Partida em voo com destino a Hanói, pelo itine- rário escolhido. Noite a bordo.
Este circuito também pode ser desfrutado com extensões para Pre-Extensión Sapa, Pre-Extensión Laos.
Conheça o Vietname e o Camboja. O Vietname é um dos países mais interessantes do Sudeste Asiático, conhecido pela sua história e riqueza cultural. Visitará a capital, Hanoi, verá a cidade velha, o Mausoléu de Ho Chi Minh... Halong Bay onde faremos um cruzeiro, Hoian, a cidade mais cosmopolita, visitaremos as suas ruas estreitas, templos e pagodes. Hue, uma das mais belas cidades do Vietname, Ho Chi Minh para os amantes das grandes cidades. No Camboja, cidade de templos e paisagens das mais atraentes, iremos a Siem Reap, entre outros veremos os Templos de Angkor... uma viagem cheia de magia que o surpreenderá, de que está à espera para fazer a sua reserva?
Partida em voo com destino a Hanói, pelo itine- rário escolhido. Noite a bordo.
Chegada a Hanói, cidade que combina a ele- gância dos edifícios da época francesa com as ruelas da parte antiga. Tarde livre. Alojamento.
Pequeno-almoço. Visita ao exterior do Mau- soléu de Ho Chi Minh, à Casa de Ho Chi Minh, fabricada de madeira de teca, e ao Pagode Tran Quoc. Durante a tarde, visita ao Museu de Etnologia e ao Van Mien, o “Templo da Literatu- ra”. De seguida, passeio de “triciclo” pela velha Hanói.
Pensão completa. Partida por estrada através dos arrozais até chegar a Hong Gai, uma aldeia na baía de Halong, localizada num dos mais belos recantos do Vietname. Embarcamos num cruzeiro de dia inteiro pela baía, uma paisagem de serena beleza. Podemos observar os juncos e as sampanas que sulcam as águas de cor es- meralda. Almoço e jantar a bordo.
Meia-pensão. Fim do cruzeiro. Regresso a Ha- nói por estrada. Partida em voo para Danang. Chegada e viagem por estrada para Hoian. Jantar no hotel.
Meia-pensão. Vamos percorrer Hoian a pé para apreciar as casas antigas, a sua famosa ponte japonesa de madeira, a casa Tan Ky, o pagode Phuc Kien e o mercado local. Terminamos com um passeio de barco pelo rio Thu Bon. Almoço num restaurante. Tarde livre
Meia-pensão. Partida por estrada para Hue, uma das mais belas cidades do Vietname. Foi a capital do país de 1802 a 1945 e tornou-se no maior centro cultural, religioso e educativo da região. Visita a Hue, onde veremos a antiga ci- dade imperial e o túmulo do imperador Tu Duc. Passeio de barco no rio dos Perfumes (Song Huong) para visitar o Pagode de Thien Mu (Se- nhora Celestial). Almoço num restaurante.
Pequeno-almoço. Partida em voo para a cida- de de Ho Chi Minh, antiga Saigão. Visita pano- râmica da cidade: vamos ver Cholon (bairro chi- nês) com o pagode Thien Hau e o pagode Ngoc Hoang. Tempo livre para descobrir o centro da cidade: Catedral de Nôtre-Dame, Correios, a rua Dong Khoi ou o mercado Ben Thanh.
Minh Meia-pensão. Excursão de dia inteiro pela pro- víncia do Bentre, no Delta do Mekong, conside- rada como a “terra do coco”, lugar famoso pela sua grande variedade de frutos do mar frescos e frutas. Visita à aldeia em “xe loi” (triciclo tradi- cional). Passeio de sampana pelo rio para des- frutar da vida local; vamos poder ver uma casa local e saborear algumas frutas. Almoço numa casa local. Navegamos pelo rio Mekong até chegar a uma fábrica de coco e um forno de tijolos. Regresso por estrada a Ho Chi Minh.
Pequeno-almoço. Manhã livre. Partida em voo para Siem Reap. Transfer para o hotel.
Meia-pensão. Visita ao Bayon, terraço dos elefantes, terraço do Rei Leproso, Phimean Akhas e Taprohm. Al- moço num restaurante. Durante a tarde, visita ao tem- plo principal, Angkor Wat, “templo da capital”.
Meia-pensão. De manhã, visita aos templos Banteay Srei e Banteay Samre. Almoço num restaurante. Duran- te a tarde, visita ao Lago Tonle Sap.
Pequeno-almoço. Tempo livre até à hora do voo de re- gresso. Noite a bordo.
Chegada
Partidas
Terças (6 jun–6 dez).
Pré-ext. Sapa ou Laos: Domingos (11 jun–4 dez).
Voo de linha regular, classe turista (reserva em classes especiais).
Alojamento e pequeno-almoço.
6 almoços e 2 jantares (bebidas não incluídas).
Excursões e circuito com guias em espanhol exclusivamente para clientes da CATAI (exceto no passeio noturno de barco pela baía de Halong, que se realiza sem guia a bordo e com a tripulação do barco em inglês).
Transfers exclusivos CATAI em inglês ou espanhol (sujeito a disponibilidade).
Seguro de viagem.
Opção pré-extensão Sapa 2 almoços (bebidas não incluídas). Visitas exclusivas para clientes da CATAI com guia em espanhol. Miniautocarro regular (partilhado com outros clientes) de Sapa a Hanói.
Opção com pré-extensão Laos. 2 almoços (bebidas não incluídas). Excursões regulares com guia espanhol. Transfers exclusivos em inglês ou espanhol (sujeito a disponibilidade).
Opção com praias da Tailândia. Transfers exclusivos para clientes da CATAI com assistência em inglês.
Opção com Maldivas. Transfers regulares (partilhados com outros clientes) em lancha rápida, hidroavião ou voo doméstico e lancha rápida de acordo com o hotel escolhido.
Preço desde baseado na Turkish Airlines, classe V/W,para viajar de 6 de junho a 19 de setembro, em hotéis indicados.
Taxas aéreas incluídas. TK: 520 €.
As excursões e os transfers são partilhados com outros clientes da CATAI cujas datas de viagem coincidam.
Pré-extensão Sapa: o comboio local para Sapa é simples, com camarotes quádruplos partilhados com 4 beliches e casa de banho em cada carruagem, sem serviço de limpeza durante o itinerário. O ar condicionado é centralizado e não regulável.
O comboio não tem vagão-restaurante, mas dispõe de serviço de refeições ligeiras e bebidas. Suplemento camarote quádruplo privado para duas pessoas: 55 € (p/pessoa).
Dispomos de uma ampla seleção de hotéis 4* e 5* nas diversas praias da Tailândia e Maldivas. Consultar TravelPricer em ww.catai.pt
IDIOMA
Tailandes
Moeda Standard
THB
INDICATIVO INTERNACIONAL
+66
Tailândia, um país fascinante que oferece uma cultura exótica e milenar, juntamente com praias de sonho. Na Tailândia, o ouro, as agulhas altas dos chedis, o jade, os prazeres do Oriente e os ensinamentos budistas que alimentam o espírito tailandês misturam-se com as omnipresentes casas de massagens e o espetáculo de fantasia que abre todos os dias ao pôr do sol. Esta estranha dança, onde os contrastes convergem, como se fossem as pontas de uma mesma corda, só é possível graças ao espírito aberto das pessoas que habitam estas terras. A Tailândia é, para além dos sorrisos, o reino da tolerância.
Para além dos bancos, encontrará casas de câmbio em toda a Tailândia abertas todos os dias. A moeda oficial é o baht. Cada baht está dividido em 100 satang. Existem notas de 1000, 500, 100, 100, 50 e 20 baht e moedas de 10, 5, 2 e 1 baht, para além dos muito pequenos satangs de cobre de 50 e 25. A maior parte dos principais cartões de crédito são geralmente aceites nos hotéis e lojas. Existe uma vasta rede de caixas multibanco onde é possível levantar dinheiro com cartões de crédito portugueses.
O sol nasce às 06.00 horas no verão e às 07.00 horas no inverno. Põe-se às 19 horas no verão e às 18 horas no inverno. É um clima tropical em que há duas estações distintas, embora seja quente durante todo o ano: o inverno, de novembro a março, é normalmente seco com uma temperatura média de 30º C. O verão, de abril e maio, é muito seco, com temperaturas muito elevadas (42°C). A estação das chuvas, de junho a outubro, é quente e húmida, com uma temperatura média de 35°C e chuvas fortes, sobretudo ao fim da tarde.
Os telefones públicos funcionam com a moeda de 1 baht para as chamadas locais. Se desejar fazer uma chamada internacional, é mais prático fazê-lo através da receção do seu hotel. Para além da tarifa atual, o hotel cobrará uma taxa pelo serviço, verifique as tarifas na receção./p>
O fuso horário da Tailândia tem uma diferença GMT/UTC: + 7 horas.
220 W. São utilizadas fichas de dois pinos de estilo europeu e americano.
Embora estejam incluídos nos serviços, espera-se sempre que sejam pagos pelo cliente pelo serviço prestado. Os taxistas não costumam dar gorjeta, mas os porteiros dos hotéis sim
94% da população segue as crenças do budismo Theravada. Existem minorias religiosas: 4% da população é islâmica, 0,5% é cristã e outros 0,5% são confucionistas, taoístas, budistas Mahayana e hindus. A coisa mais importante a ter em conta é a forma de vestir: os calções e as roupas sem mangas são mal vistos. É necessário tirar os sapatos antes de entrar num edifício que albergue uma imagem de Buda e é indelicado tirar uma fotografia em frente a uma destas figuras. Quando se sentar, os pés não devem apontar para as imagens. É conveniente dobrar as pernas e apontar os pés para trás. O templo de Banguecoque cobra uma taxa de entrada, tal como outros templos importantes. Noutros locais, o mais correto é deixar um pequeno donativo na caixa de esmolas, normalmente localizada perto da estátua central de Buda ou à entrada da capela do santuário.
As compras são muito variadas: tecidos de seda e de algodão. Fazem roupa por medida em 24 horas (é aconselhável deixar um modelo); Pedras preciosas: safiras e rubis; Jóias de prata e bijutaria; Laca; Bronze: figuras e objectos; Cerâmica: a mais requintada é a Celadon (em Chiang Mai), estalada e verde pastel; Artesanato e objetos em teca. O regateio é praticado.
Aconselhamo-lo a praticar a arte de regatear para obter um melhor preço em todo o lado, exceto nos grandes armazéns onde o preço é fixo.
Lembre-se que na Ásia, o conceito de antiguidades é diferente do que temos no Ocidente. Considera-se que as antiguidades têm mais de 20 anos. Muito importante: é estritamente proibido levar para fora do país antiguidades, imagens ou figuras de Buda. Não leve pedras de sítios arqueológicos para evitar problemas.
Durante todo o ano: roupa de algodão, sapatos confortáveis, chapéu ou boné (o sol é muito forte) e óculos de sol. Durante a estação das chuvas (verão), é aconselhável levar um guarda-chuva dobrável e um impermeável.
Não são obrigatórias quaisquer vacinas. A malária é frequente nas zonas rurais. Evite as picadas de mosquito (que são sempre numerosas antes e depois da época das monções) cobrindo os braços e as pernas, sobretudo à noite. Recomenda-se vivamente que leve consigo um spray repelente e que o utilize. O sol é muito forte, pelo que o protetor solar é indispensável.
EMBAIXADA DE PORTUGAL EN TÂILANDIA
26 Captain Bush Lane, New Road,Bangrak
10500 Bangkok
E-mail (Chancelaria): bangkok@mne.pt
E-mail (Secção Consular): sconsular.bangkok@mne.pt
Coordenadas: 13º 43' 42,26" N | 100º 30' 51,11" E
Sítio Internet:https://banguecoque.embaixadaportugal.mne.gov.pt/pt/seccao-consular/informacao-geral
Para os cidadãos portugueses, só é necessário apresentar um passaporte com uma validade mínima de seis meses a contar da data de fim da viagem. Se a sua estadia não exceder 30 dias, não necessita de visto. É necessário um visto para uma estadia até 90 dias. É permitido o consumo de tabaco, álcool e perfume em quantidades razoáveis.
IDIOMA
Camboyano
Moeda Standard
KHR
INDICATIVO INTERNACIONAL
+855
Apesar da sua turbulenta história durante a segunda metade do século XX, o Camboja é hoje uma nação pacífica que reclama o seu lugar como um dos destinos mais fascinantes e atractivos do continente asiático. O incrível legado arquitetónico deixado pela sua era primitiva, o exotismo das suas gentes e a simpatia e hospitalidade do seu povo são as suas principais atracções.
A moeda do Camboja é o riel (KHR), mas o dólar americano (US$) é aceite em todo o lado. A maior parte das grandes cidades, incluindo a capital, tem caixas multibanco que aceitam cartões de crédito (o Visa é o mais aceite). Se viajar com dinheiro suficiente em dólares ou euros, não precisará de se deslocar a um banco, pois poderá trocar pequenas quantias de dólares ou euros por riels nos hotéis e nas casas de câmbio. É aconselhável que leve consigo notas pequenas.
É um clima tropical com duas estações distintas, embora seja quente durante todo o ano. O inverno é de novembro a março. Normalmente é seco, com uma temperatura média de 30ºC. O verão é quente e húmido, com uma temperatura média de 35ºC e chuvas fortes, sobretudo ao fim da tarde.
Existem acordos de roaming com as companhias telefónicas espanholas. Desligue o seu telemóvel antes de partir para o Camboja e, quando chegar, ligue-o e ele ligar-se-á automaticamente ao operador do país.
A zona do Camboja tem uma diferença horária de GMT +7 horas.
A tensão habitual é de 230 v a 50 Hz e as fichas têm geralmente dois pinos redondos ou planos, algumas têm 3 pinos. Necessitará de um adaptador.
Nos restaurantes, os salários dos empregados de mesa são normalmente bastante baixos e não é má ideia deixar uma gorjeta de 5 a 10% da conta. A maioria dos templos é sustentada por donativos, pelo que os turistas devem lembrar-se de deixar uma pequena quantia de dinheiro quando visitam um templo.
As compras são bastante variadas. Os artigos mais populares são os krama (lenços axadrezados) de seda ou algodão e os objectos de prata (pequenas caixas com a forma de animais). Tenha cuidado com as pedras preciosas (rubis e diamantes). Para comprar, tem de ser um conhecedor. É costume regatear.
É estritamente proibido levar antiguidades Khmer para fora do país. Não leve pedras de sítios arqueológicos para evitar problemas.
Durante todo o ano: roupa de algodão e sapatos confortáveis. Chapéu ou boné (o sol é muito forte). Óculos de sol. Durante a estação das chuvas (verão), é aconselhável levar um guarda-chuva dobrável e um impermeável.
Não precisa de vacinas se viajar de Portugal. O certificado de vacinação contra a febre-amarela só é exigido se viajar de um país com risco de transmissão. Pode consultar o Ministério da Saúde (https://www.sns24.gov.pt/servico/consulta-do-viajante/).
Para sua tranquilidade, é essencial que faça um seguro de viagem para cobrir eventuais despesas médicas e de repatriamento. É muito importante que beba apenas água engarrafada e que evite a todo o custo beber água da torneira.
Não existe representação diplomática portuguesa na Malásia, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Banguecoque.
EMBAIXADA DE PORTUGAL EN TÂILANDIA
26 Captain Bush Lane, New Road,Bangrak
10500 Bangkok
E-mail (Chancelaria): bangkok@mne.pt
E-mail (Secção Consular): sconsular.bangkok@mne.pt
Coordenadas: 13º 43' 42,26" N | 100º 30' 51,11" E
Sítio Internet:https://banguecoque.embaixadaportugal.mne.gov.pt/pt/seccao-consular/informacao-geral
Para entrar no país, necessita de um passaporte com uma validade mínima de seis meses a contar da data de regresso. Os vistos são obtidos à chegada ao aeroporto. Tem de preencher um formulário, apresentar uma fotografia tipo passe e pagar a taxa. Terá também de trazer outra fotografia para entrar nos Templos de Angkor Wat. Preencher o cartão eletrónico de chegada pelo menos 7 dias antes da partida da viagem através do site: https://arrival.gov.kh/ ou aplicativos Google Play / App Store com o nome: “Cambodia e-Arrival”.
IDIOMA
Vietnamita
Moeda Standard
VND
INDICATIVO INTERNACIONAL
+84
O Vietname é uma mistura de múltiplos grupos religiosos e étnicos que vivem juntos numa atmosfera mística e alegre. É conhecido pelas suas praias paradisíacas, cidades fascinantes, vales férteis e pela hospitalidade e simpatia do seu povo. Este país asiático sofreu inúmeras invasões ao longo da sua história e a sua principal preocupação é manter a sua independência e tradições simples
A moeda oficial é o Dong. Aconselha-se que leve consigo euros. Os cartões de crédito são aceites em Hanói e na cidade de Ho Chi Minh, nos hotéis e em algumas lojas. Pode efetuar o câmbio de moeda nos hotéis e nos bancos autorizados.
A melhor altura para visitar o Vietname é durante os meses de abril, maio, outubro e novembro. O clima do país é influenciado pelas monções de inverno e de verão. A monção de inverno chega entre outubro e março, deixando invernos frios na zona a norte de Nha Trang e temperaturas moderadas e secas no sul. A monção de verão, que vai de abril ou maio a outubro, traz calor e humidade a todo o país. Entre julho e novembro, podem ocorrer tufões nas águas do Mar da China Meridional, que atingem fortemente o centro e o norte do Vietname.
Recomenda-se o uso de protetor solar e repelente de mosquitos.
O Vietname tem uma diferença horária de GMT + 7 horas.
220 V. Tomadas americanas de três e dois pinos. São necessários adaptadores para secadores de cabelo, máquinas de barbear, carregadores de pilhas, etc…
As gratificações não estão incluídas em nenhuma excursão. No Vietname, existe o costume, erradamente chamado de gorjeta, de dar uma quantia em dinheiro ao pessoal de serviço, como guias, motoristas, carregadores, etc... Normalmente, aconselha-se a fazê-lo à chegada ao país e é habitual dá-lo à saída de cada cidade e no final da viagem ao guia que o acompanha. A gorjeta é normalmente um suplemento salarial. Sugerimos-lhe os seguintes montantes:
Porteiros de hotel: 1 USD / 1€ por quarto.
Restaurantes: 10% do que for consumido.
Para grupos de 2 a 9 pessoas: Guia: 5 USD / 4€ por pessoa e por dia. Motorista : 4 USD / 3€ por pessoa por dia. A partir de 10 pessoas: Guia : 2 USD / 2€ por pessoa por dia. Motorista : 1 USD / 1€ por pessoa por dia.
O Vietname absorveu diferentes religiões ao longo da sua história. As quatro principais religiões são o confucionismo, o taoísmo, o budismo e o cristianismo. À entrada dos templos, o mais importante é ter em atenção a forma de vestir: os calções e as roupas sem mangas são mal vistos. Os pés descalços devem ser retirados antes de entrar num local sagrado e quando se sentar. Os pés não devem apontar para as imagens. É conveniente dobrar as pernas e apontar os pés para trás.
As ruas comerciais são Pho Hang Bac, Pho Hang Bong, Pho Hang Dau, Pho Hang Gai, Pho Hang Ma, Pho Nha Chung, Pho Nha Tho, Pho Trang Tien. Todas estas ruas têm lojas que se caracterizam pelo artesanato e pelo vestuário das minorias étnicas do país. São famosas pelo artesanato, antiguidades e seda, típicos da cultura vietnamita. As lojas caracterizam-se por preços justos e uma garantia de autenticidade e qualidade. Fazer compras aqui é uma boa maneira de ajudar e incentivar o comércio étnico.
As antiguidades encontram-se em todo o país. No Norte, as vendas são limitadas devido às taxas muito elevadas. Na cidade de Ho Chi Minh, a venda de antiguidades é controlada e os artigos exportados estão sujeitos a uma autorização emitida pelo governo e, consoante os critérios do governo, alguns artigos são proibidos de exportar. Muito importante: na Ásia, tal como no Oriente, o conceito de antiguidades é diferente do que temos no Ocidente. São consideradas antiguidades as peças com 20 anos ou mais.
Quando visitar o Vietname, deve usar roupa de algodão, sapatos confortáveis e uma camisola leve. No verão, não se esqueça dos óculos de sol, do chapéu e do fato de banho e, durante os meses de chuva, leve um chapéu de chuva e um guarda-chuva. Se visitar o norte nos meses mais frios (dezembro a março), precisará de roupas leves e quentes. Os sapatos de trekking são os mais indicados para as excursões na natureza, e as sandálias ou outro calçado facilmente removível para as visitas aos templos e casas particulares.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros recomenda que viaje com um seguro privado que inclua serviços médicos e de repatriamento. Não são necessárias vacinas para entrar no Vietname. Consulte sempre os Centros Internacionais de Vacinação (https://www.sns24.gov.pt/servico/consulta-do-viajante/).
Não existe representação diplomática portuguesa permanente.
Os assuntos relacionados com este país são acompanhados pela Embaixada de Portugal em Banguecoque
DISPÕE DE CONSULADO HONORÁRIO EN HANOI
Room 07 - Floor 3B - Horison Tower - N¬040 - Cat Linh Street, Dong Da District.
Ha Noi City, Viet Nam
Tlf.: 84 977 131 982 (atendimento em língua portuguesa)
Tlf.: 84 973 250 066 (atendimento em língua inglesa e vietnamita)
E-mail: secretary@hon.con.portugal.com.vn
SECÇAO CONSULAR DA EMBAIXADA DE PORTUGAL EM BANGUECOQUE
26 Captain Bush Lane, New Road,Bangrak
10500 Bangkok - Thailand
E-mail (Chancelaria): bangkok@mne.pt
E-mail (Secção Consular): sconsular.bangkok@mne.pt
Coordenadas: 13º 43' 42,26" N | 100º 30' 51,11" E
Sítio Internet:https://banguecoque.embaixadaportugal.mne.gov.pt/pt/seccao-consular/informacao-geral
Para entrar no Vietname, necessita de um passaporte válido por um período mínimo de seis meses a contar da data de conclusão da sua viagem. Qualquer montante superior a 5 000 USD deve ser declarado.
É necessário um visto à chegada (com uma carta de autorização prévia do correspondente local, pelo menos 15 dias antes da partida). São necessárias 2 fotografias (4x6cm). Preço à chegada: cerca de 25 USD por entrada.