Sherezade

Sherezade

Sherezade

Uma viagem ao norte da Índia com a atração adicional de ficar nos hotéis de luxo da cadeia Taj. Inclui também Delhi, Jaipur, Agra, os templos de Khajuraho e a cidade sagrada de Varanasi. Nepal para terminar a viagem.

Dia 1 PORTUGAL/DELI
PORTUGAL/DELI

Partida em voo para Deli, via Istambul. Noite a bordo.

Ver mais
Dia 2 DELI
DELI

Chegada e transfere para o hotel. Alojamento. Pequeno almoço. Visita à cidade: Jamma Masjid, a maior mesquita da Índia. Em seguida, conduzir até ao Forte Vermelho. Mais tarde aproximamo-nos de Nova Deli: Raj Ghat, vista panorâmica dos edifícios governamentais ao longo do Caminho do Raj e do imponente Portão da Índia. Seguido de uma visita ao Templo Sikh e ao Minarete Qutb Minaret com 72 m de altura.

Ver mais
Dia 3 DELI/SAMODE/JAIPUR
DELI/SAMODE/JAIPUR

Meia pensão. Partida para Samode. Chegada e visita do palácio, agora convertido em hotel, onde se destaca a riqueza das suas galerias, a sua decoração requintada e, sobretudo, a sua famosa "sala de espelhos". Almoço no Palácio e continuação até à "cidade rosa" de Jaipur com a fachada do Palácio dos Ventos. Terminamos o dia assistindo à cerimónia de Aarti no Templo de Birla.

Ver mais
Dia 4 JAIPUR/AMBER/GAITOR/JAIPUR
JAIPUR/AMBER/GAITOR/JAIPUR

Após o pequeno-almoço visita a Amber, que parece espectacular a partir da estrada. Seguimos até ao seu palácio fortificado. Continuamos até Gaitor para visitar o complexo cenotaph, memoriais antigos dos maharajas. Regressar a Jaipur e visitar o Palácio do Maharaja e o Observatório Jai Singh.

Ver mais
Dia 5 JAIPUR/FATEHPUR SIKRI/AGRA
JAIPUR/FATEHPUR SIKRI/AGRA

Pequeno-almoço. Partida logo pela manhã para Fatehpur Sikri, a capital imperial que parou no tempo. Foi a última cidade construída por Akbar e abandonada aparentemente por falta de água. Continuamos para Agra, que alternou com Deli como capital do Império Mongol.

Ver mais
Dia 6 AGRA
AGRA

Pequeno-almoço. De manhã cedo aproximamo-nos do Forte Vermelho e dos seus palácios de mármore branco, que se ergue majestosamente nas margens do tranquilo rio Yamuna, bem como do Taj Mahal que, com a sua perfeição arquitectónica insuperável, cativa todos os que o contemplam. Visite o Ashram de Madre Teresa

Ver mais
Dia 7 AGRA/ORCHA/KHAJURAHO
AGRA/ORCHA/KHAJURAHO

Meia pensão. Partida de comboio para Jhansi e em seguida por estrada para Orcha, a antiga capital de um estado principesco com belos palácios e templos construídos pelos seus governantes Bundela entre os séculos XVI e XVIII. Almoço e visita ao Palácio Raj. Continue por estrada até Khajuraho, lar dos templos mais requintados da Índia, construídos entre os séculos X e XI pelos reis Chandela. Caracterizados pelos seus baixos-relevos e esculturas eróticas, são tão marcantes na sua construção como no seu cenário.

Ver mais
Dia 8 KHAJURAHO
KHAJURAHO

Pequeno-almoço. Pela manhã visitamos alguns dos 22 templos ou nagaras restantes. Embora tenham motivos muito diferentes, os mais conhecidos são os chamados "mithuna", que se encontram em plataformas altas. À noite, recomendamos uma cerimónia opcional Puja, onde a música dos Brahmins e a iluminação dos templos criam uma atmosfera mágica.

Ver mais
Dia 9 KHAJURAHO/BENARES
KHAJURAHO/BENARES

Pequeno-almoço. Partida para Varanasi, a cidade dos mil degraus e a cidade mais santa da Índia. À noite assistiremos à cerimónia de Aarti, que se realiza nas margens dos ghats do rio Ganges onde vamos chegar a bordo de um riquexó local.

Ver mais
Dia 10 VARANASI/DELHI
VARANASI/DELHI

Pequeno-almoço. Ao amanhecer faremos uma viagem de barco no Ganges, onde observamos os fiéis ao longo dos ghats, purificando-se e fazendo as suas ofertas. Breve passeio pelo labirinto de ruas estreitas da cidade. Partida em voo para Deli. Chegada e ligação com o voo de regresso a Portugal. Noite a bordo.

Ver mais
Dia 11 DELI/KATHMANDU
DELI/KATHMANDU

Pequeno-almoço. Voo para Katmandu. Jantar no hotel.

Ver mais
Dia 12 KATHMANDU/ SWAYAMBHUNATH/PATAN/KATHMANDU
KATHMANDU/ SWAYAMBHUNATH/PATAN/KATHMANDU

Pequeno-almoço. Visita de Kathmandu, um verdadeiro museu ao ar livre com pagodes e templos dispostos à volta da Praça Durbar. Aproximar-nos-emos do Palácio do Kumari, a deusa viva, que esperamos ver na janela. Mais tarde visitaremos a Stupa Budista de Swayambunath. Continuamos até Patan, cidade dos templos e artesãos, onde visitaremos o complexo palaciano.

Ver mais
Dia 13 KATHMANDU
KATHMANDU

Pequeno-almoço. Dia livre.

Ver mais
Dia 14 KATHMANDU/PORTUGAL
KATHMANDU/PORTUGAL

Pequeno-almoço e manhã livre. Voo de regresso a Portugal, via uma cidade de ligação. Noite a bordo.

Ver mais

Partidas

Abril: 11, 18, 25

Maio: 2, 16, 30

Junho: 6, 13, 27

Julho: 4, 11, 18, 25

Agosto: 1, 15, 29

Setembro: 5, 12, 19

Outubro: 3, 10, 17, 31

Novembro: 7, 14, 28

Dezembro: 5

Ano 2024

Janeiro: 16, 30

Fevereiro: 6, 13, 20, 27

Março: 5, 12, 19, 26

O que está incluído

   

Voo de linha regular, classe turista (reservas em classes especiais).

   

Alojamento e pequeno-almoço.

   

2 almoços (bebidas não incluídas).

   

Transporte em viatura com ar condicionado.

   

Circuito exclusivo para clientes Catai.

   

Guia em Castelhano de Deli a Agra e guias locais no resto das cidades em inglês.

   

A partir de 10 ou mais pessoas: guia em Castelhano de Deli a Varanasi.

   

Kathmandu: transferes e visitas com guia exclusivo Catai em Castelhano.

   

Seguro de viagem.

Notas importantes

   

Preço baseado na Turkish Airlines, classe V/P, para viajar entre 6 e 20 de Setembro.

   

Taxas aéreas incluídas. TK: 480 €.

   

O preço do programa é baseado num mínimo de 10 pessoas a viajar juntas nas mesmas datas de viagem. Sup. min. 4 pess.: 160 euros (p./pess.) Min. 2 pess.: 350 euros (p./pess.).

   

Durante os meses de Maio a Setembro, o voo Khajuraho/Benares pode ser cancelado. Por favor, informe-se.

   

As visitas e os transferes são partilhados com outros clientes Catai que viajam juntos nas mesmas datas de viagem.

   

Consultar suplementos para o período de Natal 21 Dez. – 7 Jan. 23.

IDIOMA

Nepalí

Moeda Standard

NPR

INDICATIVO INTERNACIONAL

+977

Nepal

Escondido entre os seus dois gigantes vizinhos, a China e a Índia, o Nepal é o mais importante Estado independente dos Himalaias. Dividido em três regiões geográficas, a paisagem do país apresenta um forte contraste. Desde os picos nevados dos Himalaias, a norte, ao Terai, a sul, com as suas terras tropicais, até às suaves colinas verdes da região central. Um país antigo onde ainda pode admirar encantadoras cidades medievais onde o tempo parece ter parado. Atualmente, o Nepal é uma terra de meditação e harmonia, onde o espiritual se sobrepõe aos conflitos políticos, com uma cultura e arte extraordinárias. Desfrute de uns dias maravilhosos, rodeado pelas fascinantes tradições da cultura nepalesa, influenciada pela cultura indiana a sul e pela cultura tibetana a norte.

Moeda

A moeda oficial é a rupia nepalesa. Os principais cartões de crédito são aceites nos hotéis e restaurantes turísticos. Pode trocar moeda estrangeira no aeroporto, nos bancos e nas casas de câmbio. Se estiver a fazer uma viagem de trekking, certifique-se de que leva consigo a moeda estrangeira de que necessita em notas pequenas.

Clima

O Nepal oferece uma variedade de climas: o calor tropical das selvas do Terai, o clima temperado das colinas e do vale de Katmandu ou o frio extremo das altas montanhas. Existem três estações distintas: a estação fria, a estação quente e a estação das monções. A estação fria, entre outubro e março, é a melhor altura para viajar. O céu limpo e ensolarado permite-lhe ver os picos dos Himalaias. A temperatura máxima é de 25°C no vale de Katmandu. A estação quente decorre de abril a princípios de junho. É a altura do calor nebuloso e das primeiras trovoadas. maio é o mês mais quente. Finalmente, durante a monção, entre junho e finais de setembro, as chuvas torrenciais e o degelo da neve provocam inundações. As temperaturas rondam os 30°C.

Telefone

O código telefónico do Nepal é 977, seguido do código da cidade (1 para Katmandu) e do número de assinante.

Diferença horária

O fuso horário do Nepal tem uma diferença horária de GMT + 5,75 horas.

Eletricidade

220 W. Tomadas normais. São necessários adaptadores para secadores de cabelo e, por vezes, para telemóveis. É aconselhável que leve consigo uma lanterna para os apagões e para as caminhadas nocturnas. Se não tiver um adaptador, pode encontrá-lo em todas as recepções dos hotéis.

Gratificações

As gratificações não estão incluídas em nenhuma excursão. É habitual no Nepal esperar que lhe dêem atenção pelos serviços prestados. Sugerimos também: Hotéis: porteiros, 1 USD à chegada e 1 USD à partida por quarto. Restaurantes: 10% da fatura.

Religião

A religião domina a vida quotidiana do povo nepalês. Noventa por cento dos nepaleses são hindus, a religião oficial do país, mas as práticas e os costumes budistas estão tão profundamente enraizados na população que os nepaleses conseguiram uma espécie de síntese entre as duas religiões. Prova disso é que as festas hindus e budistas são celebradas por todos os habitantes, independentemente da sua fé, e no vale de Katmandu pode ver templos hindus e budistas lado a lado. Duas regras importantes: tire os sapatos antes de entrar numa casa ou num edifício religioso e caminhe no sentido dos ponteiros do relógio à volta dos templos e das stupas. Quando passar por alguém no campo, é costume cumprimentá-lo juntando as mãos e pronunciando a palavra "Namaste".

Compras e artesanato

Os famosos khukuris (facas) dos soldados Gurkha, que os nepaleses usam à volta da cintura, os delicados saranghis (violas) dos cantores itinerantes, as taças tibetanas de bronze, os artigos de papelaria nepaleses decorados com motivos tradicionais, os moinhos de oração... Em Thimi (perto de Bhaktapur), pode encontrar belas peças de cerâmica com a forma de animais e um grande número de máscaras e marionetas de papel maché representando as várias divindades. O artesanato tibetano centra-se em objectos de culto, tapetes de lã pura, taças de chá ou tsampa, taças de madeira ou de prata esculpida, jóias e cópias de máscaras antigas, entre outros. Uma recordação obrigatória são as thangkas, pinturas murais com brocados que representam cenas religiosas, ou mandalas, composições geométricas que simbolizam o universo. As lojas abrem de manhã cedo (por volta das 07:00) e fecham ao fim da tarde. Por vezes, fecham ao meio-dia. As lojas também estão fechadas aos sábados e feriados.

Vestuário

Roupa confortável, de preferência de algodão. Sapatos e meias confortáveis para os templos onde tem de descalçar os sapatos, óculos de sol e fato de banho. Recomendamos que leve um casaco ou camisola de lã leve e um guarda-chuva.

Requisitos de saúde

Não existem vacinas obrigatórias. Deve sempre consultar os Centros Internacionais de Vacinação (https://www.sns24.gov.pt/servico/consulta-do-viajante/).

Embaixada/Consulado de Portugal

Não existe representação diplomática portuguesa permanente.

Os assuntos relacionados com este país são acompanhados pela Embaixada de Portugal em Nova Deli.


DISPÕE DE CONCULADO HONORARIO.

Laxmi Bank building, Hattisar, Kamalpokhari, Kathmandu

P.O. Box 6156 Nepal

Tlf: + (977) 9818154468

E-mail: r@rkhetan.com


SEEÇÃO CONSULAR DA EMBAIXADA DE PORTUGAL EM NOVA DELI

Nº 4, Panchsheel Marg, Chanakyapuri

New Delhi - 110021 Índia

Tlf(Secção Consular): +(91) 11 4607 1001

E-mail(Secção Consular): sconsular.novadeli@mne.pt

E-mail (Vistos): visas.novadeli@mne.pt

Coordenadas: 28º 36' 0,28" N | 77º 11' 1,46" E

Sítio Internet: https://novadeli.embaixadaportugal.mne.gov.pt

Visto e Requisitos de Entrada

É necessário um passaporte válido com uma validade mínima de 6 meses. O visto é obtido à chegada a Katmandu. É necessário preencher um formulário e anexar uma fotografia.

IDIOMA

Hindi, Inglés

Moeda Standard

INR

INDICATIVO INTERNACIONAL

+91

Índia

A Índia é um lugar fascinante, uma terra onde convivem muitas etnias e culturas num ambiente natural de grande beleza. A Índia cativa e seduz, como um amante delicado, todos os que a visitam. Dos Himalaias cobertos de neve aos vales férteis do interior, das selvas intrincadas aos desertos dourados, as paisagens da Índia são simplesmente indescritíveis. Situada no Sul da Ásia, a Índia ocupa uma superfície de 3 287 263 km2 (cerca de seis vezes a Espanha), fazendo fronteira com o Paquistão a oeste e noroeste, com a China e o Nepal a norte, com o Butão e Sikkim a nordeste, com a Birmânia a leste e com o Mar Arábico, a Baía de Bengala e o Oceano Índico a sul.

Moeda

A moeda oficial da Índia é a rupia indiana. Uma rupia divide-se em 100 paisas. Existem moedas de 5, 10, 20, 25 e 50 paisas e de 1, 2 e 5 rupias. As notas de banco são de 1, 2, 5, 10, 10, 20, 50 e 100 rupias. Os principais cartões de crédito são facilmente aceites nos principais hotéis, restaurantes e centros comerciais; nas grandes cidades, o dinheiro também está disponível nos bancos diretamente com o seu cartão de crédito. As notas estrangeiras rasgadas ou coladas nunca são aceites. Por outro lado, é aconselhável não aceitar notas de rupias rasgadas ou coladas, uma vez que só são aceites nos bancos.

Clima

A zona norte tem 3 estações distintas: - inverno de novembro a fevereiro: temperaturas amenas durante o dia, temperaturas baixas durante a noite. Nevoeiros matinais em dezembro e janeiro. Alguma chuva. - verão, de março a junho: temperaturas diurnas e nocturnas muito elevadas. Época seca. - Monção de julho a outubro: chuvas torrenciais, geralmente breves. fevereiro e outubro são períodos de transição. Em fevereiro, o calor pode chegar mais cedo e em outubro a monção pode ser prolongada. O sul também tem 3 estações distintas. - inverno, de novembro a fevereiro: temperaturas amenas com uma pequena monção (chuvas). - verão, de março a junho: temperaturas elevadas. Estação seca. - Monção de julho a outubro: chuvas e temperaturas um pouco mais amenas.

Telefone

O código do país para a Índia é 91, seguido do código da cidade para o telefone. As comunicações são bastante boas.

Diferença horária

A Índia tem uma diferença horária de GMT + 5:30 horas.

Eletricidade

A corrente elétrica é de 220 v. Tomadas normais. Necessita de um adaptador para o secador de cabelo. Aconselha-se que leve uma lanterna para os apagões e para andar à noite. Se não tiver um adaptador, pode encontrá-lo em todas as recepções do hotel.

Gratificações

Apesar de estarem incluídas, espera-se sempre que sejam pagas pelos serviços prestados.

Religião

A religião, que noutros países se tornou algo de menor impacto na sociedade, mantém um papel privilegiado na Índia, onde é mais um modo de vida do que uma fé. O seu estatuto e influência social não podem, portanto, ser comparados com os das religiões ocidentais, uma vez que na Índia a fé se mistura com todos os aspectos da vida quotidiana de tal forma que é difícil estabelecer uma fronteira entre a religião e a vida.

Compras e artesanato

Todo o país oferece uma grande variedade de artesanato em cobre, prata, madeira e tecido. Existem lojas com preços fixos e outras onde se negoceia. As compras podem ser efectuadas em moeda nacional, em moeda estrangeira (EURO) ou com cartões de crédito.

Vestuário

Aconselha-se o uso de roupa confortável, de preferência de algodão. Calçado, agasalho para o ar condicionado nos transportes, hotéis e à noite entre novembro e fevereiro. Sapatos e meias confortáveis para os templos onde tem de descalçar os sapatos, guarda-chuva (para a época das chuvas) e óculos de sol.

Requisitos de saúde

Não são necessárias vacinas. Recomenda-se a vacinação contra a hepatite B. Traga protetor solar e repelente de mosquitos (para antes e depois da época das monções). É aconselhável tomar vitamina B1, que atua como repelente de insectos.

Embaixada/Consulado de Portugal

EMBAIXADA DE PORTUGAL EM INDIA

Nº 4, Panchsheel Marg, Chanakyapuri

New Delhi - 110021

Tlf (Secção Consular): 91 1 146 071 001

E-mail(Vistos): visas.novadeli@mne.pt

E-mail (Secção Consular): sconsular.novadeli@mne.pt

Coordenadas: 28º 36' 0,28" N | 77º 11' 1,46" E

Sítio Internet: https://novadeli.embaixadaportugal.mne.gov.pt

Visto e Requisitos de Entrada

É necessário obter um visto online através do website da Embaixada antes da chegada ao aeroporto de entrada na Índia. Passaporte válido por um período mínimo de seis meses a contar da data de conclusão da sua viagem.