanhamos o nosso veículo de regresso à cascata de Dindefelo. No caminho, entraremos numa das últimas zonas de habitat de chimpanzés da África Ocidental. Almoço em piquenique ou num acampamento local. Regresso a Kedougou. Jantar.

Ver mais
Dia 11 KEDOUGOU / TAMBACOUNDA / KAOLACK
KEDOUGOU / TAMBACOUNDA / KAOLACK

Meia pensão. Partida para Tambacounda e continuação para Kaolack. Tempo livre para desfrutar da piscina ou passear pela cidade. Jantar.

Ver mais
Dia 12 KAOLACK / ILHA DAS CONCHAS DE JOAL / PORTUGAL
KAOLACK / ILHA DAS CONCHAS DE JOAL / PORTUGAL

Pequeno-almoço. Seguimos pela estrada em direção à famosa aldeia de Joal Fadiouth, local de nascimento do primeiro presidente do Senegal. Passearemos pelas suas pequenas ruas, descobrindo a vida quotidiana dos habitantes e os pequenos altares onde se fazem oferendas, muitas vezes mais próximas do animismo do que do catolicismo mais tradicional. Uma pequena igreja dá lugar a um novo ilhéu, ao qual se chega por uma pequena ponte até um cemitério único no mundo. Construído sobre conchas, o cemitério alberga as comunidades cristã e muçulmana e é um exemplo absoluto de tolerância e coabitação. Continuação para o aeroporto de Dakar. Partida em voo de regresso a Portugal. Noite a bordo.

Ver mais

Partidas

Diárias exceto domingos (1 Jan – 14 Dez).

O que está incluído

Voo de linha regular, classe económica (reservas em classes especiais).

Alojamento e pequeno-almoço.

3 almoços e 9 jantares (bebidas não incluídas).

Transporte em carro, minibus ou autocarro, consoante o número de passageiros.

Circuito regular com guia espanhol (motorista-guia para grupos de 2 a 4 pessoas).

Visitas e entradas de acordo com o seu itinerário.

Seguro de viagem.

Notas importantes

Preço desde baseado na TAP, classe T, para viagens de 1 de fevereiro a 22 de junho.

Taxas de aviação incluídas: TAP: 328€.

Em determinadas datas a viagem poderá estar sujeita a alterações na ordem do itinerário, respeitando sempre as visitas indicadas no programa.

Este percurso não inclui a entrada ou visita à reserva natural de Niokolo Koba, dado o seu avançado estado de abandono.

IDIOMA

Francés

Moeda Standard

XOF

INDICATIVO INTERNACIONAL

+221

Senegal

O Senegal, o país mais ocidental de África, tem mil faces: foi disputado por muitas etnias autóctones muito antes de os europeus decidirem instalar-se nas suas costas. Mistura de tradições muçulmanas e animistas, cada cidade e aldeia oferece-lhe diferentes aspectos da realidade africana e da mistura de grupos que constituem o país.

Moeda

A moeda oficial é o franco CFA. Os cartões de crédito são amplamente aceites nas cidades e nos hotéis.

Clima

O Senegal tem um clima tropical, com temperaturas médias durante todo o ano entre 26°C e 30°C. Tem também uma breve estação das chuvas. Entre julho e setembro, tem também uma breve estação de chuvas, com trovoadas repentinas.

Diferença horária

Hora do meridiano de Greenwich.

Eletricidade

A eletricidade é de 220W. A maior parte do país beneficia de um bom abastecimento de eletricidade. No entanto, as falhas de energia são comuns em algumas zonas.

Religião

O Senegal é um Estado laico, embora 80% da população seja muçulmana, 15% seja cristã e 5% seja animista. O Islão é praticado de forma muito vaga, com cada um a praticar a sua própria religião, mas sem a impor aos outros. Dois grandes grupos étnicos abraçaram o cristianismo, os Diola do sul do Senegal (Casamance) e os Serer da região de Sine Saloum. Existem serviços religiosos em todas as grandes cidades do país.

Língua

Por razões históricas, a língua oficial é o francês. Entre as línguas locais mais faladas contam-se o Wolof, o Peul, o Serere e o Diola.

Compras e artesanato

Os artigos mais populares são as esculturas em madeira e as máscaras de ébano. Também artigos de couro e peles, tecidos Bogolan (tecidos coloridos para decoração), tecidos de algodão, joias de prata e ouro.

Embaixada/Consulado de Portugal

EMBAIXADA/CONSULADO DE PORTUGAL

Rue du Portugal, Fann Résidence

Dakar / Senegal.

Tlf (Marcações de vistos): + (221) 338 606 006

Tlf (Geral): + (221) 338 592 660

E-mail (Embaixada): dakar@mne.pt

Coordenadas: 14º 41' 40,68" N | 17º 28' 26,25" O

Sítio Internet: https://dakar.embaixadaportugal.mne.gov.pt