Volta ao Mundo: Bula

Volta ao Mundo: Bula

Volta ao Mundo: Bula

Volta ao Mundo

Descubra las grandes maravillas naturales de Australia como la Gran Barrera de Coral, el bosque húmedo de Daintree y las Montañas Azules, el Monolito de Ayers Rock, el desierto de los Pínnacles y la Great Ocean Road donde se encuentran "Los Doce Apóstoles".

Dia 1 PORTUGAL/CIDADE DO CABO
PORTUGAL/CIDADE DO CABO

Partida em voo com destino à Cidade do Cabo. Noite a bordo.

Ver mais
Dia 2 CIDADE DO CABO
CIDADE DO CABO

Chegada e Alojamento. Resto do dia livre para descobrir esta cidade maravilhosa.

Ver mais
Dias 3 a 5 CIDADE DO CABO
CIDADE DO CABO

Pequeno-almoço, dias livres à sua disposição. A maravilhosa Cidade do Cabo, também conhecida como a Cidade Mãe, oferece ao visitante uma infinidade de opções, desde visitas culturais, visitas a alguns dos maravilhosos enclaves nos arredores, visita a algumas das suas famosas adegas para uma degustação, visita à famosa Península do Cabo da Boa Esperança ou simplesmente desfrutar do enclave especial onde esta cidade está localizada.

Ver mais
Dia 6 CIDADE DO CABO / JOANESBURGO / MPUMALANGA / ÁREA DO PARQUE KRUGER
CIDADE DO CABO / JOANESBURGO / MPUMALANGA / ÁREA DO PARQUE KRUGER

Meia pensão. De manhã cedo transfer para o aeroporto para um dos primeiros voos para Joanesburgo. Aterragem e partida por estrada para a área do Parque Kruger. No caminho, atravessaremos a província de Mpumalanga e faremos uma paragem para uma visita rápida a locais de grande beleza como os Bourke`s Luck Potholes no Blyde River Canyon. Chegada ao lodge ao fim da tarde. Jantar no lodge.

Ver mais
Dia 7 SAFARI NO PARQUE KRUGER
SAFARI NO PARQUE KRUGER

Meia pensão. Ao amanhecer, partida para um safari de dia inteiro no Parque Kruger. O safari é efetuado em veículos 4x4 abertos. Depois de passar a maior parte do dia no parque a desfrutar deste safari, regresso ao lodge na zona do Kruger. Jantar no lodge.

Ver mais
Dia 8 ÁREA DO PARQUE KRUGER / JOANESBURGO
ÁREA DO PARQUE KRUGER / JOANESBURGO

Pequeno-almoço. À hora marcada, partida por estrada de regresso a Joanesburgo. No caminho faremos uma paragem para uma visita panorâmica da cidade de Pretória, onde veremos alguns dos edifícios mais emblemáticos como a "Church Square" e os "Union Buildings". Chegada ao hotel.

Ver mais
Dia 10 SYDNEY
SYDNEY

Chegada e Alojamento. Resto do dia livre na maior metrópole do país. No seu belo porto, os pontos de referência mais marcantes são a Ponte e a Ópera. Outro local emblemático é o Darling Harbour.

Ver mais
Dia 11 SYDNEY
SYDNEY

Alojamento em Sydney. Inesquecível passeio turístico de meio-dia em Sydney. Visitará a zona histórica de The Rocks, a Casa do Parlamento, o Hyde Park e a Catedral de Santa Maria. Mary. Desfrute de vistas magníficas da Sydney Opera House e da Harbour Bridge. Continue por Kings Cross, Double Bay e Rose Bay antes de chegar a Watson Bay, onde teremos tempo para uma pequena caminhada. Viajaremos para as famosas praias de Bondi, Tamarama e Bronte antes de regressar à cidade. A última paragem é em Darling Harbour, um cruzeiro no belo porto de Sydney que oferecerá uma perspetiva única da espetacular Opera House, da Bay Bridge e do Fort Denison. Almoço a bordo. Tarde livre.

Ver mais
Dia 12 SYDNEY
SYDNEY

Alojamento. Dia livre. Descubra a região vinícola mais antiga da Austrália, o Hunter Valley, ou, se preferir, as Blue Mountains, onde poderá desfrutar de uma paisagem de cortar a respiração. Passeie por esta cidade maravilhosa, veja o nascer do sol do topo da Ponte de Sydney, descubra as ruas de paralelepípedos até Th Rocks, um dos bairros mais antigos da Sydney moderna.

Ver mais
Dia 13 SYDNEY / MELBOURNE
SYDNEY / MELBOURNE

Partida em voo com destino a Melbourne. Chegada à "Cidade Jardim", a capital australiana da cultura e da moda. Alojamento.

Ver mais
Dia 15 MELBOURNE
MELBOURNE

Alojamento. Dia livre para explorar a cidade à vontade ou visitar a Great Ocean Road e os 12 Apóstolos como opção.

Ver mais
Dia 16 MELBOURNE / NADI (ILHAS FIJI)
MELBOURNE / NADI (ILHAS FIJI)

Partida em voo com destino às Ilhas Fiji. Noite a bordo.

Ver mais
Dia 17 NADI (ILHAS FIJI)
NADI (ILHAS FIJI)

Chegada e transfer para o hotel escolhido. Ilhas Mamanucas, transferes de ferry do porto de Denarau. Ilhas Yasawa, transferes em voo. Transferes rodoviários da Costa dos Corais em privado e em inglês.

Ver mais
Dias 18 a 19 ILHAS FIJI
ILHAS FIJI

Alojamento em regime de seleção, dias livres para desfrutar destas espetaculares ilhas do Pacífico. Desde caminhadas por trilhos deslumbrantes a refrescar-se nas cascatas; mergulho em recifes majestosos e surf em ondas lendárias.

Ver mais
Dia 20 NADI (ILHAS FIJI) / SÃO FRANCISCO
NADI (ILHAS FIJI) / SÃO FRANCISCO

Alojamento. Partida em voo com destino a São Francisco. Chegada, resto do dia livre.

Ver mais
Dia 21 SÃO FRANCISCO
SÃO FRANCISCO

Alojamento, excursão de meio-dia pela cidade, visita panorâmica da cidade incluindo os principais pontos de interesse: Centro da cidade, Chinatown, Centro Cívico, Catedral de Santa Maria, Twin Peaks, um dos melhores miradouros de São Francisco, Ponte e Parque Golden Gate, Praça Alamo para terminar no Fisherman's Wharf. Resto do dia livre.

Ver mais
Dia 22 SÃO FRANCISCO
SÃO FRANCISCO

São Francisco, conhecido pela ponte Golden Gate, a ilha de Alcatraz, a prisão mais importante e famosa do mundo, Twin Peacks ou os "elétricos" que percorrem as ruas íngremes da cidade. Não perca as casas da vitória mais famosas do mundo, as Painted Ladies of the Alamo Saqueare.

Ver mais
Dia 23 SÃO FRANCISCO /PORTUGAL
SÃO FRANCISCO /PORTUGAL

Partida para o voo de regresso a Portugal. Noite a bordo.

Ver mais

Partidas

Quintas-feiras

Por razões operacionais em determinadas épocas do ano, o número de noites e os dias de partida podem ser modificados.

O que está incluído

Voo de linha regular, classe económica (reservas em classes especiais).

África do Sul: Alojamento e pequeno-almoço. 2 jantares (bebidas não incluídas). Transporte em carro, minivan ou autocarro (consoante o número de participantes) com guia/acompanhante espanhol. Safari em 4x4 aberto no interior do Parque Kruger. Visitas turísticas em Mpumalanga sujeitas à hora e às condições climatéricas.

Austrália: Alojamento, transferes privados e em inglês, 1 almoço (bebidas não incluídas). Visitas: em serviço regular com guia em inglês, em Sydney com áudio-guia em inglês e em Melbourne será em inglês de segunda a sexta-feira. Em Sydney, cruzeiro em inglês. Entrada no Eureka Skydeck.

Fiji: Alojamento e pequeno-almoço. Opção Costa das Fiji, transferes aeroporto / hotel / aeroporto em privado e em inglês. Opção ilhas Fiji, transferes do porto de Denarau em ferry. Outros transferes em Nadi, privados e em inglês.

São Francisco: Alojamento no hotel selecionado. Transferes e city tour de meio-dia em serviço regular com motorista/guia em espanhol.

Notas importantes

Preço a partir de com base em classes especiais, para viagens de 1 a 13 de novembro, opção Costa das Fiji, Ilha Viti Levu.

Taxas aéreas incluídas: 920 €.

África do Sul: Safari em 4x4 aberto no interior do Parque Nacional Kruger, capacidade máxima de 9 a 10 pessoas por veículo, garantindo um acompanhante de língua espanhola que rodará entre os diferentes 4x4 se houver mais de 9 participantes. Pequeno-almoço piquenique nos dias 7 e 8: Na zona do Kruger, foi selecionado um lodge fora dos limites da zona do Kruger sem prejuízo do safari. Todos os passageiros que viajam da América do Sul para a África do Sul devem apresentar um certificado de febre amarela para entrar no país. Em alguns transferes, bem como em algumas visitas, os hotéis fornecerão caixas de piquenique com o pequeno-almoço.

Os vistos não estão incluídos. Preços dinâmicos: preços desde pedir suplementos no momento da reserva.

Pagamento à chegada: Estados Unidos: Taxa de resort a pagar diretamente no destino (p./quarto e noite): hotel San Francisco Marriott Fisherman´s Wharf: 23 USD.

IDIOMA

Afrikáans, Inglês, Zulû, Xhosa

Moeda Standard

ZAR

INDICATIVO INTERNACIONAL

+27

África do Sul

A África do Sul é um país único. Só aí pode encontrar leões, elefantes, rinocerontes e... baleias, pinguins, focas e leões-marinhos. Nenhum outro país do mundo o pode igualar. Cidades modernas inseridas em belas paisagens, enormes reservas naturais, belas praias e picos cobertos de neve são facilmente acessíveis. A África do Sul possui magníficos parques nacionais e reservas privadas, seja na zona do Parque Kruger, na Garden Route ou nas zonas desérticas do Kalahari-Gemsbok.

Moeda

A moeda oficial é o rand. Pode trocar a moeda em bancos, casas de câmbio e em muitos hotéis. Os cartões de crédito Visa e Mastercard são amplamente aceites e pode levantar dinheiro nas caixas multibanco.

Clima

O clima é variado consoante a zona. Temperado no sul, continental no norte e subtropical no leste. A pluviosidade é anual no leste e diminui para muito pouco no oeste.

Saúde

Recomenda-se o uso de protetor solar e repelente de insectos.

Telefone

Para ligar para a África do Sul a partir de Portugal, marque 0027 seguido do indicativo da cidade e do número de assinante. O indicativo de Joanesburgo é 11. Para ligar para Portugal a partir da África do Sul, marque 00351 mais o indicativo e o número de assinante.

Diferença horária

A África do Sul tem uma diferença horária de GMT + 2 horas.

Eletricidade

A eletricidade é de 220/230 volts. As fichas são geralmente de três pinos. É necessário um adaptador.

Religião

Cerca de 70% são cristãos. Esta percentagem inclui as várias Igrejas Independentes Africanas, Católicos, Anglicanos, Metodistas e Luteranos.

Língua

Existem 11 línguas oficiais definidas constitucionalmente, incluindo o inglês, o africâner, o isiXhosa, o isiZulu, etc…

Compras e artesanato

Nos muitos mercados e lojas pode encontrar esculturas em madeira, máscaras e vários artigos de cerâmica. É também um dos melhores países para comprar joias, ouro ou diamantes, pois tem uma grande indústria e em alguns locais, como a Cidade do Cabo ou Joanesburgo, há um grande número de joalharias onde pode comprar pedras em bruto ou trabalhadas. Embora outro dos seus produtos mais famosos sejam também as peles, especialmente as de crocodilo, cobra e avestruz, nos últimos anos, devido ao turismo responsável, a sua venda diminuiu. É importante ter em conta que, para levar estes artigos para fora do país, é necessário ter o certificado correspondente.

Vestuário

É aconselhável levar roupa leve e fresca, calçado confortável, chapéu, óculos de sol, uma camisola para a noite e um mackintosh se viajar durante a época das chuvas.

Requisitos de saúde

Não são necessárias vacinas. Informe-se sempre junto dos Centros Internacionais de Vacinação(https://www.sns24.gov.pt/servico/consulta-do-viajante/).

Embaixada/Consulado de Portugal

EMBAIXADA/CONSULADO DE PORTUGAL

15 Ernest Oppenheimer Avenue

Caixa Postal: P.O. Box 480, Bruma 2026

Tlf.: +(27) 11 622 0645

Tlf.: (Emergência): +(27) 78 344 6495

E-mail: consulado.joanesburgo@mne.pt

Coordenadas: 26º 10' 55,91" S | 28º 6' 15,97" E

Sítio Internet: http://www.cgj.org.za

Visto e Requisitos de Entrada

É necessário um passaporte válido, com uma validade mínima de 3 meses, e um visto para estadias superiores a 90 dias. Prova de fundos suficientes e, se não tiver um bilhete de regresso, prova de que poderá adquirir um.

Os visitantes estrangeiros podem obter um reembolso do imposto pago sobre as suas compras quando saem do país, se o valor for superior a R250. Deve pedir um recibo e preencher os formulários.

IDIOMA

Inglês

Moeda Standard

AUD

INDICATIVO INTERNACIONAL

+61

Auatrália

Banhada pelas águas dos oceanos Índico e Pacífico, a Austrália é um destino que lhe oferece uma riqueza natural extraordinária e cidades costeiras sensacionais. Começando pela natureza selvagem, a sua viagem à Austrália dar-lhe-á a oportunidade de descobrir locais tão interessantes e atraentes como a Grande Barreira de Coral, que cobre mais de 2.000 quilómetros da costa de Queensland. O Parque Nacional de Uluru-Kata Tjuta, com as suas paisagens desérticas; a floresta tropical de Daintree, com palmeiras, fetos e mangais que conduzem a uma bela costa de areia branca; o Parque Nacional de Kakadu, com as suas lagoas, flora e fauna, bem como pinturas rupestres que datam de há 25.000 anos; o deserto de Pinnacles, com os seus pilares de calcário no meio da planície; ou Byron Bay, com as suas fantásticas praias onde poderá admirar o pôr do sol. Também poderá visitar cidades maravilhosas como Sydney, com a sua famosa Opera House e Bondi Beach, Melbourne, com a sua arte urbana, a animada Adelaide e Perth, com a sua fantástica linha costeira.

Moeda

A moeda australiana é o dólar australiano (AUD) com moedas de 5, 10, 20, 50 cêntimos e 1, 2 AUD. Notas de 5, 10, 20, 20, 50 e 100 AUD.

Clima

A Austrália tem um clima moderado. A maioria das áreas deste vasto país recebe uma média de 3.000 horas de sol por ano. De um modo geral, as temperaturas de inverno (junho a agosto) podem descer até aos 13°C em todo o país, com dias ensolarados e amenos e noites suaves no norte (Darwin e Kakadu) e noites mais frias e chuvosas no sul (Sydney, Hunter Valley e Blue Mountains). No verão, as temperaturas atingem os 29°C na maior parte do país, embora o norte (Darwin e Kakadu) e as regiões centrais (Ayers Rock ou Uluru) sejam muito quentes. No norte (Darwin), o clima tende a ser mais tropical, pelo que podem ocorrer trovoadas esporádicas e de curta duração durante o verão. O Parque Nacional de Kakadu tem um clima diversificado, com a estação das chuvas a decorrer de novembro a abril e a estação seca de maio a outubro. Cada estação oferece diferentes aspectos deste maravilhoso parque e ambas são ótimas para uma visita agradável, embora na estação das chuvas as estradas possam ficar inundadas e intransitáveis. A melhor altura para visitar o parque é na primavera e no verão (setembro a fevereiro), quando as temperaturas são mais amenas e os dias são soalheiros. No entanto, nesta altura do ano, registam-se temperaturas elevadas na zona central do país e tempestades tropicais no norte. O outono e o inverno, embora mais frescos mas toleráveis, são boas alturas para viajar nas regiões centro e norte do país.

Telefone

Marque: 00 + 61 + prefixo + número de telefone.

Diferença horária

A diferença horária é de GMT + 8 horas com a Austrália Ocidental e + 11 horas com a Austrália Oriental (mais 1 hora no verão).

Religião

A maioria da população é cristã, dividida entre católicos e anglicanos. Existem minorias de muçulmanos, budistas e judeus.

Língua

A língua oficial é o inglês, que difere um pouco das línguas inglesa e americana. As línguas aborígenes foram reduzidas, restando apenas cerca de 30 das 250 línguas originais.

Compras e artesanato

A Austrália é um país onde pode comprar uma infinidade de recordações e poderá encontrá-las em muitas lojas espalhadas por todo o país. Para comprar as lembranças mais típicas, recomendamos-lhe que vá sempre às lojas geridas pelas tribos aborígenes. São autênticas e bem feitas. Além de comprar arte autêntica, estará a ajudar estas comunidades. Pode comprar boomerangs, drones, didgeridoos, pinturas aborígenes, etc. O vestuário não é tão barato como nos EUA.

Vestuário

Roupa confortável, alguma roupa quente para as noites no deserto (para as viagens de inverno e outono recomenda-se que traga roupa menos leve para todas as visitas), chapéu ou boné para se proteger do sol durante os passeios nos parques naturais, sapatos confortáveis, botas de trekking usadas e limpas (sem vestígios de origem vegetal ou animal nas solas), mackintosh leve ou poncho impermeável, mochila pequena, fato de banho e roupa mais formal para os jantares nos restaurantes das cidades. É aconselhável levar um estojo pessoal de primeiros socorros de acordo com as necessidades médicas de cada cliente, incluindo pensos, repelente de mosquitos, suplementos de vitamina B (atua como repelente de mosquitos), protetor solar muito forte e toalhetes húmidos. É muito importante que as botas de trekking e qualquer outro equipamento de exterior estejam limpos de resíduos vegetais. As autoridades australianas podem confiscar e mesmo destruir qualquer objeto que contenha vestígios de origem vegetal e/ou animal antes de entrar no país, a fim de evitar possíveis contágios ou pragas que afetem o seu frágil ecossistema.

Requisitos de saúde

Não são necessárias vacinas. Recomenda-se que leve consigo os medicamentos necessários para uso pessoal. Estas informações têm um carácter meramente informativo. É sempre necessário consultar os Centros Internacionais de Vacinação (https://www.sns24.gov.pt/servico/consulta-do-viajante/).

Embaixada/Consulado de Portugal

EMBAIXADA/CONSULADO DE PORTUGAL

Suite 1501 Level 15 55 Clarence St / Sydney NSW 2000

Tlf: +(612) 92 62 21 99

Correio eletrónico: consulado.sidney@mne.pt

Correio eletrónico (Embaixada): camberra@mne.pt

Coordenadas: 33º 51' 54,08" S | 151º 12' 16,85" E

Sítio Internet: https://sidney.consuladoportugal.mne.gov.pt/

Dependência: Embaixada de Portugal em Camberra

Visto e Requisitos de Entrada

É necessário um passaporte com uma validade mínima de 6 meses. Para obter o visto, dirija-se à embaixada ou ao consulado competente. Os vistos podem ser obtidos em Catai. Os serviços aduaneiros australianos têm regulamentos muito rigorosos e é essencial saber o que pode e não pode trazer para a Austrália. A Austrália tem controlos fronteiriços rigorosos para evitar a possível introdução de pragas e doenças exóticas. Por conseguinte, os viajantes e as suas bagagens são submetidos a raios X e inspecionados pelos funcionários dos serviços aduaneiros australianos. Os funcionários das alfândegas e da quarentena podem interrogar os viajantes em qualquer altura. Dispõem igualmente de cães que detectam e procuram drogas e produtos vegetais e animais proibidos na Austrália. Não precisa de se preocupar, basta seguir as instruções dadas e mostrar todos os artigos, animais e vegetais que possa transportar. À chegada à Austrália - Deve ter o seu passaporte e cartão de entrada prontos (este cartão é-lhe entregue no avião). - É proibido trazer qualquer tipo de comida. - O mais importante é ser honesto com a alfândega. Em caso de dúvida, consulte o sítio Web da alfândega australiana para obter mais informações.

IDIOMA

Inglês e Fijiano

Moeda Standard

FJD

INDICATIVO INTERNACIONAL

+679

Fiyi

Mais de 300 ilhas constituem as Fiji, um país do Pacífico Sul conhecido pelas suas paisagens acidentadas, florestas tropicais, recifes de coral com fantásticas lagoas cristalinas e praias paradisíacas de areia branca e palmeiras. E se viajar para as Ilhas Fiji, terá a oportunidade de fazer algumas atividades maravilhosas ao ar livre, como caminhadas, surf, observação de aves, passeios e trekking, especialmente nas ilhas de Taveuni e Kadavu. Naturalmente, também pode nadar nas belas praias de águas azuis de ilhas tão fascinantes como Mamanuca e Yasawa. Se optar por viajar para as Fiji, poderá também descobrir a sua interessante cultura e as suas cidades mais importantes: Suva, Naval e Levuka. Suva é a capital do país e possui uma fantástica arquitetura colonial, um porto movimentado, bancas de artesanato, museus e lojas modernas. Navala, por outro lado, é o local ideal para conhecer a vida e as tradições indígenas. É uma cidade encantadora com cerca de 200 edifícios de bambu trançado e telhados de colmo. E, finalmente, Levuka, Património Mundial da UNESCO, é a antiga capital colonial das Fiji e é conhecida pelas suas coloridas tabernas de madeira convertidas em lojas de bugigangas.

Moeda

A moeda oficial é o dólar das Fiji. A maioria dos bancos aceita cheques de viagem. Os principais cartões de crédito são também aceites pelos principais retalhistas, restaurantes e agências de aluguer de automóveis.

Clima

As ilhas têm um clima tropical. Os ventos alísios do sudeste (março-novembro) trazem geralmente um tempo muito seco. A estação das chuvas decorre de dezembro a abril. Os ciclones ocorrem geralmente entre novembro e abril, sendo muito mais frequentes de janeiro a fevereiro. Em média, ocorrem cerca de 15 ciclones por década. As zonas de maior risco de ciclones são os grupos de ilhas do noroeste.

Diferença horária

A diferença horária com Espanha é de 12 horas.

Eletricidade

A eletricidade é de 240 volts.

Gratificações

A gorjeta não é obrigatória, mas é apreciada. Aconselhamo-lo a dar gorjeta se estiver satisfeito com o serviço recebido.

Língua

A língua oficial é o inglês, embora também se fale a língua local das ilhas, o fijiano.

Compras e artesanato

O artesanato local é variado e oferece-lhe boas oportunidades para levar para casa recordações atractivas. O artesanato clássico das Fiji inclui bastões de guerra, garfos antropofágicos, tigelas yaqona, conchas, sândalo, sabão de coco, esculturas em coral e tecidos tapa sob a forma de postais ou cartazes. Há também boas peças de cerâmica. Deve comprar instrumentos de carapaça de tartaruga ou similares retirados de tartarugas, pois o seu comércio é proibido.

Vestuário

Aconselha-se o uso de roupa leve durante todo o ano, roupa de algodão e calçado confortável para caminhar. Os óculos de sol e o protetor solar são indispensáveis. Em alguns restaurantes, é obrigatório o uso de casaco e gravata.

Embaixada/Consulado de Portugal

EMBAIXADA/CONSULADO DE PORTUGAL

Não existe representação diplomática portuguesa permanente. Os assuntos relacionados com este país são acompanhados pela Embaixada de Portugal em Camberra. Suites 8&9, Stephen House / 32 Thesiger Court / 2600 Deakin, ACT

Austrália

Tlf: +(61) (2) 62604970

Correio eletrónico (Embaixada): camberra@mne.pt

Correio eletrónico (Embaixada): camberra@mne.pt

Coordenadas: 35º 18' 58,44" S | 149º 5' 46,72" E

Sítio Internet: https://camberra.embaixadaportugal.mne.gov.pt/

IDIOMA

Inglés

Moeda Standard

USD

INDICATIVO INTERNACIONAL

+1

Estados Unidos

Confrontar-se com um país tão diverso como os Estados Unidos levanta por vezes algumas questões difíceis: qual é o verdadeiro atrativo dos Estados Unidos? São os seus parques naturais ou as suas cidades sempre impressionantes? Ou talvez as atrações turísticas espalhadas por todo o país? O que é realmente verdade é que cada pessoa procura um aspeto diferente, ou uma combinação de vários, deste país imenso e multifacetado. Um país, em múltiplas versões, seja pelo caldeirão cultural que o compõe ou pela diversidade do seu território, oferece uma opção de viagem qualquer que seja o motivo da deslocação. Apesar de não ter muitos anos de história registada, não se pode negar que é o país que marcou o estilo de vida ocidental no último século: música, cinema, moda, arte, gastronomia, tecnologia, direitos civis... Pioneiro em muitas áreas, o que dá origem a roteiros temáticos e icónicos seguindo cada uma das lendas criadas na sua cultura popular.

Moeda

A unidade monetária é o dólar americano.

Clima

Qualquer estação do ano é adequada, consoante a motivação da sua viagem. A primavera e o outono são os meses ideais para visitar a Califórnia e Orlando, pois as temperaturas são mais amenas. O verão é a altura ideal para visitar os parques nacionais devido ao clima, mas é também a época mais movimentada do ano e, por vezes, terá de reservar com antecedência. Cidades como Nova Iorque, Chicago e Nova Orleães, com o seu encanto sazonal, esperam por si durante todo o ano, com eventos na altura certa para os aproveitar ao máximo.

Diferença horária

O território continental dos Estados Unidos tem quatro fusos horários: Distrito de Columbia GMT -5 horas, Chicago GMT -6 horas, Denver GMT -7 horas, Los Angeles GMT -8 horas, Alasca GMT -9 horas e Havai GMT -10 horas.

Eletricidade

A corrente elétrica é de 120 volts. As fichas têm dois pinos planos, pelo que é necessário um adaptador.

Gratificações

A gorjeta é praticamente obrigatória, uma vez que os salários no sector dos serviços se baseiam neste costume. A gorjeta deverá ser de cerca de 15% da conta, tanto nos restaurantes como nos taxistas. Os paquetes dos hotéis e os porteiros dos aeroportos também esperam receber gorjeta. Os guias e motoristas de excursões e passeios deverão receber uma gorjeta de cerca de 3 a 5 dólares por dia.

Língua

O inglês é a língua oficial do país, embora o espanhol seja muito falado nas principais cidades.

Compras e artesanato

Os EUA são o paraíso das compras e uma tentação para o consumidor. Aqui pode comprar tudo, desde eletrónica a produtos de beleza, vestuário e muito mais. Pode fazer as suas compras em pequenas lojas de bairro ou nos "malls", grandes centros comerciais, onde as pechinchas são constantes. Outra boa opção de compras são os centros outlet, locais onde pode encontrar produtos e roupas de marcas de topo com descontos de 20 a 40 %. Alguns artigos são de estações anteriores ou estão ligeiramente desatualizados, mas se souber procurá-los pode encontrar verdadeiras pechinchas.

Vestuário

Muito dependerá do objetivo da sua viagem, mas o vestuário e o calçado confortáveis são essenciais. Devido à diferença de clima e às longas distâncias, é aconselhável que leve várias camadas de roupa leve que possa ir tirando ou adicionando à medida que a viagem avança. Não se esqueça dos óculos de sol e do protetor solar se vai estar ao ar livre durante longos períodos de tempo.

Requisitos de saúde

É altamente recomendável que faça um seguro médico em Portugal, uma vez que os cuidados de saúde são privados e extremamente caros.

Embaixada/Consulado de Portugal

EMBAIXADA DE PORTUGAL EM ESTADOS UNIDOS

2012 Massachusett Avenue

NW Washington, D.C. 20036 / U.S.A

Tlf.: +(1) 202 332 3007

Tlf (Emergência): +(1) 202 257 4152

E-mail (Embaixada): info.washington@mne.pt

E-mail: sconsular.washington@mne.pt

Coordenadas: 38º 54' 36,98" N | 77º 2' 44,38" O

Sítio Internet: https://washingtondc.embaixadaportugal.mne.gov.pt/

Visto e Requisitos de Entrada

Os passageiros de nacionalidade portuguesa não necessitam de visto, mas é necessário um passaporte de leitura ótica com uma validade mínima de 6 meses após a partida. Por razões de segurança, qualquer passageiro que entre nos Estados Unidos deve estar na posse de um ESTA (autorização de entrada). Este número será válido durante dois anos ou até à mudança de passaporte (consoante o que ocorrer primeiro). O processo de obtenção desta autorização deve ser efetuado diretamente pelo cliente e não garante a entrada no país, decisão que cabe, em última análise, ao funcionário dos serviços de imigração (como no passado), mas sem ela não poderá entrar no país. Recomendamos vivamente que o faça com a maior antecedência possível e sempre antes de entrar no país, pois a Catai Tours não se responsabiliza pelos custos dos serviços contratados no caso de a autorização ser recusada. Este procedimento é efectuado através do seguinte site: https://esta.cbp.dhs.gov e tem um custo de 14 Dólares. Os passageiros de outras nacionalidades deverão informar-se junto da Embaixada dos EUA. Outra regra importante que deve ser cumprida para entrar nos Estados Unidos é a SFPD "Secure Flight Passenger Data", que exige que os dados do passaporte do viajante sejam incluídos na reserva antes da emissão dos bilhetes. Por conseguinte, é muito importante fornecer o nome do passageiro tal como consta do passaporte no momento da reserva e receber uma cópia do passaporte antes da emissão dos bilhetes. Sem estas informações, a companhia aérea não permitirá a emissão dos bilhetes e poderá mesmo cancelar a reserva.